REFLEX?ES SOBRE O PROJETO ARTE DA IMAGEM DESENVOLVIDO DURANTE O ENSINO REMOTO DE CI?NCIAS EM UMA ESCOLA P?BLICA DE JO?O PESSOA-PB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Erycka Thereza Cavalcante Chaves
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Cruz, Renata Drummond Marinho, Oliveira, Jean Carlos Dantas, de Oliveira, Thiago Elisei
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1863
Resumo: A pandemia causada pelo novo Coronav?rus tem sido considerada um problema social de extrema relev?ncia para a sa?de p?blica, economia, educa??o e outros setores pelo mundo. Entende-se que foi preciso um distanciamento social. Nas escolas, as aulas foram suspensas e o Ensino Remoto Emergencial (ERE) foi imposto em 2020 e continua vigente em 2022. Buscar melhorias para essa forma de ensino se tornou uma luta ?rdua dos profissionais da educa??o, em especial, para os professores. Nessa busca por minimizar o distanciamento, o desenvolvimento de um projeto interdisciplinar pode ser um caminho para aproximar escola-comunidade e proporcionar uma aprendizagem ativa. Neste artigo, apresentou-se reflex?es acerca do Projeto Arte da Imagem, desenvolvido de forma interdisciplinar durante o ERE, em uma Escola Municipal de Jo?o PessoaPB. Este estudo trata-se de uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa, caracterizando uma pesquisa-a??o. Buscou-se entender quais foram os principais desafios e experi?ncias vivenciados pelos professores e alunos na execu??o do projeto, bem como as contribui??es do projeto para o ensino do componente curricular de Ci?ncias. Como resultados, observou-se que atrav?s da realiza??o do projeto, Arte da Imagem, foi poss?vel estreitar la?os entre alunos, professores e fam?lia no ERE. Os principais problemas evidenciados est?o diretamente relacionados ?s limita??es intr?nsecas ao ERE, como aus?ncia/dificuldades na utiliza??o dos dispositivos tecnol?gicos e a falta do acompanhamento presencial dos professores. O projeto tamb?m demonstrou ganhos no ensino de Ci?ncias e nas articula??es interdisciplinares com outras ?reas do conhecimento, sobretudo, as Artes. O projeto, trouxe um novo sentido para a aprendizagem, pois ajuda os estudantes a desenvolverem habilidades e compet?ncias para a vida em uma sociedade baseada no conhecimento e altamente tecnol?gica. A viabilidade do trabalho com projetos se torna um facilitador dessa nova experi?ncia e estudos como este s?o importantes para incentivar que mais propostas possam ser desenvolvidas nesse cen?rio e ap?s a pandemia.
id IFPB_58b3ef87d25df38fe90c00d5f40fae23
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/1863
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling Oliveira, Erycka Thereza Cavalcante ChavesCruz, Renata Drummond MarinhoOliveira, Jean Carlos Dantasde Oliveira, Thiago Elisei2022-03-22T00:13:47Z2022-03-22T00:13:47Z2021-05http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1863A pandemia causada pelo novo Coronav?rus tem sido considerada um problema social de extrema relev?ncia para a sa?de p?blica, economia, educa??o e outros setores pelo mundo. Entende-se que foi preciso um distanciamento social. Nas escolas, as aulas foram suspensas e o Ensino Remoto Emergencial (ERE) foi imposto em 2020 e continua vigente em 2022. Buscar melhorias para essa forma de ensino se tornou uma luta ?rdua dos profissionais da educa??o, em especial, para os professores. Nessa busca por minimizar o distanciamento, o desenvolvimento de um projeto interdisciplinar pode ser um caminho para aproximar escola-comunidade e proporcionar uma aprendizagem ativa. Neste artigo, apresentou-se reflex?es acerca do Projeto Arte da Imagem, desenvolvido de forma interdisciplinar durante o ERE, em uma Escola Municipal de Jo?o PessoaPB. Este estudo trata-se de uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa, caracterizando uma pesquisa-a??o. Buscou-se entender quais foram os principais desafios e experi?ncias vivenciados pelos professores e alunos na execu??o do projeto, bem como as contribui??es do projeto para o ensino do componente curricular de Ci?ncias. Como resultados, observou-se que atrav?s da realiza??o do projeto, Arte da Imagem, foi poss?vel estreitar la?os entre alunos, professores e fam?lia no ERE. Os principais problemas evidenciados est?o diretamente relacionados ?s limita??es intr?nsecas ao ERE, como aus?ncia/dificuldades na utiliza??o dos dispositivos tecnol?gicos e a falta do acompanhamento presencial dos professores. O projeto tamb?m demonstrou ganhos no ensino de Ci?ncias e nas articula??es interdisciplinares com outras ?reas do conhecimento, sobretudo, as Artes. O projeto, trouxe um novo sentido para a aprendizagem, pois ajuda os estudantes a desenvolverem habilidades e compet?ncias para a vida em uma sociedade baseada no conhecimento e altamente tecnol?gica. A viabilidade do trabalho com projetos se torna um facilitador dessa nova experi?ncia e estudos como este s?o importantes para incentivar que mais propostas possam ser desenvolvidas nesse cen?rio e ap?s a pandemia.Submitted by Yanna Sousa (yanna_gomes@yahoo.com.br) on 2022-03-21T19:20:22Z No. of bitstreams: 2 Ata de defesa_Erycka Thereza Cavalcante.pdf: 147453 bytes, checksum: 1e59b85a747c6ddcf07b930930f966f5 (MD5) REFLEX?ES SOBRE O PROJETO ARTE DA IMAGEM DESENVOLVIDO DURANTE O ENSINO REMOTO DE CIENCIAS EM UMA ESCOLA PUBLICA DE JOAO PESSOA_tcc.pdf: 924752 bytes, checksum: 02597b679211fa548d65099cad1b82ac (MD5)Approved for entry into archive by Thiago Oliveira (thiago.oliveira@ifpb.edu.br) on 2022-03-22T00:13:47Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Ata de defesa_Erycka Thereza Cavalcante.pdf: 147453 bytes, checksum: 1e59b85a747c6ddcf07b930930f966f5 (MD5) REFLEX?ES SOBRE O PROJETO ARTE DA IMAGEM DESENVOLVIDO DURANTE O ENSINO REMOTO DE CIENCIAS EM UMA ESCOLA PUBLICA DE JOAO PESSOA_tcc.pdf: 924752 bytes, checksum: 02597b679211fa548d65099cad1b82ac (MD5)Made available in DSpace on 2022-03-22T00:13:47Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Ata de defesa_Erycka Thereza Cavalcante.pdf: 147453 bytes, checksum: 1e59b85a747c6ddcf07b930930f966f5 (MD5) REFLEX?ES SOBRE O PROJETO ARTE DA IMAGEM DESENVOLVIDO DURANTE O ENSINO REMOTO DE CIENCIAS EM UMA ESCOLA PUBLICA DE JOAO PESSOA_tcc.pdf: 924752 bytes, checksum: 02597b679211fa548d65099cad1b82ac (MD5) Previous issue date: 2021-05Ensino Remoto de Ci?nciasProjeto Arte da ImagemProjeto InterdisciplinarREFLEX?ES SOBRE O PROJETO ARTE DA IMAGEM DESENVOLVIDO DURANTE O ENSINO REMOTO DE CI?NCIAS EM UMA ESCOLA P?BLICA DE JO?O PESSOA-PBinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCIFPBORIGINALAta de defesa_Erycka Thereza Cavalcante.pdfAta de defesa_Erycka Thereza Cavalcante.pdfapplication/pdf147453http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1863/1/Ata+de+defesa_Erycka+Thereza+Cavalcante.pdf1e59b85a747c6ddcf07b930930f966f5MD51REFLEX?ES SOBRE O PROJETO ARTE DA IMAGEM DESENVOLVIDO DURANTE O ENSINO REMOTO DE CIENCIAS EM UMA ESCOLA PUBLICA DE JOAO PESSOA_tcc.pdfREFLEX?ES SOBRE O PROJETO ARTE DA IMAGEM DESENVOLVIDO DURANTE O ENSINO REMOTO DE CIENCIAS EM UMA ESCOLA PUBLICA DE JOAO PESSOA_tcc.pdfapplication/pdf924752http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1863/2/REFLEX%C3%95ES+SOBRE+O+PROJETO+ARTE+DA+IMAGEM+DESENVOLVIDO+DURANTE+O+ENSINO+REMOTO+DE+CIENCIAS+EM+UMA+ESCOLA+PUBLICA+DE+JOAO+PESSOA_tcc.pdf02597b679211fa548d65099cad1b82acMD52177683/18632022-03-21 21:13:47.944oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/1863Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2022-03-22T00:13:47Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv REFLEX?ES SOBRE O PROJETO ARTE DA IMAGEM DESENVOLVIDO DURANTE O ENSINO REMOTO DE CI?NCIAS EM UMA ESCOLA P?BLICA DE JO?O PESSOA-PB
title REFLEX?ES SOBRE O PROJETO ARTE DA IMAGEM DESENVOLVIDO DURANTE O ENSINO REMOTO DE CI?NCIAS EM UMA ESCOLA P?BLICA DE JO?O PESSOA-PB
spellingShingle REFLEX?ES SOBRE O PROJETO ARTE DA IMAGEM DESENVOLVIDO DURANTE O ENSINO REMOTO DE CI?NCIAS EM UMA ESCOLA P?BLICA DE JO?O PESSOA-PB
Oliveira, Erycka Thereza Cavalcante Chaves
Ensino Remoto de Ci?ncias
Projeto Arte da Imagem
Projeto Interdisciplinar
title_short REFLEX?ES SOBRE O PROJETO ARTE DA IMAGEM DESENVOLVIDO DURANTE O ENSINO REMOTO DE CI?NCIAS EM UMA ESCOLA P?BLICA DE JO?O PESSOA-PB
title_full REFLEX?ES SOBRE O PROJETO ARTE DA IMAGEM DESENVOLVIDO DURANTE O ENSINO REMOTO DE CI?NCIAS EM UMA ESCOLA P?BLICA DE JO?O PESSOA-PB
title_fullStr REFLEX?ES SOBRE O PROJETO ARTE DA IMAGEM DESENVOLVIDO DURANTE O ENSINO REMOTO DE CI?NCIAS EM UMA ESCOLA P?BLICA DE JO?O PESSOA-PB
title_full_unstemmed REFLEX?ES SOBRE O PROJETO ARTE DA IMAGEM DESENVOLVIDO DURANTE O ENSINO REMOTO DE CI?NCIAS EM UMA ESCOLA P?BLICA DE JO?O PESSOA-PB
title_sort REFLEX?ES SOBRE O PROJETO ARTE DA IMAGEM DESENVOLVIDO DURANTE O ENSINO REMOTO DE CI?NCIAS EM UMA ESCOLA P?BLICA DE JO?O PESSOA-PB
author Oliveira, Erycka Thereza Cavalcante Chaves
author_facet Oliveira, Erycka Thereza Cavalcante Chaves
Cruz, Renata Drummond Marinho
Oliveira, Jean Carlos Dantas
de Oliveira, Thiago Elisei
author_role author
author2 Cruz, Renata Drummond Marinho
Oliveira, Jean Carlos Dantas
de Oliveira, Thiago Elisei
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Erycka Thereza Cavalcante Chaves
Cruz, Renata Drummond Marinho
Oliveira, Jean Carlos Dantas
de Oliveira, Thiago Elisei
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Remoto de Ci?ncias
Projeto Arte da Imagem
Projeto Interdisciplinar
topic Ensino Remoto de Ci?ncias
Projeto Arte da Imagem
Projeto Interdisciplinar
description A pandemia causada pelo novo Coronav?rus tem sido considerada um problema social de extrema relev?ncia para a sa?de p?blica, economia, educa??o e outros setores pelo mundo. Entende-se que foi preciso um distanciamento social. Nas escolas, as aulas foram suspensas e o Ensino Remoto Emergencial (ERE) foi imposto em 2020 e continua vigente em 2022. Buscar melhorias para essa forma de ensino se tornou uma luta ?rdua dos profissionais da educa??o, em especial, para os professores. Nessa busca por minimizar o distanciamento, o desenvolvimento de um projeto interdisciplinar pode ser um caminho para aproximar escola-comunidade e proporcionar uma aprendizagem ativa. Neste artigo, apresentou-se reflex?es acerca do Projeto Arte da Imagem, desenvolvido de forma interdisciplinar durante o ERE, em uma Escola Municipal de Jo?o PessoaPB. Este estudo trata-se de uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa, caracterizando uma pesquisa-a??o. Buscou-se entender quais foram os principais desafios e experi?ncias vivenciados pelos professores e alunos na execu??o do projeto, bem como as contribui??es do projeto para o ensino do componente curricular de Ci?ncias. Como resultados, observou-se que atrav?s da realiza??o do projeto, Arte da Imagem, foi poss?vel estreitar la?os entre alunos, professores e fam?lia no ERE. Os principais problemas evidenciados est?o diretamente relacionados ?s limita??es intr?nsecas ao ERE, como aus?ncia/dificuldades na utiliza??o dos dispositivos tecnol?gicos e a falta do acompanhamento presencial dos professores. O projeto tamb?m demonstrou ganhos no ensino de Ci?ncias e nas articula??es interdisciplinares com outras ?reas do conhecimento, sobretudo, as Artes. O projeto, trouxe um novo sentido para a aprendizagem, pois ajuda os estudantes a desenvolverem habilidades e compet?ncias para a vida em uma sociedade baseada no conhecimento e altamente tecnol?gica. A viabilidade do trabalho com projetos se torna um facilitador dessa nova experi?ncia e estudos como este s?o importantes para incentivar que mais propostas possam ser desenvolvidas nesse cen?rio e ap?s a pandemia.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-05
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-03-22T00:13:47Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-03-22T00:13:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1863
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1863
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1863/1/Ata+de+defesa_Erycka+Thereza+Cavalcante.pdf
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1863/2/REFLEX%C3%95ES+SOBRE+O+PROJETO+ARTE+DA+IMAGEM+DESENVOLVIDO+DURANTE+O+ENSINO+REMOTO+DE+CIENCIAS+EM+UMA+ESCOLA+PUBLICA+DE+JOAO+PESSOA_tcc.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 1e59b85a747c6ddcf07b930930f966f5
02597b679211fa548d65099cad1b82ac
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801660441281167360