REFLEX?ES SOBRE O PROJETO ARTE DA IMAGEM DESENVOLVIDO DURANTE O ENSINO REMOTO DE CI?NCIAS EM UMA ESCOLA P?BLICA DE JO?O PESSOA-PB
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1863 |
Resumo: | A pandemia causada pelo novo Coronav?rus tem sido considerada um problema social de extrema relev?ncia para a sa?de p?blica, economia, educa??o e outros setores pelo mundo. Entende-se que foi preciso um distanciamento social. Nas escolas, as aulas foram suspensas e o Ensino Remoto Emergencial (ERE) foi imposto em 2020 e continua vigente em 2022. Buscar melhorias para essa forma de ensino se tornou uma luta ?rdua dos profissionais da educa??o, em especial, para os professores. Nessa busca por minimizar o distanciamento, o desenvolvimento de um projeto interdisciplinar pode ser um caminho para aproximar escola-comunidade e proporcionar uma aprendizagem ativa. Neste artigo, apresentou-se reflex?es acerca do Projeto Arte da Imagem, desenvolvido de forma interdisciplinar durante o ERE, em uma Escola Municipal de Jo?o PessoaPB. Este estudo trata-se de uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa, caracterizando uma pesquisa-a??o. Buscou-se entender quais foram os principais desafios e experi?ncias vivenciados pelos professores e alunos na execu??o do projeto, bem como as contribui??es do projeto para o ensino do componente curricular de Ci?ncias. Como resultados, observou-se que atrav?s da realiza??o do projeto, Arte da Imagem, foi poss?vel estreitar la?os entre alunos, professores e fam?lia no ERE. Os principais problemas evidenciados est?o diretamente relacionados ?s limita??es intr?nsecas ao ERE, como aus?ncia/dificuldades na utiliza??o dos dispositivos tecnol?gicos e a falta do acompanhamento presencial dos professores. O projeto tamb?m demonstrou ganhos no ensino de Ci?ncias e nas articula??es interdisciplinares com outras ?reas do conhecimento, sobretudo, as Artes. O projeto, trouxe um novo sentido para a aprendizagem, pois ajuda os estudantes a desenvolverem habilidades e compet?ncias para a vida em uma sociedade baseada no conhecimento e altamente tecnol?gica. A viabilidade do trabalho com projetos se torna um facilitador dessa nova experi?ncia e estudos como este s?o importantes para incentivar que mais propostas possam ser desenvolvidas nesse cen?rio e ap?s a pandemia. |
id |
IFPB_58b3ef87d25df38fe90c00d5f40fae23 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/1863 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Oliveira, Erycka Thereza Cavalcante ChavesCruz, Renata Drummond MarinhoOliveira, Jean Carlos Dantasde Oliveira, Thiago Elisei2022-03-22T00:13:47Z2022-03-22T00:13:47Z2021-05http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1863A pandemia causada pelo novo Coronav?rus tem sido considerada um problema social de extrema relev?ncia para a sa?de p?blica, economia, educa??o e outros setores pelo mundo. Entende-se que foi preciso um distanciamento social. Nas escolas, as aulas foram suspensas e o Ensino Remoto Emergencial (ERE) foi imposto em 2020 e continua vigente em 2022. Buscar melhorias para essa forma de ensino se tornou uma luta ?rdua dos profissionais da educa??o, em especial, para os professores. Nessa busca por minimizar o distanciamento, o desenvolvimento de um projeto interdisciplinar pode ser um caminho para aproximar escola-comunidade e proporcionar uma aprendizagem ativa. Neste artigo, apresentou-se reflex?es acerca do Projeto Arte da Imagem, desenvolvido de forma interdisciplinar durante o ERE, em uma Escola Municipal de Jo?o PessoaPB. Este estudo trata-se de uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa, caracterizando uma pesquisa-a??o. Buscou-se entender quais foram os principais desafios e experi?ncias vivenciados pelos professores e alunos na execu??o do projeto, bem como as contribui??es do projeto para o ensino do componente curricular de Ci?ncias. Como resultados, observou-se que atrav?s da realiza??o do projeto, Arte da Imagem, foi poss?vel estreitar la?os entre alunos, professores e fam?lia no ERE. Os principais problemas evidenciados est?o diretamente relacionados ?s limita??es intr?nsecas ao ERE, como aus?ncia/dificuldades na utiliza??o dos dispositivos tecnol?gicos e a falta do acompanhamento presencial dos professores. O projeto tamb?m demonstrou ganhos no ensino de Ci?ncias e nas articula??es interdisciplinares com outras ?reas do conhecimento, sobretudo, as Artes. O projeto, trouxe um novo sentido para a aprendizagem, pois ajuda os estudantes a desenvolverem habilidades e compet?ncias para a vida em uma sociedade baseada no conhecimento e altamente tecnol?gica. A viabilidade do trabalho com projetos se torna um facilitador dessa nova experi?ncia e estudos como este s?o importantes para incentivar que mais propostas possam ser desenvolvidas nesse cen?rio e ap?s a pandemia.Submitted by Yanna Sousa (yanna_gomes@yahoo.com.br) on 2022-03-21T19:20:22Z No. of bitstreams: 2 Ata de defesa_Erycka Thereza Cavalcante.pdf: 147453 bytes, checksum: 1e59b85a747c6ddcf07b930930f966f5 (MD5) REFLEX?ES SOBRE O PROJETO ARTE DA IMAGEM DESENVOLVIDO DURANTE O ENSINO REMOTO DE CIENCIAS EM UMA ESCOLA PUBLICA DE JOAO PESSOA_tcc.pdf: 924752 bytes, checksum: 02597b679211fa548d65099cad1b82ac (MD5)Approved for entry into archive by Thiago Oliveira (thiago.oliveira@ifpb.edu.br) on 2022-03-22T00:13:47Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Ata de defesa_Erycka Thereza Cavalcante.pdf: 147453 bytes, checksum: 1e59b85a747c6ddcf07b930930f966f5 (MD5) REFLEX?ES SOBRE O PROJETO ARTE DA IMAGEM DESENVOLVIDO DURANTE O ENSINO REMOTO DE CIENCIAS EM UMA ESCOLA PUBLICA DE JOAO PESSOA_tcc.pdf: 924752 bytes, checksum: 02597b679211fa548d65099cad1b82ac (MD5)Made available in DSpace on 2022-03-22T00:13:47Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Ata de defesa_Erycka Thereza Cavalcante.pdf: 147453 bytes, checksum: 1e59b85a747c6ddcf07b930930f966f5 (MD5) REFLEX?ES SOBRE O PROJETO ARTE DA IMAGEM DESENVOLVIDO DURANTE O ENSINO REMOTO DE CIENCIAS EM UMA ESCOLA PUBLICA DE JOAO PESSOA_tcc.pdf: 924752 bytes, checksum: 02597b679211fa548d65099cad1b82ac (MD5) Previous issue date: 2021-05Ensino Remoto de Ci?nciasProjeto Arte da ImagemProjeto InterdisciplinarREFLEX?ES SOBRE O PROJETO ARTE DA IMAGEM DESENVOLVIDO DURANTE O ENSINO REMOTO DE CI?NCIAS EM UMA ESCOLA P?BLICA DE JO?O PESSOA-PBinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCIFPBORIGINALAta de defesa_Erycka Thereza Cavalcante.pdfAta de defesa_Erycka Thereza Cavalcante.pdfapplication/pdf147453http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1863/1/Ata+de+defesa_Erycka+Thereza+Cavalcante.pdf1e59b85a747c6ddcf07b930930f966f5MD51REFLEX?ES SOBRE O PROJETO ARTE DA IMAGEM DESENVOLVIDO DURANTE O ENSINO REMOTO DE CIENCIAS EM UMA ESCOLA PUBLICA DE JOAO PESSOA_tcc.pdfREFLEX?ES SOBRE O PROJETO ARTE DA IMAGEM DESENVOLVIDO DURANTE O ENSINO REMOTO DE CIENCIAS EM UMA ESCOLA PUBLICA DE JOAO PESSOA_tcc.pdfapplication/pdf924752http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1863/2/REFLEX%C3%95ES+SOBRE+O+PROJETO+ARTE+DA+IMAGEM+DESENVOLVIDO+DURANTE+O+ENSINO+REMOTO+DE+CIENCIAS+EM+UMA+ESCOLA+PUBLICA+DE+JOAO+PESSOA_tcc.pdf02597b679211fa548d65099cad1b82acMD52177683/18632022-03-21 21:13:47.944oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/1863Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2022-03-22T00:13:47Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
REFLEX?ES SOBRE O PROJETO ARTE DA IMAGEM DESENVOLVIDO DURANTE O ENSINO REMOTO DE CI?NCIAS EM UMA ESCOLA P?BLICA DE JO?O PESSOA-PB |
title |
REFLEX?ES SOBRE O PROJETO ARTE DA IMAGEM DESENVOLVIDO DURANTE O ENSINO REMOTO DE CI?NCIAS EM UMA ESCOLA P?BLICA DE JO?O PESSOA-PB |
spellingShingle |
REFLEX?ES SOBRE O PROJETO ARTE DA IMAGEM DESENVOLVIDO DURANTE O ENSINO REMOTO DE CI?NCIAS EM UMA ESCOLA P?BLICA DE JO?O PESSOA-PB Oliveira, Erycka Thereza Cavalcante Chaves Ensino Remoto de Ci?ncias Projeto Arte da Imagem Projeto Interdisciplinar |
title_short |
REFLEX?ES SOBRE O PROJETO ARTE DA IMAGEM DESENVOLVIDO DURANTE O ENSINO REMOTO DE CI?NCIAS EM UMA ESCOLA P?BLICA DE JO?O PESSOA-PB |
title_full |
REFLEX?ES SOBRE O PROJETO ARTE DA IMAGEM DESENVOLVIDO DURANTE O ENSINO REMOTO DE CI?NCIAS EM UMA ESCOLA P?BLICA DE JO?O PESSOA-PB |
title_fullStr |
REFLEX?ES SOBRE O PROJETO ARTE DA IMAGEM DESENVOLVIDO DURANTE O ENSINO REMOTO DE CI?NCIAS EM UMA ESCOLA P?BLICA DE JO?O PESSOA-PB |
title_full_unstemmed |
REFLEX?ES SOBRE O PROJETO ARTE DA IMAGEM DESENVOLVIDO DURANTE O ENSINO REMOTO DE CI?NCIAS EM UMA ESCOLA P?BLICA DE JO?O PESSOA-PB |
title_sort |
REFLEX?ES SOBRE O PROJETO ARTE DA IMAGEM DESENVOLVIDO DURANTE O ENSINO REMOTO DE CI?NCIAS EM UMA ESCOLA P?BLICA DE JO?O PESSOA-PB |
author |
Oliveira, Erycka Thereza Cavalcante Chaves |
author_facet |
Oliveira, Erycka Thereza Cavalcante Chaves Cruz, Renata Drummond Marinho Oliveira, Jean Carlos Dantas de Oliveira, Thiago Elisei |
author_role |
author |
author2 |
Cruz, Renata Drummond Marinho Oliveira, Jean Carlos Dantas de Oliveira, Thiago Elisei |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Erycka Thereza Cavalcante Chaves Cruz, Renata Drummond Marinho Oliveira, Jean Carlos Dantas de Oliveira, Thiago Elisei |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Remoto de Ci?ncias Projeto Arte da Imagem Projeto Interdisciplinar |
topic |
Ensino Remoto de Ci?ncias Projeto Arte da Imagem Projeto Interdisciplinar |
description |
A pandemia causada pelo novo Coronav?rus tem sido considerada um problema social de extrema relev?ncia para a sa?de p?blica, economia, educa??o e outros setores pelo mundo. Entende-se que foi preciso um distanciamento social. Nas escolas, as aulas foram suspensas e o Ensino Remoto Emergencial (ERE) foi imposto em 2020 e continua vigente em 2022. Buscar melhorias para essa forma de ensino se tornou uma luta ?rdua dos profissionais da educa??o, em especial, para os professores. Nessa busca por minimizar o distanciamento, o desenvolvimento de um projeto interdisciplinar pode ser um caminho para aproximar escola-comunidade e proporcionar uma aprendizagem ativa. Neste artigo, apresentou-se reflex?es acerca do Projeto Arte da Imagem, desenvolvido de forma interdisciplinar durante o ERE, em uma Escola Municipal de Jo?o PessoaPB. Este estudo trata-se de uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa, caracterizando uma pesquisa-a??o. Buscou-se entender quais foram os principais desafios e experi?ncias vivenciados pelos professores e alunos na execu??o do projeto, bem como as contribui??es do projeto para o ensino do componente curricular de Ci?ncias. Como resultados, observou-se que atrav?s da realiza??o do projeto, Arte da Imagem, foi poss?vel estreitar la?os entre alunos, professores e fam?lia no ERE. Os principais problemas evidenciados est?o diretamente relacionados ?s limita??es intr?nsecas ao ERE, como aus?ncia/dificuldades na utiliza??o dos dispositivos tecnol?gicos e a falta do acompanhamento presencial dos professores. O projeto tamb?m demonstrou ganhos no ensino de Ci?ncias e nas articula??es interdisciplinares com outras ?reas do conhecimento, sobretudo, as Artes. O projeto, trouxe um novo sentido para a aprendizagem, pois ajuda os estudantes a desenvolverem habilidades e compet?ncias para a vida em uma sociedade baseada no conhecimento e altamente tecnol?gica. A viabilidade do trabalho com projetos se torna um facilitador dessa nova experi?ncia e estudos como este s?o importantes para incentivar que mais propostas possam ser desenvolvidas nesse cen?rio e ap?s a pandemia. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-05 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-03-22T00:13:47Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-03-22T00:13:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1863 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1863 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1863/1/Ata+de+defesa_Erycka+Thereza+Cavalcante.pdf http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1863/2/REFLEX%C3%95ES+SOBRE+O+PROJETO+ARTE+DA+IMAGEM+DESENVOLVIDO+DURANTE+O+ENSINO+REMOTO+DE+CIENCIAS+EM+UMA+ESCOLA+PUBLICA+DE+JOAO+PESSOA_tcc.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1e59b85a747c6ddcf07b930930f966f5 02597b679211fa548d65099cad1b82ac |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1801660441281167360 |