Desafios do ensino remoto durante a pandemia da covid-19: relato de experi?ncia de uma discente do curso de licenciatura em ci?ncias biol?gicas do IFPB - Campus Princesa Isabel

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Eug?nia Patriota de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3190
Resumo: A pandemia da COVID-19 imp?s muitos desafios para todos. Visando conter o seu avan?o, v?rias medidas foram determinadas pelas autoridades, entre elas o isolamento social, o qual, entre outras decorr?ncias, desencadeou o cancelamento das atividades presenciais em escolas e universidades por todo o mundo. No Brasil, recorreu-se ao ensino remoto emergencial para substituir o ensino presencial, enquanto durasse a situa??o pand?mica. Nesse per?odo, a autora, aluna do curso de Licenciatura em Ci?ncias Biol?gicas do IFPB - Campus Princesa Isabel, cursou metade da matriz curricular de forma remota, uma experi?ncia marcada por grandes desafios. Nesse sentido, acatando a experi?ncia como ponto de partida, o presente trabalho consiste num Relato de experi?ncia, de cunho descritivo e reflexivo, com abordagem qualitativa, tendo como refer?ncia o roteiro sugerido por Mussi, Flores e Almeida (2021), com o objetivo principal de refletir criticamente a experi?ncia vivida. Os resultados apontam para a import?ncia das pr?ticas no ensino de Ci?ncias e Biologia, pois s?o elas que promovem a rela??o da teoria com a pr?tica, consolidando a aprendizagem e em especial na forma??o dos futuros professores destas disciplinas, visto que os futuros docentes precisam aprender tais t?cnicas para que possam utiliz?-las no seu futuro profissional.
id IFPB_a477e30e881999d7f1e9fcb9c8fc9430
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3190
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling Oliveira, Eug?nia Patriota de2023-09-01T10:52:45Z2023-09-01T10:52:45Z2023-09-01http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3190A pandemia da COVID-19 imp?s muitos desafios para todos. Visando conter o seu avan?o, v?rias medidas foram determinadas pelas autoridades, entre elas o isolamento social, o qual, entre outras decorr?ncias, desencadeou o cancelamento das atividades presenciais em escolas e universidades por todo o mundo. No Brasil, recorreu-se ao ensino remoto emergencial para substituir o ensino presencial, enquanto durasse a situa??o pand?mica. Nesse per?odo, a autora, aluna do curso de Licenciatura em Ci?ncias Biol?gicas do IFPB - Campus Princesa Isabel, cursou metade da matriz curricular de forma remota, uma experi?ncia marcada por grandes desafios. Nesse sentido, acatando a experi?ncia como ponto de partida, o presente trabalho consiste num Relato de experi?ncia, de cunho descritivo e reflexivo, com abordagem qualitativa, tendo como refer?ncia o roteiro sugerido por Mussi, Flores e Almeida (2021), com o objetivo principal de refletir criticamente a experi?ncia vivida. Os resultados apontam para a import?ncia das pr?ticas no ensino de Ci?ncias e Biologia, pois s?o elas que promovem a rela??o da teoria com a pr?tica, consolidando a aprendizagem e em especial na forma??o dos futuros professores destas disciplinas, visto que os futuros docentes precisam aprender tais t?cnicas para que possam utiliz?-las no seu futuro profissional.Submitted by Agnaldo Jesus (agnaldo.jesus@ifpb.edu.br) on 2023-09-01T10:52:45Z No. of bitstreams: 2 Eug?nia Patriota de Oliveira.pdf: 616995 bytes, checksum: f9b884ddb673c0085c99f78a66440ed9 (MD5) Termo de autoriza??o de Eug?nia Patriota de Oliveira.pdf: 236749 bytes, checksum: f52e8cb819aba8f3203e39e4884dbddc (MD5)Made available in DSpace on 2023-09-01T10:52:45Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Eug?nia Patriota de Oliveira.pdf: 616995 bytes, checksum: f9b884ddb673c0085c99f78a66440ed9 (MD5) Termo de autoriza??o de Eug?nia Patriota de Oliveira.pdf: 236749 bytes, checksum: f52e8cb819aba8f3203e39e4884dbddc (MD5) Previous issue date: 2023-09-01Biologia. Ci?ncias. Pandemia - Covid. Ensino remotoDesafios do ensino remoto durante a pandemia da covid-19: relato de experi?ncia de uma discente do curso de licenciatura em ci?ncias biol?gicas do IFPB - Campus Princesa Isabelinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCIFPBORIGINALEug?nia Patriota de Oliveira.pdfEug?nia Patriota de Oliveira.pdfapplication/pdf616995http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3190/1/Eug%C3%AAnia+Patriota+de+Oliveira.pdff9b884ddb673c0085c99f78a66440ed9MD51Termo de autoriza??o de Eug?nia Patriota de Oliveira.pdfTermo de autoriza??o de Eug?nia Patriota de Oliveira.pdfapplication/pdf236749http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3190/2/Termo+de+autoriza%C3%A7%C3%A3o+de+Eug%C3%AAnia+Patriota+de+Oliveira.pdff52e8cb819aba8f3203e39e4884dbddcMD52177683/31902023-09-01 07:52:45.446oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3190Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2023-09-01T10:52:45Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Desafios do ensino remoto durante a pandemia da covid-19: relato de experi?ncia de uma discente do curso de licenciatura em ci?ncias biol?gicas do IFPB - Campus Princesa Isabel
title Desafios do ensino remoto durante a pandemia da covid-19: relato de experi?ncia de uma discente do curso de licenciatura em ci?ncias biol?gicas do IFPB - Campus Princesa Isabel
spellingShingle Desafios do ensino remoto durante a pandemia da covid-19: relato de experi?ncia de uma discente do curso de licenciatura em ci?ncias biol?gicas do IFPB - Campus Princesa Isabel
Oliveira, Eug?nia Patriota de
Biologia. Ci?ncias. Pandemia - Covid. Ensino remoto
title_short Desafios do ensino remoto durante a pandemia da covid-19: relato de experi?ncia de uma discente do curso de licenciatura em ci?ncias biol?gicas do IFPB - Campus Princesa Isabel
title_full Desafios do ensino remoto durante a pandemia da covid-19: relato de experi?ncia de uma discente do curso de licenciatura em ci?ncias biol?gicas do IFPB - Campus Princesa Isabel
title_fullStr Desafios do ensino remoto durante a pandemia da covid-19: relato de experi?ncia de uma discente do curso de licenciatura em ci?ncias biol?gicas do IFPB - Campus Princesa Isabel
title_full_unstemmed Desafios do ensino remoto durante a pandemia da covid-19: relato de experi?ncia de uma discente do curso de licenciatura em ci?ncias biol?gicas do IFPB - Campus Princesa Isabel
title_sort Desafios do ensino remoto durante a pandemia da covid-19: relato de experi?ncia de uma discente do curso de licenciatura em ci?ncias biol?gicas do IFPB - Campus Princesa Isabel
author Oliveira, Eug?nia Patriota de
author_facet Oliveira, Eug?nia Patriota de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Eug?nia Patriota de
dc.subject.por.fl_str_mv Biologia. Ci?ncias. Pandemia - Covid. Ensino remoto
topic Biologia. Ci?ncias. Pandemia - Covid. Ensino remoto
description A pandemia da COVID-19 imp?s muitos desafios para todos. Visando conter o seu avan?o, v?rias medidas foram determinadas pelas autoridades, entre elas o isolamento social, o qual, entre outras decorr?ncias, desencadeou o cancelamento das atividades presenciais em escolas e universidades por todo o mundo. No Brasil, recorreu-se ao ensino remoto emergencial para substituir o ensino presencial, enquanto durasse a situa??o pand?mica. Nesse per?odo, a autora, aluna do curso de Licenciatura em Ci?ncias Biol?gicas do IFPB - Campus Princesa Isabel, cursou metade da matriz curricular de forma remota, uma experi?ncia marcada por grandes desafios. Nesse sentido, acatando a experi?ncia como ponto de partida, o presente trabalho consiste num Relato de experi?ncia, de cunho descritivo e reflexivo, com abordagem qualitativa, tendo como refer?ncia o roteiro sugerido por Mussi, Flores e Almeida (2021), com o objetivo principal de refletir criticamente a experi?ncia vivida. Os resultados apontam para a import?ncia das pr?ticas no ensino de Ci?ncias e Biologia, pois s?o elas que promovem a rela??o da teoria com a pr?tica, consolidando a aprendizagem e em especial na forma??o dos futuros professores destas disciplinas, visto que os futuros docentes precisam aprender tais t?cnicas para que possam utiliz?-las no seu futuro profissional.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-09-01T10:52:45Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-09-01T10:52:45Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-09-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3190
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3190
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3190/1/Eug%C3%AAnia+Patriota+de+Oliveira.pdf
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3190/2/Termo+de+autoriza%C3%A7%C3%A3o+de+Eug%C3%AAnia+Patriota+de+Oliveira.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f9b884ddb673c0085c99f78a66440ed9
f52e8cb819aba8f3203e39e4884dbddc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801660430467203072