APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS, POR PARES E ROLEPLAYING: UMA ABORDAGEM NO ENSINO T?CNICO SUBSEQUENTE EM MEIO AMBIENTE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2326 |
Resumo: | Este relato de experi?ncia apresenta uma Proposta de Interven??o Pedag?gica (PIP) realizada no per?odo de pandemia de COVID-19, que impulsionou a adapta??o das aulas para o ambiente remoto. A atividade aconteceu em uma turma do Curso T?cnico Subsequente em Meio Ambiente do IFPB, Campus Cabedelo, utilizando Metodologias Ativas com o prop?sito de simular uma reuni?o de Comit? da Bacia Hidrogr?fica (CBH) do Rio Para?ba. A PIP al?m de ser uma atividade pr?tica, tamb?m teve o car?ter interdisciplinar, pois integrou v?rias disciplinas presentes na matriz do curso. Desse modo, constata-se que a PIP incentivou os alunos a aprenderem de forma aut?noma e participativa, al?m de aproximar aos discentes a viv?ncia de atividades inerentes ao trabalho de um t?cnico em Meio Ambiente. |
id |
IFPB_5e35f1ff93687f1f135ef4368006f995 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2326 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
SILVA, ANA L?GIA CHAVES2022-08-23T18:21:27Z2022-08-23T18:21:27Z2022-07-11http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2326Este relato de experi?ncia apresenta uma Proposta de Interven??o Pedag?gica (PIP) realizada no per?odo de pandemia de COVID-19, que impulsionou a adapta??o das aulas para o ambiente remoto. A atividade aconteceu em uma turma do Curso T?cnico Subsequente em Meio Ambiente do IFPB, Campus Cabedelo, utilizando Metodologias Ativas com o prop?sito de simular uma reuni?o de Comit? da Bacia Hidrogr?fica (CBH) do Rio Para?ba. A PIP al?m de ser uma atividade pr?tica, tamb?m teve o car?ter interdisciplinar, pois integrou v?rias disciplinas presentes na matriz do curso. Desse modo, constata-se que a PIP incentivou os alunos a aprenderem de forma aut?noma e participativa, al?m de aproximar aos discentes a viv?ncia de atividades inerentes ao trabalho de um t?cnico em Meio Ambiente.Submitted by Leonardo Ataide de Lima Sousa (leonardo.lima@ifpb.edu.br) on 2022-08-10T17:41:33Z No. of bitstreams: 3 ANA L?GIA CHAVES SILVA.pdf: 456835 bytes, checksum: facfe72033157a8387a2fe3e6045731e (MD5) Ana L?gia Chaves Silva 2.pdf: 115258 bytes, checksum: cc52024da8a8a602440728460bddc61a (MD5) ANA L?GIA CHAVES SILVA 1.pdf: 285321 bytes, checksum: b934c5b7c557075ff73ead9e43b7f1c1 (MD5)Approved for entry into archive by Angela Caedoso (angelacardoso@ifpb.edu.br) on 2022-08-23T18:21:27Z (GMT) No. of bitstreams: 3 ANA L?GIA CHAVES SILVA.pdf: 456835 bytes, checksum: facfe72033157a8387a2fe3e6045731e (MD5) Ana L?gia Chaves Silva 2.pdf: 115258 bytes, checksum: cc52024da8a8a602440728460bddc61a (MD5) ANA L?GIA CHAVES SILVA 1.pdf: 285321 bytes, checksum: b934c5b7c557075ff73ead9e43b7f1c1 (MD5)Made available in DSpace on 2022-08-23T18:21:27Z (GMT). No. of bitstreams: 3 ANA L?GIA CHAVES SILVA.pdf: 456835 bytes, checksum: facfe72033157a8387a2fe3e6045731e (MD5) Ana L?gia Chaves Silva 2.pdf: 115258 bytes, checksum: cc52024da8a8a602440728460bddc61a (MD5) ANA L?GIA CHAVES SILVA 1.pdf: 285321 bytes, checksum: b934c5b7c557075ff73ead9e43b7f1c1 (MD5) Previous issue date: 2022-07-11N?O H?.aprendizagem baseada em problemas;comit? de bacia hidrogr?fica;ensino t?cnico;interven??o pedag?gica;meio ambiente.APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS, POR PARES E ROLEPLAYING: UMA ABORDAGEM NO ENSINO T?CNICO SUBSEQUENTE EM MEIO AMBIENTEinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTRABALHO CIENT?FICOIFPBORIGINALANA L?GIA CHAVES SILVA.pdfANA L?GIA CHAVES SILVA.pdfapplication/pdf456835http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2326/1/ANA+L%C3%8DGIA+CHAVES+SILVA.pdffacfe72033157a8387a2fe3e6045731eMD51Ana L?gia Chaves Silva 2.pdfAna L?gia Chaves Silva 2.pdfapplication/pdf115258http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2326/2/Ana+L%C3%ADgia+Chaves+Silva+2.pdfcc52024da8a8a602440728460bddc61aMD52ANA L?GIA CHAVES SILVA 1.pdfANA L?GIA CHAVES SILVA 1.pdfapplication/pdf285321http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2326/3/ANA+L%C3%8DGIA+CHAVES+SILVA+1.pdfb934c5b7c557075ff73ead9e43b7f1c1MD53177683/23262022-08-23 15:21:27.818oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2326Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2022-08-23T18:21:27Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS, POR PARES E ROLEPLAYING: UMA ABORDAGEM NO ENSINO T?CNICO SUBSEQUENTE EM MEIO AMBIENTE |
title |
APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS, POR PARES E ROLEPLAYING: UMA ABORDAGEM NO ENSINO T?CNICO SUBSEQUENTE EM MEIO AMBIENTE |
spellingShingle |
APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS, POR PARES E ROLEPLAYING: UMA ABORDAGEM NO ENSINO T?CNICO SUBSEQUENTE EM MEIO AMBIENTE SILVA, ANA L?GIA CHAVES aprendizagem baseada em problemas; comit? de bacia hidrogr?fica; ensino t?cnico; interven??o pedag?gica; meio ambiente. |
title_short |
APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS, POR PARES E ROLEPLAYING: UMA ABORDAGEM NO ENSINO T?CNICO SUBSEQUENTE EM MEIO AMBIENTE |
title_full |
APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS, POR PARES E ROLEPLAYING: UMA ABORDAGEM NO ENSINO T?CNICO SUBSEQUENTE EM MEIO AMBIENTE |
title_fullStr |
APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS, POR PARES E ROLEPLAYING: UMA ABORDAGEM NO ENSINO T?CNICO SUBSEQUENTE EM MEIO AMBIENTE |
title_full_unstemmed |
APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS, POR PARES E ROLEPLAYING: UMA ABORDAGEM NO ENSINO T?CNICO SUBSEQUENTE EM MEIO AMBIENTE |
title_sort |
APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS, POR PARES E ROLEPLAYING: UMA ABORDAGEM NO ENSINO T?CNICO SUBSEQUENTE EM MEIO AMBIENTE |
author |
SILVA, ANA L?GIA CHAVES |
author_facet |
SILVA, ANA L?GIA CHAVES |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA, ANA L?GIA CHAVES |
dc.subject.por.fl_str_mv |
aprendizagem baseada em problemas; comit? de bacia hidrogr?fica; ensino t?cnico; interven??o pedag?gica; meio ambiente. |
topic |
aprendizagem baseada em problemas; comit? de bacia hidrogr?fica; ensino t?cnico; interven??o pedag?gica; meio ambiente. |
description |
Este relato de experi?ncia apresenta uma Proposta de Interven??o Pedag?gica (PIP) realizada no per?odo de pandemia de COVID-19, que impulsionou a adapta??o das aulas para o ambiente remoto. A atividade aconteceu em uma turma do Curso T?cnico Subsequente em Meio Ambiente do IFPB, Campus Cabedelo, utilizando Metodologias Ativas com o prop?sito de simular uma reuni?o de Comit? da Bacia Hidrogr?fica (CBH) do Rio Para?ba. A PIP al?m de ser uma atividade pr?tica, tamb?m teve o car?ter interdisciplinar, pois integrou v?rias disciplinas presentes na matriz do curso. Desse modo, constata-se que a PIP incentivou os alunos a aprenderem de forma aut?noma e participativa, al?m de aproximar aos discentes a viv?ncia de atividades inerentes ao trabalho de um t?cnico em Meio Ambiente. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-08-23T18:21:27Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-08-23T18:21:27Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-07-11 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2326 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2326 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2326/1/ANA+L%C3%8DGIA+CHAVES+SILVA.pdf http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2326/2/Ana+L%C3%ADgia+Chaves+Silva+2.pdf http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2326/3/ANA+L%C3%8DGIA+CHAVES+SILVA+1.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
facfe72033157a8387a2fe3e6045731e cc52024da8a8a602440728460bddc61a b934c5b7c557075ff73ead9e43b7f1c1 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1801660444279046144 |