INCLUS?O DIGITAL: UM OLHAR SOBRE EDUCA??O DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2387 |
Resumo: | A pandemia provocada pelo v?rus COVID-19 tem assolado as na??es desde o ano de 2020. Neste per?odo, muitos desafios foram impostos ? humanidade: sanit?rios, culturais, sociais, econ?micos e tamb?m educacionais. Uma nova rela??o com a educa??o teve que ser implantada em todos os pa?ses afetados, incluindo o Brasil. Neste cen?rio, as tecnologias da comunica??o e educa??o foram/s?o fundamentais para proporcionar o direito ? educa??o garantido na Constitui??o Brasileira vigente. O objetivo deste estudo ? evidenciar como essas tecnologias t?m impactado o ensino-aprendizagem por em nosso na Educa??o; como educadores e alunos se relacionam com essa abrupta mudan?a. Tamb?m, apontar poss?veis caminhos para que esta rela??o possa ser encarada como um avan?o na educa??o brasileira e n?o como uma ferramenta de tempos de crise. Este trabalho se justifica pela urg?ncia em se avaliar o uso feito por docentes e discentes destas tecnologias, suas afinidades e/ou dificuldades, bem como se este uso ? democr?tico e alcan?a quem realmente precisa. Para al?m, vivemos em um pa?s de desigualdades sociais alarmantes e agravadas pela crise econ?mica que a pandemia provocou, um estudo desta natureza poder? fomentar dados para que novas a??es de inclus?o social ? educa??o aconte?am. A pesquisa ? uma interven??o pedag?gica, no qual se justifica por analisar as dificuldades da educa??o no processo de desenvolvimento e aprendizagem dos alunos. Para nossa an?lise contaremos com documentos oficiais do Minist?rio da Educa??o, legisla??o espec?fica sobre a inclus?o na educa??o e autores de diversas ?reas das ci?ncias humanas que discutem, na contemporaneidade, as mudan?as que a educa??o vem sofrendo, sobretudo com a inser??o das novas tecnologias analisamos os ?ltimos dados obtidos pelas ag?ncias respons?veis pela educa??o no Brasil. |
id |
IFPB_5e9356121c38ce9dddbfb9983f17679b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2387 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
PONTES, GEORGIANA FL?VIA DE MELO2022-09-12T18:29:12Z2022-09-12T18:29:12Z2022-04-08http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2387A pandemia provocada pelo v?rus COVID-19 tem assolado as na??es desde o ano de 2020. Neste per?odo, muitos desafios foram impostos ? humanidade: sanit?rios, culturais, sociais, econ?micos e tamb?m educacionais. Uma nova rela??o com a educa??o teve que ser implantada em todos os pa?ses afetados, incluindo o Brasil. Neste cen?rio, as tecnologias da comunica??o e educa??o foram/s?o fundamentais para proporcionar o direito ? educa??o garantido na Constitui??o Brasileira vigente. O objetivo deste estudo ? evidenciar como essas tecnologias t?m impactado o ensino-aprendizagem por em nosso na Educa??o; como educadores e alunos se relacionam com essa abrupta mudan?a. Tamb?m, apontar poss?veis caminhos para que esta rela??o possa ser encarada como um avan?o na educa??o brasileira e n?o como uma ferramenta de tempos de crise. Este trabalho se justifica pela urg?ncia em se avaliar o uso feito por docentes e discentes destas tecnologias, suas afinidades e/ou dificuldades, bem como se este uso ? democr?tico e alcan?a quem realmente precisa. Para al?m, vivemos em um pa?s de desigualdades sociais alarmantes e agravadas pela crise econ?mica que a pandemia provocou, um estudo desta natureza poder? fomentar dados para que novas a??es de inclus?o social ? educa??o aconte?am. A pesquisa ? uma interven??o pedag?gica, no qual se justifica por analisar as dificuldades da educa??o no processo de desenvolvimento e aprendizagem dos alunos. Para nossa an?lise contaremos com documentos oficiais do Minist?rio da Educa??o, legisla??o espec?fica sobre a inclus?o na educa??o e autores de diversas ?reas das ci?ncias humanas que discutem, na contemporaneidade, as mudan?as que a educa??o vem sofrendo, sobretudo com a inser??o das novas tecnologias analisamos os ?ltimos dados obtidos pelas ag?ncias respons?veis pela educa??o no Brasil.Submitted by Leonardo Ataide de Lima Sousa (leonardo.lima@ifpb.edu.br) on 2022-08-08T17:31:54Z No. of bitstreams: 3 TCC Georgiana.pdf: 300248 bytes, checksum: 5c34917e78d07a0e24e8344c5bdb74d9 (MD5) Termo Biblioteca CB Giorgiana.pdf: 164665 bytes, checksum: c24e3d7309125ff790453952b63b17e1 (MD5) Termo RI Giorgiana.pdf: 131201 bytes, checksum: 5e806a5403ede2e3918229d5e575c0e1 (MD5)Rejected by Angela Caedoso (angelacardoso@ifpb.edu.br), reason: Caro Coordenador, infelizmente o presente dep?sito N?O foi aceito para Cole??o Doc?ncia para a Educa??o Profissional e Tecnol?gica. Pedimos que RETIRE o Termo de Autoriza??o para Publica??o Eletr?nica na Biblioteca Digital do IFPB/ Cabedelo. Gostar?amos de ressaltar que a data no preenchimento do campo deve ser a data de DEFESA do trabalho acad?mico. Atenciosamente, Angela Silva, Bibliotec?ria. on 2022-08-18T20:28:33Z (GMT)Submitted by Leonardo Ataide de Lima Sousa (leonardo.lima@ifpb.edu.br) on 2022-09-02T16:12:12Z No. of bitstreams: 2 TCC Georgiana.pdf: 300248 bytes, checksum: 5c34917e78d07a0e24e8344c5bdb74d9 (MD5) Termo RI Giorgiana.pdf: 131201 bytes, checksum: 5e806a5403ede2e3918229d5e575c0e1 (MD5)Approved for entry into archive by Angela Caedoso (angelacardoso@ifpb.edu.br) on 2022-09-12T18:29:12Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TCC Georgiana.pdf: 300248 bytes, checksum: 5c34917e78d07a0e24e8344c5bdb74d9 (MD5) Termo RI Giorgiana.pdf: 131201 bytes, checksum: 5e806a5403ede2e3918229d5e575c0e1 (MD5)Made available in DSpace on 2022-09-12T18:29:12Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TCC Georgiana.pdf: 300248 bytes, checksum: 5c34917e78d07a0e24e8344c5bdb74d9 (MD5) Termo RI Giorgiana.pdf: 131201 bytes, checksum: 5e806a5403ede2e3918229d5e575c0e1 (MD5) Previous issue date: 2022-04-08N?o h?educa??o;inclus?o digital;pandemia;tecnologias.INCLUS?O DIGITAL: UM OLHAR SOBRE EDUCA??O DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessArtigo Cient?ficoIFPBORIGINALTCC Georgiana.pdfTCC Georgiana.pdfapplication/pdf300248http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2387/1/TCC+Georgiana.pdf5c34917e78d07a0e24e8344c5bdb74d9MD51Termo RI Giorgiana.pdfTermo RI Giorgiana.pdfapplication/pdf131201http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2387/3/Termo+RI+Giorgiana.pdf5e806a5403ede2e3918229d5e575c0e1MD53177683/23872022-09-12 15:29:12.193oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2387Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2022-09-12T18:29:12Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
INCLUS?O DIGITAL: UM OLHAR SOBRE EDUCA??O DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19. |
title |
INCLUS?O DIGITAL: UM OLHAR SOBRE EDUCA??O DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19. |
spellingShingle |
INCLUS?O DIGITAL: UM OLHAR SOBRE EDUCA??O DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19. PONTES, GEORGIANA FL?VIA DE MELO educa??o; inclus?o digital; pandemia; tecnologias. |
title_short |
INCLUS?O DIGITAL: UM OLHAR SOBRE EDUCA??O DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19. |
title_full |
INCLUS?O DIGITAL: UM OLHAR SOBRE EDUCA??O DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19. |
title_fullStr |
INCLUS?O DIGITAL: UM OLHAR SOBRE EDUCA??O DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19. |
title_full_unstemmed |
INCLUS?O DIGITAL: UM OLHAR SOBRE EDUCA??O DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19. |
title_sort |
INCLUS?O DIGITAL: UM OLHAR SOBRE EDUCA??O DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19. |
author |
PONTES, GEORGIANA FL?VIA DE MELO |
author_facet |
PONTES, GEORGIANA FL?VIA DE MELO |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
PONTES, GEORGIANA FL?VIA DE MELO |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educa??o; inclus?o digital; pandemia; tecnologias. |
topic |
educa??o; inclus?o digital; pandemia; tecnologias. |
description |
A pandemia provocada pelo v?rus COVID-19 tem assolado as na??es desde o ano de 2020. Neste per?odo, muitos desafios foram impostos ? humanidade: sanit?rios, culturais, sociais, econ?micos e tamb?m educacionais. Uma nova rela??o com a educa??o teve que ser implantada em todos os pa?ses afetados, incluindo o Brasil. Neste cen?rio, as tecnologias da comunica??o e educa??o foram/s?o fundamentais para proporcionar o direito ? educa??o garantido na Constitui??o Brasileira vigente. O objetivo deste estudo ? evidenciar como essas tecnologias t?m impactado o ensino-aprendizagem por em nosso na Educa??o; como educadores e alunos se relacionam com essa abrupta mudan?a. Tamb?m, apontar poss?veis caminhos para que esta rela??o possa ser encarada como um avan?o na educa??o brasileira e n?o como uma ferramenta de tempos de crise. Este trabalho se justifica pela urg?ncia em se avaliar o uso feito por docentes e discentes destas tecnologias, suas afinidades e/ou dificuldades, bem como se este uso ? democr?tico e alcan?a quem realmente precisa. Para al?m, vivemos em um pa?s de desigualdades sociais alarmantes e agravadas pela crise econ?mica que a pandemia provocou, um estudo desta natureza poder? fomentar dados para que novas a??es de inclus?o social ? educa??o aconte?am. A pesquisa ? uma interven??o pedag?gica, no qual se justifica por analisar as dificuldades da educa??o no processo de desenvolvimento e aprendizagem dos alunos. Para nossa an?lise contaremos com documentos oficiais do Minist?rio da Educa??o, legisla??o espec?fica sobre a inclus?o na educa??o e autores de diversas ?reas das ci?ncias humanas que discutem, na contemporaneidade, as mudan?as que a educa??o vem sofrendo, sobretudo com a inser??o das novas tecnologias analisamos os ?ltimos dados obtidos pelas ag?ncias respons?veis pela educa??o no Brasil. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-09-12T18:29:12Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-09-12T18:29:12Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-04-08 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2387 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2387 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2387/1/TCC+Georgiana.pdf http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2387/3/Termo+RI+Giorgiana.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5c34917e78d07a0e24e8344c5bdb74d9 5e806a5403ede2e3918229d5e575c0e1 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1801660444223471616 |