FRAMEWORK PARA APLICAC?A?O DA METODOLOGIA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NA EDUCAC?A?O A DISTA?NCIA E HI?BRIDA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, M?rcia de Oliveira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1810
Resumo: Nas u?ltimas de?cadas muitos estudos sobre a utilizac?a?o das metodologias ativas sa?o apresentados a? comunidade acade?mica. Dentre essas metodologias, encontra-se a Aprendizagem Baseada em Problemas - ABP, que esta? presente tanto no ensino presencial como na modalidade a dista?ncia. A questa?o problematizadora que nos levou a essa pesquisa foi como aplicar a metodologia ABP e quais ferramentas utilizar na educac?a?o a dista?ncia e hi?brida. Diante dessa questa?o, definimos como objetivo geral desta pesquisa o desenvolvimento de um framework para aplicac?a?o da metodologia Aprendizagem Baseada em Problema na educac?a?o a dista?ncia e hi?brida (EaDH) atrave?s de uma abordagem participativa. A abordagem metodolo?gica foi dividida em duas etapas, de natureza ba?sica e aplicada. Na primeira etapa foi conduzida uma revisa?o sistema?tica da literatura a fim de refletir sobre como as principais etapas da metodologia ABP aplicadas na EaDH, os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), ferramentas mais utilizadas nesse contexto, e os principais impactos da aplicac?a?o da metodologia ABP na EaDH. Concluiu-se que para 75% dos estudos analisados, as pesquisas e experie?ncias de ABP apresentadas na?o esta?o vinculados a um AVA e que ha? na literatura poucas iniciativas de metodologias ou ferramentas integradas ou na?o aos AVAs que sejam especi?ficas ao planejamento, execuc?a?o ou avaliac?a?o de ABP. Na segunda etapa foram utilizados os me?todos e as te?cnicas de oficinas, grupos focais e de prova de conceitos para identificar os requisitos necessa?rios ao desenvolvimento do framework proposto no contexto dos AVAs Moodle e Google Classroom, utilizados nos cursos EaDH do Instituto Federal de Educac?a?o da Parai?ba. Como principal contribuic?a?o desta pesquisa se destaca o Framework para orientar professores e tutores da educac?a?o a dista?ncia e hi?brida por meio de uma sequencia lo?gica de atividades e de ferramentas a aplicac?a?o da metodologia ABP, contribuindo com isso para uma aplicac?a?o sistematizada e formal da metodologia, apoiando o professor, frente aos desafios de sua pra?tica pedago?gica.
id IFPB_5f0236cf4e3c0f313aec4caaeec0e170
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/1810
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling Alves, M?rcia de Oliveira2022-02-14T15:18:45Z2022-02-14T15:18:45Z2022-01-14http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1810Nas u?ltimas de?cadas muitos estudos sobre a utilizac?a?o das metodologias ativas sa?o apresentados a? comunidade acade?mica. Dentre essas metodologias, encontra-se a Aprendizagem Baseada em Problemas - ABP, que esta? presente tanto no ensino presencial como na modalidade a dista?ncia. A questa?o problematizadora que nos levou a essa pesquisa foi como aplicar a metodologia ABP e quais ferramentas utilizar na educac?a?o a dista?ncia e hi?brida. Diante dessa questa?o, definimos como objetivo geral desta pesquisa o desenvolvimento de um framework para aplicac?a?o da metodologia Aprendizagem Baseada em Problema na educac?a?o a dista?ncia e hi?brida (EaDH) atrave?s de uma abordagem participativa. A abordagem metodolo?gica foi dividida em duas etapas, de natureza ba?sica e aplicada. Na primeira etapa foi conduzida uma revisa?o sistema?tica da literatura a fim de refletir sobre como as principais etapas da metodologia ABP aplicadas na EaDH, os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), ferramentas mais utilizadas nesse contexto, e os principais impactos da aplicac?a?o da metodologia ABP na EaDH. Concluiu-se que para 75% dos estudos analisados, as pesquisas e experie?ncias de ABP apresentadas na?o esta?o vinculados a um AVA e que ha? na literatura poucas iniciativas de metodologias ou ferramentas integradas ou na?o aos AVAs que sejam especi?ficas ao planejamento, execuc?a?o ou avaliac?a?o de ABP. Na segunda etapa foram utilizados os me?todos e as te?cnicas de oficinas, grupos focais e de prova de conceitos para identificar os requisitos necessa?rios ao desenvolvimento do framework proposto no contexto dos AVAs Moodle e Google Classroom, utilizados nos cursos EaDH do Instituto Federal de Educac?a?o da Parai?ba. Como principal contribuic?a?o desta pesquisa se destaca o Framework para orientar professores e tutores da educac?a?o a dista?ncia e hi?brida por meio de uma sequencia lo?gica de atividades e de ferramentas a aplicac?a?o da metodologia ABP, contribuindo com isso para uma aplicac?a?o sistematizada e formal da metodologia, apoiando o professor, frente aos desafios de sua pra?tica pedago?gica.Submitted by Coordena??o Mestrado em Tecnologia da Informa??o (coordenacao.ppgti@ifpb.edu.br) on 2022-02-14T14:52:35Z No. of bitstreams: 1 Dissertac?a?o Ma?rcia de Oliveira Alves - Repositorio.pdf: 2423389 bytes, checksum: ddc612bd146260fe489e1fbcdb0a2661 (MD5)Approved for entry into archive by Thiago Oliveira (thiago.oliveira@ifpb.edu.br) on 2022-02-14T15:18:45Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertac?a?o Ma?rcia de Oliveira Alves - Repositorio.pdf: 2423389 bytes, checksum: ddc612bd146260fe489e1fbcdb0a2661 (MD5)Made available in DSpace on 2022-02-14T15:18:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertac?a?o Ma?rcia de Oliveira Alves - Repositorio.pdf: 2423389 bytes, checksum: ddc612bd146260fe489e1fbcdb0a2661 (MD5) Previous issue date: 2022-01-14Educac?a?o a Dista?nciaEducac?a?o Hi?bridaAprendizagem Baseada em ProblemasFrameworkFRAMEWORK PARA APLICAC?A?O DA METODOLOGIA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NA EDUCAC?A?O A DISTA?NCIA E HI?BRIDAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessDisserta??o de MestradoInstituto Federal da Para?baORIGINALDissertac?a?o Ma?rcia de Oliveira Alves - Repositorio.pdfDissertac?a?o Ma?rcia de Oliveira Alves - Repositorio.pdfapplication/pdf2423389http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1810/1/Dissertac%CC%A7a%CC%83o+Ma%CC%81rcia+de+Oliveira+Alves+-+Repositorio.pdfddc612bd146260fe489e1fbcdb0a2661MD51177683/18102022-02-14 12:18:45.867oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/1810Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2022-02-14T15:18:45Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv FRAMEWORK PARA APLICAC?A?O DA METODOLOGIA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NA EDUCAC?A?O A DISTA?NCIA E HI?BRIDA
title FRAMEWORK PARA APLICAC?A?O DA METODOLOGIA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NA EDUCAC?A?O A DISTA?NCIA E HI?BRIDA
spellingShingle FRAMEWORK PARA APLICAC?A?O DA METODOLOGIA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NA EDUCAC?A?O A DISTA?NCIA E HI?BRIDA
Alves, M?rcia de Oliveira
Educac?a?o a Dista?ncia
Educac?a?o Hi?brida
Aprendizagem Baseada em Problemas
Framework
title_short FRAMEWORK PARA APLICAC?A?O DA METODOLOGIA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NA EDUCAC?A?O A DISTA?NCIA E HI?BRIDA
title_full FRAMEWORK PARA APLICAC?A?O DA METODOLOGIA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NA EDUCAC?A?O A DISTA?NCIA E HI?BRIDA
title_fullStr FRAMEWORK PARA APLICAC?A?O DA METODOLOGIA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NA EDUCAC?A?O A DISTA?NCIA E HI?BRIDA
title_full_unstemmed FRAMEWORK PARA APLICAC?A?O DA METODOLOGIA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NA EDUCAC?A?O A DISTA?NCIA E HI?BRIDA
title_sort FRAMEWORK PARA APLICAC?A?O DA METODOLOGIA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NA EDUCAC?A?O A DISTA?NCIA E HI?BRIDA
author Alves, M?rcia de Oliveira
author_facet Alves, M?rcia de Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, M?rcia de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Educac?a?o a Dista?ncia
Educac?a?o Hi?brida
Aprendizagem Baseada em Problemas
Framework
topic Educac?a?o a Dista?ncia
Educac?a?o Hi?brida
Aprendizagem Baseada em Problemas
Framework
description Nas u?ltimas de?cadas muitos estudos sobre a utilizac?a?o das metodologias ativas sa?o apresentados a? comunidade acade?mica. Dentre essas metodologias, encontra-se a Aprendizagem Baseada em Problemas - ABP, que esta? presente tanto no ensino presencial como na modalidade a dista?ncia. A questa?o problematizadora que nos levou a essa pesquisa foi como aplicar a metodologia ABP e quais ferramentas utilizar na educac?a?o a dista?ncia e hi?brida. Diante dessa questa?o, definimos como objetivo geral desta pesquisa o desenvolvimento de um framework para aplicac?a?o da metodologia Aprendizagem Baseada em Problema na educac?a?o a dista?ncia e hi?brida (EaDH) atrave?s de uma abordagem participativa. A abordagem metodolo?gica foi dividida em duas etapas, de natureza ba?sica e aplicada. Na primeira etapa foi conduzida uma revisa?o sistema?tica da literatura a fim de refletir sobre como as principais etapas da metodologia ABP aplicadas na EaDH, os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), ferramentas mais utilizadas nesse contexto, e os principais impactos da aplicac?a?o da metodologia ABP na EaDH. Concluiu-se que para 75% dos estudos analisados, as pesquisas e experie?ncias de ABP apresentadas na?o esta?o vinculados a um AVA e que ha? na literatura poucas iniciativas de metodologias ou ferramentas integradas ou na?o aos AVAs que sejam especi?ficas ao planejamento, execuc?a?o ou avaliac?a?o de ABP. Na segunda etapa foram utilizados os me?todos e as te?cnicas de oficinas, grupos focais e de prova de conceitos para identificar os requisitos necessa?rios ao desenvolvimento do framework proposto no contexto dos AVAs Moodle e Google Classroom, utilizados nos cursos EaDH do Instituto Federal de Educac?a?o da Parai?ba. Como principal contribuic?a?o desta pesquisa se destaca o Framework para orientar professores e tutores da educac?a?o a dista?ncia e hi?brida por meio de uma sequencia lo?gica de atividades e de ferramentas a aplicac?a?o da metodologia ABP, contribuindo com isso para uma aplicac?a?o sistematizada e formal da metodologia, apoiando o professor, frente aos desafios de sua pra?tica pedago?gica.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-14T15:18:45Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-14T15:18:45Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-01-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1810
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1810
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1810/1/Dissertac%CC%A7a%CC%83o+Ma%CC%81rcia+de+Oliveira+Alves+-+Repositorio.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ddc612bd146260fe489e1fbcdb0a2661
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801660441203572736