FRAMEWORK PARA APLICAC?A?O DA METODOLOGIA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NA EDUCAC?A?O A DISTA?NCIA E HI?BRIDA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1810 |
Resumo: | Nas u?ltimas de?cadas muitos estudos sobre a utilizac?a?o das metodologias ativas sa?o apresentados a? comunidade acade?mica. Dentre essas metodologias, encontra-se a Aprendizagem Baseada em Problemas - ABP, que esta? presente tanto no ensino presencial como na modalidade a dista?ncia. A questa?o problematizadora que nos levou a essa pesquisa foi como aplicar a metodologia ABP e quais ferramentas utilizar na educac?a?o a dista?ncia e hi?brida. Diante dessa questa?o, definimos como objetivo geral desta pesquisa o desenvolvimento de um framework para aplicac?a?o da metodologia Aprendizagem Baseada em Problema na educac?a?o a dista?ncia e hi?brida (EaDH) atrave?s de uma abordagem participativa. A abordagem metodolo?gica foi dividida em duas etapas, de natureza ba?sica e aplicada. Na primeira etapa foi conduzida uma revisa?o sistema?tica da literatura a fim de refletir sobre como as principais etapas da metodologia ABP aplicadas na EaDH, os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), ferramentas mais utilizadas nesse contexto, e os principais impactos da aplicac?a?o da metodologia ABP na EaDH. Concluiu-se que para 75% dos estudos analisados, as pesquisas e experie?ncias de ABP apresentadas na?o esta?o vinculados a um AVA e que ha? na literatura poucas iniciativas de metodologias ou ferramentas integradas ou na?o aos AVAs que sejam especi?ficas ao planejamento, execuc?a?o ou avaliac?a?o de ABP. Na segunda etapa foram utilizados os me?todos e as te?cnicas de oficinas, grupos focais e de prova de conceitos para identificar os requisitos necessa?rios ao desenvolvimento do framework proposto no contexto dos AVAs Moodle e Google Classroom, utilizados nos cursos EaDH do Instituto Federal de Educac?a?o da Parai?ba. Como principal contribuic?a?o desta pesquisa se destaca o Framework para orientar professores e tutores da educac?a?o a dista?ncia e hi?brida por meio de uma sequencia lo?gica de atividades e de ferramentas a aplicac?a?o da metodologia ABP, contribuindo com isso para uma aplicac?a?o sistematizada e formal da metodologia, apoiando o professor, frente aos desafios de sua pra?tica pedago?gica. |
id |
IFPB_5f0236cf4e3c0f313aec4caaeec0e170 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/1810 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Alves, M?rcia de Oliveira2022-02-14T15:18:45Z2022-02-14T15:18:45Z2022-01-14http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1810Nas u?ltimas de?cadas muitos estudos sobre a utilizac?a?o das metodologias ativas sa?o apresentados a? comunidade acade?mica. Dentre essas metodologias, encontra-se a Aprendizagem Baseada em Problemas - ABP, que esta? presente tanto no ensino presencial como na modalidade a dista?ncia. A questa?o problematizadora que nos levou a essa pesquisa foi como aplicar a metodologia ABP e quais ferramentas utilizar na educac?a?o a dista?ncia e hi?brida. Diante dessa questa?o, definimos como objetivo geral desta pesquisa o desenvolvimento de um framework para aplicac?a?o da metodologia Aprendizagem Baseada em Problema na educac?a?o a dista?ncia e hi?brida (EaDH) atrave?s de uma abordagem participativa. A abordagem metodolo?gica foi dividida em duas etapas, de natureza ba?sica e aplicada. Na primeira etapa foi conduzida uma revisa?o sistema?tica da literatura a fim de refletir sobre como as principais etapas da metodologia ABP aplicadas na EaDH, os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), ferramentas mais utilizadas nesse contexto, e os principais impactos da aplicac?a?o da metodologia ABP na EaDH. Concluiu-se que para 75% dos estudos analisados, as pesquisas e experie?ncias de ABP apresentadas na?o esta?o vinculados a um AVA e que ha? na literatura poucas iniciativas de metodologias ou ferramentas integradas ou na?o aos AVAs que sejam especi?ficas ao planejamento, execuc?a?o ou avaliac?a?o de ABP. Na segunda etapa foram utilizados os me?todos e as te?cnicas de oficinas, grupos focais e de prova de conceitos para identificar os requisitos necessa?rios ao desenvolvimento do framework proposto no contexto dos AVAs Moodle e Google Classroom, utilizados nos cursos EaDH do Instituto Federal de Educac?a?o da Parai?ba. Como principal contribuic?a?o desta pesquisa se destaca o Framework para orientar professores e tutores da educac?a?o a dista?ncia e hi?brida por meio de uma sequencia lo?gica de atividades e de ferramentas a aplicac?a?o da metodologia ABP, contribuindo com isso para uma aplicac?a?o sistematizada e formal da metodologia, apoiando o professor, frente aos desafios de sua pra?tica pedago?gica.Submitted by Coordena??o Mestrado em Tecnologia da Informa??o (coordenacao.ppgti@ifpb.edu.br) on 2022-02-14T14:52:35Z No. of bitstreams: 1 Dissertac?a?o Ma?rcia de Oliveira Alves - Repositorio.pdf: 2423389 bytes, checksum: ddc612bd146260fe489e1fbcdb0a2661 (MD5)Approved for entry into archive by Thiago Oliveira (thiago.oliveira@ifpb.edu.br) on 2022-02-14T15:18:45Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertac?a?o Ma?rcia de Oliveira Alves - Repositorio.pdf: 2423389 bytes, checksum: ddc612bd146260fe489e1fbcdb0a2661 (MD5)Made available in DSpace on 2022-02-14T15:18:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertac?a?o Ma?rcia de Oliveira Alves - Repositorio.pdf: 2423389 bytes, checksum: ddc612bd146260fe489e1fbcdb0a2661 (MD5) Previous issue date: 2022-01-14Educac?a?o a Dista?nciaEducac?a?o Hi?bridaAprendizagem Baseada em ProblemasFrameworkFRAMEWORK PARA APLICAC?A?O DA METODOLOGIA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NA EDUCAC?A?O A DISTA?NCIA E HI?BRIDAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessDisserta??o de MestradoInstituto Federal da Para?baORIGINALDissertac?a?o Ma?rcia de Oliveira Alves - Repositorio.pdfDissertac?a?o Ma?rcia de Oliveira Alves - Repositorio.pdfapplication/pdf2423389http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1810/1/Dissertac%CC%A7a%CC%83o+Ma%CC%81rcia+de+Oliveira+Alves+-+Repositorio.pdfddc612bd146260fe489e1fbcdb0a2661MD51177683/18102022-02-14 12:18:45.867oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/1810Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2022-02-14T15:18:45Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
FRAMEWORK PARA APLICAC?A?O DA METODOLOGIA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NA EDUCAC?A?O A DISTA?NCIA E HI?BRIDA |
title |
FRAMEWORK PARA APLICAC?A?O DA METODOLOGIA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NA EDUCAC?A?O A DISTA?NCIA E HI?BRIDA |
spellingShingle |
FRAMEWORK PARA APLICAC?A?O DA METODOLOGIA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NA EDUCAC?A?O A DISTA?NCIA E HI?BRIDA Alves, M?rcia de Oliveira Educac?a?o a Dista?ncia Educac?a?o Hi?brida Aprendizagem Baseada em Problemas Framework |
title_short |
FRAMEWORK PARA APLICAC?A?O DA METODOLOGIA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NA EDUCAC?A?O A DISTA?NCIA E HI?BRIDA |
title_full |
FRAMEWORK PARA APLICAC?A?O DA METODOLOGIA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NA EDUCAC?A?O A DISTA?NCIA E HI?BRIDA |
title_fullStr |
FRAMEWORK PARA APLICAC?A?O DA METODOLOGIA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NA EDUCAC?A?O A DISTA?NCIA E HI?BRIDA |
title_full_unstemmed |
FRAMEWORK PARA APLICAC?A?O DA METODOLOGIA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NA EDUCAC?A?O A DISTA?NCIA E HI?BRIDA |
title_sort |
FRAMEWORK PARA APLICAC?A?O DA METODOLOGIA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NA EDUCAC?A?O A DISTA?NCIA E HI?BRIDA |
author |
Alves, M?rcia de Oliveira |
author_facet |
Alves, M?rcia de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, M?rcia de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educac?a?o a Dista?ncia Educac?a?o Hi?brida Aprendizagem Baseada em Problemas Framework |
topic |
Educac?a?o a Dista?ncia Educac?a?o Hi?brida Aprendizagem Baseada em Problemas Framework |
description |
Nas u?ltimas de?cadas muitos estudos sobre a utilizac?a?o das metodologias ativas sa?o apresentados a? comunidade acade?mica. Dentre essas metodologias, encontra-se a Aprendizagem Baseada em Problemas - ABP, que esta? presente tanto no ensino presencial como na modalidade a dista?ncia. A questa?o problematizadora que nos levou a essa pesquisa foi como aplicar a metodologia ABP e quais ferramentas utilizar na educac?a?o a dista?ncia e hi?brida. Diante dessa questa?o, definimos como objetivo geral desta pesquisa o desenvolvimento de um framework para aplicac?a?o da metodologia Aprendizagem Baseada em Problema na educac?a?o a dista?ncia e hi?brida (EaDH) atrave?s de uma abordagem participativa. A abordagem metodolo?gica foi dividida em duas etapas, de natureza ba?sica e aplicada. Na primeira etapa foi conduzida uma revisa?o sistema?tica da literatura a fim de refletir sobre como as principais etapas da metodologia ABP aplicadas na EaDH, os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), ferramentas mais utilizadas nesse contexto, e os principais impactos da aplicac?a?o da metodologia ABP na EaDH. Concluiu-se que para 75% dos estudos analisados, as pesquisas e experie?ncias de ABP apresentadas na?o esta?o vinculados a um AVA e que ha? na literatura poucas iniciativas de metodologias ou ferramentas integradas ou na?o aos AVAs que sejam especi?ficas ao planejamento, execuc?a?o ou avaliac?a?o de ABP. Na segunda etapa foram utilizados os me?todos e as te?cnicas de oficinas, grupos focais e de prova de conceitos para identificar os requisitos necessa?rios ao desenvolvimento do framework proposto no contexto dos AVAs Moodle e Google Classroom, utilizados nos cursos EaDH do Instituto Federal de Educac?a?o da Parai?ba. Como principal contribuic?a?o desta pesquisa se destaca o Framework para orientar professores e tutores da educac?a?o a dista?ncia e hi?brida por meio de uma sequencia lo?gica de atividades e de ferramentas a aplicac?a?o da metodologia ABP, contribuindo com isso para uma aplicac?a?o sistematizada e formal da metodologia, apoiando o professor, frente aos desafios de sua pra?tica pedago?gica. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-02-14T15:18:45Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-02-14T15:18:45Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-01-14 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1810 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1810 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1810/1/Dissertac%CC%A7a%CC%83o+Ma%CC%81rcia+de+Oliveira+Alves+-+Repositorio.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ddc612bd146260fe489e1fbcdb0a2661 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1801660441203572736 |