La construcciÃn social de la identidad profesional del tutor en la educaciÃn a distancia virtual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Janete Barroso Batista
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=12386
Resumo: Este estudo tem o objetivo de investigar a identidade do tutor em cursos na modalidade a distÃncia por meio de ambientes virtuais de ensino (AVE). O tema da tutoria em EaD à bem atual pelo fato da sua expansÃo em vÃrios nÃveis de ensino, como a Universidade Aberta do Brasil (UAB), no nÃvel superior, Escola TÃcnica Aberta do Brasil, no ensino tÃcnico de nÃvel mÃdio, extensÃes e especializaÃÃes diversas para a formaÃÃo docente, como nas Ãreas da diversidade, mÃdias, gestÃo pÃblica, entre outros. Questiona-se entÃo, sobre qual a identidade do tutor e quais as questÃes que envolvem a emergÃncia desse profissional no Ãmbito da EaD por meio de AVE. A pesquisa apoiou-se em orientaÃÃes na abordagem de natureza qualitativa, com objetivos exploratÃrios e descritivos. A abordagem qualitativa caracteriza-se por ter o ambiente natural como fonte direta de dados, por interessar-se mais pelo processo do que pelos resultados, a qual tende a analisar os dados de forma indutiva e dar importÃncia aos significados formulados pelos sujeitos, destacando a complexidade do objeto, ao permitir que seus objetivos descrevam realidades mÃltiplas. Em vista, dos resultados e discussÃes desenvolvidos na pesquisa, concluiu-se, em primeiro lugar, que a educaÃÃo a distÃncia demanda saberes especÃficos dos tutores prÃprios de uma modalidade com base tecnolÃgica digital. Nas falas citadas pelos sujeitos, emergiram questÃes como metodologias e tÃcnicas especificas, maior contato professor-aluno, individualidade no atendimento ao estudante, processo avaliativo especÃfico e domÃnio tecnolÃgico. Percebi que, para lidar com essas questÃes especificas da EaD as instituiÃÃes de ensino proporcionam formaÃÃes de tutoria com o objetivo de preparar o tutor. Nas falas dos entrevistados, entendi que, apesar dessas formaÃÃes ajudarem, nÃo sÃo suficientes para este objetivo, pois consistem em formaÃÃes teÃricas, apresentando assim limitaÃÃes para o trabalho na EaD. Nesse sentido, os tutores relataram problemas em questÃes como o uso do ambiente, na avaliaÃÃo, no acompanhamento de alunos e a prÃpria indefiniÃÃo de tutor que atrapalha a relaÃÃo professor-aluno. Uma das questÃes centrais deste trabalho foi buscar nos relatos dos sujeitos o sentido de ser tutor. Consegui apreender, nos diferentes momentos dos relatos, elementos que definiram o trabalho do tutor como labor docente. Tutor à professor!
id UFC_27eb6ca9662d54ff9b5b0a5c13f2af0c
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:3503
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisLa construcciÃn social de la identidad profesional del tutor en la educaciÃn a distancia virtualA construÃÃo da identidade socio profissional do tutor na educaÃÃo a distÃncia virtual2010-05-25Herminio Borges Neto01362062391Alcides Fernando Gussi05728385818http://lattes.cnpq.br/7306722117822350Cassandra Ribeiro de Oliveira e Silva10656731249http://lattes.cnpq.br/2308920362072312 Gilberto Lacerda Santos00000005000http://lattes.cnpq.br/2662302146560805 83679049315http://lattes.cnpq.br/4518447225705136Janete Barroso BatistaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBREducaÃÃo a distÃncia Tutor Ambientes virtuais de ensino EducaciÃn a distancia Tutor Entornos virtuales de enseÃanza y aprendizajeEDUCACAOEste estudo tem o objetivo de investigar a identidade do tutor em cursos na modalidade a distÃncia por meio de ambientes virtuais de ensino (AVE). O tema da tutoria em EaD à bem atual pelo fato da sua expansÃo em vÃrios nÃveis de ensino, como a Universidade Aberta do Brasil (UAB), no nÃvel superior, Escola TÃcnica Aberta do Brasil, no ensino tÃcnico de nÃvel mÃdio, extensÃes e especializaÃÃes diversas para a formaÃÃo docente, como nas Ãreas da diversidade, mÃdias, gestÃo pÃblica, entre outros. Questiona-se entÃo, sobre qual a identidade do tutor e quais as questÃes que envolvem a emergÃncia desse profissional no Ãmbito da EaD por meio de AVE. A pesquisa apoiou-se em orientaÃÃes na abordagem de natureza qualitativa, com objetivos exploratÃrios e descritivos. A abordagem qualitativa caracteriza-se por ter o ambiente natural como fonte direta de dados, por interessar-se mais pelo processo do que pelos resultados, a qual tende a analisar os dados de forma indutiva e dar importÃncia aos significados formulados pelos sujeitos, destacando a complexidade do objeto, ao permitir que seus objetivos descrevam realidades mÃltiplas. Em vista, dos resultados e discussÃes desenvolvidos na pesquisa, concluiu-se, em primeiro lugar, que a educaÃÃo a distÃncia demanda saberes especÃficos dos tutores prÃprios de uma modalidade com base tecnolÃgica digital. Nas falas citadas pelos sujeitos, emergiram questÃes como metodologias e tÃcnicas especificas, maior contato professor-aluno, individualidade no atendimento ao estudante, processo avaliativo especÃfico e domÃnio tecnolÃgico. Percebi que, para lidar com essas questÃes especificas da EaD as instituiÃÃes de ensino proporcionam formaÃÃes de tutoria com o objetivo de preparar o tutor. Nas falas dos entrevistados, entendi que, apesar dessas formaÃÃes ajudarem, nÃo sÃo suficientes para este objetivo, pois consistem em formaÃÃes teÃricas, apresentando assim limitaÃÃes para o trabalho na EaD. Nesse sentido, os tutores relataram problemas em questÃes como o uso do ambiente, na avaliaÃÃo, no acompanhamento de alunos e a prÃpria indefiniÃÃo de tutor que atrapalha a relaÃÃo professor-aluno. Uma das questÃes centrais deste trabalho foi buscar nos relatos dos sujeitos o sentido de ser tutor. Consegui apreender, nos diferentes momentos dos relatos, elementos que definiram o trabalho do tutor como labor docente. Tutor à professor!Este estudio tiene como objetivo investigar la identidad del tutor en los cursos a distancia a travÃs de entornos virtuales de enseÃanza (AVE). El tema de la tutorÃa en EaD es de actualidad debido a su expansiÃn en los diversos niveles de la educaciÃn, tales como la Universidade Aberta do Brasil (UAB), en el nivel superior, Escola TÃcnica Aberta do Brasil, en enseÃanza tÃcnica de nivel medio, en diversas extensiones y especializaciones para la formaciÃn del profesorado, como en las Ãreas de diversidad, los medios de comunicaciÃn y la administraciÃn pÃblica, entre otros. Surge entonces la pregunta, sobre cuÃl es la identidad del tutor y cuÃles son las cuestiones que rodean la apariciÃn de ese profesional dentro de la EaD a travÃs del AVE. La investigaciÃn se basa en las directrices del enfoque cualitativo con objetivos exploratorios y descriptivos. El enfoque cualitativo se caracteriza por tener el ambiente natural como una fuente directa de datos, estando mÃs interesado en el proceso que en los resultados, el cual tiende a analizar los datos de forma inductiva y dar importancia a los significados formulados por los sujetos, destacando la complejidad del objeto, al permitir que sus objetivos describan realidades mÃltiples. En vista de los resultados y discusiones desarrolladas en la investigaciÃn, se concluyÃ, en primer lugar, que la educaciÃn a distancia requiere un conocimiento especÃfico de los tutores propio de una modalidad con base tecnolÃgica digital. En el discurso citado por los sujetos, surgieron temas como metodologÃas y tÃcnicas especificas, mayor contacto alumnoprofesor, la individualidad en el tratamiento con el estudiante, el proceso de evaluaciÃn especÃfica y el dominio de la tecnologÃa. Me di cuenta que para hacer frente a estas cuestiones especÃficas de la EaD las instituciones de enseÃanza proporciona formaciÃn de tutorÃas con el objetivo de preparar el tutor. En las entrevistas, percibà que, a pesar de que esas formaciones son de ayuda, no es suficiente para este propÃsito, ya que comprenden formaciones teÃricas, presentando asà limitaciones para trabajar en la EaD. En este sentido, los tutores informaron de problemas relativos al uso del ambiente, en la evaluaciÃn, en el seguimiento de los estudiantes y la misma indefiniciÃn de tutor que entorpece la relaciÃn profesor-alumno. Una de las cuestiones centrales de este trabajo fue buscar en los relatos de los sujetos el sentido de ser tutor. Conseguà aprender, en los diferentes momentos, elementos que definieron el trabajo del tutor como labor educativa. ÂTutor es profesor!Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgiconÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=12386application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:25:29Zmail@mail.com -
dc.title.es.fl_str_mv La construcciÃn social de la identidad profesional del tutor en la educaciÃn a distancia virtual
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv A construÃÃo da identidade socio profissional do tutor na educaÃÃo a distÃncia virtual
title La construcciÃn social de la identidad profesional del tutor en la educaciÃn a distancia virtual
spellingShingle La construcciÃn social de la identidad profesional del tutor en la educaciÃn a distancia virtual
Janete Barroso Batista
EducaÃÃo a distÃncia
Tutor
Ambientes virtuais de ensino
EducaciÃn a distancia
Tutor
Entornos virtuales de enseÃanza y aprendizaje
EDUCACAO
title_short La construcciÃn social de la identidad profesional del tutor en la educaciÃn a distancia virtual
title_full La construcciÃn social de la identidad profesional del tutor en la educaciÃn a distancia virtual
title_fullStr La construcciÃn social de la identidad profesional del tutor en la educaciÃn a distancia virtual
title_full_unstemmed La construcciÃn social de la identidad profesional del tutor en la educaciÃn a distancia virtual
title_sort La construcciÃn social de la identidad profesional del tutor en la educaciÃn a distancia virtual
author Janete Barroso Batista
author_facet Janete Barroso Batista
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Herminio Borges Neto
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 01362062391
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Alcides Fernando Gussi
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 05728385818
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7306722117822350
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Cassandra Ribeiro de Oliveira e Silva
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 10656731249
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2308920362072312
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Gilberto Lacerda Santos
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv 00000005000
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2662302146560805
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 83679049315
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4518447225705136
dc.contributor.author.fl_str_mv Janete Barroso Batista
contributor_str_mv Herminio Borges Neto
Alcides Fernando Gussi
Cassandra Ribeiro de Oliveira e Silva
Gilberto Lacerda Santos
dc.subject.por.fl_str_mv EducaÃÃo a distÃncia
Tutor
Ambientes virtuais de ensino
topic EducaÃÃo a distÃncia
Tutor
Ambientes virtuais de ensino
EducaciÃn a distancia
Tutor
Entornos virtuales de enseÃanza y aprendizaje
EDUCACAO
dc.subject.spa.fl_str_mv EducaciÃn a distancia
Tutor
Entornos virtuales de enseÃanza y aprendizaje
dc.subject.cnpq.fl_str_mv EDUCACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgico
nÃo hÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Este estudo tem o objetivo de investigar a identidade do tutor em cursos na modalidade a distÃncia por meio de ambientes virtuais de ensino (AVE). O tema da tutoria em EaD à bem atual pelo fato da sua expansÃo em vÃrios nÃveis de ensino, como a Universidade Aberta do Brasil (UAB), no nÃvel superior, Escola TÃcnica Aberta do Brasil, no ensino tÃcnico de nÃvel mÃdio, extensÃes e especializaÃÃes diversas para a formaÃÃo docente, como nas Ãreas da diversidade, mÃdias, gestÃo pÃblica, entre outros. Questiona-se entÃo, sobre qual a identidade do tutor e quais as questÃes que envolvem a emergÃncia desse profissional no Ãmbito da EaD por meio de AVE. A pesquisa apoiou-se em orientaÃÃes na abordagem de natureza qualitativa, com objetivos exploratÃrios e descritivos. A abordagem qualitativa caracteriza-se por ter o ambiente natural como fonte direta de dados, por interessar-se mais pelo processo do que pelos resultados, a qual tende a analisar os dados de forma indutiva e dar importÃncia aos significados formulados pelos sujeitos, destacando a complexidade do objeto, ao permitir que seus objetivos descrevam realidades mÃltiplas. Em vista, dos resultados e discussÃes desenvolvidos na pesquisa, concluiu-se, em primeiro lugar, que a educaÃÃo a distÃncia demanda saberes especÃficos dos tutores prÃprios de uma modalidade com base tecnolÃgica digital. Nas falas citadas pelos sujeitos, emergiram questÃes como metodologias e tÃcnicas especificas, maior contato professor-aluno, individualidade no atendimento ao estudante, processo avaliativo especÃfico e domÃnio tecnolÃgico. Percebi que, para lidar com essas questÃes especificas da EaD as instituiÃÃes de ensino proporcionam formaÃÃes de tutoria com o objetivo de preparar o tutor. Nas falas dos entrevistados, entendi que, apesar dessas formaÃÃes ajudarem, nÃo sÃo suficientes para este objetivo, pois consistem em formaÃÃes teÃricas, apresentando assim limitaÃÃes para o trabalho na EaD. Nesse sentido, os tutores relataram problemas em questÃes como o uso do ambiente, na avaliaÃÃo, no acompanhamento de alunos e a prÃpria indefiniÃÃo de tutor que atrapalha a relaÃÃo professor-aluno. Uma das questÃes centrais deste trabalho foi buscar nos relatos dos sujeitos o sentido de ser tutor. Consegui apreender, nos diferentes momentos dos relatos, elementos que definiram o trabalho do tutor como labor docente. Tutor à professor!
dc.description.abstract.spa.fl_txt_mv Este estudio tiene como objetivo investigar la identidad del tutor en los cursos a distancia a travÃs de entornos virtuales de enseÃanza (AVE). El tema de la tutorÃa en EaD es de actualidad debido a su expansiÃn en los diversos niveles de la educaciÃn, tales como la Universidade Aberta do Brasil (UAB), en el nivel superior, Escola TÃcnica Aberta do Brasil, en enseÃanza tÃcnica de nivel medio, en diversas extensiones y especializaciones para la formaciÃn del profesorado, como en las Ãreas de diversidad, los medios de comunicaciÃn y la administraciÃn pÃblica, entre otros. Surge entonces la pregunta, sobre cuÃl es la identidad del tutor y cuÃles son las cuestiones que rodean la apariciÃn de ese profesional dentro de la EaD a travÃs del AVE. La investigaciÃn se basa en las directrices del enfoque cualitativo con objetivos exploratorios y descriptivos. El enfoque cualitativo se caracteriza por tener el ambiente natural como una fuente directa de datos, estando mÃs interesado en el proceso que en los resultados, el cual tiende a analizar los datos de forma inductiva y dar importancia a los significados formulados por los sujetos, destacando la complejidad del objeto, al permitir que sus objetivos describan realidades mÃltiples. En vista de los resultados y discusiones desarrolladas en la investigaciÃn, se concluyÃ, en primer lugar, que la educaciÃn a distancia requiere un conocimiento especÃfico de los tutores propio de una modalidad con base tecnolÃgica digital. En el discurso citado por los sujetos, surgieron temas como metodologÃas y tÃcnicas especificas, mayor contacto alumnoprofesor, la individualidad en el tratamiento con el estudiante, el proceso de evaluaciÃn especÃfica y el dominio de la tecnologÃa. Me di cuenta que para hacer frente a estas cuestiones especÃficas de la EaD las instituciones de enseÃanza proporciona formaciÃn de tutorÃas con el objetivo de preparar el tutor. En las entrevistas, percibà que, a pesar de que esas formaciones son de ayuda, no es suficiente para este propÃsito, ya que comprenden formaciones teÃricas, presentando asà limitaciones para trabajar en la EaD. En este sentido, los tutores informaron de problemas relativos al uso del ambiente, en la evaluaciÃn, en el seguimiento de los estudiantes y la misma indefiniciÃn de tutor que entorpece la relaciÃn profesor-alumno. Una de las cuestiones centrales de este trabajo fue buscar en los relatos de los sujetos el sentido de ser tutor. Conseguà aprender, en los diferentes momentos, elementos que definieron el trabajo del tutor como labor educativa. ÂTutor es profesor!
description Este estudo tem o objetivo de investigar a identidade do tutor em cursos na modalidade a distÃncia por meio de ambientes virtuais de ensino (AVE). O tema da tutoria em EaD à bem atual pelo fato da sua expansÃo em vÃrios nÃveis de ensino, como a Universidade Aberta do Brasil (UAB), no nÃvel superior, Escola TÃcnica Aberta do Brasil, no ensino tÃcnico de nÃvel mÃdio, extensÃes e especializaÃÃes diversas para a formaÃÃo docente, como nas Ãreas da diversidade, mÃdias, gestÃo pÃblica, entre outros. Questiona-se entÃo, sobre qual a identidade do tutor e quais as questÃes que envolvem a emergÃncia desse profissional no Ãmbito da EaD por meio de AVE. A pesquisa apoiou-se em orientaÃÃes na abordagem de natureza qualitativa, com objetivos exploratÃrios e descritivos. A abordagem qualitativa caracteriza-se por ter o ambiente natural como fonte direta de dados, por interessar-se mais pelo processo do que pelos resultados, a qual tende a analisar os dados de forma indutiva e dar importÃncia aos significados formulados pelos sujeitos, destacando a complexidade do objeto, ao permitir que seus objetivos descrevam realidades mÃltiplas. Em vista, dos resultados e discussÃes desenvolvidos na pesquisa, concluiu-se, em primeiro lugar, que a educaÃÃo a distÃncia demanda saberes especÃficos dos tutores prÃprios de uma modalidade com base tecnolÃgica digital. Nas falas citadas pelos sujeitos, emergiram questÃes como metodologias e tÃcnicas especificas, maior contato professor-aluno, individualidade no atendimento ao estudante, processo avaliativo especÃfico e domÃnio tecnolÃgico. Percebi que, para lidar com essas questÃes especificas da EaD as instituiÃÃes de ensino proporcionam formaÃÃes de tutoria com o objetivo de preparar o tutor. Nas falas dos entrevistados, entendi que, apesar dessas formaÃÃes ajudarem, nÃo sÃo suficientes para este objetivo, pois consistem em formaÃÃes teÃricas, apresentando assim limitaÃÃes para o trabalho na EaD. Nesse sentido, os tutores relataram problemas em questÃes como o uso do ambiente, na avaliaÃÃo, no acompanhamento de alunos e a prÃpria indefiniÃÃo de tutor que atrapalha a relaÃÃo professor-aluno. Uma das questÃes centrais deste trabalho foi buscar nos relatos dos sujeitos o sentido de ser tutor. Consegui apreender, nos diferentes momentos dos relatos, elementos que definiram o trabalho do tutor como labor docente. Tutor à professor!
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-05-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=12386
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=12386
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295191484858368