Jogos digitais na educa??o: potencialidade do jogo Minecraft no ensino de biologia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2165 |
Resumo: | Diante do isolamento social iniciado em 2020 em fun??o da pandemia, as escolas foram obrigadas a desenvolver suas atividades remotamente. Essa nova realidade refor?ou a necessidade de refletir sobre as diversas formas de utiliza??o das tecnologias nas pr?ticas educativas. Neste artigo, ser? apresentada a gamifica??o com um direcionamento para o uso did?tico do jogo digital Minecraft no ensino de Biologia, frente ao seguinte questionamento: atrav?s do jogo digital Minecraft ? poss?vel aprender um conte?do curricular da disciplina de Biologia? Para a realiza??o da pesquisa foi desenvolvido um estudo qualitativo, explorat?rio e descritivo direcionado para ?rea de Biologia, atrav?s da an?lise dos planos de aula presentes na plataforma Minecraft: Education Edition, bem como de v?deos demonstrando como executar o jogo na plataforma YouTube, e estudos de especialistas atrav?s de revis?o bibliogr?fica em artigos cient?ficos dispon?veis no Google Acad?mico. Ao investigar sobre o uso did?tico do jogo digital Minecraft enquanto facilitador do processo de ensino e aprendizagem de Biologia, procurou-se identificar quais conte?dos j? haviam sido trabalhados, sendo poss?vel observar que nas tr?s plataformas pesquisadas existem propostas nas ?reas de Bot?nica, Citologia, Classifica??o Biol?gica, Educa??o Ambiental, Fisiologia Animal, Gen?tica, Microbiologia e Zoologia. Essas propostas permitem explorar diferentes habilidades dos alunos, como solu??o de problemas e criatividade, bem como fornecer uma imers?o em conte?dos muitas vezes trabalhados de forma abstrata ou complexa em sala de aula. ? muito importante que os educadores tenham conhecimento dessa ferramenta e possam conhecer sua utiliza??o como estrat?gia no processo de ensino e aprendizagem. As tecnologias digitais s?o portas para o mundo. Sabe-se disso. O jogo digital Minecraft, mediado pelo educador, apresenta a potencialidade de trazer motiva??o, engajamento e transformar o aluno em sujeito de sua aprendizagem na constru??o do conhecimento |
id |
IFPB_5f82968e31146ecdd09422b5d88c5acd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2165 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
CRUZ, Renata Drummond Marinho2022-07-07T18:57:13Z2022-07-07T18:57:13Z2021-05http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2165Diante do isolamento social iniciado em 2020 em fun??o da pandemia, as escolas foram obrigadas a desenvolver suas atividades remotamente. Essa nova realidade refor?ou a necessidade de refletir sobre as diversas formas de utiliza??o das tecnologias nas pr?ticas educativas. Neste artigo, ser? apresentada a gamifica??o com um direcionamento para o uso did?tico do jogo digital Minecraft no ensino de Biologia, frente ao seguinte questionamento: atrav?s do jogo digital Minecraft ? poss?vel aprender um conte?do curricular da disciplina de Biologia? Para a realiza??o da pesquisa foi desenvolvido um estudo qualitativo, explorat?rio e descritivo direcionado para ?rea de Biologia, atrav?s da an?lise dos planos de aula presentes na plataforma Minecraft: Education Edition, bem como de v?deos demonstrando como executar o jogo na plataforma YouTube, e estudos de especialistas atrav?s de revis?o bibliogr?fica em artigos cient?ficos dispon?veis no Google Acad?mico. Ao investigar sobre o uso did?tico do jogo digital Minecraft enquanto facilitador do processo de ensino e aprendizagem de Biologia, procurou-se identificar quais conte?dos j? haviam sido trabalhados, sendo poss?vel observar que nas tr?s plataformas pesquisadas existem propostas nas ?reas de Bot?nica, Citologia, Classifica??o Biol?gica, Educa??o Ambiental, Fisiologia Animal, Gen?tica, Microbiologia e Zoologia. Essas propostas permitem explorar diferentes habilidades dos alunos, como solu??o de problemas e criatividade, bem como fornecer uma imers?o em conte?dos muitas vezes trabalhados de forma abstrata ou complexa em sala de aula. ? muito importante que os educadores tenham conhecimento dessa ferramenta e possam conhecer sua utiliza??o como estrat?gia no processo de ensino e aprendizagem. As tecnologias digitais s?o portas para o mundo. Sabe-se disso. O jogo digital Minecraft, mediado pelo educador, apresenta a potencialidade de trazer motiva??o, engajamento e transformar o aluno em sujeito de sua aprendizagem na constru??o do conhecimentoSubmitted by Yanna Sousa (yanna_gomes@yahoo.com.br) on 2022-06-13T12:09:17Z No. of bitstreams: 2 Tcc_Salimara.pdf: 1093578 bytes, checksum: e614f5e7f3036010cf8dbd2cf7cf5296 (MD5) Ata de defesa_Salimara.pdf: 419441 bytes, checksum: bcfefb69af0594eec94858d6be23c22f (MD5)Approved for entry into archive by Thiago Oliveira (thiago.oliveira@ifpb.edu.br) on 2022-07-07T18:57:13Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Tcc_Salimara.pdf: 1093578 bytes, checksum: e614f5e7f3036010cf8dbd2cf7cf5296 (MD5) Ata de defesa_Salimara.pdf: 419441 bytes, checksum: bcfefb69af0594eec94858d6be23c22f (MD5)Made available in DSpace on 2022-07-07T18:57:13Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Tcc_Salimara.pdf: 1093578 bytes, checksum: e614f5e7f3036010cf8dbd2cf7cf5296 (MD5) Ata de defesa_Salimara.pdf: 419441 bytes, checksum: bcfefb69af0594eec94858d6be23c22f (MD5) Previous issue date: 2021-05Ensino de BiologiaJogo Digital.MinecraftTecnologia.Jogos digitais na educa??o: potencialidade do jogo Minecraft no ensino de biologiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCIFPBORIGINALTcc_Salimara.pdfTcc_Salimara.pdfapplication/pdf1093578http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2165/1/Tcc_Salimara.pdfe614f5e7f3036010cf8dbd2cf7cf5296MD51Ata de defesa_Salimara.pdfAta de defesa_Salimara.pdfapplication/pdf419441http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2165/2/Ata+de+defesa_Salimara.pdfbcfefb69af0594eec94858d6be23c22fMD52177683/21652022-07-07 15:57:13.817oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2165Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2022-07-07T18:57:13Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Jogos digitais na educa??o: potencialidade do jogo Minecraft no ensino de biologia |
title |
Jogos digitais na educa??o: potencialidade do jogo Minecraft no ensino de biologia |
spellingShingle |
Jogos digitais na educa??o: potencialidade do jogo Minecraft no ensino de biologia CRUZ, Renata Drummond Marinho Ensino de Biologia Jogo Digital. Minecraft Tecnologia. |
title_short |
Jogos digitais na educa??o: potencialidade do jogo Minecraft no ensino de biologia |
title_full |
Jogos digitais na educa??o: potencialidade do jogo Minecraft no ensino de biologia |
title_fullStr |
Jogos digitais na educa??o: potencialidade do jogo Minecraft no ensino de biologia |
title_full_unstemmed |
Jogos digitais na educa??o: potencialidade do jogo Minecraft no ensino de biologia |
title_sort |
Jogos digitais na educa??o: potencialidade do jogo Minecraft no ensino de biologia |
author |
CRUZ, Renata Drummond Marinho |
author_facet |
CRUZ, Renata Drummond Marinho |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
CRUZ, Renata Drummond Marinho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Biologia Jogo Digital. Minecraft Tecnologia. |
topic |
Ensino de Biologia Jogo Digital. Minecraft Tecnologia. |
description |
Diante do isolamento social iniciado em 2020 em fun??o da pandemia, as escolas foram obrigadas a desenvolver suas atividades remotamente. Essa nova realidade refor?ou a necessidade de refletir sobre as diversas formas de utiliza??o das tecnologias nas pr?ticas educativas. Neste artigo, ser? apresentada a gamifica??o com um direcionamento para o uso did?tico do jogo digital Minecraft no ensino de Biologia, frente ao seguinte questionamento: atrav?s do jogo digital Minecraft ? poss?vel aprender um conte?do curricular da disciplina de Biologia? Para a realiza??o da pesquisa foi desenvolvido um estudo qualitativo, explorat?rio e descritivo direcionado para ?rea de Biologia, atrav?s da an?lise dos planos de aula presentes na plataforma Minecraft: Education Edition, bem como de v?deos demonstrando como executar o jogo na plataforma YouTube, e estudos de especialistas atrav?s de revis?o bibliogr?fica em artigos cient?ficos dispon?veis no Google Acad?mico. Ao investigar sobre o uso did?tico do jogo digital Minecraft enquanto facilitador do processo de ensino e aprendizagem de Biologia, procurou-se identificar quais conte?dos j? haviam sido trabalhados, sendo poss?vel observar que nas tr?s plataformas pesquisadas existem propostas nas ?reas de Bot?nica, Citologia, Classifica??o Biol?gica, Educa??o Ambiental, Fisiologia Animal, Gen?tica, Microbiologia e Zoologia. Essas propostas permitem explorar diferentes habilidades dos alunos, como solu??o de problemas e criatividade, bem como fornecer uma imers?o em conte?dos muitas vezes trabalhados de forma abstrata ou complexa em sala de aula. ? muito importante que os educadores tenham conhecimento dessa ferramenta e possam conhecer sua utiliza??o como estrat?gia no processo de ensino e aprendizagem. As tecnologias digitais s?o portas para o mundo. Sabe-se disso. O jogo digital Minecraft, mediado pelo educador, apresenta a potencialidade de trazer motiva??o, engajamento e transformar o aluno em sujeito de sua aprendizagem na constru??o do conhecimento |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-05 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-07-07T18:57:13Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-07-07T18:57:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2165 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2165 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2165/1/Tcc_Salimara.pdf http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2165/2/Ata+de+defesa_Salimara.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e614f5e7f3036010cf8dbd2cf7cf5296 bcfefb69af0594eec94858d6be23c22f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1801660442739736576 |