Jogos digitais na educa??o: potencialidade do jogo Minecraft no ensino de biologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CRUZ, Renata Drummond Marinho
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2165
Resumo: Diante do isolamento social iniciado em 2020 em fun??o da pandemia, as escolas foram obrigadas a desenvolver suas atividades remotamente. Essa nova realidade refor?ou a necessidade de refletir sobre as diversas formas de utiliza??o das tecnologias nas pr?ticas educativas. Neste artigo, ser? apresentada a gamifica??o com um direcionamento para o uso did?tico do jogo digital Minecraft no ensino de Biologia, frente ao seguinte questionamento: atrav?s do jogo digital Minecraft ? poss?vel aprender um conte?do curricular da disciplina de Biologia? Para a realiza??o da pesquisa foi desenvolvido um estudo qualitativo, explorat?rio e descritivo direcionado para ?rea de Biologia, atrav?s da an?lise dos planos de aula presentes na plataforma Minecraft: Education Edition, bem como de v?deos demonstrando como executar o jogo na plataforma YouTube, e estudos de especialistas atrav?s de revis?o bibliogr?fica em artigos cient?ficos dispon?veis no Google Acad?mico. Ao investigar sobre o uso did?tico do jogo digital Minecraft enquanto facilitador do processo de ensino e aprendizagem de Biologia, procurou-se identificar quais conte?dos j? haviam sido trabalhados, sendo poss?vel observar que nas tr?s plataformas pesquisadas existem propostas nas ?reas de Bot?nica, Citologia, Classifica??o Biol?gica, Educa??o Ambiental, Fisiologia Animal, Gen?tica, Microbiologia e Zoologia. Essas propostas permitem explorar diferentes habilidades dos alunos, como solu??o de problemas e criatividade, bem como fornecer uma imers?o em conte?dos muitas vezes trabalhados de forma abstrata ou complexa em sala de aula. ? muito importante que os educadores tenham conhecimento dessa ferramenta e possam conhecer sua utiliza??o como estrat?gia no processo de ensino e aprendizagem. As tecnologias digitais s?o portas para o mundo. Sabe-se disso. O jogo digital Minecraft, mediado pelo educador, apresenta a potencialidade de trazer motiva??o, engajamento e transformar o aluno em sujeito de sua aprendizagem na constru??o do conhecimento
id IFPB_5f82968e31146ecdd09422b5d88c5acd
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2165
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling CRUZ, Renata Drummond Marinho2022-07-07T18:57:13Z2022-07-07T18:57:13Z2021-05http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2165Diante do isolamento social iniciado em 2020 em fun??o da pandemia, as escolas foram obrigadas a desenvolver suas atividades remotamente. Essa nova realidade refor?ou a necessidade de refletir sobre as diversas formas de utiliza??o das tecnologias nas pr?ticas educativas. Neste artigo, ser? apresentada a gamifica??o com um direcionamento para o uso did?tico do jogo digital Minecraft no ensino de Biologia, frente ao seguinte questionamento: atrav?s do jogo digital Minecraft ? poss?vel aprender um conte?do curricular da disciplina de Biologia? Para a realiza??o da pesquisa foi desenvolvido um estudo qualitativo, explorat?rio e descritivo direcionado para ?rea de Biologia, atrav?s da an?lise dos planos de aula presentes na plataforma Minecraft: Education Edition, bem como de v?deos demonstrando como executar o jogo na plataforma YouTube, e estudos de especialistas atrav?s de revis?o bibliogr?fica em artigos cient?ficos dispon?veis no Google Acad?mico. Ao investigar sobre o uso did?tico do jogo digital Minecraft enquanto facilitador do processo de ensino e aprendizagem de Biologia, procurou-se identificar quais conte?dos j? haviam sido trabalhados, sendo poss?vel observar que nas tr?s plataformas pesquisadas existem propostas nas ?reas de Bot?nica, Citologia, Classifica??o Biol?gica, Educa??o Ambiental, Fisiologia Animal, Gen?tica, Microbiologia e Zoologia. Essas propostas permitem explorar diferentes habilidades dos alunos, como solu??o de problemas e criatividade, bem como fornecer uma imers?o em conte?dos muitas vezes trabalhados de forma abstrata ou complexa em sala de aula. ? muito importante que os educadores tenham conhecimento dessa ferramenta e possam conhecer sua utiliza??o como estrat?gia no processo de ensino e aprendizagem. As tecnologias digitais s?o portas para o mundo. Sabe-se disso. O jogo digital Minecraft, mediado pelo educador, apresenta a potencialidade de trazer motiva??o, engajamento e transformar o aluno em sujeito de sua aprendizagem na constru??o do conhecimentoSubmitted by Yanna Sousa (yanna_gomes@yahoo.com.br) on 2022-06-13T12:09:17Z No. of bitstreams: 2 Tcc_Salimara.pdf: 1093578 bytes, checksum: e614f5e7f3036010cf8dbd2cf7cf5296 (MD5) Ata de defesa_Salimara.pdf: 419441 bytes, checksum: bcfefb69af0594eec94858d6be23c22f (MD5)Approved for entry into archive by Thiago Oliveira (thiago.oliveira@ifpb.edu.br) on 2022-07-07T18:57:13Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Tcc_Salimara.pdf: 1093578 bytes, checksum: e614f5e7f3036010cf8dbd2cf7cf5296 (MD5) Ata de defesa_Salimara.pdf: 419441 bytes, checksum: bcfefb69af0594eec94858d6be23c22f (MD5)Made available in DSpace on 2022-07-07T18:57:13Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Tcc_Salimara.pdf: 1093578 bytes, checksum: e614f5e7f3036010cf8dbd2cf7cf5296 (MD5) Ata de defesa_Salimara.pdf: 419441 bytes, checksum: bcfefb69af0594eec94858d6be23c22f (MD5) Previous issue date: 2021-05Ensino de BiologiaJogo Digital.MinecraftTecnologia.Jogos digitais na educa??o: potencialidade do jogo Minecraft no ensino de biologiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCIFPBORIGINALTcc_Salimara.pdfTcc_Salimara.pdfapplication/pdf1093578http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2165/1/Tcc_Salimara.pdfe614f5e7f3036010cf8dbd2cf7cf5296MD51Ata de defesa_Salimara.pdfAta de defesa_Salimara.pdfapplication/pdf419441http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2165/2/Ata+de+defesa_Salimara.pdfbcfefb69af0594eec94858d6be23c22fMD52177683/21652022-07-07 15:57:13.817oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2165Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2022-07-07T18:57:13Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Jogos digitais na educa??o: potencialidade do jogo Minecraft no ensino de biologia
title Jogos digitais na educa??o: potencialidade do jogo Minecraft no ensino de biologia
spellingShingle Jogos digitais na educa??o: potencialidade do jogo Minecraft no ensino de biologia
CRUZ, Renata Drummond Marinho
Ensino de Biologia
Jogo Digital.
Minecraft
Tecnologia.
title_short Jogos digitais na educa??o: potencialidade do jogo Minecraft no ensino de biologia
title_full Jogos digitais na educa??o: potencialidade do jogo Minecraft no ensino de biologia
title_fullStr Jogos digitais na educa??o: potencialidade do jogo Minecraft no ensino de biologia
title_full_unstemmed Jogos digitais na educa??o: potencialidade do jogo Minecraft no ensino de biologia
title_sort Jogos digitais na educa??o: potencialidade do jogo Minecraft no ensino de biologia
author CRUZ, Renata Drummond Marinho
author_facet CRUZ, Renata Drummond Marinho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv CRUZ, Renata Drummond Marinho
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Biologia
Jogo Digital.
Minecraft
Tecnologia.
topic Ensino de Biologia
Jogo Digital.
Minecraft
Tecnologia.
description Diante do isolamento social iniciado em 2020 em fun??o da pandemia, as escolas foram obrigadas a desenvolver suas atividades remotamente. Essa nova realidade refor?ou a necessidade de refletir sobre as diversas formas de utiliza??o das tecnologias nas pr?ticas educativas. Neste artigo, ser? apresentada a gamifica??o com um direcionamento para o uso did?tico do jogo digital Minecraft no ensino de Biologia, frente ao seguinte questionamento: atrav?s do jogo digital Minecraft ? poss?vel aprender um conte?do curricular da disciplina de Biologia? Para a realiza??o da pesquisa foi desenvolvido um estudo qualitativo, explorat?rio e descritivo direcionado para ?rea de Biologia, atrav?s da an?lise dos planos de aula presentes na plataforma Minecraft: Education Edition, bem como de v?deos demonstrando como executar o jogo na plataforma YouTube, e estudos de especialistas atrav?s de revis?o bibliogr?fica em artigos cient?ficos dispon?veis no Google Acad?mico. Ao investigar sobre o uso did?tico do jogo digital Minecraft enquanto facilitador do processo de ensino e aprendizagem de Biologia, procurou-se identificar quais conte?dos j? haviam sido trabalhados, sendo poss?vel observar que nas tr?s plataformas pesquisadas existem propostas nas ?reas de Bot?nica, Citologia, Classifica??o Biol?gica, Educa??o Ambiental, Fisiologia Animal, Gen?tica, Microbiologia e Zoologia. Essas propostas permitem explorar diferentes habilidades dos alunos, como solu??o de problemas e criatividade, bem como fornecer uma imers?o em conte?dos muitas vezes trabalhados de forma abstrata ou complexa em sala de aula. ? muito importante que os educadores tenham conhecimento dessa ferramenta e possam conhecer sua utiliza??o como estrat?gia no processo de ensino e aprendizagem. As tecnologias digitais s?o portas para o mundo. Sabe-se disso. O jogo digital Minecraft, mediado pelo educador, apresenta a potencialidade de trazer motiva??o, engajamento e transformar o aluno em sujeito de sua aprendizagem na constru??o do conhecimento
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-05
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-07-07T18:57:13Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-07-07T18:57:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2165
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2165
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2165/1/Tcc_Salimara.pdf
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2165/2/Ata+de+defesa_Salimara.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e614f5e7f3036010cf8dbd2cf7cf5296
bcfefb69af0594eec94858d6be23c22f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801660442739736576