PROPOSTA DE INTERVEN??O PEDAG?GICA PARA ESTUDO DE MISTURAS ASF?LTICAS RECICLADAS NO CURSO T?CNICO EM ESTRADAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MELO NETO, OSIRES DE MEDEIROS
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2408
Resumo: A utiliza??o do Reclaimed Asphalt Pavement (RAP) na produ??o de misturas asf?lticas tem sido incentivada devido ? escassez de materiais virgens. Entretanto, o emprego de percentuais elevados de RAP (>30%) ? condicionado ? sua suscetibilidade a falhas sob baixas temperaturas e carga de fadiga. Neste sentido, a adi??o de agentes rejuvenescedores pode restaurar, parcial ou integralmente, as propriedades envelhecidas do ligante asf?ltico recuperado. Este estudo teve como objetivo apresentar uma proposta de interven??o pedag?gica com misturas asf?lticas recicladas modificadas com aditivo residual de ?leos vegetais para alunos do curso T?cnico em Estradas. O agente rejuvenescedor proposto foi a borra do ?leo vegetal, oriunda do processo de refinamento de ?leos vegetais. O ligante asf?ltico modificado por esse material dever? ser submetido a ensaios f?sicos e reol?gicos e, a partir dessa caracteriza??o, compor as misturas asf?lticas recicladas. Ensaios mec?nicos de resist?ncia ? tra??o, ? deforma??o permanente, ? suscetibilidade ? umidade, e ? rigidez ser?o realizados como par?metros de viabilidade t?cnica para as misturas. A realiza??o desse estudo em cursos T?cnicos em Estradas abrir? portas para a viv?ncia cient?fica e para an?lises de materiais empregados na pavimenta??o, possibilitando um leque de oportunidades na atua??o do futuro T?cnico em Estradas, empregando materiais alternativos sustent?veis.
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