A Inform?tica na Educa??o Profissional, como Instrumento de Inclus?o e Amplia??o dos Conhecimentos dos Educandos para Inser??o da L?ngua Brasileira de Sinais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3394 |
Resumo: | A sociedade contempor?nea est? em constante processo de modifica??o e evolu??o, desta maneira, partimos do pressuposto que a educa??o transforma a vida das pessoas e, os indiv?duos surdos, fazem parte dessa sociedade e estes est?o presentes nas escolas regulares do sistema educacional de ensino, desde o ensino infantil, passando pelo fundamental, m?dio at? chegar no n?vel superior. Desta maneira, se faz necess?rio o debate sobre a relev?ncia do ensino de Libras nas escolas, de maneira que possa trazer uma integra??o maior entre os alunos ouvintes e surdos, para que desta maneira, haja uma verdadeira consist?ncia desta inclus?o, de maneira que n?o s? os alunos surdos sintam este processo, mas tamb?m, os alunos ouvintes possam aprender que podem se comunicar com esses alunos. Desta forma, o presente artigo busca em seu objetivo geral, entender como o ensino da Linguagem Brasileira de Sinais ? LIBRAS, para alunos ouvintes, pode vir a se tornar uma ferramenta colaborativa para a promo??o de inclus?o escolar de alunos surdos em escolas regulares do ensino m?dio / t?cnico em inform?tica Cidad? na cidade de Itabaiana - PB. Desta maneira, foram tra?ados os seguintes objetivos espec?ficos: a) refletir acerca da inclus?o dos estudantes surdos nas escolas regulares; b) apresentar algumas maneiras de implementa??o do ensino de LIBRAS a alunos ouvintes; c) aumentar a intera??o entre alunos surdos e ouvintes, para que haja uma maior socializa??o no processo de ensino e aprendizagem; d) constru??o de atividades comum para todos alunos, por?m com a acessibilidade da LIBRAS. |
id |
IFPB_77ce311ab0002847430bfb4114587ff8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3394 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
SANTOS, JAELCIO SILVA DOS2023-12-13T18:30:23Z2023-12-13T18:30:23Z2023-11-14http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3394A sociedade contempor?nea est? em constante processo de modifica??o e evolu??o, desta maneira, partimos do pressuposto que a educa??o transforma a vida das pessoas e, os indiv?duos surdos, fazem parte dessa sociedade e estes est?o presentes nas escolas regulares do sistema educacional de ensino, desde o ensino infantil, passando pelo fundamental, m?dio at? chegar no n?vel superior. Desta maneira, se faz necess?rio o debate sobre a relev?ncia do ensino de Libras nas escolas, de maneira que possa trazer uma integra??o maior entre os alunos ouvintes e surdos, para que desta maneira, haja uma verdadeira consist?ncia desta inclus?o, de maneira que n?o s? os alunos surdos sintam este processo, mas tamb?m, os alunos ouvintes possam aprender que podem se comunicar com esses alunos. Desta forma, o presente artigo busca em seu objetivo geral, entender como o ensino da Linguagem Brasileira de Sinais ? LIBRAS, para alunos ouvintes, pode vir a se tornar uma ferramenta colaborativa para a promo??o de inclus?o escolar de alunos surdos em escolas regulares do ensino m?dio / t?cnico em inform?tica Cidad? na cidade de Itabaiana - PB. Desta maneira, foram tra?ados os seguintes objetivos espec?ficos: a) refletir acerca da inclus?o dos estudantes surdos nas escolas regulares; b) apresentar algumas maneiras de implementa??o do ensino de LIBRAS a alunos ouvintes; c) aumentar a intera??o entre alunos surdos e ouvintes, para que haja uma maior socializa??o no processo de ensino e aprendizagem; d) constru??o de atividades comum para todos alunos, por?m com a acessibilidade da LIBRAS.Submitted by Leonardo Ataide de Lima Sousa (leonardo.lima@ifpb.edu.br) on 2023-12-12T12:27:52Z No. of bitstreams: 1 JAELCIO SILVA DOS SANTOS.pdf: 616234 bytes, checksum: 63464bc74a174224d984a6825a432efe (MD5)Approved for entry into archive by Angela Caedoso (angelacardoso@ifpb.edu.br) on 2023-12-13T18:30:23Z (GMT) No. of bitstreams: 1 JAELCIO SILVA DOS SANTOS.pdf: 616234 bytes, checksum: 63464bc74a174224d984a6825a432efe (MD5)Made available in DSpace on 2023-12-13T18:30:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JAELCIO SILVA DOS SANTOS.pdf: 616234 bytes, checksum: 63464bc74a174224d984a6825a432efe (MD5) Previous issue date: 2023-11-14n?o h?LIBRASinclus?o escolarensino de LIBRASA Inform?tica na Educa??o Profissional, como Instrumento de Inclus?o e Amplia??o dos Conhecimentos dos Educandos para Inser??o da L?ngua Brasileira de Sinaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessMONOGRAFIA CIENT?FICAIFPBORIGINALJAELCIO SILVA DOS SANTOS.pdfJAELCIO SILVA DOS SANTOS.pdfapplication/pdf616234http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3394/1/JAELCIO+SILVA+DOS+SANTOS.pdf63464bc74a174224d984a6825a432efeMD51177683/33942023-12-13 15:30:23.035oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3394Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2023-12-13T18:30:23Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A Inform?tica na Educa??o Profissional, como Instrumento de Inclus?o e Amplia??o dos Conhecimentos dos Educandos para Inser??o da L?ngua Brasileira de Sinais |
title |
A Inform?tica na Educa??o Profissional, como Instrumento de Inclus?o e Amplia??o dos Conhecimentos dos Educandos para Inser??o da L?ngua Brasileira de Sinais |
spellingShingle |
A Inform?tica na Educa??o Profissional, como Instrumento de Inclus?o e Amplia??o dos Conhecimentos dos Educandos para Inser??o da L?ngua Brasileira de Sinais SANTOS, JAELCIO SILVA DOS LIBRAS inclus?o escolar ensino de LIBRAS |
title_short |
A Inform?tica na Educa??o Profissional, como Instrumento de Inclus?o e Amplia??o dos Conhecimentos dos Educandos para Inser??o da L?ngua Brasileira de Sinais |
title_full |
A Inform?tica na Educa??o Profissional, como Instrumento de Inclus?o e Amplia??o dos Conhecimentos dos Educandos para Inser??o da L?ngua Brasileira de Sinais |
title_fullStr |
A Inform?tica na Educa??o Profissional, como Instrumento de Inclus?o e Amplia??o dos Conhecimentos dos Educandos para Inser??o da L?ngua Brasileira de Sinais |
title_full_unstemmed |
A Inform?tica na Educa??o Profissional, como Instrumento de Inclus?o e Amplia??o dos Conhecimentos dos Educandos para Inser??o da L?ngua Brasileira de Sinais |
title_sort |
A Inform?tica na Educa??o Profissional, como Instrumento de Inclus?o e Amplia??o dos Conhecimentos dos Educandos para Inser??o da L?ngua Brasileira de Sinais |
author |
SANTOS, JAELCIO SILVA DOS |
author_facet |
SANTOS, JAELCIO SILVA DOS |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SANTOS, JAELCIO SILVA DOS |
dc.subject.por.fl_str_mv |
LIBRAS inclus?o escolar ensino de LIBRAS |
topic |
LIBRAS inclus?o escolar ensino de LIBRAS |
description |
A sociedade contempor?nea est? em constante processo de modifica??o e evolu??o, desta maneira, partimos do pressuposto que a educa??o transforma a vida das pessoas e, os indiv?duos surdos, fazem parte dessa sociedade e estes est?o presentes nas escolas regulares do sistema educacional de ensino, desde o ensino infantil, passando pelo fundamental, m?dio at? chegar no n?vel superior. Desta maneira, se faz necess?rio o debate sobre a relev?ncia do ensino de Libras nas escolas, de maneira que possa trazer uma integra??o maior entre os alunos ouvintes e surdos, para que desta maneira, haja uma verdadeira consist?ncia desta inclus?o, de maneira que n?o s? os alunos surdos sintam este processo, mas tamb?m, os alunos ouvintes possam aprender que podem se comunicar com esses alunos. Desta forma, o presente artigo busca em seu objetivo geral, entender como o ensino da Linguagem Brasileira de Sinais ? LIBRAS, para alunos ouvintes, pode vir a se tornar uma ferramenta colaborativa para a promo??o de inclus?o escolar de alunos surdos em escolas regulares do ensino m?dio / t?cnico em inform?tica Cidad? na cidade de Itabaiana - PB. Desta maneira, foram tra?ados os seguintes objetivos espec?ficos: a) refletir acerca da inclus?o dos estudantes surdos nas escolas regulares; b) apresentar algumas maneiras de implementa??o do ensino de LIBRAS a alunos ouvintes; c) aumentar a intera??o entre alunos surdos e ouvintes, para que haja uma maior socializa??o no processo de ensino e aprendizagem; d) constru??o de atividades comum para todos alunos, por?m com a acessibilidade da LIBRAS. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-12-13T18:30:23Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-12-13T18:30:23Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-11-14 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3394 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3394 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3394/1/JAELCIO+SILVA+DOS+SANTOS.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
63464bc74a174224d984a6825a432efe |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1801660452281778176 |