Biologia e m?sica: uma estrat?gia interdisciplinar para o ensino do bioma caatinga numa perspectiva da educa??o ambiental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3214 |
Resumo: | Quatro em cada dez jovens n?o sabem em que bioma brasileiro vivem. Desse modo, ? de extrema import?ncia conhecer o bioma em que se vive, para desenvolver conex?es com o territ?rio e entender os requisitos para a sua preserva??o. Dessa forma, a presente pesquisa teve por objetivo analisar a utiliza??o da m?sica como estrat?gia para o ensino do bioma Caatinga numa perspectiva da Educa??o Ambiental, a partir de uma concep??o interdisciplinar entre Biologia e Arte. O trabalho foi desenvolvido no Instituto Federal de Educa??o, Ci?ncia e Tecnologia da Para?ba, Campus Princesa Isabel-PB, tendo como p?blico alvo a turma do 1? ano do curso T?cnico em Meio Ambiente. Para tanto, foram selecionadas 16 m?sicas envolvendo o bioma Caatinga, com tem?ticas que abordam a biodiversidade, clima, e entre outros aspectos. O resultado aponta que muitos estudantes demonstraram um conhecimento superficial sobre o bioma Caatinga. A pesquisa tamb?m indicou que ao apresentar as m?sicas, ocorreu uma mudan?a de comportamento entre os alunos, os quais tornaram-se mais participativos e envolvidos com o tema. Portanto, abordar a Educa??o Ambiental partindo do conhecimento do territ?rio, neste caso, o bioma caatinga, provoca o fortalecimento da identifica??o entre os sujeitos e seus territ?rios, e torna o processo de EA mais efetivo. |
id |
IFPB_7a8d1a3c082ae6830983a1fec5d30edf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3214 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Lopes, Dion?sio dos Santos2023-09-18T15:39:48Z2023-09-18T15:39:48Z2023-09http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3214Quatro em cada dez jovens n?o sabem em que bioma brasileiro vivem. Desse modo, ? de extrema import?ncia conhecer o bioma em que se vive, para desenvolver conex?es com o territ?rio e entender os requisitos para a sua preserva??o. Dessa forma, a presente pesquisa teve por objetivo analisar a utiliza??o da m?sica como estrat?gia para o ensino do bioma Caatinga numa perspectiva da Educa??o Ambiental, a partir de uma concep??o interdisciplinar entre Biologia e Arte. O trabalho foi desenvolvido no Instituto Federal de Educa??o, Ci?ncia e Tecnologia da Para?ba, Campus Princesa Isabel-PB, tendo como p?blico alvo a turma do 1? ano do curso T?cnico em Meio Ambiente. Para tanto, foram selecionadas 16 m?sicas envolvendo o bioma Caatinga, com tem?ticas que abordam a biodiversidade, clima, e entre outros aspectos. O resultado aponta que muitos estudantes demonstraram um conhecimento superficial sobre o bioma Caatinga. A pesquisa tamb?m indicou que ao apresentar as m?sicas, ocorreu uma mudan?a de comportamento entre os alunos, os quais tornaram-se mais participativos e envolvidos com o tema. Portanto, abordar a Educa??o Ambiental partindo do conhecimento do territ?rio, neste caso, o bioma caatinga, provoca o fortalecimento da identifica??o entre os sujeitos e seus territ?rios, e torna o processo de EA mais efetivo.Submitted by Agnaldo Jesus (agnaldo.jesus@ifpb.edu.br) on 2023-09-18T15:39:48Z No. of bitstreams: 2 Dion?sio dos Santos Lopes.pdf: 659616 bytes, checksum: 1fccdb40119abd083ab2188abf5d3ae0 (MD5) Termo de autoriza??o de Dion?sio dos Santos Lopes.pdf: 444482 bytes, checksum: 562fb041ebc0d839c8484080dd6559f9 (MD5)Made available in DSpace on 2023-09-18T15:39:48Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dion?sio dos Santos Lopes.pdf: 659616 bytes, checksum: 1fccdb40119abd083ab2188abf5d3ae0 (MD5) Termo de autoriza??o de Dion?sio dos Santos Lopes.pdf: 444482 bytes, checksum: 562fb041ebc0d839c8484080dd6559f9 (MD5) Previous issue date: 2023-09BiologiaM?sicaArte - Educa??oBioma ? Caatinga.Biologia e m?sica: uma estrat?gia interdisciplinar para o ensino do bioma caatinga numa perspectiva da educa??o ambientalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCIFPBORIGINALDion?sio dos Santos Lopes.pdfDion?sio dos Santos Lopes.pdfapplication/pdf659616http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3214/1/Dion%C3%ADsio+dos+Santos+Lopes.pdf1fccdb40119abd083ab2188abf5d3ae0MD51Termo de autoriza??o de Dion?sio dos Santos Lopes.pdfTermo de autoriza??o de Dion?sio dos Santos Lopes.pdfapplication/pdf444482http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3214/2/Termo+de+autoriza%C3%A7%C3%A3o+de+Dion%C3%ADsio+dos+Santos+Lopes.pdf562fb041ebc0d839c8484080dd6559f9MD52177683/32142023-09-18 12:39:48.076oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3214Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2023-09-18T15:39:48Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Biologia e m?sica: uma estrat?gia interdisciplinar para o ensino do bioma caatinga numa perspectiva da educa??o ambiental |
title |
Biologia e m?sica: uma estrat?gia interdisciplinar para o ensino do bioma caatinga numa perspectiva da educa??o ambiental |
spellingShingle |
Biologia e m?sica: uma estrat?gia interdisciplinar para o ensino do bioma caatinga numa perspectiva da educa??o ambiental Lopes, Dion?sio dos Santos Biologia M?sica Arte - Educa??o Bioma ? Caatinga. |
title_short |
Biologia e m?sica: uma estrat?gia interdisciplinar para o ensino do bioma caatinga numa perspectiva da educa??o ambiental |
title_full |
Biologia e m?sica: uma estrat?gia interdisciplinar para o ensino do bioma caatinga numa perspectiva da educa??o ambiental |
title_fullStr |
Biologia e m?sica: uma estrat?gia interdisciplinar para o ensino do bioma caatinga numa perspectiva da educa??o ambiental |
title_full_unstemmed |
Biologia e m?sica: uma estrat?gia interdisciplinar para o ensino do bioma caatinga numa perspectiva da educa??o ambiental |
title_sort |
Biologia e m?sica: uma estrat?gia interdisciplinar para o ensino do bioma caatinga numa perspectiva da educa??o ambiental |
author |
Lopes, Dion?sio dos Santos |
author_facet |
Lopes, Dion?sio dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Dion?sio dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Biologia M?sica Arte - Educa??o Bioma ? Caatinga. |
topic |
Biologia M?sica Arte - Educa??o Bioma ? Caatinga. |
description |
Quatro em cada dez jovens n?o sabem em que bioma brasileiro vivem. Desse modo, ? de extrema import?ncia conhecer o bioma em que se vive, para desenvolver conex?es com o territ?rio e entender os requisitos para a sua preserva??o. Dessa forma, a presente pesquisa teve por objetivo analisar a utiliza??o da m?sica como estrat?gia para o ensino do bioma Caatinga numa perspectiva da Educa??o Ambiental, a partir de uma concep??o interdisciplinar entre Biologia e Arte. O trabalho foi desenvolvido no Instituto Federal de Educa??o, Ci?ncia e Tecnologia da Para?ba, Campus Princesa Isabel-PB, tendo como p?blico alvo a turma do 1? ano do curso T?cnico em Meio Ambiente. Para tanto, foram selecionadas 16 m?sicas envolvendo o bioma Caatinga, com tem?ticas que abordam a biodiversidade, clima, e entre outros aspectos. O resultado aponta que muitos estudantes demonstraram um conhecimento superficial sobre o bioma Caatinga. A pesquisa tamb?m indicou que ao apresentar as m?sicas, ocorreu uma mudan?a de comportamento entre os alunos, os quais tornaram-se mais participativos e envolvidos com o tema. Portanto, abordar a Educa??o Ambiental partindo do conhecimento do territ?rio, neste caso, o bioma caatinga, provoca o fortalecimento da identifica??o entre os sujeitos e seus territ?rios, e torna o processo de EA mais efetivo. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-09-18T15:39:48Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-09-18T15:39:48Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-09 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3214 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3214 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3214/1/Dion%C3%ADsio+dos+Santos+Lopes.pdf http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3214/2/Termo+de+autoriza%C3%A7%C3%A3o+de+Dion%C3%ADsio+dos+Santos+Lopes.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1fccdb40119abd083ab2188abf5d3ae0 562fb041ebc0d839c8484080dd6559f9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1801660451295068160 |