UMA AN?LISE ACERCA DAS CONTRIBUI??ES DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA O ENSINO DE L?NGUA INGLESA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3699 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo analisar o uso das Tecnologias Digitais da Informa??o e Comunica??o (TDIC) no processo de ensino e aprendizagem da l?ngua inglesa, a partir de um estudo de caso de algumas atividades produzidas, atrav?s dos recursos digitais, com alunos de uma turma de 6? ano do ensino fundamental ? anos finais, de uma escola privada na cidade de Guarabira-PB. Autores como Paiva (2001) e Leffa (2016) abordam quest?es referentes ao ensino de l?ngua inglesa enquanto Moran (2000), Xavier e Serafim (2020), e outros, estudam uso das tecnologias e ser?o abordados como embasamento te?rico deste trabalho. Essas atividades, realizadas no ambiente digital, foram desenvolvidas no aplicativo kahoot e nos sites padlet e wordwall com a inten??o de aumentar a participa??o dos alunos nas aulas de ingl?s. Al?m disso, atrav?s dessas tecnologias, os alunos podem praticar a l?ngua alvo, neste caso, a l?ngua inglesa, em ambientes fora da sala de aula e interagir, virtualmente, com os seus colegas. Essa intera??o tamb?m ? desenvolvida de forma presencial no espa?o da sala de aula, ao passo que os alunos compartilham informa??es e conhecimentos uns com os outros, o que contribui para a realiza??o de atividades de forma l?dica, estimulante e interativa e que se tornam interessantes para os alunos. Assim, atrav?s de uma pesquisa bibliogr?fica e explorat?ria, este trabalho prop?e uma reflex?o e discuss?o sobre a integra??o das TDIC no ambiente educacional e, especialmente, durante as aulas de l?ngua inglesa de forma a contribuir positivamente para melhorar o desempenho dos alunos e o desenvolvimento de suas habilidades, observando a participa??o ativa dos alunos bem como uma maior autonomia no processo de aprendizagem. |
id |
IFPB_85c832227f86ab4c1f53bc5e50384e7d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3699 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
OLIVEIRA, Josiane Fernandes de2024-04-09T17:41:52Z2024-04-09T17:41:52Z2023-11-30http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3699Este artigo tem como objetivo analisar o uso das Tecnologias Digitais da Informa??o e Comunica??o (TDIC) no processo de ensino e aprendizagem da l?ngua inglesa, a partir de um estudo de caso de algumas atividades produzidas, atrav?s dos recursos digitais, com alunos de uma turma de 6? ano do ensino fundamental ? anos finais, de uma escola privada na cidade de Guarabira-PB. Autores como Paiva (2001) e Leffa (2016) abordam quest?es referentes ao ensino de l?ngua inglesa enquanto Moran (2000), Xavier e Serafim (2020), e outros, estudam uso das tecnologias e ser?o abordados como embasamento te?rico deste trabalho. Essas atividades, realizadas no ambiente digital, foram desenvolvidas no aplicativo kahoot e nos sites padlet e wordwall com a inten??o de aumentar a participa??o dos alunos nas aulas de ingl?s. Al?m disso, atrav?s dessas tecnologias, os alunos podem praticar a l?ngua alvo, neste caso, a l?ngua inglesa, em ambientes fora da sala de aula e interagir, virtualmente, com os seus colegas. Essa intera??o tamb?m ? desenvolvida de forma presencial no espa?o da sala de aula, ao passo que os alunos compartilham informa??es e conhecimentos uns com os outros, o que contribui para a realiza??o de atividades de forma l?dica, estimulante e interativa e que se tornam interessantes para os alunos. Assim, atrav?s de uma pesquisa bibliogr?fica e explorat?ria, este trabalho prop?e uma reflex?o e discuss?o sobre a integra??o das TDIC no ambiente educacional e, especialmente, durante as aulas de l?ngua inglesa de forma a contribuir positivamente para melhorar o desempenho dos alunos e o desenvolvimento de suas habilidades, observando a participa??o ativa dos alunos bem como uma maior autonomia no processo de aprendizagem.Submitted by castedo tatiana (tatiana.castedo@ifpb.edu.br) on 2024-03-22T21:33:04Z No. of bitstreams: 1 TCC JOSIANE FERNANDES DE OLIVEIRA.pdf: 714880 bytes, checksum: b2be8ff6a4ecbee29d2ca1c34c38d2b1 (MD5)Rejected by Angela Caedoso (angelacardoso@ifpb.edu.br), reason: Boa tarde! Recuso esse documento e informo sobre o preenchimento campos: No referente a data do documento: deve ser registrada a data de defesa conforme folha de aprova??o e n?o h? data na folha de aprova??o; No referente ? categoria: deve ser registrado "monografia de especializa??o", acompanhando a designa??o do termo de autoriza??o de postagem que cada pesquisador preenche; A crit?rio: Melhor n?o escrever os nomes dos (as) autores todo em mai?sculas, j? que por norma apenas a inicial ? em mai?scula. Ap?s ajuste o documento pode ser submetido novamente. Atenciosamente. on 2024-03-27T20:49:41Z (GMT)Submitted by castedo tatiana (tatiana.castedo@ifpb.edu.br) on 2024-04-09T15:11:30Z No. of bitstreams: 1 TCC JOSIANE FERNANDES DE OLIVEIRA.pdf: 714880 bytes, checksum: b2be8ff6a4ecbee29d2ca1c34c38d2b1 (MD5)Approved for entry into archive by Angela Caedoso (angelacardoso@ifpb.edu.br) on 2024-04-09T17:41:52Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC JOSIANE FERNANDES DE OLIVEIRA.pdf: 714880 bytes, checksum: b2be8ff6a4ecbee29d2ca1c34c38d2b1 (MD5)Made available in DSpace on 2024-04-09T17:41:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC JOSIANE FERNANDES DE OLIVEIRA.pdf: 714880 bytes, checksum: b2be8ff6a4ecbee29d2ca1c34c38d2b1 (MD5) Previous issue date: 2023-11-30ensino;l?ngua inglesa;recursos digitais;tecnologias digitais da informa??o e comunica??o.UMA AN?LISE ACERCA DAS CONTRIBUI??ES DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA O ENSINO DE L?NGUA INGLESAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessMonografia de Especializa??oIFPBORIGINALTCC JOSIANE FERNANDES DE OLIVEIRA.pdfTCC JOSIANE FERNANDES DE OLIVEIRA.pdfapplication/pdf714880http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3699/1/TCC+JOSIANE+FERNANDES+DE+OLIVEIRA.pdfb2be8ff6a4ecbee29d2ca1c34c38d2b1MD51177683/36992024-04-09 14:41:52.959oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3699Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2024-04-09T17:41:52Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
UMA AN?LISE ACERCA DAS CONTRIBUI??ES DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA O ENSINO DE L?NGUA INGLESA |
title |
UMA AN?LISE ACERCA DAS CONTRIBUI??ES DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA O ENSINO DE L?NGUA INGLESA |
spellingShingle |
UMA AN?LISE ACERCA DAS CONTRIBUI??ES DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA O ENSINO DE L?NGUA INGLESA OLIVEIRA, Josiane Fernandes de ensino; l?ngua inglesa; recursos digitais; tecnologias digitais da informa??o e comunica??o. |
title_short |
UMA AN?LISE ACERCA DAS CONTRIBUI??ES DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA O ENSINO DE L?NGUA INGLESA |
title_full |
UMA AN?LISE ACERCA DAS CONTRIBUI??ES DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA O ENSINO DE L?NGUA INGLESA |
title_fullStr |
UMA AN?LISE ACERCA DAS CONTRIBUI??ES DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA O ENSINO DE L?NGUA INGLESA |
title_full_unstemmed |
UMA AN?LISE ACERCA DAS CONTRIBUI??ES DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA O ENSINO DE L?NGUA INGLESA |
title_sort |
UMA AN?LISE ACERCA DAS CONTRIBUI??ES DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA O ENSINO DE L?NGUA INGLESA |
author |
OLIVEIRA, Josiane Fernandes de |
author_facet |
OLIVEIRA, Josiane Fernandes de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Josiane Fernandes de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ensino; l?ngua inglesa; recursos digitais; tecnologias digitais da informa??o e comunica??o. |
topic |
ensino; l?ngua inglesa; recursos digitais; tecnologias digitais da informa??o e comunica??o. |
description |
Este artigo tem como objetivo analisar o uso das Tecnologias Digitais da Informa??o e Comunica??o (TDIC) no processo de ensino e aprendizagem da l?ngua inglesa, a partir de um estudo de caso de algumas atividades produzidas, atrav?s dos recursos digitais, com alunos de uma turma de 6? ano do ensino fundamental ? anos finais, de uma escola privada na cidade de Guarabira-PB. Autores como Paiva (2001) e Leffa (2016) abordam quest?es referentes ao ensino de l?ngua inglesa enquanto Moran (2000), Xavier e Serafim (2020), e outros, estudam uso das tecnologias e ser?o abordados como embasamento te?rico deste trabalho. Essas atividades, realizadas no ambiente digital, foram desenvolvidas no aplicativo kahoot e nos sites padlet e wordwall com a inten??o de aumentar a participa??o dos alunos nas aulas de ingl?s. Al?m disso, atrav?s dessas tecnologias, os alunos podem praticar a l?ngua alvo, neste caso, a l?ngua inglesa, em ambientes fora da sala de aula e interagir, virtualmente, com os seus colegas. Essa intera??o tamb?m ? desenvolvida de forma presencial no espa?o da sala de aula, ao passo que os alunos compartilham informa??es e conhecimentos uns com os outros, o que contribui para a realiza??o de atividades de forma l?dica, estimulante e interativa e que se tornam interessantes para os alunos. Assim, atrav?s de uma pesquisa bibliogr?fica e explorat?ria, este trabalho prop?e uma reflex?o e discuss?o sobre a integra??o das TDIC no ambiente educacional e, especialmente, durante as aulas de l?ngua inglesa de forma a contribuir positivamente para melhorar o desempenho dos alunos e o desenvolvimento de suas habilidades, observando a participa??o ativa dos alunos bem como uma maior autonomia no processo de aprendizagem. |
publishDate |
2023 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-11-30 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-04-09T17:41:52Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2024-04-09T17:41:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3699 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3699 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3699/1/TCC+JOSIANE+FERNANDES+DE+OLIVEIRA.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b2be8ff6a4ecbee29d2ca1c34c38d2b1 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1801660454170263552 |