ENSINO H?BRIDO E METODOLOGIAS ATIVAS NA EPT: UMA PROPOSTA DE INTERVEN??O PEDAG?GICA COM ESTUDANTES DO ENSINO M?DIO DO IFPB
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2459 |
Resumo: | Os cen?rios presentes no ?mbito da educa??o est?o em constante modifica??o e moderniza??o. Com o advento da EaD, das aulas semipresenciais e do infort?nio da pandemia de COVID19, TDICs tiveram o seu processo de apreens?o, que j? existia, acelerado. Hoje, ? dif?cil pensar num processo educativo amplo que n?o congregue estas ferramentas e seus recursos como suporte para transformar processos de ensino-aprendizagem tradicionais e antiquado em fazeres inovadores e adequados ao seu tempo, ? variedade de tipos de aprendizado e de rotinas sociais dos estudantes. As metodologias ativas e o ensino h?brido, al?m de t?cnicas como a rota??o por esta??es e a aprendizagem por pares, s?o trunfos para dinamizar as aulas, engajar os estudantes e pensar o ensino como algo que precisa acompanhar rotinas e aprendizados peculiares, compartilhando a responsabilidade pela constru??o do conhecimento e estimulando a autonomia do aprendiz. Este trabalho objetiva apresentar uma proposta de interven??o pedag?gica a partir da explora??o conceitual dos elementos que comp?em o ensino h?brido e as metodologias ativas. Para isto, a metodologia aplicada ? qualitativa, explorat?ria e bibliogr?fica, fazendo uso do modelo de ensino h?brido sustentado de rota??o entre esta??es. Enquanto proposta de interven??o pedag?gica ainda n?o implementada, cabe a este estudo almejar resultados pr?ticos de efic?cia no aprendizado das ferramentas de trabalho colaborativo na nuvem e de constru??o de compet?ncias digitais e anal?ticas na consulta de pe?as e artefatos jur?dicos em sites jur?dicos relevantes para a ?rea de forma??o em tela. |
id |
IFPB_8a45ace82e9613da18f9818170541de1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2459 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Lima, Bruna Alice Taveira de2022-09-23T15:56:37Z2022-09-23T15:56:37Z2022-05-05http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2459Os cen?rios presentes no ?mbito da educa??o est?o em constante modifica??o e moderniza??o. Com o advento da EaD, das aulas semipresenciais e do infort?nio da pandemia de COVID19, TDICs tiveram o seu processo de apreens?o, que j? existia, acelerado. Hoje, ? dif?cil pensar num processo educativo amplo que n?o congregue estas ferramentas e seus recursos como suporte para transformar processos de ensino-aprendizagem tradicionais e antiquado em fazeres inovadores e adequados ao seu tempo, ? variedade de tipos de aprendizado e de rotinas sociais dos estudantes. As metodologias ativas e o ensino h?brido, al?m de t?cnicas como a rota??o por esta??es e a aprendizagem por pares, s?o trunfos para dinamizar as aulas, engajar os estudantes e pensar o ensino como algo que precisa acompanhar rotinas e aprendizados peculiares, compartilhando a responsabilidade pela constru??o do conhecimento e estimulando a autonomia do aprendiz. Este trabalho objetiva apresentar uma proposta de interven??o pedag?gica a partir da explora??o conceitual dos elementos que comp?em o ensino h?brido e as metodologias ativas. Para isto, a metodologia aplicada ? qualitativa, explorat?ria e bibliogr?fica, fazendo uso do modelo de ensino h?brido sustentado de rota??o entre esta??es. Enquanto proposta de interven??o pedag?gica ainda n?o implementada, cabe a este estudo almejar resultados pr?ticos de efic?cia no aprendizado das ferramentas de trabalho colaborativo na nuvem e de constru??o de compet?ncias digitais e anal?ticas na consulta de pe?as e artefatos jur?dicos em sites jur?dicos relevantes para a ?rea de forma??o em tela.Submitted by Leonardo Ataide de Lima Sousa (leonardo.lima@ifpb.edu.br) on 2022-09-19T13:35:14Z No. of bitstreams: 2 RI Bruna Alice.pdf: 110034 bytes, checksum: 2cb598a5205a0d1da2dc3e97c3c07f79 (MD5) TCC Bruna Alice.pdf: 283638 bytes, checksum: 7ab0cde4daefbd9e969a051e1da68c17 (MD5)Rejected by Klecius Lima (klecius.lima@ifpb.edu.br), reason: Favor atualizar a data do Documento, a data deve ser a da aprova??o do trabalho (folha de aprova??o) on 2022-09-23T13:01:16Z (GMT)Submitted by Leonardo Ataide de Lima Sousa (leonardo.lima@ifpb.edu.br) on 2022-09-23T13:14:41Z No. of bitstreams: 2 RI Bruna Alice.pdf: 110034 bytes, checksum: 2cb598a5205a0d1da2dc3e97c3c07f79 (MD5) TCC Bruna Alice.pdf: 283638 bytes, checksum: 7ab0cde4daefbd9e969a051e1da68c17 (MD5)Approved for entry into archive by Klecius Lima (klecius.lima@ifpb.edu.br) on 2022-09-23T15:56:37Z (GMT) No. of bitstreams: 2 RI Bruna Alice.pdf: 110034 bytes, checksum: 2cb598a5205a0d1da2dc3e97c3c07f79 (MD5) TCC Bruna Alice.pdf: 283638 bytes, checksum: 7ab0cde4daefbd9e969a051e1da68c17 (MD5)Made available in DSpace on 2022-09-23T15:56:37Z (GMT). No. of bitstreams: 2 RI Bruna Alice.pdf: 110034 bytes, checksum: 2cb598a5205a0d1da2dc3e97c3c07f79 (MD5) TCC Bruna Alice.pdf: 283638 bytes, checksum: 7ab0cde4daefbd9e969a051e1da68c17 (MD5) Previous issue date: 2022-05-05n?o h?ensino h?brido; metodologias ativas; rota??o por esta??esENSINO H?BRIDO E METODOLOGIAS ATIVAS NA EPT: UMA PROPOSTA DE INTERVEN??O PEDAG?GICA COM ESTUDANTES DO ENSINO M?DIO DO IFPBinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTrabalho Cient?ficoIFPBORIGINALTCC Bruna Alice.pdfTCC Bruna Alice.pdfapplication/pdf283638http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2459/2/TCC+Bruna+Alice.pdf7ab0cde4daefbd9e969a051e1da68c17MD52RI Bruna Alice.pdfRI Bruna Alice.pdfapplication/pdf110034http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2459/1/RI+Bruna+Alice.pdf2cb598a5205a0d1da2dc3e97c3c07f79MD51177683/24592023-04-18 13:50:56.425oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2459Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2023-04-18T16:50:56Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
ENSINO H?BRIDO E METODOLOGIAS ATIVAS NA EPT: UMA PROPOSTA DE INTERVEN??O PEDAG?GICA COM ESTUDANTES DO ENSINO M?DIO DO IFPB |
title |
ENSINO H?BRIDO E METODOLOGIAS ATIVAS NA EPT: UMA PROPOSTA DE INTERVEN??O PEDAG?GICA COM ESTUDANTES DO ENSINO M?DIO DO IFPB |
spellingShingle |
ENSINO H?BRIDO E METODOLOGIAS ATIVAS NA EPT: UMA PROPOSTA DE INTERVEN??O PEDAG?GICA COM ESTUDANTES DO ENSINO M?DIO DO IFPB Lima, Bruna Alice Taveira de ensino h?brido; metodologias ativas; rota??o por esta??es |
title_short |
ENSINO H?BRIDO E METODOLOGIAS ATIVAS NA EPT: UMA PROPOSTA DE INTERVEN??O PEDAG?GICA COM ESTUDANTES DO ENSINO M?DIO DO IFPB |
title_full |
ENSINO H?BRIDO E METODOLOGIAS ATIVAS NA EPT: UMA PROPOSTA DE INTERVEN??O PEDAG?GICA COM ESTUDANTES DO ENSINO M?DIO DO IFPB |
title_fullStr |
ENSINO H?BRIDO E METODOLOGIAS ATIVAS NA EPT: UMA PROPOSTA DE INTERVEN??O PEDAG?GICA COM ESTUDANTES DO ENSINO M?DIO DO IFPB |
title_full_unstemmed |
ENSINO H?BRIDO E METODOLOGIAS ATIVAS NA EPT: UMA PROPOSTA DE INTERVEN??O PEDAG?GICA COM ESTUDANTES DO ENSINO M?DIO DO IFPB |
title_sort |
ENSINO H?BRIDO E METODOLOGIAS ATIVAS NA EPT: UMA PROPOSTA DE INTERVEN??O PEDAG?GICA COM ESTUDANTES DO ENSINO M?DIO DO IFPB |
author |
Lima, Bruna Alice Taveira de |
author_facet |
Lima, Bruna Alice Taveira de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Bruna Alice Taveira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ensino h?brido; metodologias ativas; rota??o por esta??es |
topic |
ensino h?brido; metodologias ativas; rota??o por esta??es |
description |
Os cen?rios presentes no ?mbito da educa??o est?o em constante modifica??o e moderniza??o. Com o advento da EaD, das aulas semipresenciais e do infort?nio da pandemia de COVID19, TDICs tiveram o seu processo de apreens?o, que j? existia, acelerado. Hoje, ? dif?cil pensar num processo educativo amplo que n?o congregue estas ferramentas e seus recursos como suporte para transformar processos de ensino-aprendizagem tradicionais e antiquado em fazeres inovadores e adequados ao seu tempo, ? variedade de tipos de aprendizado e de rotinas sociais dos estudantes. As metodologias ativas e o ensino h?brido, al?m de t?cnicas como a rota??o por esta??es e a aprendizagem por pares, s?o trunfos para dinamizar as aulas, engajar os estudantes e pensar o ensino como algo que precisa acompanhar rotinas e aprendizados peculiares, compartilhando a responsabilidade pela constru??o do conhecimento e estimulando a autonomia do aprendiz. Este trabalho objetiva apresentar uma proposta de interven??o pedag?gica a partir da explora??o conceitual dos elementos que comp?em o ensino h?brido e as metodologias ativas. Para isto, a metodologia aplicada ? qualitativa, explorat?ria e bibliogr?fica, fazendo uso do modelo de ensino h?brido sustentado de rota??o entre esta??es. Enquanto proposta de interven??o pedag?gica ainda n?o implementada, cabe a este estudo almejar resultados pr?ticos de efic?cia no aprendizado das ferramentas de trabalho colaborativo na nuvem e de constru??o de compet?ncias digitais e anal?ticas na consulta de pe?as e artefatos jur?dicos em sites jur?dicos relevantes para a ?rea de forma??o em tela. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-09-23T15:56:37Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-09-23T15:56:37Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-05-05 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2459 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2459 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2459/2/TCC+Bruna+Alice.pdf http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2459/1/RI+Bruna+Alice.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7ab0cde4daefbd9e969a051e1da68c17 2cb598a5205a0d1da2dc3e97c3c07f79 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1801660444989980672 |