ENSINO H?BRIDO E METODOLOGIAS ATIVAS NA EPT: UMA PROPOSTA DE INTERVEN??O PEDAG?GICA COM ESTUDANTES DO ENSINO M?DIO DO IFPB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Bruna Alice Taveira de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2459
Resumo: Os cen?rios presentes no ?mbito da educa??o est?o em constante modifica??o e moderniza??o. Com o advento da EaD, das aulas semipresenciais e do infort?nio da pandemia de COVID19, TDICs tiveram o seu processo de apreens?o, que j? existia, acelerado. Hoje, ? dif?cil pensar num processo educativo amplo que n?o congregue estas ferramentas e seus recursos como suporte para transformar processos de ensino-aprendizagem tradicionais e antiquado em fazeres inovadores e adequados ao seu tempo, ? variedade de tipos de aprendizado e de rotinas sociais dos estudantes. As metodologias ativas e o ensino h?brido, al?m de t?cnicas como a rota??o por esta??es e a aprendizagem por pares, s?o trunfos para dinamizar as aulas, engajar os estudantes e pensar o ensino como algo que precisa acompanhar rotinas e aprendizados peculiares, compartilhando a responsabilidade pela constru??o do conhecimento e estimulando a autonomia do aprendiz. Este trabalho objetiva apresentar uma proposta de interven??o pedag?gica a partir da explora??o conceitual dos elementos que comp?em o ensino h?brido e as metodologias ativas. Para isto, a metodologia aplicada ? qualitativa, explorat?ria e bibliogr?fica, fazendo uso do modelo de ensino h?brido sustentado de rota??o entre esta??es. Enquanto proposta de interven??o pedag?gica ainda n?o implementada, cabe a este estudo almejar resultados pr?ticos de efic?cia no aprendizado das ferramentas de trabalho colaborativo na nuvem e de constru??o de compet?ncias digitais e anal?ticas na consulta de pe?as e artefatos jur?dicos em sites jur?dicos relevantes para a ?rea de forma??o em tela.
id IFPB_8a45ace82e9613da18f9818170541de1
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2459
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling Lima, Bruna Alice Taveira de2022-09-23T15:56:37Z2022-09-23T15:56:37Z2022-05-05http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2459Os cen?rios presentes no ?mbito da educa??o est?o em constante modifica??o e moderniza??o. Com o advento da EaD, das aulas semipresenciais e do infort?nio da pandemia de COVID19, TDICs tiveram o seu processo de apreens?o, que j? existia, acelerado. Hoje, ? dif?cil pensar num processo educativo amplo que n?o congregue estas ferramentas e seus recursos como suporte para transformar processos de ensino-aprendizagem tradicionais e antiquado em fazeres inovadores e adequados ao seu tempo, ? variedade de tipos de aprendizado e de rotinas sociais dos estudantes. As metodologias ativas e o ensino h?brido, al?m de t?cnicas como a rota??o por esta??es e a aprendizagem por pares, s?o trunfos para dinamizar as aulas, engajar os estudantes e pensar o ensino como algo que precisa acompanhar rotinas e aprendizados peculiares, compartilhando a responsabilidade pela constru??o do conhecimento e estimulando a autonomia do aprendiz. Este trabalho objetiva apresentar uma proposta de interven??o pedag?gica a partir da explora??o conceitual dos elementos que comp?em o ensino h?brido e as metodologias ativas. Para isto, a metodologia aplicada ? qualitativa, explorat?ria e bibliogr?fica, fazendo uso do modelo de ensino h?brido sustentado de rota??o entre esta??es. Enquanto proposta de interven??o pedag?gica ainda n?o implementada, cabe a este estudo almejar resultados pr?ticos de efic?cia no aprendizado das ferramentas de trabalho colaborativo na nuvem e de constru??o de compet?ncias digitais e anal?ticas na consulta de pe?as e artefatos jur?dicos em sites jur?dicos relevantes para a ?rea de forma??o em tela.Submitted by Leonardo Ataide de Lima Sousa (leonardo.lima@ifpb.edu.br) on 2022-09-19T13:35:14Z No. of bitstreams: 2 RI Bruna Alice.pdf: 110034 bytes, checksum: 2cb598a5205a0d1da2dc3e97c3c07f79 (MD5) TCC Bruna Alice.pdf: 283638 bytes, checksum: 7ab0cde4daefbd9e969a051e1da68c17 (MD5)Rejected by Klecius Lima (klecius.lima@ifpb.edu.br), reason: Favor atualizar a data do Documento, a data deve ser a da aprova??o do trabalho (folha de aprova??o) on 2022-09-23T13:01:16Z (GMT)Submitted by Leonardo Ataide de Lima Sousa (leonardo.lima@ifpb.edu.br) on 2022-09-23T13:14:41Z No. of bitstreams: 2 RI Bruna Alice.pdf: 110034 bytes, checksum: 2cb598a5205a0d1da2dc3e97c3c07f79 (MD5) TCC Bruna Alice.pdf: 283638 bytes, checksum: 7ab0cde4daefbd9e969a051e1da68c17 (MD5)Approved for entry into archive by Klecius Lima (klecius.lima@ifpb.edu.br) on 2022-09-23T15:56:37Z (GMT) No. of bitstreams: 2 RI Bruna Alice.pdf: 110034 bytes, checksum: 2cb598a5205a0d1da2dc3e97c3c07f79 (MD5) TCC Bruna Alice.pdf: 283638 bytes, checksum: 7ab0cde4daefbd9e969a051e1da68c17 (MD5)Made available in DSpace on 2022-09-23T15:56:37Z (GMT). No. of bitstreams: 2 RI Bruna Alice.pdf: 110034 bytes, checksum: 2cb598a5205a0d1da2dc3e97c3c07f79 (MD5) TCC Bruna Alice.pdf: 283638 bytes, checksum: 7ab0cde4daefbd9e969a051e1da68c17 (MD5) Previous issue date: 2022-05-05n?o h?ensino h?brido; metodologias ativas; rota??o por esta??esENSINO H?BRIDO E METODOLOGIAS ATIVAS NA EPT: UMA PROPOSTA DE INTERVEN??O PEDAG?GICA COM ESTUDANTES DO ENSINO M?DIO DO IFPBinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTrabalho Cient?ficoIFPBORIGINALTCC Bruna Alice.pdfTCC Bruna Alice.pdfapplication/pdf283638http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2459/2/TCC+Bruna+Alice.pdf7ab0cde4daefbd9e969a051e1da68c17MD52RI Bruna Alice.pdfRI Bruna Alice.pdfapplication/pdf110034http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2459/1/RI+Bruna+Alice.pdf2cb598a5205a0d1da2dc3e97c3c07f79MD51177683/24592023-04-18 13:50:56.425oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2459Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2023-04-18T16:50:56Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv ENSINO H?BRIDO E METODOLOGIAS ATIVAS NA EPT: UMA PROPOSTA DE INTERVEN??O PEDAG?GICA COM ESTUDANTES DO ENSINO M?DIO DO IFPB
title ENSINO H?BRIDO E METODOLOGIAS ATIVAS NA EPT: UMA PROPOSTA DE INTERVEN??O PEDAG?GICA COM ESTUDANTES DO ENSINO M?DIO DO IFPB
spellingShingle ENSINO H?BRIDO E METODOLOGIAS ATIVAS NA EPT: UMA PROPOSTA DE INTERVEN??O PEDAG?GICA COM ESTUDANTES DO ENSINO M?DIO DO IFPB
Lima, Bruna Alice Taveira de
ensino h?brido; metodologias ativas; rota??o por esta??es
title_short ENSINO H?BRIDO E METODOLOGIAS ATIVAS NA EPT: UMA PROPOSTA DE INTERVEN??O PEDAG?GICA COM ESTUDANTES DO ENSINO M?DIO DO IFPB
title_full ENSINO H?BRIDO E METODOLOGIAS ATIVAS NA EPT: UMA PROPOSTA DE INTERVEN??O PEDAG?GICA COM ESTUDANTES DO ENSINO M?DIO DO IFPB
title_fullStr ENSINO H?BRIDO E METODOLOGIAS ATIVAS NA EPT: UMA PROPOSTA DE INTERVEN??O PEDAG?GICA COM ESTUDANTES DO ENSINO M?DIO DO IFPB
title_full_unstemmed ENSINO H?BRIDO E METODOLOGIAS ATIVAS NA EPT: UMA PROPOSTA DE INTERVEN??O PEDAG?GICA COM ESTUDANTES DO ENSINO M?DIO DO IFPB
title_sort ENSINO H?BRIDO E METODOLOGIAS ATIVAS NA EPT: UMA PROPOSTA DE INTERVEN??O PEDAG?GICA COM ESTUDANTES DO ENSINO M?DIO DO IFPB
author Lima, Bruna Alice Taveira de
author_facet Lima, Bruna Alice Taveira de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Bruna Alice Taveira de
dc.subject.por.fl_str_mv ensino h?brido; metodologias ativas; rota??o por esta??es
topic ensino h?brido; metodologias ativas; rota??o por esta??es
description Os cen?rios presentes no ?mbito da educa??o est?o em constante modifica??o e moderniza??o. Com o advento da EaD, das aulas semipresenciais e do infort?nio da pandemia de COVID19, TDICs tiveram o seu processo de apreens?o, que j? existia, acelerado. Hoje, ? dif?cil pensar num processo educativo amplo que n?o congregue estas ferramentas e seus recursos como suporte para transformar processos de ensino-aprendizagem tradicionais e antiquado em fazeres inovadores e adequados ao seu tempo, ? variedade de tipos de aprendizado e de rotinas sociais dos estudantes. As metodologias ativas e o ensino h?brido, al?m de t?cnicas como a rota??o por esta??es e a aprendizagem por pares, s?o trunfos para dinamizar as aulas, engajar os estudantes e pensar o ensino como algo que precisa acompanhar rotinas e aprendizados peculiares, compartilhando a responsabilidade pela constru??o do conhecimento e estimulando a autonomia do aprendiz. Este trabalho objetiva apresentar uma proposta de interven??o pedag?gica a partir da explora??o conceitual dos elementos que comp?em o ensino h?brido e as metodologias ativas. Para isto, a metodologia aplicada ? qualitativa, explorat?ria e bibliogr?fica, fazendo uso do modelo de ensino h?brido sustentado de rota??o entre esta??es. Enquanto proposta de interven??o pedag?gica ainda n?o implementada, cabe a este estudo almejar resultados pr?ticos de efic?cia no aprendizado das ferramentas de trabalho colaborativo na nuvem e de constru??o de compet?ncias digitais e anal?ticas na consulta de pe?as e artefatos jur?dicos em sites jur?dicos relevantes para a ?rea de forma??o em tela.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-09-23T15:56:37Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-09-23T15:56:37Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-05-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2459
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2459
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2459/2/TCC+Bruna+Alice.pdf
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2459/1/RI+Bruna+Alice.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 7ab0cde4daefbd9e969a051e1da68c17
2cb598a5205a0d1da2dc3e97c3c07f79
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801660444989980672