An?lise da compreens?o de licenciandos em matem?tica sobre a rela??o parte-todo dos n?meros racionais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2054 |
Resumo: | O presente trabalho trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa com o objetivo de analisar a compreens?o de licenciandos em matem?tica sobre a rela??o parte-todo dos n?meros racionais. Para este fim, tomamos como refer?ncia a Teoria dos Registros de Representa??es Semi?ticas - TRRS de Raymond Duval, o estudo de Silva (2018) desenvolvido no seu doutoramento e a pesquisa de Silva e C?mara dos Santos (2020), que estabeleceu graus de n?o congru?ncia sem?ntica nas convers?es entre os registros geom?trico bidimensional e num?rico fracion?rio dos n?meros racionais. A pesquisa aqui realizada, teve como instrumento de pesquisa um question?rio composto por 12 quest?es de forma objetiva, envolvendo as convers?es entre o registro geom?trico bidimensional e o simb?lico fracion?rio, retirado de Silva (2018). Participaram desta pesquisa 103 licenciandos em matem?tica do IFPB campus Cajazeiras. Conclu?mos que um grande n?mero de licenciandos demostraram dificuldades de compreens?o dos elementos semiocognitivos envolvidos nesses tipos de convers?es. Pudemos verificar, que entre todos os seis graus de n?o congru?ncia sem?ntica, o procedimento da dupla contagem esteve bastante presente, com desprezo das formas e ?reas das subfiguras da figura geom?trica inicial ao ser estabelecida a rela??o parte-todo e realizada a convers?o para o registro simb?lico fracion?rio. Al?m disso os procedimentos todo-parte e parte- parte foram muito utilizados nas estrat?gias de resolu??o das quest?es. |
id |
IFPB_8f996cd48e15d386208a831bea8765b3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2054 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
OLIVEIRA, Flaviano Abreu de2022-05-20T14:03:34Z2022-05-20T14:03:34Z2022-04-28http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2054O presente trabalho trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa com o objetivo de analisar a compreens?o de licenciandos em matem?tica sobre a rela??o parte-todo dos n?meros racionais. Para este fim, tomamos como refer?ncia a Teoria dos Registros de Representa??es Semi?ticas - TRRS de Raymond Duval, o estudo de Silva (2018) desenvolvido no seu doutoramento e a pesquisa de Silva e C?mara dos Santos (2020), que estabeleceu graus de n?o congru?ncia sem?ntica nas convers?es entre os registros geom?trico bidimensional e num?rico fracion?rio dos n?meros racionais. A pesquisa aqui realizada, teve como instrumento de pesquisa um question?rio composto por 12 quest?es de forma objetiva, envolvendo as convers?es entre o registro geom?trico bidimensional e o simb?lico fracion?rio, retirado de Silva (2018). Participaram desta pesquisa 103 licenciandos em matem?tica do IFPB campus Cajazeiras. Conclu?mos que um grande n?mero de licenciandos demostraram dificuldades de compreens?o dos elementos semiocognitivos envolvidos nesses tipos de convers?es. Pudemos verificar, que entre todos os seis graus de n?o congru?ncia sem?ntica, o procedimento da dupla contagem esteve bastante presente, com desprezo das formas e ?reas das subfiguras da figura geom?trica inicial ao ser estabelecida a rela??o parte-todo e realizada a convers?o para o registro simb?lico fracion?rio. Al?m disso os procedimentos todo-parte e parte- parte foram muito utilizados nas estrat?gias de resolu??o das quest?es.Submitted by Francisco Vidal (francisco.vidal@ifpb.edu.br) on 2022-05-19T18:14:13Z No. of bitstreams: 1 TCC FLAVIANO ABREU DE OLIVEIRA.pdf: 2813389 bytes, checksum: ef7e2d1cbc5137a6c99c6df4f3adbda9 (MD5)Approved for entry into archive by Thiago Oliveira (thiago.oliveira@ifpb.edu.br) on 2022-05-20T14:03:34Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC FLAVIANO ABREU DE OLIVEIRA.pdf: 2813389 bytes, checksum: ef7e2d1cbc5137a6c99c6df4f3adbda9 (MD5)Made available in DSpace on 2022-05-20T14:03:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC FLAVIANO ABREU DE OLIVEIRA.pdf: 2813389 bytes, checksum: ef7e2d1cbc5137a6c99c6df4f3adbda9 (MD5) Previous issue date: 2022-04-28N?meros racionaisAprendizadoPesquisaPesquisa porta a portaAn?lise da compreens?o de licenciandos em matem?tica sobre a rela??o parte-todo dos n?meros racionaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCIFPBORIGINALTCC FLAVIANO ABREU DE OLIVEIRA.pdfTCC FLAVIANO ABREU DE OLIVEIRA.pdfapplication/pdf2813389http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2054/1/TCC+FLAVIANO+ABREU+DE+OLIVEIRA.pdfef7e2d1cbc5137a6c99c6df4f3adbda9MD51177683/20542022-05-20 11:03:34.74oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2054Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2022-05-20T14:03:34Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
An?lise da compreens?o de licenciandos em matem?tica sobre a rela??o parte-todo dos n?meros racionais |
title |
An?lise da compreens?o de licenciandos em matem?tica sobre a rela??o parte-todo dos n?meros racionais |
spellingShingle |
An?lise da compreens?o de licenciandos em matem?tica sobre a rela??o parte-todo dos n?meros racionais OLIVEIRA, Flaviano Abreu de N?meros racionais Aprendizado Pesquisa Pesquisa porta a porta |
title_short |
An?lise da compreens?o de licenciandos em matem?tica sobre a rela??o parte-todo dos n?meros racionais |
title_full |
An?lise da compreens?o de licenciandos em matem?tica sobre a rela??o parte-todo dos n?meros racionais |
title_fullStr |
An?lise da compreens?o de licenciandos em matem?tica sobre a rela??o parte-todo dos n?meros racionais |
title_full_unstemmed |
An?lise da compreens?o de licenciandos em matem?tica sobre a rela??o parte-todo dos n?meros racionais |
title_sort |
An?lise da compreens?o de licenciandos em matem?tica sobre a rela??o parte-todo dos n?meros racionais |
author |
OLIVEIRA, Flaviano Abreu de |
author_facet |
OLIVEIRA, Flaviano Abreu de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Flaviano Abreu de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
N?meros racionais Aprendizado Pesquisa Pesquisa porta a porta |
topic |
N?meros racionais Aprendizado Pesquisa Pesquisa porta a porta |
description |
O presente trabalho trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa com o objetivo de analisar a compreens?o de licenciandos em matem?tica sobre a rela??o parte-todo dos n?meros racionais. Para este fim, tomamos como refer?ncia a Teoria dos Registros de Representa??es Semi?ticas - TRRS de Raymond Duval, o estudo de Silva (2018) desenvolvido no seu doutoramento e a pesquisa de Silva e C?mara dos Santos (2020), que estabeleceu graus de n?o congru?ncia sem?ntica nas convers?es entre os registros geom?trico bidimensional e num?rico fracion?rio dos n?meros racionais. A pesquisa aqui realizada, teve como instrumento de pesquisa um question?rio composto por 12 quest?es de forma objetiva, envolvendo as convers?es entre o registro geom?trico bidimensional e o simb?lico fracion?rio, retirado de Silva (2018). Participaram desta pesquisa 103 licenciandos em matem?tica do IFPB campus Cajazeiras. Conclu?mos que um grande n?mero de licenciandos demostraram dificuldades de compreens?o dos elementos semiocognitivos envolvidos nesses tipos de convers?es. Pudemos verificar, que entre todos os seis graus de n?o congru?ncia sem?ntica, o procedimento da dupla contagem esteve bastante presente, com desprezo das formas e ?reas das subfiguras da figura geom?trica inicial ao ser estabelecida a rela??o parte-todo e realizada a convers?o para o registro simb?lico fracion?rio. Al?m disso os procedimentos todo-parte e parte- parte foram muito utilizados nas estrat?gias de resolu??o das quest?es. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-05-20T14:03:34Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-05-20T14:03:34Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-04-28 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2054 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2054 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2054/1/TCC+FLAVIANO+ABREU+DE+OLIVEIRA.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ef7e2d1cbc5137a6c99c6df4f3adbda9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1801660442712473600 |