An?lise da compreens?o de licenciandos em matem?tica sobre a rela??o parte-todo dos n?meros racionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, Flaviano Abreu de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2054
Resumo: O presente trabalho trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa com o objetivo de analisar a compreens?o de licenciandos em matem?tica sobre a rela??o parte-todo dos n?meros racionais. Para este fim, tomamos como refer?ncia a Teoria dos Registros de Representa??es Semi?ticas - TRRS de Raymond Duval, o estudo de Silva (2018) desenvolvido no seu doutoramento e a pesquisa de Silva e C?mara dos Santos (2020), que estabeleceu graus de n?o congru?ncia sem?ntica nas convers?es entre os registros geom?trico bidimensional e num?rico fracion?rio dos n?meros racionais. A pesquisa aqui realizada, teve como instrumento de pesquisa um question?rio composto por 12 quest?es de forma objetiva, envolvendo as convers?es entre o registro geom?trico bidimensional e o simb?lico fracion?rio, retirado de Silva (2018). Participaram desta pesquisa 103 licenciandos em matem?tica do IFPB campus Cajazeiras. Conclu?mos que um grande n?mero de licenciandos demostraram dificuldades de compreens?o dos elementos semiocognitivos envolvidos nesses tipos de convers?es. Pudemos verificar, que entre todos os seis graus de n?o congru?ncia sem?ntica, o procedimento da dupla contagem esteve bastante presente, com desprezo das formas e ?reas das subfiguras da figura geom?trica inicial ao ser estabelecida a rela??o parte-todo e realizada a convers?o para o registro simb?lico fracion?rio. Al?m disso os procedimentos todo-parte e parte- parte foram muito utilizados nas estrat?gias de resolu??o das quest?es.
id IFPB_8f996cd48e15d386208a831bea8765b3
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2054
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling OLIVEIRA, Flaviano Abreu de2022-05-20T14:03:34Z2022-05-20T14:03:34Z2022-04-28http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2054O presente trabalho trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa com o objetivo de analisar a compreens?o de licenciandos em matem?tica sobre a rela??o parte-todo dos n?meros racionais. Para este fim, tomamos como refer?ncia a Teoria dos Registros de Representa??es Semi?ticas - TRRS de Raymond Duval, o estudo de Silva (2018) desenvolvido no seu doutoramento e a pesquisa de Silva e C?mara dos Santos (2020), que estabeleceu graus de n?o congru?ncia sem?ntica nas convers?es entre os registros geom?trico bidimensional e num?rico fracion?rio dos n?meros racionais. A pesquisa aqui realizada, teve como instrumento de pesquisa um question?rio composto por 12 quest?es de forma objetiva, envolvendo as convers?es entre o registro geom?trico bidimensional e o simb?lico fracion?rio, retirado de Silva (2018). Participaram desta pesquisa 103 licenciandos em matem?tica do IFPB campus Cajazeiras. Conclu?mos que um grande n?mero de licenciandos demostraram dificuldades de compreens?o dos elementos semiocognitivos envolvidos nesses tipos de convers?es. Pudemos verificar, que entre todos os seis graus de n?o congru?ncia sem?ntica, o procedimento da dupla contagem esteve bastante presente, com desprezo das formas e ?reas das subfiguras da figura geom?trica inicial ao ser estabelecida a rela??o parte-todo e realizada a convers?o para o registro simb?lico fracion?rio. Al?m disso os procedimentos todo-parte e parte- parte foram muito utilizados nas estrat?gias de resolu??o das quest?es.Submitted by Francisco Vidal (francisco.vidal@ifpb.edu.br) on 2022-05-19T18:14:13Z No. of bitstreams: 1 TCC FLAVIANO ABREU DE OLIVEIRA.pdf: 2813389 bytes, checksum: ef7e2d1cbc5137a6c99c6df4f3adbda9 (MD5)Approved for entry into archive by Thiago Oliveira (thiago.oliveira@ifpb.edu.br) on 2022-05-20T14:03:34Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC FLAVIANO ABREU DE OLIVEIRA.pdf: 2813389 bytes, checksum: ef7e2d1cbc5137a6c99c6df4f3adbda9 (MD5)Made available in DSpace on 2022-05-20T14:03:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC FLAVIANO ABREU DE OLIVEIRA.pdf: 2813389 bytes, checksum: ef7e2d1cbc5137a6c99c6df4f3adbda9 (MD5) Previous issue date: 2022-04-28N?meros racionaisAprendizadoPesquisaPesquisa porta a portaAn?lise da compreens?o de licenciandos em matem?tica sobre a rela??o parte-todo dos n?meros racionaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCIFPBORIGINALTCC FLAVIANO ABREU DE OLIVEIRA.pdfTCC FLAVIANO ABREU DE OLIVEIRA.pdfapplication/pdf2813389http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2054/1/TCC+FLAVIANO+ABREU+DE+OLIVEIRA.pdfef7e2d1cbc5137a6c99c6df4f3adbda9MD51177683/20542022-05-20 11:03:34.74oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2054Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2022-05-20T14:03:34Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv An?lise da compreens?o de licenciandos em matem?tica sobre a rela??o parte-todo dos n?meros racionais
title An?lise da compreens?o de licenciandos em matem?tica sobre a rela??o parte-todo dos n?meros racionais
spellingShingle An?lise da compreens?o de licenciandos em matem?tica sobre a rela??o parte-todo dos n?meros racionais
OLIVEIRA, Flaviano Abreu de
N?meros racionais
Aprendizado
Pesquisa
Pesquisa porta a porta
title_short An?lise da compreens?o de licenciandos em matem?tica sobre a rela??o parte-todo dos n?meros racionais
title_full An?lise da compreens?o de licenciandos em matem?tica sobre a rela??o parte-todo dos n?meros racionais
title_fullStr An?lise da compreens?o de licenciandos em matem?tica sobre a rela??o parte-todo dos n?meros racionais
title_full_unstemmed An?lise da compreens?o de licenciandos em matem?tica sobre a rela??o parte-todo dos n?meros racionais
title_sort An?lise da compreens?o de licenciandos em matem?tica sobre a rela??o parte-todo dos n?meros racionais
author OLIVEIRA, Flaviano Abreu de
author_facet OLIVEIRA, Flaviano Abreu de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv OLIVEIRA, Flaviano Abreu de
dc.subject.por.fl_str_mv N?meros racionais
Aprendizado
Pesquisa
Pesquisa porta a porta
topic N?meros racionais
Aprendizado
Pesquisa
Pesquisa porta a porta
description O presente trabalho trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa com o objetivo de analisar a compreens?o de licenciandos em matem?tica sobre a rela??o parte-todo dos n?meros racionais. Para este fim, tomamos como refer?ncia a Teoria dos Registros de Representa??es Semi?ticas - TRRS de Raymond Duval, o estudo de Silva (2018) desenvolvido no seu doutoramento e a pesquisa de Silva e C?mara dos Santos (2020), que estabeleceu graus de n?o congru?ncia sem?ntica nas convers?es entre os registros geom?trico bidimensional e num?rico fracion?rio dos n?meros racionais. A pesquisa aqui realizada, teve como instrumento de pesquisa um question?rio composto por 12 quest?es de forma objetiva, envolvendo as convers?es entre o registro geom?trico bidimensional e o simb?lico fracion?rio, retirado de Silva (2018). Participaram desta pesquisa 103 licenciandos em matem?tica do IFPB campus Cajazeiras. Conclu?mos que um grande n?mero de licenciandos demostraram dificuldades de compreens?o dos elementos semiocognitivos envolvidos nesses tipos de convers?es. Pudemos verificar, que entre todos os seis graus de n?o congru?ncia sem?ntica, o procedimento da dupla contagem esteve bastante presente, com desprezo das formas e ?reas das subfiguras da figura geom?trica inicial ao ser estabelecida a rela??o parte-todo e realizada a convers?o para o registro simb?lico fracion?rio. Al?m disso os procedimentos todo-parte e parte- parte foram muito utilizados nas estrat?gias de resolu??o das quest?es.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-05-20T14:03:34Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-05-20T14:03:34Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-04-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2054
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2054
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2054/1/TCC+FLAVIANO+ABREU+DE+OLIVEIRA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ef7e2d1cbc5137a6c99c6df4f3adbda9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801660442712473600