LIVRO DID?TICO: An?lise das figuras geom?tricas empregadas para o estabelecimento da rela??o parte-todo dos n?meros racionais ? luz dos registros de representa??es semi?ticas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1764 |
Resumo: | O presente trabalho de abordagem qualitativa objetivou analisar o livro did?tico quanto ?s caracter?sticas das figuras geom?tricas empregadas no LD para o estabelecimento da rela??o parte-todo e em transforma??es entre registros de representa??es dos n?meros racionais que envolvem o registro geom?trico bidimensional. Para isso, tivemos como refer?ncia a Teoria dos Registros de representa??es semi?ticas de Raymond Duval, a pesquisa desenvolvida por Silva e Moretti (2020) que buscou analisar as caracter?sticas das figuras geom?tricas utilizadas para trabalhar a rela??o parte-todo dos n?meros racionais, como tamb?m a pesquisa de doutoramento de Silva (2018) e o estudo de Silva e Santos (2020) que estabeleceu graus de n?o congru?ncia sem?ntica nas convers?es entre os registros geom?trico bidimensional e num?rico fracion?rio dos n?meros racionais. Foi escolhido duas cole??es para an?lise dos livros de 6? e 7? anos do Ensino Fundamental aprovadas pelo PNLD. Conclu?mos que as cole??es utilizam figuras geom?tricas para trabalhar a rela??o parte-todo dos n?meros racionais que apresentam um alto grau de congru?ncia sem?ntica nas transforma??es entre o registro geom?trico bidimensional e num?rico fracion?rio, estimulando o procedimento da dupla contagem para o estabelecimento da rela??o parte-todo que pode gerar uma avalia??o enganosa quanto a aprendizagem dos educandos. Pois, a maioria das quest?es trabalhadas nas cole??es analisadas s?o particionadas explicitamente em subfiguras com mesmo n?mero de lados. Al?m disso, priorizam a convers?o do registro geom?trico bidimensional para o num?rico fracion?rio dos n?meros racionais. |
id |
IFPB_80cdfbead0d7105d2f56082586ea8ad7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/1764 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
OLIVEIRA, FRANCISCO MARCIO DE2021-11-30T14:32:00Z2021-11-30T14:32:00Z2021-10-26http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1764O presente trabalho de abordagem qualitativa objetivou analisar o livro did?tico quanto ?s caracter?sticas das figuras geom?tricas empregadas no LD para o estabelecimento da rela??o parte-todo e em transforma??es entre registros de representa??es dos n?meros racionais que envolvem o registro geom?trico bidimensional. Para isso, tivemos como refer?ncia a Teoria dos Registros de representa??es semi?ticas de Raymond Duval, a pesquisa desenvolvida por Silva e Moretti (2020) que buscou analisar as caracter?sticas das figuras geom?tricas utilizadas para trabalhar a rela??o parte-todo dos n?meros racionais, como tamb?m a pesquisa de doutoramento de Silva (2018) e o estudo de Silva e Santos (2020) que estabeleceu graus de n?o congru?ncia sem?ntica nas convers?es entre os registros geom?trico bidimensional e num?rico fracion?rio dos n?meros racionais. Foi escolhido duas cole??es para an?lise dos livros de 6? e 7? anos do Ensino Fundamental aprovadas pelo PNLD. Conclu?mos que as cole??es utilizam figuras geom?tricas para trabalhar a rela??o parte-todo dos n?meros racionais que apresentam um alto grau de congru?ncia sem?ntica nas transforma??es entre o registro geom?trico bidimensional e num?rico fracion?rio, estimulando o procedimento da dupla contagem para o estabelecimento da rela??o parte-todo que pode gerar uma avalia??o enganosa quanto a aprendizagem dos educandos. Pois, a maioria das quest?es trabalhadas nas cole??es analisadas s?o particionadas explicitamente em subfiguras com mesmo n?mero de lados. Al?m disso, priorizam a convers?o do registro geom?trico bidimensional para o num?rico fracion?rio dos n?meros racionais.Submitted by Francisco Vidal (francisco.vidal@ifpb.edu.br) on 2021-11-30T02:12:57Z No. of bitstreams: 1 TCC FRANCISCO MARCIO DE OLIVEIRA.pdf: 1622990 bytes, checksum: b94c54c0e5336fd06fbd7a3e31c53b84 (MD5)Approved for entry into archive by Thiago Oliveira (thiago.oliveira@ifpb.edu.br) on 2021-11-30T14:32:00Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC FRANCISCO MARCIO DE OLIVEIRA.pdf: 1622990 bytes, checksum: b94c54c0e5336fd06fbd7a3e31c53b84 (MD5)Made available in DSpace on 2021-11-30T14:32:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC FRANCISCO MARCIO DE OLIVEIRA.pdf: 1622990 bytes, checksum: b94c54c0e5336fd06fbd7a3e31c53b84 (MD5) Previous issue date: 2021-10-26N?meros racionais; rela??o parte-todo; registro geom?trico bidimensional; livro did?tico.LIVRO DID?TICO: An?lise das figuras geom?tricas empregadas para o estabelecimento da rela??o parte-todo dos n?meros racionais ? luz dos registros de representa??es semi?ticasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCInstituto Federal da Para?ba - IFPBORIGINALTCC FRANCISCO MARCIO DE OLIVEIRA.pdfTCC FRANCISCO MARCIO DE OLIVEIRA.pdfapplication/pdf1622990http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1764/1/TCC+FRANCISCO+MARCIO+DE+OLIVEIRA.pdfb94c54c0e5336fd06fbd7a3e31c53b84MD51177683/17642021-11-30 11:32:00.837oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/1764Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2021-11-30T14:32Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
LIVRO DID?TICO: An?lise das figuras geom?tricas empregadas para o estabelecimento da rela??o parte-todo dos n?meros racionais ? luz dos registros de representa??es semi?ticas |
title |
LIVRO DID?TICO: An?lise das figuras geom?tricas empregadas para o estabelecimento da rela??o parte-todo dos n?meros racionais ? luz dos registros de representa??es semi?ticas |
spellingShingle |
LIVRO DID?TICO: An?lise das figuras geom?tricas empregadas para o estabelecimento da rela??o parte-todo dos n?meros racionais ? luz dos registros de representa??es semi?ticas OLIVEIRA, FRANCISCO MARCIO DE N?meros racionais; rela??o parte-todo; registro geom?trico bidimensional; livro did?tico. |
title_short |
LIVRO DID?TICO: An?lise das figuras geom?tricas empregadas para o estabelecimento da rela??o parte-todo dos n?meros racionais ? luz dos registros de representa??es semi?ticas |
title_full |
LIVRO DID?TICO: An?lise das figuras geom?tricas empregadas para o estabelecimento da rela??o parte-todo dos n?meros racionais ? luz dos registros de representa??es semi?ticas |
title_fullStr |
LIVRO DID?TICO: An?lise das figuras geom?tricas empregadas para o estabelecimento da rela??o parte-todo dos n?meros racionais ? luz dos registros de representa??es semi?ticas |
title_full_unstemmed |
LIVRO DID?TICO: An?lise das figuras geom?tricas empregadas para o estabelecimento da rela??o parte-todo dos n?meros racionais ? luz dos registros de representa??es semi?ticas |
title_sort |
LIVRO DID?TICO: An?lise das figuras geom?tricas empregadas para o estabelecimento da rela??o parte-todo dos n?meros racionais ? luz dos registros de representa??es semi?ticas |
author |
OLIVEIRA, FRANCISCO MARCIO DE |
author_facet |
OLIVEIRA, FRANCISCO MARCIO DE |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
OLIVEIRA, FRANCISCO MARCIO DE |
dc.subject.por.fl_str_mv |
N?meros racionais; rela??o parte-todo; registro geom?trico bidimensional; livro did?tico. |
topic |
N?meros racionais; rela??o parte-todo; registro geom?trico bidimensional; livro did?tico. |
description |
O presente trabalho de abordagem qualitativa objetivou analisar o livro did?tico quanto ?s caracter?sticas das figuras geom?tricas empregadas no LD para o estabelecimento da rela??o parte-todo e em transforma??es entre registros de representa??es dos n?meros racionais que envolvem o registro geom?trico bidimensional. Para isso, tivemos como refer?ncia a Teoria dos Registros de representa??es semi?ticas de Raymond Duval, a pesquisa desenvolvida por Silva e Moretti (2020) que buscou analisar as caracter?sticas das figuras geom?tricas utilizadas para trabalhar a rela??o parte-todo dos n?meros racionais, como tamb?m a pesquisa de doutoramento de Silva (2018) e o estudo de Silva e Santos (2020) que estabeleceu graus de n?o congru?ncia sem?ntica nas convers?es entre os registros geom?trico bidimensional e num?rico fracion?rio dos n?meros racionais. Foi escolhido duas cole??es para an?lise dos livros de 6? e 7? anos do Ensino Fundamental aprovadas pelo PNLD. Conclu?mos que as cole??es utilizam figuras geom?tricas para trabalhar a rela??o parte-todo dos n?meros racionais que apresentam um alto grau de congru?ncia sem?ntica nas transforma??es entre o registro geom?trico bidimensional e num?rico fracion?rio, estimulando o procedimento da dupla contagem para o estabelecimento da rela??o parte-todo que pode gerar uma avalia??o enganosa quanto a aprendizagem dos educandos. Pois, a maioria das quest?es trabalhadas nas cole??es analisadas s?o particionadas explicitamente em subfiguras com mesmo n?mero de lados. Al?m disso, priorizam a convers?o do registro geom?trico bidimensional para o num?rico fracion?rio dos n?meros racionais. |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-11-30T14:32:00Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-11-30T14:32:00Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-10-26 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1764 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1764 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1764/1/TCC+FRANCISCO+MARCIO+DE+OLIVEIRA.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b94c54c0e5336fd06fbd7a3e31c53b84 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1801660440279777280 |