LIVRO DID?TICO: An?lise das figuras geom?tricas empregadas para o estabelecimento da rela??o parte-todo dos n?meros racionais ? luz dos registros de representa??es semi?ticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, FRANCISCO MARCIO DE
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1764
Resumo: O presente trabalho de abordagem qualitativa objetivou analisar o livro did?tico quanto ?s caracter?sticas das figuras geom?tricas empregadas no LD para o estabelecimento da rela??o parte-todo e em transforma??es entre registros de representa??es dos n?meros racionais que envolvem o registro geom?trico bidimensional. Para isso, tivemos como refer?ncia a Teoria dos Registros de representa??es semi?ticas de Raymond Duval, a pesquisa desenvolvida por Silva e Moretti (2020) que buscou analisar as caracter?sticas das figuras geom?tricas utilizadas para trabalhar a rela??o parte-todo dos n?meros racionais, como tamb?m a pesquisa de doutoramento de Silva (2018) e o estudo de Silva e Santos (2020) que estabeleceu graus de n?o congru?ncia sem?ntica nas convers?es entre os registros geom?trico bidimensional e num?rico fracion?rio dos n?meros racionais. Foi escolhido duas cole??es para an?lise dos livros de 6? e 7? anos do Ensino Fundamental aprovadas pelo PNLD. Conclu?mos que as cole??es utilizam figuras geom?tricas para trabalhar a rela??o parte-todo dos n?meros racionais que apresentam um alto grau de congru?ncia sem?ntica nas transforma??es entre o registro geom?trico bidimensional e num?rico fracion?rio, estimulando o procedimento da dupla contagem para o estabelecimento da rela??o parte-todo que pode gerar uma avalia??o enganosa quanto a aprendizagem dos educandos. Pois, a maioria das quest?es trabalhadas nas cole??es analisadas s?o particionadas explicitamente em subfiguras com mesmo n?mero de lados. Al?m disso, priorizam a convers?o do registro geom?trico bidimensional para o num?rico fracion?rio dos n?meros racionais.
id IFPB_80cdfbead0d7105d2f56082586ea8ad7
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/1764
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling OLIVEIRA, FRANCISCO MARCIO DE2021-11-30T14:32:00Z2021-11-30T14:32:00Z2021-10-26http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1764O presente trabalho de abordagem qualitativa objetivou analisar o livro did?tico quanto ?s caracter?sticas das figuras geom?tricas empregadas no LD para o estabelecimento da rela??o parte-todo e em transforma??es entre registros de representa??es dos n?meros racionais que envolvem o registro geom?trico bidimensional. Para isso, tivemos como refer?ncia a Teoria dos Registros de representa??es semi?ticas de Raymond Duval, a pesquisa desenvolvida por Silva e Moretti (2020) que buscou analisar as caracter?sticas das figuras geom?tricas utilizadas para trabalhar a rela??o parte-todo dos n?meros racionais, como tamb?m a pesquisa de doutoramento de Silva (2018) e o estudo de Silva e Santos (2020) que estabeleceu graus de n?o congru?ncia sem?ntica nas convers?es entre os registros geom?trico bidimensional e num?rico fracion?rio dos n?meros racionais. Foi escolhido duas cole??es para an?lise dos livros de 6? e 7? anos do Ensino Fundamental aprovadas pelo PNLD. Conclu?mos que as cole??es utilizam figuras geom?tricas para trabalhar a rela??o parte-todo dos n?meros racionais que apresentam um alto grau de congru?ncia sem?ntica nas transforma??es entre o registro geom?trico bidimensional e num?rico fracion?rio, estimulando o procedimento da dupla contagem para o estabelecimento da rela??o parte-todo que pode gerar uma avalia??o enganosa quanto a aprendizagem dos educandos. Pois, a maioria das quest?es trabalhadas nas cole??es analisadas s?o particionadas explicitamente em subfiguras com mesmo n?mero de lados. Al?m disso, priorizam a convers?o do registro geom?trico bidimensional para o num?rico fracion?rio dos n?meros racionais.Submitted by Francisco Vidal (francisco.vidal@ifpb.edu.br) on 2021-11-30T02:12:57Z No. of bitstreams: 1 TCC FRANCISCO MARCIO DE OLIVEIRA.pdf: 1622990 bytes, checksum: b94c54c0e5336fd06fbd7a3e31c53b84 (MD5)Approved for entry into archive by Thiago Oliveira (thiago.oliveira@ifpb.edu.br) on 2021-11-30T14:32:00Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC FRANCISCO MARCIO DE OLIVEIRA.pdf: 1622990 bytes, checksum: b94c54c0e5336fd06fbd7a3e31c53b84 (MD5)Made available in DSpace on 2021-11-30T14:32:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC FRANCISCO MARCIO DE OLIVEIRA.pdf: 1622990 bytes, checksum: b94c54c0e5336fd06fbd7a3e31c53b84 (MD5) Previous issue date: 2021-10-26N?meros racionais; rela??o parte-todo; registro geom?trico bidimensional; livro did?tico.LIVRO DID?TICO: An?lise das figuras geom?tricas empregadas para o estabelecimento da rela??o parte-todo dos n?meros racionais ? luz dos registros de representa??es semi?ticasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCInstituto Federal da Para?ba - IFPBORIGINALTCC FRANCISCO MARCIO DE OLIVEIRA.pdfTCC FRANCISCO MARCIO DE OLIVEIRA.pdfapplication/pdf1622990http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1764/1/TCC+FRANCISCO+MARCIO+DE+OLIVEIRA.pdfb94c54c0e5336fd06fbd7a3e31c53b84MD51177683/17642021-11-30 11:32:00.837oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/1764Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2021-11-30T14:32Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv LIVRO DID?TICO: An?lise das figuras geom?tricas empregadas para o estabelecimento da rela??o parte-todo dos n?meros racionais ? luz dos registros de representa??es semi?ticas
title LIVRO DID?TICO: An?lise das figuras geom?tricas empregadas para o estabelecimento da rela??o parte-todo dos n?meros racionais ? luz dos registros de representa??es semi?ticas
spellingShingle LIVRO DID?TICO: An?lise das figuras geom?tricas empregadas para o estabelecimento da rela??o parte-todo dos n?meros racionais ? luz dos registros de representa??es semi?ticas
OLIVEIRA, FRANCISCO MARCIO DE
N?meros racionais; rela??o parte-todo; registro geom?trico bidimensional; livro did?tico.
title_short LIVRO DID?TICO: An?lise das figuras geom?tricas empregadas para o estabelecimento da rela??o parte-todo dos n?meros racionais ? luz dos registros de representa??es semi?ticas
title_full LIVRO DID?TICO: An?lise das figuras geom?tricas empregadas para o estabelecimento da rela??o parte-todo dos n?meros racionais ? luz dos registros de representa??es semi?ticas
title_fullStr LIVRO DID?TICO: An?lise das figuras geom?tricas empregadas para o estabelecimento da rela??o parte-todo dos n?meros racionais ? luz dos registros de representa??es semi?ticas
title_full_unstemmed LIVRO DID?TICO: An?lise das figuras geom?tricas empregadas para o estabelecimento da rela??o parte-todo dos n?meros racionais ? luz dos registros de representa??es semi?ticas
title_sort LIVRO DID?TICO: An?lise das figuras geom?tricas empregadas para o estabelecimento da rela??o parte-todo dos n?meros racionais ? luz dos registros de representa??es semi?ticas
author OLIVEIRA, FRANCISCO MARCIO DE
author_facet OLIVEIRA, FRANCISCO MARCIO DE
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv OLIVEIRA, FRANCISCO MARCIO DE
dc.subject.por.fl_str_mv N?meros racionais; rela??o parte-todo; registro geom?trico bidimensional; livro did?tico.
topic N?meros racionais; rela??o parte-todo; registro geom?trico bidimensional; livro did?tico.
description O presente trabalho de abordagem qualitativa objetivou analisar o livro did?tico quanto ?s caracter?sticas das figuras geom?tricas empregadas no LD para o estabelecimento da rela??o parte-todo e em transforma??es entre registros de representa??es dos n?meros racionais que envolvem o registro geom?trico bidimensional. Para isso, tivemos como refer?ncia a Teoria dos Registros de representa??es semi?ticas de Raymond Duval, a pesquisa desenvolvida por Silva e Moretti (2020) que buscou analisar as caracter?sticas das figuras geom?tricas utilizadas para trabalhar a rela??o parte-todo dos n?meros racionais, como tamb?m a pesquisa de doutoramento de Silva (2018) e o estudo de Silva e Santos (2020) que estabeleceu graus de n?o congru?ncia sem?ntica nas convers?es entre os registros geom?trico bidimensional e num?rico fracion?rio dos n?meros racionais. Foi escolhido duas cole??es para an?lise dos livros de 6? e 7? anos do Ensino Fundamental aprovadas pelo PNLD. Conclu?mos que as cole??es utilizam figuras geom?tricas para trabalhar a rela??o parte-todo dos n?meros racionais que apresentam um alto grau de congru?ncia sem?ntica nas transforma??es entre o registro geom?trico bidimensional e num?rico fracion?rio, estimulando o procedimento da dupla contagem para o estabelecimento da rela??o parte-todo que pode gerar uma avalia??o enganosa quanto a aprendizagem dos educandos. Pois, a maioria das quest?es trabalhadas nas cole??es analisadas s?o particionadas explicitamente em subfiguras com mesmo n?mero de lados. Al?m disso, priorizam a convers?o do registro geom?trico bidimensional para o num?rico fracion?rio dos n?meros racionais.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-11-30T14:32:00Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-11-30T14:32:00Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-10-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1764
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1764
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1764/1/TCC+FRANCISCO+MARCIO+DE+OLIVEIRA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv b94c54c0e5336fd06fbd7a3e31c53b84
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801660440279777280