PROPOSTA PEDAG?GICA COM METODOLOGIAS ATIVAS PARA O SISTEMA DE GEST?O AMBIENTAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2863 |
Resumo: | Os efeitos causados pelas a??es humanas ao longo dos tempos despertaram a preocupa??o com a problem?tica ambiental e trouxeram ? tona a necessidade de buscar e desenvolver meios para reverter ou minimizar a degrada??o ambiental existente, desta forma, as empresas v?m adotando medidas para redu??o dos impactos gerados, como a implanta??o do Sistema de Gest?o Ambiental (SGA). Assim, o objetivo geral desta proposta foi propor uma interven??o pedag?gica que verifica se os instrumentos de gest?o ambiental, incorporados ? prepara??o dos futuros profissionais de Gest?o Comercial, respondem de forma positiva a minimiza??o da problem?tica socioambiental. O arcabou?o te?rico teve como refer?ncias os artigos cient?ficos relacionados ao tema (SILVA; MELO; LUCENA (2017); RIEKSTI (2012)) e que serviram de base para avaliar a aplica??o das metodologias ativas utilizadas na Proposta de Interven??o Pedag?gica (PIP). A metodologia desenvolvida prop?e o uso h?brido de atividades focadas em metodologias ativas, a exemplo da sala de aula invertida, e do uso de ferramentas digitais (Padlet e Grupo Verbal /Grupo Oral) para os alunos do Curso de Gest?o Comercial do Instituto Federal da Para?ba ? Campus Guarabira. Quanto aos resultados ? esperado que os alunos respondam aos questionamentos referentes ? viabilidade de implanta??o de um SGA, como dificuldade de implanta??o, custo-benef?cio, interesse da empresa, dentre outros. Tamb?m se espera que, com as metodologias ativas adotadas, os alunos, e futuros gestores comerciais, possam ser protagonistas na resolu??o de problemas, por meio de habilidades adquiridas, n?o s? na dimens?o ambiental, mas na socioecon?mica, educacional, pessoal e profissional. |
id |
IFPB_92362ce6bc971abe8894244c265749bf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2863 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
MACHADO, TAYSA TAMARA VIANA2023-03-23T22:18:37Z2023-03-23T22:18:37Z2022-06-27http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2863Os efeitos causados pelas a??es humanas ao longo dos tempos despertaram a preocupa??o com a problem?tica ambiental e trouxeram ? tona a necessidade de buscar e desenvolver meios para reverter ou minimizar a degrada??o ambiental existente, desta forma, as empresas v?m adotando medidas para redu??o dos impactos gerados, como a implanta??o do Sistema de Gest?o Ambiental (SGA). Assim, o objetivo geral desta proposta foi propor uma interven??o pedag?gica que verifica se os instrumentos de gest?o ambiental, incorporados ? prepara??o dos futuros profissionais de Gest?o Comercial, respondem de forma positiva a minimiza??o da problem?tica socioambiental. O arcabou?o te?rico teve como refer?ncias os artigos cient?ficos relacionados ao tema (SILVA; MELO; LUCENA (2017); RIEKSTI (2012)) e que serviram de base para avaliar a aplica??o das metodologias ativas utilizadas na Proposta de Interven??o Pedag?gica (PIP). A metodologia desenvolvida prop?e o uso h?brido de atividades focadas em metodologias ativas, a exemplo da sala de aula invertida, e do uso de ferramentas digitais (Padlet e Grupo Verbal /Grupo Oral) para os alunos do Curso de Gest?o Comercial do Instituto Federal da Para?ba ? Campus Guarabira. Quanto aos resultados ? esperado que os alunos respondam aos questionamentos referentes ? viabilidade de implanta??o de um SGA, como dificuldade de implanta??o, custo-benef?cio, interesse da empresa, dentre outros. Tamb?m se espera que, com as metodologias ativas adotadas, os alunos, e futuros gestores comerciais, possam ser protagonistas na resolu??o de problemas, por meio de habilidades adquiridas, n?o s? na dimens?o ambiental, mas na socioecon?mica, educacional, pessoal e profissional.Submitted by Leonardo Ataide de Lima Sousa (leonardo.lima@ifpb.edu.br) on 2023-03-22T17:09:30Z No. of bitstreams: 2 RI taysa.pdf: 155525 bytes, checksum: 0e36d5b9205e4556d99514770d6835ce (MD5) TCC Taysa.pdf: 644590 bytes, checksum: fec2bf8a998616e87f02453b46edbfab (MD5)Rejected by Angela Caedoso (angelacardoso@ifpb.edu.br), reason: Boa noite! Pe?o que sejam feitas as seguintes altera??es: 1 - Que o TCC, e n?o o termo de autoriza??o, seja colocado na parte superior. O arquivo que fica em cima ? que o documento que aparece para o p?blico. 2- Que na data do documento seja colocada a data de defesa, indicada no interior do trabalho, n?o a data de upload. 3 - Que a Categoria seja igual ? categoria registrada no termo de autoriza??o: Monografia de Especializa??o . Obrigada! on 2023-03-22T22:29:41Z (GMT)Submitted by Leonardo Ataide de Lima Sousa (leonardo.lima@ifpb.edu.br) on 2023-03-23T20:56:54Z No. of bitstreams: 2 TCC Taysa.pdf: 644590 bytes, checksum: fec2bf8a998616e87f02453b46edbfab (MD5) Taysa Tamara Viana Machado.pdf: 155525 bytes, checksum: 0e36d5b9205e4556d99514770d6835ce (MD5)Approved for entry into archive by Angela Caedoso (angelacardoso@ifpb.edu.br) on 2023-03-23T22:18:37Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TCC Taysa.pdf: 644590 bytes, checksum: fec2bf8a998616e87f02453b46edbfab (MD5) Taysa Tamara Viana Machado.pdf: 155525 bytes, checksum: 0e36d5b9205e4556d99514770d6835ce (MD5)Made available in DSpace on 2023-03-23T22:18:37Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TCC Taysa.pdf: 644590 bytes, checksum: fec2bf8a998616e87f02453b46edbfab (MD5) Taysa Tamara Viana Machado.pdf: 155525 bytes, checksum: 0e36d5b9205e4556d99514770d6835ce (MD5) Previous issue date: 2022-06-27n?o h?hotelaria; metodologias ativas da aprendizagem (MAAs) ; sistema de gest?o ambiental (SGA); tecnologia da cnforma??o e comunica??o (TIC)PROPOSTA PEDAG?GICA COM METODOLOGIAS ATIVAS PARA O SISTEMA DE GEST?O AMBIENTALinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessMONOGRAFIA DE ESPECIALIZA??OIFPBORIGINALTCC Taysa.pdfTCC Taysa.pdfapplication/pdf644590http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2863/2/TCC+Taysa.pdffec2bf8a998616e87f02453b46edbfabMD52Taysa Tamara Viana Machado.pdfTaysa Tamara Viana Machado.pdfapplication/pdf155525http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2863/3/Taysa+Tamara+Viana+Machado.pdf0e36d5b9205e4556d99514770d6835ceMD53177683/28632023-03-23 19:18:37.405oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2863Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2023-03-23T22:18:37Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
PROPOSTA PEDAG?GICA COM METODOLOGIAS ATIVAS PARA O SISTEMA DE GEST?O AMBIENTAL |
title |
PROPOSTA PEDAG?GICA COM METODOLOGIAS ATIVAS PARA O SISTEMA DE GEST?O AMBIENTAL |
spellingShingle |
PROPOSTA PEDAG?GICA COM METODOLOGIAS ATIVAS PARA O SISTEMA DE GEST?O AMBIENTAL MACHADO, TAYSA TAMARA VIANA hotelaria; metodologias ativas da aprendizagem (MAAs) ; sistema de gest?o ambiental (SGA); tecnologia da cnforma??o e comunica??o (TIC) |
title_short |
PROPOSTA PEDAG?GICA COM METODOLOGIAS ATIVAS PARA O SISTEMA DE GEST?O AMBIENTAL |
title_full |
PROPOSTA PEDAG?GICA COM METODOLOGIAS ATIVAS PARA O SISTEMA DE GEST?O AMBIENTAL |
title_fullStr |
PROPOSTA PEDAG?GICA COM METODOLOGIAS ATIVAS PARA O SISTEMA DE GEST?O AMBIENTAL |
title_full_unstemmed |
PROPOSTA PEDAG?GICA COM METODOLOGIAS ATIVAS PARA O SISTEMA DE GEST?O AMBIENTAL |
title_sort |
PROPOSTA PEDAG?GICA COM METODOLOGIAS ATIVAS PARA O SISTEMA DE GEST?O AMBIENTAL |
author |
MACHADO, TAYSA TAMARA VIANA |
author_facet |
MACHADO, TAYSA TAMARA VIANA |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MACHADO, TAYSA TAMARA VIANA |
dc.subject.por.fl_str_mv |
hotelaria; metodologias ativas da aprendizagem (MAAs) ; sistema de gest?o ambiental (SGA); tecnologia da cnforma??o e comunica??o (TIC) |
topic |
hotelaria; metodologias ativas da aprendizagem (MAAs) ; sistema de gest?o ambiental (SGA); tecnologia da cnforma??o e comunica??o (TIC) |
description |
Os efeitos causados pelas a??es humanas ao longo dos tempos despertaram a preocupa??o com a problem?tica ambiental e trouxeram ? tona a necessidade de buscar e desenvolver meios para reverter ou minimizar a degrada??o ambiental existente, desta forma, as empresas v?m adotando medidas para redu??o dos impactos gerados, como a implanta??o do Sistema de Gest?o Ambiental (SGA). Assim, o objetivo geral desta proposta foi propor uma interven??o pedag?gica que verifica se os instrumentos de gest?o ambiental, incorporados ? prepara??o dos futuros profissionais de Gest?o Comercial, respondem de forma positiva a minimiza??o da problem?tica socioambiental. O arcabou?o te?rico teve como refer?ncias os artigos cient?ficos relacionados ao tema (SILVA; MELO; LUCENA (2017); RIEKSTI (2012)) e que serviram de base para avaliar a aplica??o das metodologias ativas utilizadas na Proposta de Interven??o Pedag?gica (PIP). A metodologia desenvolvida prop?e o uso h?brido de atividades focadas em metodologias ativas, a exemplo da sala de aula invertida, e do uso de ferramentas digitais (Padlet e Grupo Verbal /Grupo Oral) para os alunos do Curso de Gest?o Comercial do Instituto Federal da Para?ba ? Campus Guarabira. Quanto aos resultados ? esperado que os alunos respondam aos questionamentos referentes ? viabilidade de implanta??o de um SGA, como dificuldade de implanta??o, custo-benef?cio, interesse da empresa, dentre outros. Tamb?m se espera que, com as metodologias ativas adotadas, os alunos, e futuros gestores comerciais, possam ser protagonistas na resolu??o de problemas, por meio de habilidades adquiridas, n?o s? na dimens?o ambiental, mas na socioecon?mica, educacional, pessoal e profissional. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-06-27 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-03-23T22:18:37Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-03-23T22:18:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2863 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2863 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2863/2/TCC+Taysa.pdf http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2863/3/Taysa+Tamara+Viana+Machado.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fec2bf8a998616e87f02453b46edbfab 0e36d5b9205e4556d99514770d6835ce |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1801660447816941568 |