Gest?o escolar : compet?ncias para o exerc?cio da gest?o
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1002 |
Resumo: | O trabalho da gest?o escolar est? ligado ao progresso da unidade escolar, ? satisfa??o dos funcion?rios e ao orgulho dos alunos. Portanto a gest?o escolar necessita ser democr?tica, participativa, acolhedora, flex?vel, motivadora e humanizada, ou seja, ? de suma import?ncia a forma de como ? conduzida a gest?o escolar onde a mesma se transforma em um pilar fundamental de sustenta??o para o funcionamento concreto e conjunto de toda a unidade para execu??o de um trabalho de excel?ncia. A referida pesquisa acad?mica procurou conhecer de perto o funcionamento das escolas e a conduta que cada gestor realiza. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, sendo esta de campo, com a aplica??o de um question?rio para investigar o trabalho desempenhado pelos gestores escolares. A pesquisa para an?lise e obten??o de dados foi realizada em quatro escolas da Rede Estadual de Ensino (2? Ger?ncia Regional de Ensino ? Guarabira, PB), com os professores dos estabelecimentos de ensino. Para tal, esta pesquisa baseou-se na verifica??o dos processos escolares, no cumprimento das atividades pedag?gicas. A pesquisa se debru?ou em dois momentos: a primeira parte se deu a partir de uma pesquisa bibliogr?fica com autores como FERREIRA, LE?O, AFONSO entre outros a partir dos caminhos trilhados por eles a respeito de gest?o escolar. E o segundo momento ocorreu a partir de uma pesquisa de campo para coleta e obten??o dados em quatro escolas da rede estadual de ensino para verificarmos de forma verdadeira / real / incontest?vel o exerc?cio da gest?o dentro dessas unidades escolares. Os resultados da pesquisa demonstraram que as a??es dos gestores escolares para realiza??o dos objetivos educacionais, pelo bom desempenho de todos os participantes da comunidade escolar e o atingimento dos padr?es de qualidade definidos pelo sistema de ensino e leis nacionais, estaduais e municipais foram satisfat?rias. |
id |
IFPB_17ac3d67fefdc78396e2bc9445c26e1a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/1002 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Te?filo, Josefa Liseane Vieira2020-08-24T13:04:31Z2020-08-24T13:04:31Z2019-05-02http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1002O trabalho da gest?o escolar est? ligado ao progresso da unidade escolar, ? satisfa??o dos funcion?rios e ao orgulho dos alunos. Portanto a gest?o escolar necessita ser democr?tica, participativa, acolhedora, flex?vel, motivadora e humanizada, ou seja, ? de suma import?ncia a forma de como ? conduzida a gest?o escolar onde a mesma se transforma em um pilar fundamental de sustenta??o para o funcionamento concreto e conjunto de toda a unidade para execu??o de um trabalho de excel?ncia. A referida pesquisa acad?mica procurou conhecer de perto o funcionamento das escolas e a conduta que cada gestor realiza. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, sendo esta de campo, com a aplica??o de um question?rio para investigar o trabalho desempenhado pelos gestores escolares. A pesquisa para an?lise e obten??o de dados foi realizada em quatro escolas da Rede Estadual de Ensino (2? Ger?ncia Regional de Ensino ? Guarabira, PB), com os professores dos estabelecimentos de ensino. Para tal, esta pesquisa baseou-se na verifica??o dos processos escolares, no cumprimento das atividades pedag?gicas. A pesquisa se debru?ou em dois momentos: a primeira parte se deu a partir de uma pesquisa bibliogr?fica com autores como FERREIRA, LE?O, AFONSO entre outros a partir dos caminhos trilhados por eles a respeito de gest?o escolar. E o segundo momento ocorreu a partir de uma pesquisa de campo para coleta e obten??o dados em quatro escolas da rede estadual de ensino para verificarmos de forma verdadeira / real / incontest?vel o exerc?cio da gest?o dentro dessas unidades escolares. Os resultados da pesquisa demonstraram que as a??es dos gestores escolares para realiza??o dos objetivos educacionais, pelo bom desempenho de todos os participantes da comunidade escolar e o atingimento dos padr?es de qualidade definidos pelo sistema de ensino e leis nacionais, estaduais e municipais foram satisfat?rias.Submitted by Giorgione Ribeiro Junior (giorgionemjr@hotmail.com) on 2020-08-06T16:54:35Z No. of bitstreams: 1 Josefa Liseane - ARQUIVO COMPLETO - 27-07-2020.pdf: 708904 bytes, checksum: 3bba08f64ee80edd74b4dcc45cddb741 (MD5)Approved for entry into archive by Josinete Nobrega Araujo (josinete@ifpb.edu.br) on 2020-08-24T13:04:31Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Josefa Liseane - ARQUIVO COMPLETO - 27-07-2020.pdf: 708904 bytes, checksum: 3bba08f64ee80edd74b4dcc45cddb741 (MD5)Made available in DSpace on 2020-08-24T13:04:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Josefa Liseane - ARQUIVO COMPLETO - 27-07-2020.pdf: 708904 bytes, checksum: 3bba08f64ee80edd74b4dcc45cddb741 (MD5) Previous issue date: 2019-05-02Gest?o Democr?ticaGest?o escolarGest?o participativaGest?o escolar : compet?ncias para o exerc?cio da gest?oinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessMonografiaIFPB - CAMPUS JO?O PESSOAORIGINALJosefa Liseane - ARQUIVO COMPLETO - 27-07-2020.pdfJosefa Liseane - ARQUIVO COMPLETO - 27-07-2020.pdfapplication/pdf708904http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1002/1/Josefa+Liseane+-+ARQUIVO+COMPLETO+-+27-07-2020.pdf3bba08f64ee80edd74b4dcc45cddb741MD51177683/10022020-08-24 10:04:31.177oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/1002Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2020-08-24T13:04:31Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Gest?o escolar : compet?ncias para o exerc?cio da gest?o |
title |
Gest?o escolar : compet?ncias para o exerc?cio da gest?o |
spellingShingle |
Gest?o escolar : compet?ncias para o exerc?cio da gest?o Te?filo, Josefa Liseane Vieira Gest?o Democr?tica Gest?o escolar Gest?o participativa |
title_short |
Gest?o escolar : compet?ncias para o exerc?cio da gest?o |
title_full |
Gest?o escolar : compet?ncias para o exerc?cio da gest?o |
title_fullStr |
Gest?o escolar : compet?ncias para o exerc?cio da gest?o |
title_full_unstemmed |
Gest?o escolar : compet?ncias para o exerc?cio da gest?o |
title_sort |
Gest?o escolar : compet?ncias para o exerc?cio da gest?o |
author |
Te?filo, Josefa Liseane Vieira |
author_facet |
Te?filo, Josefa Liseane Vieira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Te?filo, Josefa Liseane Vieira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gest?o Democr?tica Gest?o escolar Gest?o participativa |
topic |
Gest?o Democr?tica Gest?o escolar Gest?o participativa |
description |
O trabalho da gest?o escolar est? ligado ao progresso da unidade escolar, ? satisfa??o dos funcion?rios e ao orgulho dos alunos. Portanto a gest?o escolar necessita ser democr?tica, participativa, acolhedora, flex?vel, motivadora e humanizada, ou seja, ? de suma import?ncia a forma de como ? conduzida a gest?o escolar onde a mesma se transforma em um pilar fundamental de sustenta??o para o funcionamento concreto e conjunto de toda a unidade para execu??o de um trabalho de excel?ncia. A referida pesquisa acad?mica procurou conhecer de perto o funcionamento das escolas e a conduta que cada gestor realiza. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, sendo esta de campo, com a aplica??o de um question?rio para investigar o trabalho desempenhado pelos gestores escolares. A pesquisa para an?lise e obten??o de dados foi realizada em quatro escolas da Rede Estadual de Ensino (2? Ger?ncia Regional de Ensino ? Guarabira, PB), com os professores dos estabelecimentos de ensino. Para tal, esta pesquisa baseou-se na verifica??o dos processos escolares, no cumprimento das atividades pedag?gicas. A pesquisa se debru?ou em dois momentos: a primeira parte se deu a partir de uma pesquisa bibliogr?fica com autores como FERREIRA, LE?O, AFONSO entre outros a partir dos caminhos trilhados por eles a respeito de gest?o escolar. E o segundo momento ocorreu a partir de uma pesquisa de campo para coleta e obten??o dados em quatro escolas da rede estadual de ensino para verificarmos de forma verdadeira / real / incontest?vel o exerc?cio da gest?o dentro dessas unidades escolares. Os resultados da pesquisa demonstraram que as a??es dos gestores escolares para realiza??o dos objetivos educacionais, pelo bom desempenho de todos os participantes da comunidade escolar e o atingimento dos padr?es de qualidade definidos pelo sistema de ensino e leis nacionais, estaduais e municipais foram satisfat?rias. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-05-02 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-08-24T13:04:31Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-08-24T13:04:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1002 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1002 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1002/1/Josefa+Liseane+-+ARQUIVO+COMPLETO+-+27-07-2020.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3bba08f64ee80edd74b4dcc45cddb741 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1801660434208522240 |