KITAB : uma aplica??o desktop gamificado de incentivo de leitura de crian?as e adolescente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Luciana Ferreira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2909
Resumo: O Brasil tem n?meros de leitores de livros abaixo da m?dia mundial e as causas que contribuem para esse cen?rio s?o v?rias. Uma das principais causas da falta de motiva??o e engajamento de crian?as e adolescentes, ? um dos grandes desafios para que o n?mero de leitores ass?duos cres?a em nosso pa?s. Dentro desse contexto, as t?cnicas de gamifica??o exercem um papel relevante para melhoria de motiva??o e engajamento em diversos objetivos, principalmente os educacionais. Este trabalho apresenta aplica??o desktop, intitulada Kitab, que atua com o objetivo de incentivar a leitura entre os mais jovens, buscando promover o interesse e engajamento por meio de recursos de jogos em contexto educacional.
id IFPB_937d1a4f3b1e0b270e19b18175c60e15
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2909
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling Miranda, Luciana Ferreira2023-04-25T19:58:28Z2023-04-25T19:58:28Z2023-03-22http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2909O Brasil tem n?meros de leitores de livros abaixo da m?dia mundial e as causas que contribuem para esse cen?rio s?o v?rias. Uma das principais causas da falta de motiva??o e engajamento de crian?as e adolescentes, ? um dos grandes desafios para que o n?mero de leitores ass?duos cres?a em nosso pa?s. Dentro desse contexto, as t?cnicas de gamifica??o exercem um papel relevante para melhoria de motiva??o e engajamento em diversos objetivos, principalmente os educacionais. Este trabalho apresenta aplica??o desktop, intitulada Kitab, que atua com o objetivo de incentivar a leitura entre os mais jovens, buscando promover o interesse e engajamento por meio de recursos de jogos em contexto educacional.Submitted by C?cero F?lix (cicero.felix@ifpb.edu.br) on 2023-04-25T19:58:28Z No. of bitstreams: 2 TCC Luciana Ferreira Miranda.pdf: 2396858 bytes, checksum: 08809714043a97cc81ffa6d7c0bfa845 (MD5) TERMO Luciana Ferreira Miranda.pdf: 405821 bytes, checksum: aef64e837217b25e36be6b4a76488965 (MD5)Made available in DSpace on 2023-04-25T19:58:28Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TCC Luciana Ferreira Miranda.pdf: 2396858 bytes, checksum: 08809714043a97cc81ffa6d7c0bfa845 (MD5) TERMO Luciana Ferreira Miranda.pdf: 405821 bytes, checksum: aef64e837217b25e36be6b4a76488965 (MD5) Previous issue date: 2023-03-22Desenvolvimento de sistemasGamifica??oJogos educativosIncentivo ? leituraKITAB : uma aplica??o desktop gamificado de incentivo de leitura de crian?as e adolescenteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessMonografiaInstituto Federal da Para?baORIGINALTCC Luciana Ferreira Miranda.pdfTCC Luciana Ferreira Miranda.pdfapplication/pdf2396858http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2909/1/TCC++Luciana+Ferreira+Miranda.pdf08809714043a97cc81ffa6d7c0bfa845MD51177683/29092023-12-12 21:15:32.117oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2909Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2023-12-13T00:15:32Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv KITAB : uma aplica??o desktop gamificado de incentivo de leitura de crian?as e adolescente
title KITAB : uma aplica??o desktop gamificado de incentivo de leitura de crian?as e adolescente
spellingShingle KITAB : uma aplica??o desktop gamificado de incentivo de leitura de crian?as e adolescente
Miranda, Luciana Ferreira
Desenvolvimento de sistemas
Gamifica??o
Jogos educativos
Incentivo ? leitura
title_short KITAB : uma aplica??o desktop gamificado de incentivo de leitura de crian?as e adolescente
title_full KITAB : uma aplica??o desktop gamificado de incentivo de leitura de crian?as e adolescente
title_fullStr KITAB : uma aplica??o desktop gamificado de incentivo de leitura de crian?as e adolescente
title_full_unstemmed KITAB : uma aplica??o desktop gamificado de incentivo de leitura de crian?as e adolescente
title_sort KITAB : uma aplica??o desktop gamificado de incentivo de leitura de crian?as e adolescente
author Miranda, Luciana Ferreira
author_facet Miranda, Luciana Ferreira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Miranda, Luciana Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento de sistemas
Gamifica??o
Jogos educativos
Incentivo ? leitura
topic Desenvolvimento de sistemas
Gamifica??o
Jogos educativos
Incentivo ? leitura
description O Brasil tem n?meros de leitores de livros abaixo da m?dia mundial e as causas que contribuem para esse cen?rio s?o v?rias. Uma das principais causas da falta de motiva??o e engajamento de crian?as e adolescentes, ? um dos grandes desafios para que o n?mero de leitores ass?duos cres?a em nosso pa?s. Dentro desse contexto, as t?cnicas de gamifica??o exercem um papel relevante para melhoria de motiva??o e engajamento em diversos objetivos, principalmente os educacionais. Este trabalho apresenta aplica??o desktop, intitulada Kitab, que atua com o objetivo de incentivar a leitura entre os mais jovens, buscando promover o interesse e engajamento por meio de recursos de jogos em contexto educacional.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-04-25T19:58:28Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-04-25T19:58:28Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-03-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2909
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2909
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2909/1/TCC++Luciana+Ferreira+Miranda.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 08809714043a97cc81ffa6d7c0bfa845
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801660448519487488