KITAB : uma aplica??o desktop gamificado de incentivo de leitura de crian?as e adolescente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2909 |
Resumo: | O Brasil tem n?meros de leitores de livros abaixo da m?dia mundial e as causas que contribuem para esse cen?rio s?o v?rias. Uma das principais causas da falta de motiva??o e engajamento de crian?as e adolescentes, ? um dos grandes desafios para que o n?mero de leitores ass?duos cres?a em nosso pa?s. Dentro desse contexto, as t?cnicas de gamifica??o exercem um papel relevante para melhoria de motiva??o e engajamento em diversos objetivos, principalmente os educacionais. Este trabalho apresenta aplica??o desktop, intitulada Kitab, que atua com o objetivo de incentivar a leitura entre os mais jovens, buscando promover o interesse e engajamento por meio de recursos de jogos em contexto educacional. |
id |
IFPB_937d1a4f3b1e0b270e19b18175c60e15 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2909 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Miranda, Luciana Ferreira2023-04-25T19:58:28Z2023-04-25T19:58:28Z2023-03-22http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2909O Brasil tem n?meros de leitores de livros abaixo da m?dia mundial e as causas que contribuem para esse cen?rio s?o v?rias. Uma das principais causas da falta de motiva??o e engajamento de crian?as e adolescentes, ? um dos grandes desafios para que o n?mero de leitores ass?duos cres?a em nosso pa?s. Dentro desse contexto, as t?cnicas de gamifica??o exercem um papel relevante para melhoria de motiva??o e engajamento em diversos objetivos, principalmente os educacionais. Este trabalho apresenta aplica??o desktop, intitulada Kitab, que atua com o objetivo de incentivar a leitura entre os mais jovens, buscando promover o interesse e engajamento por meio de recursos de jogos em contexto educacional.Submitted by C?cero F?lix (cicero.felix@ifpb.edu.br) on 2023-04-25T19:58:28Z No. of bitstreams: 2 TCC Luciana Ferreira Miranda.pdf: 2396858 bytes, checksum: 08809714043a97cc81ffa6d7c0bfa845 (MD5) TERMO Luciana Ferreira Miranda.pdf: 405821 bytes, checksum: aef64e837217b25e36be6b4a76488965 (MD5)Made available in DSpace on 2023-04-25T19:58:28Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TCC Luciana Ferreira Miranda.pdf: 2396858 bytes, checksum: 08809714043a97cc81ffa6d7c0bfa845 (MD5) TERMO Luciana Ferreira Miranda.pdf: 405821 bytes, checksum: aef64e837217b25e36be6b4a76488965 (MD5) Previous issue date: 2023-03-22Desenvolvimento de sistemasGamifica??oJogos educativosIncentivo ? leituraKITAB : uma aplica??o desktop gamificado de incentivo de leitura de crian?as e adolescenteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessMonografiaInstituto Federal da Para?baORIGINALTCC Luciana Ferreira Miranda.pdfTCC Luciana Ferreira Miranda.pdfapplication/pdf2396858http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2909/1/TCC++Luciana+Ferreira+Miranda.pdf08809714043a97cc81ffa6d7c0bfa845MD51177683/29092023-12-12 21:15:32.117oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2909Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2023-12-13T00:15:32Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
KITAB : uma aplica??o desktop gamificado de incentivo de leitura de crian?as e adolescente |
title |
KITAB : uma aplica??o desktop gamificado de incentivo de leitura de crian?as e adolescente |
spellingShingle |
KITAB : uma aplica??o desktop gamificado de incentivo de leitura de crian?as e adolescente Miranda, Luciana Ferreira Desenvolvimento de sistemas Gamifica??o Jogos educativos Incentivo ? leitura |
title_short |
KITAB : uma aplica??o desktop gamificado de incentivo de leitura de crian?as e adolescente |
title_full |
KITAB : uma aplica??o desktop gamificado de incentivo de leitura de crian?as e adolescente |
title_fullStr |
KITAB : uma aplica??o desktop gamificado de incentivo de leitura de crian?as e adolescente |
title_full_unstemmed |
KITAB : uma aplica??o desktop gamificado de incentivo de leitura de crian?as e adolescente |
title_sort |
KITAB : uma aplica??o desktop gamificado de incentivo de leitura de crian?as e adolescente |
author |
Miranda, Luciana Ferreira |
author_facet |
Miranda, Luciana Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Miranda, Luciana Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenvolvimento de sistemas Gamifica??o Jogos educativos Incentivo ? leitura |
topic |
Desenvolvimento de sistemas Gamifica??o Jogos educativos Incentivo ? leitura |
description |
O Brasil tem n?meros de leitores de livros abaixo da m?dia mundial e as causas que contribuem para esse cen?rio s?o v?rias. Uma das principais causas da falta de motiva??o e engajamento de crian?as e adolescentes, ? um dos grandes desafios para que o n?mero de leitores ass?duos cres?a em nosso pa?s. Dentro desse contexto, as t?cnicas de gamifica??o exercem um papel relevante para melhoria de motiva??o e engajamento em diversos objetivos, principalmente os educacionais. Este trabalho apresenta aplica??o desktop, intitulada Kitab, que atua com o objetivo de incentivar a leitura entre os mais jovens, buscando promover o interesse e engajamento por meio de recursos de jogos em contexto educacional. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-04-25T19:58:28Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-04-25T19:58:28Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-03-22 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2909 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2909 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2909/1/TCC++Luciana+Ferreira+Miranda.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
08809714043a97cc81ffa6d7c0bfa845 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1801660448519487488 |