ON EDUCA: Uma plataforma de revis?o de conte?dos que auxilia no aprendizado de estudantes do ensino m?dio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GON?ALVES, Jos? Ricardo Brasileiro
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2161
Resumo: A Educa??o a Dist?ncia (EaD) j? vem sendo adotado h? um bom tempo no Brasil e, nos dois ?ltimos anos, sendo utilizado de forma mais expressiva, pois, foi abordado como recurso na educa??o a dist?ncia dos discentes durante a pandemia ocasionada pela COVID-19. No entanto, a falta de adapta??o ao uso das ferramentas aplicadas na EaD trouxe dificuldades aos docentes em adotarem uma metodologia de ensino adequada no aprendizado dos discentes. Na EaD o professor ? visto como mediador que guia os alunos a conhecerem e a interagirem por meio das novas tecnologias existentes. Logo, ? de suma import?ncia que os docentes, al?m de terem a facilidade de conhecerem as novas ferramentas, consigam perceber uma mudan?a do engajamento dos discentes durante o uso de sua metodologia de ensino. Portanto, com o prop?sito de tornar as intera??es de aprendizagem mais engajantes, este trabalho prop?s a constru??o de uma aplica??o web, contendo uma interface simples e intuitiva, a qual atua como uma plataforma de revis?es de conte?do do ensino m?dio. Este sistema colocou em pr?tica abordagens de gamifica??o e metodologia ativas, a fim de contribuir no engajamento do processo de ensino e aprendizagem dos discentes. Para o levantamento e an?lise dos requisitos da aplica??o foram aplicados formul?rios ? estudantes do ensino m?dio e realizadas pesquisas bibliogr?ficas sobre plataformas de ensino gamificadas, j? em rela??o ? implementa??o das funcionalidades foi utilizada a metodologia ?gil Scrum Solo, que permite o acompanhamento do processo de desenvolvimento pelos envolvidos. Com a conclus?o do trabalho notou-se que as tecnologias utilizadas na EaD s?o novas tanto para os docentes, quanto para seus alunos e que o uso de metodologias de ensino com foco no estudante trazem um maior engajamento e interesse no aprendizado.
id IFPB_eebd08d101d0b9116bf73740322b48d3
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2161
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling GON?ALVES, Jos? Ricardo Brasileiro2022-07-07T18:54:01Z2022-07-07T18:54:01Z2022-05-10http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2161A Educa??o a Dist?ncia (EaD) j? vem sendo adotado h? um bom tempo no Brasil e, nos dois ?ltimos anos, sendo utilizado de forma mais expressiva, pois, foi abordado como recurso na educa??o a dist?ncia dos discentes durante a pandemia ocasionada pela COVID-19. No entanto, a falta de adapta??o ao uso das ferramentas aplicadas na EaD trouxe dificuldades aos docentes em adotarem uma metodologia de ensino adequada no aprendizado dos discentes. Na EaD o professor ? visto como mediador que guia os alunos a conhecerem e a interagirem por meio das novas tecnologias existentes. Logo, ? de suma import?ncia que os docentes, al?m de terem a facilidade de conhecerem as novas ferramentas, consigam perceber uma mudan?a do engajamento dos discentes durante o uso de sua metodologia de ensino. Portanto, com o prop?sito de tornar as intera??es de aprendizagem mais engajantes, este trabalho prop?s a constru??o de uma aplica??o web, contendo uma interface simples e intuitiva, a qual atua como uma plataforma de revis?es de conte?do do ensino m?dio. Este sistema colocou em pr?tica abordagens de gamifica??o e metodologia ativas, a fim de contribuir no engajamento do processo de ensino e aprendizagem dos discentes. Para o levantamento e an?lise dos requisitos da aplica??o foram aplicados formul?rios ? estudantes do ensino m?dio e realizadas pesquisas bibliogr?ficas sobre plataformas de ensino gamificadas, j? em rela??o ? implementa??o das funcionalidades foi utilizada a metodologia ?gil Scrum Solo, que permite o acompanhamento do processo de desenvolvimento pelos envolvidos. Com a conclus?o do trabalho notou-se que as tecnologias utilizadas na EaD s?o novas tanto para os docentes, quanto para seus alunos e que o uso de metodologias de ensino com foco no estudante trazem um maior engajamento e interesse no aprendizado.Submitted by Coordena??o Ads cajazeiras (cads.cz@ifpb.edu.br) on 2022-06-16T16:49:38Z No. of bitstreams: 1 tcc2.pdf: 2639940 bytes, checksum: fd03e4147d1b96970cd76851bc870121 (MD5)Approved for entry into archive by Thiago Oliveira (thiago.oliveira@ifpb.edu.br) on 2022-07-07T18:54:01Z (GMT) No. of bitstreams: 1 tcc2.pdf: 2639940 bytes, checksum: fd03e4147d1b96970cd76851bc870121 (MD5)Made available in DSpace on 2022-07-07T18:54:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 tcc2.pdf: 2639940 bytes, checksum: fd03e4147d1b96970cd76851bc870121 (MD5) Previous issue date: 2022-05-10Gamifica??o.Educa??o.Metodologias Ativas.Revis?o de conte?dosON EDUCA: Uma plataforma de revis?o de conte?dos que auxilia no aprendizado de estudantes do ensino m?dioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTrabalho de Conclus?o de CursoIFPBORIGINALtcc2.pdftcc2.pdfapplication/pdf2639940http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2161/1/tcc2.pdffd03e4147d1b96970cd76851bc870121MD51177683/21612022-07-07 15:54:01.406oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2161Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2022-07-07T18:54:01Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv ON EDUCA: Uma plataforma de revis?o de conte?dos que auxilia no aprendizado de estudantes do ensino m?dio
title ON EDUCA: Uma plataforma de revis?o de conte?dos que auxilia no aprendizado de estudantes do ensino m?dio
spellingShingle ON EDUCA: Uma plataforma de revis?o de conte?dos que auxilia no aprendizado de estudantes do ensino m?dio
GON?ALVES, Jos? Ricardo Brasileiro
Gamifica??o.
Educa??o.
Metodologias Ativas.
Revis?o de conte?dos
title_short ON EDUCA: Uma plataforma de revis?o de conte?dos que auxilia no aprendizado de estudantes do ensino m?dio
title_full ON EDUCA: Uma plataforma de revis?o de conte?dos que auxilia no aprendizado de estudantes do ensino m?dio
title_fullStr ON EDUCA: Uma plataforma de revis?o de conte?dos que auxilia no aprendizado de estudantes do ensino m?dio
title_full_unstemmed ON EDUCA: Uma plataforma de revis?o de conte?dos que auxilia no aprendizado de estudantes do ensino m?dio
title_sort ON EDUCA: Uma plataforma de revis?o de conte?dos que auxilia no aprendizado de estudantes do ensino m?dio
author GON?ALVES, Jos? Ricardo Brasileiro
author_facet GON?ALVES, Jos? Ricardo Brasileiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv GON?ALVES, Jos? Ricardo Brasileiro
dc.subject.por.fl_str_mv Gamifica??o.
Educa??o.
Metodologias Ativas.
Revis?o de conte?dos
topic Gamifica??o.
Educa??o.
Metodologias Ativas.
Revis?o de conte?dos
description A Educa??o a Dist?ncia (EaD) j? vem sendo adotado h? um bom tempo no Brasil e, nos dois ?ltimos anos, sendo utilizado de forma mais expressiva, pois, foi abordado como recurso na educa??o a dist?ncia dos discentes durante a pandemia ocasionada pela COVID-19. No entanto, a falta de adapta??o ao uso das ferramentas aplicadas na EaD trouxe dificuldades aos docentes em adotarem uma metodologia de ensino adequada no aprendizado dos discentes. Na EaD o professor ? visto como mediador que guia os alunos a conhecerem e a interagirem por meio das novas tecnologias existentes. Logo, ? de suma import?ncia que os docentes, al?m de terem a facilidade de conhecerem as novas ferramentas, consigam perceber uma mudan?a do engajamento dos discentes durante o uso de sua metodologia de ensino. Portanto, com o prop?sito de tornar as intera??es de aprendizagem mais engajantes, este trabalho prop?s a constru??o de uma aplica??o web, contendo uma interface simples e intuitiva, a qual atua como uma plataforma de revis?es de conte?do do ensino m?dio. Este sistema colocou em pr?tica abordagens de gamifica??o e metodologia ativas, a fim de contribuir no engajamento do processo de ensino e aprendizagem dos discentes. Para o levantamento e an?lise dos requisitos da aplica??o foram aplicados formul?rios ? estudantes do ensino m?dio e realizadas pesquisas bibliogr?ficas sobre plataformas de ensino gamificadas, j? em rela??o ? implementa??o das funcionalidades foi utilizada a metodologia ?gil Scrum Solo, que permite o acompanhamento do processo de desenvolvimento pelos envolvidos. Com a conclus?o do trabalho notou-se que as tecnologias utilizadas na EaD s?o novas tanto para os docentes, quanto para seus alunos e que o uso de metodologias de ensino com foco no estudante trazem um maior engajamento e interesse no aprendizado.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-07-07T18:54:01Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-07-07T18:54:01Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-05-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2161
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2161
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2161/1/tcc2.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv fd03e4147d1b96970cd76851bc870121
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801660443181187072