A GAMIFICA??O NA EDUCA??O PROFISSIONAL E TECNOL?GICA: UMA PROPOSTA DE INTERVEN??O PARA O CURSO T?CNICO EM ADMINISTRA??O DO IFPB - CAMPUS AREIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2447 |
Resumo: | Os jogos fazem parte da rotina de muitas pessoas e, quando bem constru?dos e planejados, podem oportunizar momentos motivadores e recreativos, inclusive para situa??es de aprendizagem. Considerando que a gamifica??o ? uma alternativa de metodologia que pode ser incorporada nas aulas como est?mulo, este artigo teve o objetivo de propor um roteiro para a aplica??o da gamifica??o como proposta de interven??o em dois componentes curriculares com caracter?sticas interdisciplinares no Curso T?cnico de Administra??o do IFPB Campus Areia. A metodologia aplicada foi de natureza qualitativa, determinada num tipo de pesquisa-a??o, que contou com etapas de constru??o, explora??o e planejamento e previu uma poss?vel implementa??o e avalia??o. Os elementos compostos no jogo s?o a narrativa, as miss?es, avatares, n?veis e ins?gnias; e os estudantes aplicar?o conte?dos de outras disciplinas, al?m de explorarem situa??es reais e t?picas contextualizando as tarefas de cada jogo. Com o remate da proposta, foi poss?vel identificar a contribui??o desta atividade para os estudantes de forma??o t?cnica em administra??o, especialmente no quesito da motiva??o e da aprendizagem significativa. |
id |
IFPB_df3c84583bdada6993924d8e07e4571f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2447 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
OLIVEIRA, EMANUEL JERONYMO LIMA2022-09-23T15:14:55Z2022-09-23T15:14:55Z2022-06-02http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2447Os jogos fazem parte da rotina de muitas pessoas e, quando bem constru?dos e planejados, podem oportunizar momentos motivadores e recreativos, inclusive para situa??es de aprendizagem. Considerando que a gamifica??o ? uma alternativa de metodologia que pode ser incorporada nas aulas como est?mulo, este artigo teve o objetivo de propor um roteiro para a aplica??o da gamifica??o como proposta de interven??o em dois componentes curriculares com caracter?sticas interdisciplinares no Curso T?cnico de Administra??o do IFPB Campus Areia. A metodologia aplicada foi de natureza qualitativa, determinada num tipo de pesquisa-a??o, que contou com etapas de constru??o, explora??o e planejamento e previu uma poss?vel implementa??o e avalia??o. Os elementos compostos no jogo s?o a narrativa, as miss?es, avatares, n?veis e ins?gnias; e os estudantes aplicar?o conte?dos de outras disciplinas, al?m de explorarem situa??es reais e t?picas contextualizando as tarefas de cada jogo. Com o remate da proposta, foi poss?vel identificar a contribui??o desta atividade para os estudantes de forma??o t?cnica em administra??o, especialmente no quesito da motiva??o e da aprendizagem significativa.Submitted by Leonardo Ataide de Lima Sousa (leonardo.lima@ifpb.edu.br) on 2022-09-21T11:34:48Z No. of bitstreams: 2 EMANUEL JERONYMO LIMA OLIVEIRA.pdf: 310265 bytes, checksum: a48877e4fa9e3756f942d4c4357decc9 (MD5) Emanuel Jeronymo Lima Oliveira.pdf: 156420 bytes, checksum: 25d70215b4e118805df74fa5e482aee1 (MD5)Approved for entry into archive by Klecius Lima (klecius.lima@ifpb.edu.br) on 2022-09-23T15:14:55Z (GMT) No. of bitstreams: 2 EMANUEL JERONYMO LIMA OLIVEIRA.pdf: 310265 bytes, checksum: a48877e4fa9e3756f942d4c4357decc9 (MD5) Emanuel Jeronymo Lima Oliveira.pdf: 156420 bytes, checksum: 25d70215b4e118805df74fa5e482aee1 (MD5)Made available in DSpace on 2022-09-23T15:14:55Z (GMT). No. of bitstreams: 2 EMANUEL JERONYMO LIMA OLIVEIRA.pdf: 310265 bytes, checksum: a48877e4fa9e3756f942d4c4357decc9 (MD5) Emanuel Jeronymo Lima Oliveira.pdf: 156420 bytes, checksum: 25d70215b4e118805df74fa5e482aee1 (MD5) Previous issue date: 2022-06-02n?o h?gamifica??ometodologia ativaeduca??o profissional e tecnol?gicaA GAMIFICA??O NA EDUCA??O PROFISSIONAL E TECNOL?GICA: UMA PROPOSTA DE INTERVEN??O PARA O CURSO T?CNICO EM ADMINISTRA??O DO IFPB - CAMPUS AREIAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTRABALHO CIENT?FICOIFPBORIGINALEMANUEL JERONYMO LIMA OLIVEIRA.pdfEMANUEL JERONYMO LIMA OLIVEIRA.pdfapplication/pdf310265http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2447/1/EMANUEL+JERONYMO+LIMA+OLIVEIRA.pdfa48877e4fa9e3756f942d4c4357decc9MD51Emanuel Jeronymo Lima Oliveira.pdfEmanuel Jeronymo Lima Oliveira.pdfapplication/pdf156420http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2447/2/Emanuel+Jeronymo+Lima+Oliveira.pdf25d70215b4e118805df74fa5e482aee1MD52177683/24472022-09-23 12:14:55.428oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2447Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2022-09-23T15:14:55Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A GAMIFICA??O NA EDUCA??O PROFISSIONAL E TECNOL?GICA: UMA PROPOSTA DE INTERVEN??O PARA O CURSO T?CNICO EM ADMINISTRA??O DO IFPB - CAMPUS AREIA |
title |
A GAMIFICA??O NA EDUCA??O PROFISSIONAL E TECNOL?GICA: UMA PROPOSTA DE INTERVEN??O PARA O CURSO T?CNICO EM ADMINISTRA??O DO IFPB - CAMPUS AREIA |
spellingShingle |
A GAMIFICA??O NA EDUCA??O PROFISSIONAL E TECNOL?GICA: UMA PROPOSTA DE INTERVEN??O PARA O CURSO T?CNICO EM ADMINISTRA??O DO IFPB - CAMPUS AREIA OLIVEIRA, EMANUEL JERONYMO LIMA gamifica??o metodologia ativa educa??o profissional e tecnol?gica |
title_short |
A GAMIFICA??O NA EDUCA??O PROFISSIONAL E TECNOL?GICA: UMA PROPOSTA DE INTERVEN??O PARA O CURSO T?CNICO EM ADMINISTRA??O DO IFPB - CAMPUS AREIA |
title_full |
A GAMIFICA??O NA EDUCA??O PROFISSIONAL E TECNOL?GICA: UMA PROPOSTA DE INTERVEN??O PARA O CURSO T?CNICO EM ADMINISTRA??O DO IFPB - CAMPUS AREIA |
title_fullStr |
A GAMIFICA??O NA EDUCA??O PROFISSIONAL E TECNOL?GICA: UMA PROPOSTA DE INTERVEN??O PARA O CURSO T?CNICO EM ADMINISTRA??O DO IFPB - CAMPUS AREIA |
title_full_unstemmed |
A GAMIFICA??O NA EDUCA??O PROFISSIONAL E TECNOL?GICA: UMA PROPOSTA DE INTERVEN??O PARA O CURSO T?CNICO EM ADMINISTRA??O DO IFPB - CAMPUS AREIA |
title_sort |
A GAMIFICA??O NA EDUCA??O PROFISSIONAL E TECNOL?GICA: UMA PROPOSTA DE INTERVEN??O PARA O CURSO T?CNICO EM ADMINISTRA??O DO IFPB - CAMPUS AREIA |
author |
OLIVEIRA, EMANUEL JERONYMO LIMA |
author_facet |
OLIVEIRA, EMANUEL JERONYMO LIMA |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
OLIVEIRA, EMANUEL JERONYMO LIMA |
dc.subject.por.fl_str_mv |
gamifica??o metodologia ativa educa??o profissional e tecnol?gica |
topic |
gamifica??o metodologia ativa educa??o profissional e tecnol?gica |
description |
Os jogos fazem parte da rotina de muitas pessoas e, quando bem constru?dos e planejados, podem oportunizar momentos motivadores e recreativos, inclusive para situa??es de aprendizagem. Considerando que a gamifica??o ? uma alternativa de metodologia que pode ser incorporada nas aulas como est?mulo, este artigo teve o objetivo de propor um roteiro para a aplica??o da gamifica??o como proposta de interven??o em dois componentes curriculares com caracter?sticas interdisciplinares no Curso T?cnico de Administra??o do IFPB Campus Areia. A metodologia aplicada foi de natureza qualitativa, determinada num tipo de pesquisa-a??o, que contou com etapas de constru??o, explora??o e planejamento e previu uma poss?vel implementa??o e avalia??o. Os elementos compostos no jogo s?o a narrativa, as miss?es, avatares, n?veis e ins?gnias; e os estudantes aplicar?o conte?dos de outras disciplinas, al?m de explorarem situa??es reais e t?picas contextualizando as tarefas de cada jogo. Com o remate da proposta, foi poss?vel identificar a contribui??o desta atividade para os estudantes de forma??o t?cnica em administra??o, especialmente no quesito da motiva??o e da aprendizagem significativa. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-09-23T15:14:55Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-09-23T15:14:55Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-06-02 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2447 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2447 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2447/1/EMANUEL+JERONYMO+LIMA+OLIVEIRA.pdf http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2447/2/Emanuel+Jeronymo+Lima+Oliveira.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a48877e4fa9e3756f942d4c4357decc9 25d70215b4e118805df74fa5e482aee1 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1801660445559357440 |