Uso integrado das tecnologias na educação: novas possibilidades, muitos desafios/ Integrated use of technologies in education: new possibilities, many challenge

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Braga, Tânia Noemia Rodrigues
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Mariano, José Romilson, Uchoa, Sarah Cristina Cidrão, Rodrigues, Glaydes Maria de Sousa, Menezes, Michélle dos Santos, Oliveira, Olavia Farias de, Goes, Diná Morais de Andrade, Alves, Antônio Wellington
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10649
Resumo: Este artigo tem como objetivo refletir sobre a integração das tecnologias na educação traduzida em muitos desafios e em novas possibilidades para educar estudantes da era digital. Nesse contexto, o computador é um instrumento para viabilizar ações pedagógicas na construção do conhecimento, tornando-se aliado para favorecer o desenvolvimento do aluno em sua educação. Incorporar tecnologias na escola pode gerar desafios, assim como tornar possível práticas diversificadas, usando recursos tecnológicos existentes, pois a escola precisa implantar equipamentos, personalizar o ensino e para dinamizar aulas através da integração e uso das tecnologias disponíveis para aprendizagem. O educador/mediador responsável motiva os alunos, leva-os às diferentes experiências educativas. A justificativa do tema seria analisar a integração das tecnologias na escola que geram mudanças nas relações escolares. Questiona-se: há garantias de que as tecnologias podem propiciar transformações nas escolas? Se o professor se apropriar do uso das TIC, especialmente, o computador, poderá construir uma nova prática pedagógica? Assim, apontaremos possibilidades e desafios no uso das TIC, sobre a formação dos professores e adoção de novas metodologias aliadas às tendências da sociedade tecnológica, potencializando as competências e habilidades dos alunos, transformando-os em agentes construtores do seu conhecimento.
id VERACRUZ-0_9691f6789841d39e869e2b483b2f15fa
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/10649
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Uso integrado das tecnologias na educação: novas possibilidades, muitos desafios/ Integrated use of technologies in education: new possibilities, many challengeIntegraçãoTIC na EducaçãoPossibilidadesDesafios.Este artigo tem como objetivo refletir sobre a integração das tecnologias na educação traduzida em muitos desafios e em novas possibilidades para educar estudantes da era digital. Nesse contexto, o computador é um instrumento para viabilizar ações pedagógicas na construção do conhecimento, tornando-se aliado para favorecer o desenvolvimento do aluno em sua educação. Incorporar tecnologias na escola pode gerar desafios, assim como tornar possível práticas diversificadas, usando recursos tecnológicos existentes, pois a escola precisa implantar equipamentos, personalizar o ensino e para dinamizar aulas através da integração e uso das tecnologias disponíveis para aprendizagem. O educador/mediador responsável motiva os alunos, leva-os às diferentes experiências educativas. A justificativa do tema seria analisar a integração das tecnologias na escola que geram mudanças nas relações escolares. Questiona-se: há garantias de que as tecnologias podem propiciar transformações nas escolas? Se o professor se apropriar do uso das TIC, especialmente, o computador, poderá construir uma nova prática pedagógica? Assim, apontaremos possibilidades e desafios no uso das TIC, sobre a formação dos professores e adoção de novas metodologias aliadas às tendências da sociedade tecnológica, potencializando as competências e habilidades dos alunos, transformando-os em agentes construtores do seu conhecimento.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-05-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1064910.34117/bjdv6n5-529Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 5 (2020); 31019-31033Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 5 (2020); 31019-31033Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 5 (2020); 31019-310332525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10649/8898Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessBraga, Tânia Noemia RodriguesMariano, José RomilsonUchoa, Sarah Cristina CidrãoRodrigues, Glaydes Maria de SousaMenezes, Michélle dos SantosOliveira, Olavia Farias deGoes, Diná Morais de AndradeAlves, Antônio Wellington2020-06-09T13:25:23Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/10649Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:06:49.787684Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Uso integrado das tecnologias na educação: novas possibilidades, muitos desafios/ Integrated use of technologies in education: new possibilities, many challenge
title Uso integrado das tecnologias na educação: novas possibilidades, muitos desafios/ Integrated use of technologies in education: new possibilities, many challenge
spellingShingle Uso integrado das tecnologias na educação: novas possibilidades, muitos desafios/ Integrated use of technologies in education: new possibilities, many challenge
Braga, Tânia Noemia Rodrigues
Integração
TIC na Educação
Possibilidades
Desafios.
title_short Uso integrado das tecnologias na educação: novas possibilidades, muitos desafios/ Integrated use of technologies in education: new possibilities, many challenge
title_full Uso integrado das tecnologias na educação: novas possibilidades, muitos desafios/ Integrated use of technologies in education: new possibilities, many challenge
title_fullStr Uso integrado das tecnologias na educação: novas possibilidades, muitos desafios/ Integrated use of technologies in education: new possibilities, many challenge
title_full_unstemmed Uso integrado das tecnologias na educação: novas possibilidades, muitos desafios/ Integrated use of technologies in education: new possibilities, many challenge
title_sort Uso integrado das tecnologias na educação: novas possibilidades, muitos desafios/ Integrated use of technologies in education: new possibilities, many challenge
author Braga, Tânia Noemia Rodrigues
author_facet Braga, Tânia Noemia Rodrigues
Mariano, José Romilson
Uchoa, Sarah Cristina Cidrão
Rodrigues, Glaydes Maria de Sousa
Menezes, Michélle dos Santos
Oliveira, Olavia Farias de
Goes, Diná Morais de Andrade
Alves, Antônio Wellington
author_role author
author2 Mariano, José Romilson
Uchoa, Sarah Cristina Cidrão
Rodrigues, Glaydes Maria de Sousa
Menezes, Michélle dos Santos
Oliveira, Olavia Farias de
Goes, Diná Morais de Andrade
Alves, Antônio Wellington
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Braga, Tânia Noemia Rodrigues
Mariano, José Romilson
Uchoa, Sarah Cristina Cidrão
Rodrigues, Glaydes Maria de Sousa
Menezes, Michélle dos Santos
Oliveira, Olavia Farias de
Goes, Diná Morais de Andrade
Alves, Antônio Wellington
dc.subject.por.fl_str_mv Integração
TIC na Educação
Possibilidades
Desafios.
topic Integração
TIC na Educação
Possibilidades
Desafios.
description Este artigo tem como objetivo refletir sobre a integração das tecnologias na educação traduzida em muitos desafios e em novas possibilidades para educar estudantes da era digital. Nesse contexto, o computador é um instrumento para viabilizar ações pedagógicas na construção do conhecimento, tornando-se aliado para favorecer o desenvolvimento do aluno em sua educação. Incorporar tecnologias na escola pode gerar desafios, assim como tornar possível práticas diversificadas, usando recursos tecnológicos existentes, pois a escola precisa implantar equipamentos, personalizar o ensino e para dinamizar aulas através da integração e uso das tecnologias disponíveis para aprendizagem. O educador/mediador responsável motiva os alunos, leva-os às diferentes experiências educativas. A justificativa do tema seria analisar a integração das tecnologias na escola que geram mudanças nas relações escolares. Questiona-se: há garantias de que as tecnologias podem propiciar transformações nas escolas? Se o professor se apropriar do uso das TIC, especialmente, o computador, poderá construir uma nova prática pedagógica? Assim, apontaremos possibilidades e desafios no uso das TIC, sobre a formação dos professores e adoção de novas metodologias aliadas às tendências da sociedade tecnológica, potencializando as competências e habilidades dos alunos, transformando-os em agentes construtores do seu conhecimento.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10649
10.34117/bjdv6n5-529
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10649
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n5-529
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10649/8898
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 5 (2020); 31019-31033
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 5 (2020); 31019-31033
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 5 (2020); 31019-31033
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645454225702912