Uso integrado das tecnologias na educação: novas possibilidades, muitos desafios/ Integrated use of technologies in education: new possibilities, many challenge
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10649 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo refletir sobre a integração das tecnologias na educação traduzida em muitos desafios e em novas possibilidades para educar estudantes da era digital. Nesse contexto, o computador é um instrumento para viabilizar ações pedagógicas na construção do conhecimento, tornando-se aliado para favorecer o desenvolvimento do aluno em sua educação. Incorporar tecnologias na escola pode gerar desafios, assim como tornar possível práticas diversificadas, usando recursos tecnológicos existentes, pois a escola precisa implantar equipamentos, personalizar o ensino e para dinamizar aulas através da integração e uso das tecnologias disponíveis para aprendizagem. O educador/mediador responsável motiva os alunos, leva-os às diferentes experiências educativas. A justificativa do tema seria analisar a integração das tecnologias na escola que geram mudanças nas relações escolares. Questiona-se: há garantias de que as tecnologias podem propiciar transformações nas escolas? Se o professor se apropriar do uso das TIC, especialmente, o computador, poderá construir uma nova prática pedagógica? Assim, apontaremos possibilidades e desafios no uso das TIC, sobre a formação dos professores e adoção de novas metodologias aliadas às tendências da sociedade tecnológica, potencializando as competências e habilidades dos alunos, transformando-os em agentes construtores do seu conhecimento. |
id |
VERACRUZ-0_9691f6789841d39e869e2b483b2f15fa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/10649 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Uso integrado das tecnologias na educação: novas possibilidades, muitos desafios/ Integrated use of technologies in education: new possibilities, many challengeIntegraçãoTIC na EducaçãoPossibilidadesDesafios.Este artigo tem como objetivo refletir sobre a integração das tecnologias na educação traduzida em muitos desafios e em novas possibilidades para educar estudantes da era digital. Nesse contexto, o computador é um instrumento para viabilizar ações pedagógicas na construção do conhecimento, tornando-se aliado para favorecer o desenvolvimento do aluno em sua educação. Incorporar tecnologias na escola pode gerar desafios, assim como tornar possível práticas diversificadas, usando recursos tecnológicos existentes, pois a escola precisa implantar equipamentos, personalizar o ensino e para dinamizar aulas através da integração e uso das tecnologias disponíveis para aprendizagem. O educador/mediador responsável motiva os alunos, leva-os às diferentes experiências educativas. A justificativa do tema seria analisar a integração das tecnologias na escola que geram mudanças nas relações escolares. Questiona-se: há garantias de que as tecnologias podem propiciar transformações nas escolas? Se o professor se apropriar do uso das TIC, especialmente, o computador, poderá construir uma nova prática pedagógica? Assim, apontaremos possibilidades e desafios no uso das TIC, sobre a formação dos professores e adoção de novas metodologias aliadas às tendências da sociedade tecnológica, potencializando as competências e habilidades dos alunos, transformando-os em agentes construtores do seu conhecimento.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-05-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1064910.34117/bjdv6n5-529Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 5 (2020); 31019-31033Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 5 (2020); 31019-31033Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 5 (2020); 31019-310332525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10649/8898Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessBraga, Tânia Noemia RodriguesMariano, José RomilsonUchoa, Sarah Cristina CidrãoRodrigues, Glaydes Maria de SousaMenezes, Michélle dos SantosOliveira, Olavia Farias deGoes, Diná Morais de AndradeAlves, Antônio Wellington2020-06-09T13:25:23Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/10649Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:06:49.787684Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uso integrado das tecnologias na educação: novas possibilidades, muitos desafios/ Integrated use of technologies in education: new possibilities, many challenge |
title |
Uso integrado das tecnologias na educação: novas possibilidades, muitos desafios/ Integrated use of technologies in education: new possibilities, many challenge |
spellingShingle |
Uso integrado das tecnologias na educação: novas possibilidades, muitos desafios/ Integrated use of technologies in education: new possibilities, many challenge Braga, Tânia Noemia Rodrigues Integração TIC na Educação Possibilidades Desafios. |
title_short |
Uso integrado das tecnologias na educação: novas possibilidades, muitos desafios/ Integrated use of technologies in education: new possibilities, many challenge |
title_full |
Uso integrado das tecnologias na educação: novas possibilidades, muitos desafios/ Integrated use of technologies in education: new possibilities, many challenge |
title_fullStr |
Uso integrado das tecnologias na educação: novas possibilidades, muitos desafios/ Integrated use of technologies in education: new possibilities, many challenge |
title_full_unstemmed |
Uso integrado das tecnologias na educação: novas possibilidades, muitos desafios/ Integrated use of technologies in education: new possibilities, many challenge |
title_sort |
Uso integrado das tecnologias na educação: novas possibilidades, muitos desafios/ Integrated use of technologies in education: new possibilities, many challenge |
author |
Braga, Tânia Noemia Rodrigues |
author_facet |
Braga, Tânia Noemia Rodrigues Mariano, José Romilson Uchoa, Sarah Cristina Cidrão Rodrigues, Glaydes Maria de Sousa Menezes, Michélle dos Santos Oliveira, Olavia Farias de Goes, Diná Morais de Andrade Alves, Antônio Wellington |
author_role |
author |
author2 |
Mariano, José Romilson Uchoa, Sarah Cristina Cidrão Rodrigues, Glaydes Maria de Sousa Menezes, Michélle dos Santos Oliveira, Olavia Farias de Goes, Diná Morais de Andrade Alves, Antônio Wellington |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Braga, Tânia Noemia Rodrigues Mariano, José Romilson Uchoa, Sarah Cristina Cidrão Rodrigues, Glaydes Maria de Sousa Menezes, Michélle dos Santos Oliveira, Olavia Farias de Goes, Diná Morais de Andrade Alves, Antônio Wellington |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Integração TIC na Educação Possibilidades Desafios. |
topic |
Integração TIC na Educação Possibilidades Desafios. |
description |
Este artigo tem como objetivo refletir sobre a integração das tecnologias na educação traduzida em muitos desafios e em novas possibilidades para educar estudantes da era digital. Nesse contexto, o computador é um instrumento para viabilizar ações pedagógicas na construção do conhecimento, tornando-se aliado para favorecer o desenvolvimento do aluno em sua educação. Incorporar tecnologias na escola pode gerar desafios, assim como tornar possível práticas diversificadas, usando recursos tecnológicos existentes, pois a escola precisa implantar equipamentos, personalizar o ensino e para dinamizar aulas através da integração e uso das tecnologias disponíveis para aprendizagem. O educador/mediador responsável motiva os alunos, leva-os às diferentes experiências educativas. A justificativa do tema seria analisar a integração das tecnologias na escola que geram mudanças nas relações escolares. Questiona-se: há garantias de que as tecnologias podem propiciar transformações nas escolas? Se o professor se apropriar do uso das TIC, especialmente, o computador, poderá construir uma nova prática pedagógica? Assim, apontaremos possibilidades e desafios no uso das TIC, sobre a formação dos professores e adoção de novas metodologias aliadas às tendências da sociedade tecnológica, potencializando as competências e habilidades dos alunos, transformando-os em agentes construtores do seu conhecimento. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10649 10.34117/bjdv6n5-529 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10649 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n5-529 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10649/8898 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 5 (2020); 31019-31033 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 5 (2020); 31019-31033 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 5 (2020); 31019-31033 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645454225702912 |