Um modelo para constru??o de gamifica??o personalizada com base nos frameworks hexad e 6D

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais, Aline Priscila Ara?jo de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2931
Resumo: O objetivo deste trabalho ? construir um modelo para a gamifica??o personalizada, que se baseia nos frameworks Hexad e 6D. Para fins de avalia??o, coletamos dados durante a aplica??o das gamifica??es criadas para as disciplinas de Introdu??o ? Programa??o e Algoritmo e Programa??o Estruturada do curso de Redes de Computadores e Sistemas para Internet no Instituto Federal da Para?ba (IFPB). Por isso, o nosso modelo tem como objetivo fornecer uma forma sistem?tica de construir gamifica??o personalizada para auxiliar os profissionais que a utilizam, assim como atrair mais jogadores/usu?rios. Em seguida, realizamos um mapeamento sistem?tico da literatura para melhor entender as necessidades de gamifica??o. Descobrimos que, na maioria das vezes, as gamifica??es s?o criadas sem um foco espec?fico nos usu?rios e sem um modelo pensado para guiar sua cria??o. Para verificar a efic?cia de nossa abordagem, criamos duas gamifica??es, uma gen?rica e outra personalizada, que foram aplicadas nas turmas. Durante o processo de cria??o do modelo, usamos alguns passos pr?-fixados do framework 6D e levamos em considera??o o perfil de jogador/usu?rio com base no framework Hexad. Ao final, avaliamos o que os professores acharam do modelo e se a gamifica??o personalizada mostrou melhores resultados do que a gamifica??o gen?rica. Ap?s o levantamento do perfil dos alunos, foi aplicado com os professores o modelo proposto para cria??o de gamifica??es personalizadas para cada turma. Uma an?lise cr?tica seguiu-se a cada aplica??o, juntamente com question?rios semiabertos online, para avaliar o comportamento e a influ?ncia dos alunos. Os resultados admitem que os alunos preferem a gamifica??o personalizada, embora sejam detectados alguns elementos a serem aprimorados na gamifica??o gen?rica utilizada na turma do professor C1. No entanto, na turma do professor C2, os resultados da an?lise revelaram uma prefer?ncia quase igualit?ria de ambas as gamifica??es. Al?m disso, os professores sentiram-se satisfeitos com a abordagem proposta e com a gamifica??o personalizada.
id IFPB_9f6884cbe5800146cdc440ffc48e8845
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2931
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling Morais, Aline Priscila Ara?jo de2023-05-29T12:48:32Z2023-05-29T12:48:32Z2023-05-29CDU 004: 37.091.3(043)http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2931O objetivo deste trabalho ? construir um modelo para a gamifica??o personalizada, que se baseia nos frameworks Hexad e 6D. Para fins de avalia??o, coletamos dados durante a aplica??o das gamifica??es criadas para as disciplinas de Introdu??o ? Programa??o e Algoritmo e Programa??o Estruturada do curso de Redes de Computadores e Sistemas para Internet no Instituto Federal da Para?ba (IFPB). Por isso, o nosso modelo tem como objetivo fornecer uma forma sistem?tica de construir gamifica??o personalizada para auxiliar os profissionais que a utilizam, assim como atrair mais jogadores/usu?rios. Em seguida, realizamos um mapeamento sistem?tico da literatura para melhor entender as necessidades de gamifica??o. Descobrimos que, na maioria das vezes, as gamifica??es s?o criadas sem um foco espec?fico nos usu?rios e sem um modelo pensado para guiar sua cria??o. Para verificar a efic?cia de nossa abordagem, criamos duas gamifica??es, uma gen?rica e outra personalizada, que foram aplicadas nas turmas. Durante o processo de cria??o do modelo, usamos alguns passos pr?-fixados do framework 6D e levamos em considera??o o perfil de jogador/usu?rio com base no framework Hexad. Ao final, avaliamos o que os professores acharam do modelo e se a gamifica??o personalizada mostrou melhores resultados do que a gamifica??o gen?rica. Ap?s o levantamento do perfil dos alunos, foi aplicado com os professores o modelo proposto para cria??o de gamifica??es personalizadas para cada turma. Uma an?lise cr?tica seguiu-se a cada aplica??o, juntamente com question?rios semiabertos online, para avaliar o comportamento e a influ?ncia dos alunos. Os resultados admitem que os alunos preferem a gamifica??o personalizada, embora sejam detectados alguns elementos a serem aprimorados na gamifica??o gen?rica utilizada na turma do professor C1. No entanto, na turma do professor C2, os resultados da an?lise revelaram uma prefer?ncia quase igualit?ria de ambas as gamifica??es. Al?m disso, os professores sentiram-se satisfeitos com a abordagem proposta e com a gamifica??o personalizada.Submitted by Coordena??o Mestrado em Tecnologia da Informa??o (coordenacao.ppgti@ifpb.edu.br) on 2023-05-26T14:42:44Z No. of bitstreams: 2 UM MODELO PARA CONSTRUC?A?O DE GAMIFICAC?A?O PERSONALIZADA COM BASE NOS FRAMEWORKS HEXAD E 6D .pdf: 69176809 bytes, checksum: 10be266c1671e553beb19c6cf18cbf96 (MD5) Autoriza??o reposit?rio.pdf: 362666 bytes, checksum: f2cb9f6b7f3bb545f2ac5fa2683e7d6e (MD5)Approved for entry into archive by Josinete Nobrega Araujo (josinete@ifpb.edu.br) on 2023-05-29T12:48:32Z (GMT) No. of bitstreams: 2 UM MODELO PARA CONSTRUC?A?O DE GAMIFICAC?A?O PERSONALIZADA COM BASE NOS FRAMEWORKS HEXAD E 6D .pdf: 69176809 bytes, checksum: 10be266c1671e553beb19c6cf18cbf96 (MD5) Autoriza??o reposit?rio.pdf: 362666 bytes, checksum: f2cb9f6b7f3bb545f2ac5fa2683e7d6e (MD5)Made available in DSpace on 2023-05-29T12:48:32Z (GMT). No. of bitstreams: 2 UM MODELO PARA CONSTRUC?A?O DE GAMIFICAC?A?O PERSONALIZADA COM BASE NOS FRAMEWORKS HEXAD E 6D .pdf: 69176809 bytes, checksum: 10be266c1671e553beb19c6cf18cbf96 (MD5) Autoriza??o reposit?rio.pdf: 362666 bytes, checksum: f2cb9f6b7f3bb545f2ac5fa2683e7d6e (MD5) Previous issue date: 2023-05-296DHexadFrameworksGamifica??o personalizadaUm modelo para constru??o de gamifica??o personalizada com base nos frameworks hexad e 6Dinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessDisserta??o de MestradoInstituto Federal da Para?ba - PPGTIORIGINALUM MODELO PARA CONSTRUC?A?O DE GAMIFICAC?A?O PERSONALIZADA COM BASE NOS FRAMEWORKS HEXAD E 6D .pdfUM MODELO PARA CONSTRUC?A?O DE GAMIFICAC?A?O PERSONALIZADA COM BASE NOS FRAMEWORKS HEXAD E 6D .pdfapplication/pdf69176809http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2931/1/UM+MODELO+PARA+CONSTRUC%CC%A7A%CC%83O+DE+GAMIFICAC%CC%A7A%CC%83O+PERSONALIZADA+COM+BASE+NOS+FRAMEWORKS+HEXAD+E+6D+.pdf10be266c1671e553beb19c6cf18cbf96MD51Autoriza??o reposit?rio.pdfAutoriza??o reposit?rio.pdfapplication/pdf362666http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2931/3/Autoriza%C3%A7%C3%A3o+reposit%C3%B3rio.pdff2cb9f6b7f3bb545f2ac5fa2683e7d6eMD53177683/29312023-05-29 09:48:32.404oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2931Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2023-05-29T12:48:32Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Um modelo para constru??o de gamifica??o personalizada com base nos frameworks hexad e 6D
title Um modelo para constru??o de gamifica??o personalizada com base nos frameworks hexad e 6D
spellingShingle Um modelo para constru??o de gamifica??o personalizada com base nos frameworks hexad e 6D
Morais, Aline Priscila Ara?jo de
6D
Hexad
Frameworks
Gamifica??o personalizada
title_short Um modelo para constru??o de gamifica??o personalizada com base nos frameworks hexad e 6D
title_full Um modelo para constru??o de gamifica??o personalizada com base nos frameworks hexad e 6D
title_fullStr Um modelo para constru??o de gamifica??o personalizada com base nos frameworks hexad e 6D
title_full_unstemmed Um modelo para constru??o de gamifica??o personalizada com base nos frameworks hexad e 6D
title_sort Um modelo para constru??o de gamifica??o personalizada com base nos frameworks hexad e 6D
author Morais, Aline Priscila Ara?jo de
author_facet Morais, Aline Priscila Ara?jo de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Morais, Aline Priscila Ara?jo de
dc.subject.por.fl_str_mv 6D
Hexad
Frameworks
Gamifica??o personalizada
topic 6D
Hexad
Frameworks
Gamifica??o personalizada
description O objetivo deste trabalho ? construir um modelo para a gamifica??o personalizada, que se baseia nos frameworks Hexad e 6D. Para fins de avalia??o, coletamos dados durante a aplica??o das gamifica??es criadas para as disciplinas de Introdu??o ? Programa??o e Algoritmo e Programa??o Estruturada do curso de Redes de Computadores e Sistemas para Internet no Instituto Federal da Para?ba (IFPB). Por isso, o nosso modelo tem como objetivo fornecer uma forma sistem?tica de construir gamifica??o personalizada para auxiliar os profissionais que a utilizam, assim como atrair mais jogadores/usu?rios. Em seguida, realizamos um mapeamento sistem?tico da literatura para melhor entender as necessidades de gamifica??o. Descobrimos que, na maioria das vezes, as gamifica??es s?o criadas sem um foco espec?fico nos usu?rios e sem um modelo pensado para guiar sua cria??o. Para verificar a efic?cia de nossa abordagem, criamos duas gamifica??es, uma gen?rica e outra personalizada, que foram aplicadas nas turmas. Durante o processo de cria??o do modelo, usamos alguns passos pr?-fixados do framework 6D e levamos em considera??o o perfil de jogador/usu?rio com base no framework Hexad. Ao final, avaliamos o que os professores acharam do modelo e se a gamifica??o personalizada mostrou melhores resultados do que a gamifica??o gen?rica. Ap?s o levantamento do perfil dos alunos, foi aplicado com os professores o modelo proposto para cria??o de gamifica??es personalizadas para cada turma. Uma an?lise cr?tica seguiu-se a cada aplica??o, juntamente com question?rios semiabertos online, para avaliar o comportamento e a influ?ncia dos alunos. Os resultados admitem que os alunos preferem a gamifica??o personalizada, embora sejam detectados alguns elementos a serem aprimorados na gamifica??o gen?rica utilizada na turma do professor C1. No entanto, na turma do professor C2, os resultados da an?lise revelaram uma prefer?ncia quase igualit?ria de ambas as gamifica??es. Al?m disso, os professores sentiram-se satisfeitos com a abordagem proposta e com a gamifica??o personalizada.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-05-29T12:48:32Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-05-29T12:48:32Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-05-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2931
dc.identifier.govdoc.none.fl_str_mv CDU 004: 37.091.3(043)
identifier_str_mv CDU 004: 37.091.3(043)
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2931
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2931/1/UM+MODELO+PARA+CONSTRUC%CC%A7A%CC%83O+DE+GAMIFICAC%CC%A7A%CC%83O+PERSONALIZADA+COM+BASE+NOS+FRAMEWORKS+HEXAD+E+6D+.pdf
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2931/3/Autoriza%C3%A7%C3%A3o+reposit%C3%B3rio.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 10be266c1671e553beb19c6cf18cbf96
f2cb9f6b7f3bb545f2ac5fa2683e7d6e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801660448556187648