GAMIFICA??O COMO RECURSO METODOL?GICO NO FOMENTO AO APRENDIZADO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PONTES, MARIA RIZONEIDE ARA?JO
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2783
Resumo: Levando em considera??o a relev?ncia da gamifica??o no processo educativo, objetivamos, neste estudo, compreender a import?ncia do uso de recursos tecnol?gicos na educa??o. Realizou-se um estudo bibliogr?fico de cunho qualitativo. Constatou-se que a aplica??o de aulas com atividades gamificadas trazem motiva??o e engajamento dos estudantes. Aferimos que a gamifica??o possibilita ao aluno a autoavalia??o diante do seu conhecimento em rela??o ao conte?do abordado, al?m do engajamento, atratividade, motiva??o e potencial estrat?gia no processo de aprendizagem. No estudo foi sugerida uma atividade gamificada para aplica??o no ensino t?cnico. Nesse contexto, compreendemos que a utiliza??o de atividades gamificadas trazem uma ressignifica??o dos conte?dos estudados.
id IFPB_440872c8ab8001751d785cdefa10e4b8
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2783
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling PONTES, MARIA RIZONEIDE ARA?JO2023-02-16T18:58:19Z2023-02-16T18:58:19Z2022-05-04http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2783Levando em considera??o a relev?ncia da gamifica??o no processo educativo, objetivamos, neste estudo, compreender a import?ncia do uso de recursos tecnol?gicos na educa??o. Realizou-se um estudo bibliogr?fico de cunho qualitativo. Constatou-se que a aplica??o de aulas com atividades gamificadas trazem motiva??o e engajamento dos estudantes. Aferimos que a gamifica??o possibilita ao aluno a autoavalia??o diante do seu conhecimento em rela??o ao conte?do abordado, al?m do engajamento, atratividade, motiva??o e potencial estrat?gia no processo de aprendizagem. No estudo foi sugerida uma atividade gamificada para aplica??o no ensino t?cnico. Nesse contexto, compreendemos que a utiliza??o de atividades gamificadas trazem uma ressignifica??o dos conte?dos estudados.Submitted by Leonardo Ataide de Lima Sousa (leonardo.lima@ifpb.edu.br) on 2023-02-16T15:12:02Z No. of bitstreams: 2 tcc_Maria Rizoneide_ept.pdf: 574824 bytes, checksum: f9f75fdb4642e5ce4ac2942550ee1017 (MD5) RI Rizoneide.pdf: 1856494 bytes, checksum: 8994805fac06f21c3932b31c1f751cb3 (MD5)Approved for entry into archive by Angela Caedoso (angelacardoso@ifpb.edu.br) on 2023-02-16T18:58:19Z (GMT) No. of bitstreams: 2 tcc_Maria Rizoneide_ept.pdf: 574824 bytes, checksum: f9f75fdb4642e5ce4ac2942550ee1017 (MD5) RI Rizoneide.pdf: 1856494 bytes, checksum: 8994805fac06f21c3932b31c1f751cb3 (MD5)Made available in DSpace on 2023-02-16T18:58:19Z (GMT). No. of bitstreams: 2 tcc_Maria Rizoneide_ept.pdf: 574824 bytes, checksum: f9f75fdb4642e5ce4ac2942550ee1017 (MD5) RI Rizoneide.pdf: 1856494 bytes, checksum: 8994805fac06f21c3932b31c1f751cb3 (MD5) Previous issue date: 2022-05-04n?o h?estrat?gia metodol?gica; gamifica??o; aprendizagem.GAMIFICA??O COMO RECURSO METODOL?GICO NO FOMENTO AO APRENDIZADOinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessArtigo Cient?ficoIFPBORIGINALtcc_Maria Rizoneide_ept.pdftcc_Maria Rizoneide_ept.pdfapplication/pdf574824http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2783/1/tcc_Maria+Rizoneide_ept.pdff9f75fdb4642e5ce4ac2942550ee1017MD51RI Rizoneide.pdfRI Rizoneide.pdfapplication/pdf1856494http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2783/2/RI+Rizoneide.pdf8994805fac06f21c3932b31c1f751cb3MD52177683/27832023-02-16 15:58:19.129oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2783Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2023-02-16T18:58:19Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv GAMIFICA??O COMO RECURSO METODOL?GICO NO FOMENTO AO APRENDIZADO
title GAMIFICA??O COMO RECURSO METODOL?GICO NO FOMENTO AO APRENDIZADO
spellingShingle GAMIFICA??O COMO RECURSO METODOL?GICO NO FOMENTO AO APRENDIZADO
PONTES, MARIA RIZONEIDE ARA?JO
estrat?gia metodol?gica; gamifica??o; aprendizagem.
title_short GAMIFICA??O COMO RECURSO METODOL?GICO NO FOMENTO AO APRENDIZADO
title_full GAMIFICA??O COMO RECURSO METODOL?GICO NO FOMENTO AO APRENDIZADO
title_fullStr GAMIFICA??O COMO RECURSO METODOL?GICO NO FOMENTO AO APRENDIZADO
title_full_unstemmed GAMIFICA??O COMO RECURSO METODOL?GICO NO FOMENTO AO APRENDIZADO
title_sort GAMIFICA??O COMO RECURSO METODOL?GICO NO FOMENTO AO APRENDIZADO
author PONTES, MARIA RIZONEIDE ARA?JO
author_facet PONTES, MARIA RIZONEIDE ARA?JO
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv PONTES, MARIA RIZONEIDE ARA?JO
dc.subject.por.fl_str_mv estrat?gia metodol?gica; gamifica??o; aprendizagem.
topic estrat?gia metodol?gica; gamifica??o; aprendizagem.
description Levando em considera??o a relev?ncia da gamifica??o no processo educativo, objetivamos, neste estudo, compreender a import?ncia do uso de recursos tecnol?gicos na educa??o. Realizou-se um estudo bibliogr?fico de cunho qualitativo. Constatou-se que a aplica??o de aulas com atividades gamificadas trazem motiva??o e engajamento dos estudantes. Aferimos que a gamifica??o possibilita ao aluno a autoavalia??o diante do seu conhecimento em rela??o ao conte?do abordado, al?m do engajamento, atratividade, motiva??o e potencial estrat?gia no processo de aprendizagem. No estudo foi sugerida uma atividade gamificada para aplica??o no ensino t?cnico. Nesse contexto, compreendemos que a utiliza??o de atividades gamificadas trazem uma ressignifica??o dos conte?dos estudados.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-05-04
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-02-16T18:58:19Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-02-16T18:58:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2783
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2783
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2783/1/tcc_Maria+Rizoneide_ept.pdf
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2783/2/RI+Rizoneide.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f9f75fdb4642e5ce4ac2942550ee1017
8994805fac06f21c3932b31c1f751cb3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801660447647072256