GAMIFICA??O NO ENSINO-APRENDIZAGEM EM CONTABILIDADE DE CUSTOS: UMA AN?LISE EXPERIMENTAL NO IFPB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: COSTA NETO, JO?O ANTONIO DA
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2368
Resumo: O objetivo deste estudo foi de analisar como a atividade integrada de gamifica??o pode auxiliar o ensino e a aprendizagem na disciplina Contabilidade de Custos no IFPB. Para isso, foram utilizados conceitos e abordagens do processo de ensino-aprendizagem e gamifica??o al?m da Contabilidade de Custos e trabalhos correlatos como suporte da literatura. A metodologia utilizada foi um experimento com a gamifica??o de um jogo de tabuleiro, que abrange o conte?do espec?fico da terminologia b?sica da disciplina Contabilidade de Custos. Os sujeitos da pesquisa foram os alunos do Curso T?cnico de Contabilidade do IFPB. Os dados foram coletados por meio de question?rios e de entrevistas. O question?rio 1 foi aplicado antes do jogo, e o question?rio 2 e a entrevista depois do jogo. As principais contribui??es com os resultados esperados se amparam em evid?ncias reais de que, nos Cursos de Contabilidade, o processo de ensino-aprendizagem com gamifica??o eleva o potencial de agregar conhecimento aos alunos, que a utiliza??o de experimento ? importante para identificar a maior motiva??o do grupo experimental em uma atividade gamificada e que o tempo despendido e a criatividade do docente s?o essenciais no planejamento da gamifica??o.
id IFPB_15a8c7a9e626481689bd8adb457f62d2
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2368
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling COSTA NETO, JO?O ANTONIO DA2022-09-08T18:18:55Z2022-09-08T18:18:55Z2022-04-04http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2368O objetivo deste estudo foi de analisar como a atividade integrada de gamifica??o pode auxiliar o ensino e a aprendizagem na disciplina Contabilidade de Custos no IFPB. Para isso, foram utilizados conceitos e abordagens do processo de ensino-aprendizagem e gamifica??o al?m da Contabilidade de Custos e trabalhos correlatos como suporte da literatura. A metodologia utilizada foi um experimento com a gamifica??o de um jogo de tabuleiro, que abrange o conte?do espec?fico da terminologia b?sica da disciplina Contabilidade de Custos. Os sujeitos da pesquisa foram os alunos do Curso T?cnico de Contabilidade do IFPB. Os dados foram coletados por meio de question?rios e de entrevistas. O question?rio 1 foi aplicado antes do jogo, e o question?rio 2 e a entrevista depois do jogo. As principais contribui??es com os resultados esperados se amparam em evid?ncias reais de que, nos Cursos de Contabilidade, o processo de ensino-aprendizagem com gamifica??o eleva o potencial de agregar conhecimento aos alunos, que a utiliza??o de experimento ? importante para identificar a maior motiva??o do grupo experimental em uma atividade gamificada e que o tempo despendido e a criatividade do docente s?o essenciais no planejamento da gamifica??o.Submitted by Leonardo Ataide de Lima Sousa (leonardo.lima@ifpb.edu.br) on 2022-08-31T11:31:47Z No. of bitstreams: 2 JO?O ANT?NIO DA COSTA NETO.pdf: 399215 bytes, checksum: 43ba7c0b204480818ecc2e6342d78255 (MD5) JO?O ANTONIO DA COSTA NETO 2.pdf: 525681 bytes, checksum: 6ec965699511164c1ff9d997479e2cd8 (MD5)Approved for entry into archive by Angela Caedoso (angelacardoso@ifpb.edu.br) on 2022-09-08T18:18:55Z (GMT) No. of bitstreams: 2 JO?O ANT?NIO DA COSTA NETO.pdf: 399215 bytes, checksum: 43ba7c0b204480818ecc2e6342d78255 (MD5) JO?O ANTONIO DA COSTA NETO 2.pdf: 525681 bytes, checksum: 6ec965699511164c1ff9d997479e2cd8 (MD5)Made available in DSpace on 2022-09-08T18:18:55Z (GMT). No. of bitstreams: 2 JO?O ANT?NIO DA COSTA NETO.pdf: 399215 bytes, checksum: 43ba7c0b204480818ecc2e6342d78255 (MD5) JO?O ANTONIO DA COSTA NETO 2.pdf: 525681 bytes, checksum: 6ec965699511164c1ff9d997479e2cd8 (MD5) Previous issue date: 2022-04-04N?O H?gamifica??o;ensino.experimento;contabilidade de custos.GAMIFICA??O NO ENSINO-APRENDIZAGEM EM CONTABILIDADE DE CUSTOS: UMA AN?LISE EXPERIMENTAL NO IFPBinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTRABALHO CIENT?FICOIFPBORIGINALJO?O ANT?NIO DA COSTA NETO.pdfJO?O ANT?NIO DA COSTA NETO.pdfapplication/pdf399215http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2368/1/JO%C3%83O+ANT%C3%94NIO+DA+COSTA+NETO.pdf43ba7c0b204480818ecc2e6342d78255MD51JO?O ANTONIO DA COSTA NETO 2.pdfJO?O ANTONIO DA COSTA NETO 2.pdfapplication/pdf525681http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2368/2/JO%C3%83O+ANTONIO+DA+COSTA+NETO+2.pdf6ec965699511164c1ff9d997479e2cd8MD52177683/23682022-09-08 15:18:55.148oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2368Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2022-09-08T18:18:55Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv GAMIFICA??O NO ENSINO-APRENDIZAGEM EM CONTABILIDADE DE CUSTOS: UMA AN?LISE EXPERIMENTAL NO IFPB
title GAMIFICA??O NO ENSINO-APRENDIZAGEM EM CONTABILIDADE DE CUSTOS: UMA AN?LISE EXPERIMENTAL NO IFPB
spellingShingle GAMIFICA??O NO ENSINO-APRENDIZAGEM EM CONTABILIDADE DE CUSTOS: UMA AN?LISE EXPERIMENTAL NO IFPB
COSTA NETO, JO?O ANTONIO DA
gamifica??o;
ensino.
experimento;
contabilidade de custos.
title_short GAMIFICA??O NO ENSINO-APRENDIZAGEM EM CONTABILIDADE DE CUSTOS: UMA AN?LISE EXPERIMENTAL NO IFPB
title_full GAMIFICA??O NO ENSINO-APRENDIZAGEM EM CONTABILIDADE DE CUSTOS: UMA AN?LISE EXPERIMENTAL NO IFPB
title_fullStr GAMIFICA??O NO ENSINO-APRENDIZAGEM EM CONTABILIDADE DE CUSTOS: UMA AN?LISE EXPERIMENTAL NO IFPB
title_full_unstemmed GAMIFICA??O NO ENSINO-APRENDIZAGEM EM CONTABILIDADE DE CUSTOS: UMA AN?LISE EXPERIMENTAL NO IFPB
title_sort GAMIFICA??O NO ENSINO-APRENDIZAGEM EM CONTABILIDADE DE CUSTOS: UMA AN?LISE EXPERIMENTAL NO IFPB
author COSTA NETO, JO?O ANTONIO DA
author_facet COSTA NETO, JO?O ANTONIO DA
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv COSTA NETO, JO?O ANTONIO DA
dc.subject.por.fl_str_mv gamifica??o;
ensino.
experimento;
contabilidade de custos.
topic gamifica??o;
ensino.
experimento;
contabilidade de custos.
description O objetivo deste estudo foi de analisar como a atividade integrada de gamifica??o pode auxiliar o ensino e a aprendizagem na disciplina Contabilidade de Custos no IFPB. Para isso, foram utilizados conceitos e abordagens do processo de ensino-aprendizagem e gamifica??o al?m da Contabilidade de Custos e trabalhos correlatos como suporte da literatura. A metodologia utilizada foi um experimento com a gamifica??o de um jogo de tabuleiro, que abrange o conte?do espec?fico da terminologia b?sica da disciplina Contabilidade de Custos. Os sujeitos da pesquisa foram os alunos do Curso T?cnico de Contabilidade do IFPB. Os dados foram coletados por meio de question?rios e de entrevistas. O question?rio 1 foi aplicado antes do jogo, e o question?rio 2 e a entrevista depois do jogo. As principais contribui??es com os resultados esperados se amparam em evid?ncias reais de que, nos Cursos de Contabilidade, o processo de ensino-aprendizagem com gamifica??o eleva o potencial de agregar conhecimento aos alunos, que a utiliza??o de experimento ? importante para identificar a maior motiva??o do grupo experimental em uma atividade gamificada e que o tempo despendido e a criatividade do docente s?o essenciais no planejamento da gamifica??o.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-09-08T18:18:55Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-09-08T18:18:55Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-04-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2368
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2368
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2368/1/JO%C3%83O+ANT%C3%94NIO+DA+COSTA+NETO.pdf
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2368/2/JO%C3%83O+ANTONIO+DA+COSTA+NETO+2.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 43ba7c0b204480818ecc2e6342d78255
6ec965699511164c1ff9d997479e2cd8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801660444864151552