A IMPORT?NCIA DA REPRESENTATIVIDADE DA COMUNIDADE LGBTQIA+ NO ENSINO DE MATEM?TICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2743 |
Resumo: | O campo da Matem?tica, at? mesmo o de Ensino e Educa??o Matem?tica, ? composto, ainda hoje, predominantemente por homens brancos, heterossexuais, cisg?neros. A quest?o de g?nero e representa??o feminina na matem?tica ? um ponto que vem se discutindo muito nos ?ltimos anos, mas uma inquieta??o nos foi levantada para a realiza??o deste trabalho, qual ? a representa??o da comunidade LGBTQIA+ no Ensino de Matem?tica? O trabalho objetiva analisar a import?ncia da representatividade da comunidade LGBTQIA+ no Ensino da Matem?tica, por meio da an?lise de um question?rio apresentado a professores de Matem?tica de Campina Grande, e atrav?s de uma an?lise da cole??o de livros did?ticos do Ensino M?dio adotados pela Rede Estadual da Para?ba. Tendo em vista os objetivos que pretendemos atingir, optamos por uma pesquisa qualitativa aplicada explorat?ria, tendo como principais instrumentos de coleta de dados o question?rio destinado a professores de Matem?tica de Campina Grande, e o livro did?tico, e para an?lise dos mesmos, foi realizada uma an?lise do discurso. compreendendo a Educa??o como ato pol?tico, e buscando uma Educa??o mais inclusiva e diversa, trouxemos como referencial te?rico Paulo Freire, D?Ambr?sio, Jaramillo, Mendes, Reis e Esquincalha, para refletirmos sobre como podemos ter um Ensino de Matem?tica que respeite as diversidades, e n?o seja exclusivo. Ao longo de nossa an?lise, pudemos percebemos que, mesmo na atualidade, o tema ainda ? tratado com tabu e quase n?o h? representatividade da comunidade LGBTQIA+ nos livros did?ticos, e em sala de aula. Por?m podemos possuir esperan?as de que em breve teremos uma Educa??o Matem?tica inclusiva e para a diversidade. |
id |
IFPB_9fe3c02dac44ef230c7a9e8fcf2dba06 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2743 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
DIAS, Let?cia Dornellas2023-01-20T11:39:37Z2023-01-20T11:39:37Z2023-01-20http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2743O campo da Matem?tica, at? mesmo o de Ensino e Educa??o Matem?tica, ? composto, ainda hoje, predominantemente por homens brancos, heterossexuais, cisg?neros. A quest?o de g?nero e representa??o feminina na matem?tica ? um ponto que vem se discutindo muito nos ?ltimos anos, mas uma inquieta??o nos foi levantada para a realiza??o deste trabalho, qual ? a representa??o da comunidade LGBTQIA+ no Ensino de Matem?tica? O trabalho objetiva analisar a import?ncia da representatividade da comunidade LGBTQIA+ no Ensino da Matem?tica, por meio da an?lise de um question?rio apresentado a professores de Matem?tica de Campina Grande, e atrav?s de uma an?lise da cole??o de livros did?ticos do Ensino M?dio adotados pela Rede Estadual da Para?ba. Tendo em vista os objetivos que pretendemos atingir, optamos por uma pesquisa qualitativa aplicada explorat?ria, tendo como principais instrumentos de coleta de dados o question?rio destinado a professores de Matem?tica de Campina Grande, e o livro did?tico, e para an?lise dos mesmos, foi realizada uma an?lise do discurso. compreendendo a Educa??o como ato pol?tico, e buscando uma Educa??o mais inclusiva e diversa, trouxemos como referencial te?rico Paulo Freire, D?Ambr?sio, Jaramillo, Mendes, Reis e Esquincalha, para refletirmos sobre como podemos ter um Ensino de Matem?tica que respeite as diversidades, e n?o seja exclusivo. Ao longo de nossa an?lise, pudemos percebemos que, mesmo na atualidade, o tema ainda ? tratado com tabu e quase n?o h? representatividade da comunidade LGBTQIA+ nos livros did?ticos, e em sala de aula. Por?m podemos possuir esperan?as de que em breve teremos uma Educa??o Matem?tica inclusiva e para a diversidade.Submitted by luis soares (luis.soares@ifpb.edu.br) on 2023-01-20T11:38:45Z No. of bitstreams: 1 monografia.pdf: 996048 bytes, checksum: b9925be39ca91a0a0c99feb8c6a6bcbc (MD5)Approved for entry into archive by luis soares (luis.soares@ifpb.edu.br) on 2023-01-20T11:39:37Z (GMT) No. of bitstreams: 1 monografia.pdf: 996048 bytes, checksum: b9925be39ca91a0a0c99feb8c6a6bcbc (MD5)Made available in DSpace on 2023-01-20T11:39:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 monografia.pdf: 996048 bytes, checksum: b9925be39ca91a0a0c99feb8c6a6bcbc (MD5) Previous issue date: 2023-01-20Representatividadecomunidade LGBTQIA+Educa??o Matem?ticaEnsinoA IMPORT?NCIA DA REPRESENTATIVIDADE DA COMUNIDADE LGBTQIA+ NO ENSINO DE MATEM?TICAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessMonografiaIFPBORIGINALmonografia.pdfmonografia.pdfapplication/pdf996048http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2743/1/monografia.pdfb9925be39ca91a0a0c99feb8c6a6bcbcMD51177683/27432023-01-20 08:39:37.029oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2743Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2023-01-20T11:39:37Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A IMPORT?NCIA DA REPRESENTATIVIDADE DA COMUNIDADE LGBTQIA+ NO ENSINO DE MATEM?TICA |
title |
A IMPORT?NCIA DA REPRESENTATIVIDADE DA COMUNIDADE LGBTQIA+ NO ENSINO DE MATEM?TICA |
spellingShingle |
A IMPORT?NCIA DA REPRESENTATIVIDADE DA COMUNIDADE LGBTQIA+ NO ENSINO DE MATEM?TICA DIAS, Let?cia Dornellas Representatividade comunidade LGBTQIA+ Educa??o Matem?tica Ensino |
title_short |
A IMPORT?NCIA DA REPRESENTATIVIDADE DA COMUNIDADE LGBTQIA+ NO ENSINO DE MATEM?TICA |
title_full |
A IMPORT?NCIA DA REPRESENTATIVIDADE DA COMUNIDADE LGBTQIA+ NO ENSINO DE MATEM?TICA |
title_fullStr |
A IMPORT?NCIA DA REPRESENTATIVIDADE DA COMUNIDADE LGBTQIA+ NO ENSINO DE MATEM?TICA |
title_full_unstemmed |
A IMPORT?NCIA DA REPRESENTATIVIDADE DA COMUNIDADE LGBTQIA+ NO ENSINO DE MATEM?TICA |
title_sort |
A IMPORT?NCIA DA REPRESENTATIVIDADE DA COMUNIDADE LGBTQIA+ NO ENSINO DE MATEM?TICA |
author |
DIAS, Let?cia Dornellas |
author_facet |
DIAS, Let?cia Dornellas |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
DIAS, Let?cia Dornellas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Representatividade comunidade LGBTQIA+ Educa??o Matem?tica Ensino |
topic |
Representatividade comunidade LGBTQIA+ Educa??o Matem?tica Ensino |
description |
O campo da Matem?tica, at? mesmo o de Ensino e Educa??o Matem?tica, ? composto, ainda hoje, predominantemente por homens brancos, heterossexuais, cisg?neros. A quest?o de g?nero e representa??o feminina na matem?tica ? um ponto que vem se discutindo muito nos ?ltimos anos, mas uma inquieta??o nos foi levantada para a realiza??o deste trabalho, qual ? a representa??o da comunidade LGBTQIA+ no Ensino de Matem?tica? O trabalho objetiva analisar a import?ncia da representatividade da comunidade LGBTQIA+ no Ensino da Matem?tica, por meio da an?lise de um question?rio apresentado a professores de Matem?tica de Campina Grande, e atrav?s de uma an?lise da cole??o de livros did?ticos do Ensino M?dio adotados pela Rede Estadual da Para?ba. Tendo em vista os objetivos que pretendemos atingir, optamos por uma pesquisa qualitativa aplicada explorat?ria, tendo como principais instrumentos de coleta de dados o question?rio destinado a professores de Matem?tica de Campina Grande, e o livro did?tico, e para an?lise dos mesmos, foi realizada uma an?lise do discurso. compreendendo a Educa??o como ato pol?tico, e buscando uma Educa??o mais inclusiva e diversa, trouxemos como referencial te?rico Paulo Freire, D?Ambr?sio, Jaramillo, Mendes, Reis e Esquincalha, para refletirmos sobre como podemos ter um Ensino de Matem?tica que respeite as diversidades, e n?o seja exclusivo. Ao longo de nossa an?lise, pudemos percebemos que, mesmo na atualidade, o tema ainda ? tratado com tabu e quase n?o h? representatividade da comunidade LGBTQIA+ nos livros did?ticos, e em sala de aula. Por?m podemos possuir esperan?as de que em breve teremos uma Educa??o Matem?tica inclusiva e para a diversidade. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-01-20T11:39:37Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-01-20T11:39:37Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-01-20 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2743 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2743 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2743/1/monografia.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b9925be39ca91a0a0c99feb8c6a6bcbc |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1801660447122784256 |