A IMPORT?NCIA DA REPRESENTATIVIDADE DA COMUNIDADE LGBTQIA+ NO ENSINO DE MATEM?TICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DIAS, Let?cia Dornellas
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2743
Resumo: O campo da Matem?tica, at? mesmo o de Ensino e Educa??o Matem?tica, ? composto, ainda hoje, predominantemente por homens brancos, heterossexuais, cisg?neros. A quest?o de g?nero e representa??o feminina na matem?tica ? um ponto que vem se discutindo muito nos ?ltimos anos, mas uma inquieta??o nos foi levantada para a realiza??o deste trabalho, qual ? a representa??o da comunidade LGBTQIA+ no Ensino de Matem?tica? O trabalho objetiva analisar a import?ncia da representatividade da comunidade LGBTQIA+ no Ensino da Matem?tica, por meio da an?lise de um question?rio apresentado a professores de Matem?tica de Campina Grande, e atrav?s de uma an?lise da cole??o de livros did?ticos do Ensino M?dio adotados pela Rede Estadual da Para?ba. Tendo em vista os objetivos que pretendemos atingir, optamos por uma pesquisa qualitativa aplicada explorat?ria, tendo como principais instrumentos de coleta de dados o question?rio destinado a professores de Matem?tica de Campina Grande, e o livro did?tico, e para an?lise dos mesmos, foi realizada uma an?lise do discurso. compreendendo a Educa??o como ato pol?tico, e buscando uma Educa??o mais inclusiva e diversa, trouxemos como referencial te?rico Paulo Freire, D?Ambr?sio, Jaramillo, Mendes, Reis e Esquincalha, para refletirmos sobre como podemos ter um Ensino de Matem?tica que respeite as diversidades, e n?o seja exclusivo. Ao longo de nossa an?lise, pudemos percebemos que, mesmo na atualidade, o tema ainda ? tratado com tabu e quase n?o h? representatividade da comunidade LGBTQIA+ nos livros did?ticos, e em sala de aula. Por?m podemos possuir esperan?as de que em breve teremos uma Educa??o Matem?tica inclusiva e para a diversidade.
id IFPB_9fe3c02dac44ef230c7a9e8fcf2dba06
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2743
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling DIAS, Let?cia Dornellas2023-01-20T11:39:37Z2023-01-20T11:39:37Z2023-01-20http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2743O campo da Matem?tica, at? mesmo o de Ensino e Educa??o Matem?tica, ? composto, ainda hoje, predominantemente por homens brancos, heterossexuais, cisg?neros. A quest?o de g?nero e representa??o feminina na matem?tica ? um ponto que vem se discutindo muito nos ?ltimos anos, mas uma inquieta??o nos foi levantada para a realiza??o deste trabalho, qual ? a representa??o da comunidade LGBTQIA+ no Ensino de Matem?tica? O trabalho objetiva analisar a import?ncia da representatividade da comunidade LGBTQIA+ no Ensino da Matem?tica, por meio da an?lise de um question?rio apresentado a professores de Matem?tica de Campina Grande, e atrav?s de uma an?lise da cole??o de livros did?ticos do Ensino M?dio adotados pela Rede Estadual da Para?ba. Tendo em vista os objetivos que pretendemos atingir, optamos por uma pesquisa qualitativa aplicada explorat?ria, tendo como principais instrumentos de coleta de dados o question?rio destinado a professores de Matem?tica de Campina Grande, e o livro did?tico, e para an?lise dos mesmos, foi realizada uma an?lise do discurso. compreendendo a Educa??o como ato pol?tico, e buscando uma Educa??o mais inclusiva e diversa, trouxemos como referencial te?rico Paulo Freire, D?Ambr?sio, Jaramillo, Mendes, Reis e Esquincalha, para refletirmos sobre como podemos ter um Ensino de Matem?tica que respeite as diversidades, e n?o seja exclusivo. Ao longo de nossa an?lise, pudemos percebemos que, mesmo na atualidade, o tema ainda ? tratado com tabu e quase n?o h? representatividade da comunidade LGBTQIA+ nos livros did?ticos, e em sala de aula. Por?m podemos possuir esperan?as de que em breve teremos uma Educa??o Matem?tica inclusiva e para a diversidade.Submitted by luis soares (luis.soares@ifpb.edu.br) on 2023-01-20T11:38:45Z No. of bitstreams: 1 monografia.pdf: 996048 bytes, checksum: b9925be39ca91a0a0c99feb8c6a6bcbc (MD5)Approved for entry into archive by luis soares (luis.soares@ifpb.edu.br) on 2023-01-20T11:39:37Z (GMT) No. of bitstreams: 1 monografia.pdf: 996048 bytes, checksum: b9925be39ca91a0a0c99feb8c6a6bcbc (MD5)Made available in DSpace on 2023-01-20T11:39:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 monografia.pdf: 996048 bytes, checksum: b9925be39ca91a0a0c99feb8c6a6bcbc (MD5) Previous issue date: 2023-01-20Representatividadecomunidade LGBTQIA+Educa??o Matem?ticaEnsinoA IMPORT?NCIA DA REPRESENTATIVIDADE DA COMUNIDADE LGBTQIA+ NO ENSINO DE MATEM?TICAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessMonografiaIFPBORIGINALmonografia.pdfmonografia.pdfapplication/pdf996048http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2743/1/monografia.pdfb9925be39ca91a0a0c99feb8c6a6bcbcMD51177683/27432023-01-20 08:39:37.029oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2743Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2023-01-20T11:39:37Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A IMPORT?NCIA DA REPRESENTATIVIDADE DA COMUNIDADE LGBTQIA+ NO ENSINO DE MATEM?TICA
title A IMPORT?NCIA DA REPRESENTATIVIDADE DA COMUNIDADE LGBTQIA+ NO ENSINO DE MATEM?TICA
spellingShingle A IMPORT?NCIA DA REPRESENTATIVIDADE DA COMUNIDADE LGBTQIA+ NO ENSINO DE MATEM?TICA
DIAS, Let?cia Dornellas
Representatividade
comunidade LGBTQIA+
Educa??o Matem?tica
Ensino
title_short A IMPORT?NCIA DA REPRESENTATIVIDADE DA COMUNIDADE LGBTQIA+ NO ENSINO DE MATEM?TICA
title_full A IMPORT?NCIA DA REPRESENTATIVIDADE DA COMUNIDADE LGBTQIA+ NO ENSINO DE MATEM?TICA
title_fullStr A IMPORT?NCIA DA REPRESENTATIVIDADE DA COMUNIDADE LGBTQIA+ NO ENSINO DE MATEM?TICA
title_full_unstemmed A IMPORT?NCIA DA REPRESENTATIVIDADE DA COMUNIDADE LGBTQIA+ NO ENSINO DE MATEM?TICA
title_sort A IMPORT?NCIA DA REPRESENTATIVIDADE DA COMUNIDADE LGBTQIA+ NO ENSINO DE MATEM?TICA
author DIAS, Let?cia Dornellas
author_facet DIAS, Let?cia Dornellas
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv DIAS, Let?cia Dornellas
dc.subject.por.fl_str_mv Representatividade
comunidade LGBTQIA+
Educa??o Matem?tica
Ensino
topic Representatividade
comunidade LGBTQIA+
Educa??o Matem?tica
Ensino
description O campo da Matem?tica, at? mesmo o de Ensino e Educa??o Matem?tica, ? composto, ainda hoje, predominantemente por homens brancos, heterossexuais, cisg?neros. A quest?o de g?nero e representa??o feminina na matem?tica ? um ponto que vem se discutindo muito nos ?ltimos anos, mas uma inquieta??o nos foi levantada para a realiza??o deste trabalho, qual ? a representa??o da comunidade LGBTQIA+ no Ensino de Matem?tica? O trabalho objetiva analisar a import?ncia da representatividade da comunidade LGBTQIA+ no Ensino da Matem?tica, por meio da an?lise de um question?rio apresentado a professores de Matem?tica de Campina Grande, e atrav?s de uma an?lise da cole??o de livros did?ticos do Ensino M?dio adotados pela Rede Estadual da Para?ba. Tendo em vista os objetivos que pretendemos atingir, optamos por uma pesquisa qualitativa aplicada explorat?ria, tendo como principais instrumentos de coleta de dados o question?rio destinado a professores de Matem?tica de Campina Grande, e o livro did?tico, e para an?lise dos mesmos, foi realizada uma an?lise do discurso. compreendendo a Educa??o como ato pol?tico, e buscando uma Educa??o mais inclusiva e diversa, trouxemos como referencial te?rico Paulo Freire, D?Ambr?sio, Jaramillo, Mendes, Reis e Esquincalha, para refletirmos sobre como podemos ter um Ensino de Matem?tica que respeite as diversidades, e n?o seja exclusivo. Ao longo de nossa an?lise, pudemos percebemos que, mesmo na atualidade, o tema ainda ? tratado com tabu e quase n?o h? representatividade da comunidade LGBTQIA+ nos livros did?ticos, e em sala de aula. Por?m podemos possuir esperan?as de que em breve teremos uma Educa??o Matem?tica inclusiva e para a diversidade.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-01-20T11:39:37Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-01-20T11:39:37Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-01-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2743
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2743
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2743/1/monografia.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv b9925be39ca91a0a0c99feb8c6a6bcbc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801660447122784256