Trigonometria em quadrinhos como recurso did?tico - pedag?gico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2670 |
Resumo: | O ensino da Trigonometria enfrenta in?meras dificuldades advindas de diversos fatores como a falta de contextualiza??o de seus conte?dos nos materiais did?ticos, que n?o associam esses conte?dos a seu processo de evolu??o, a falta de conhecimento pr?vio dos alunos, o excesso de f?rmulas que n?o lhes apresentam significado algum, o privil?gio de atividades com a??es mec?nicas, sem reapresenta??o significativa ao aluno, colaborando para as in?meras dificuldades na aprendizagem desse ramo da matem?tica. Dessa forma, permanece a desmotiva??o ao aprendizado do aluno e a sensa??o de despreparo do professor diante dessas dificuldades. O presente trabalho aborda algumas das dificuldades que os professores de matem?tica enfrentam no processo de ensino e aprendizagem da Trigonometria, buscando, atrav?s das bases da Teoria da Aprendizagem Significativa, apresentar uma proposta de interven??o, que pode ser utilizada desde o 9? ano do Ensino Fundamental at? o final do Ensino M?dio, baseada na utiliza??o de Hist?rias em Quadrinhos nas aulas de matem?tica. Dessa forma, nosso objetivo geral foi elaborar um material did?tico para o ensino da trigonometria a partir de hist?rias em quadrinhos, atrav?s do qual buscamos contribuir com professores de matem?tica, em suas aulas, e apontar caminhos que possibilitem aos alunos uma aprendizagem significativa da Trigonometria. |
id |
IFPB_a3f6a701f690ab48630b652bd917dcc2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2670 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Leite, Maria Luiza Agra2023-01-02T17:46:07Z2023-01-02T17:46:07Z2023-01-02http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2670O ensino da Trigonometria enfrenta in?meras dificuldades advindas de diversos fatores como a falta de contextualiza??o de seus conte?dos nos materiais did?ticos, que n?o associam esses conte?dos a seu processo de evolu??o, a falta de conhecimento pr?vio dos alunos, o excesso de f?rmulas que n?o lhes apresentam significado algum, o privil?gio de atividades com a??es mec?nicas, sem reapresenta??o significativa ao aluno, colaborando para as in?meras dificuldades na aprendizagem desse ramo da matem?tica. Dessa forma, permanece a desmotiva??o ao aprendizado do aluno e a sensa??o de despreparo do professor diante dessas dificuldades. O presente trabalho aborda algumas das dificuldades que os professores de matem?tica enfrentam no processo de ensino e aprendizagem da Trigonometria, buscando, atrav?s das bases da Teoria da Aprendizagem Significativa, apresentar uma proposta de interven??o, que pode ser utilizada desde o 9? ano do Ensino Fundamental at? o final do Ensino M?dio, baseada na utiliza??o de Hist?rias em Quadrinhos nas aulas de matem?tica. Dessa forma, nosso objetivo geral foi elaborar um material did?tico para o ensino da trigonometria a partir de hist?rias em quadrinhos, atrav?s do qual buscamos contribuir com professores de matem?tica, em suas aulas, e apontar caminhos que possibilitem aos alunos uma aprendizagem significativa da Trigonometria.Submitted by maria sousa (maria.sousa@ifpb.edu.br) on 2023-01-02T17:45:40Z No. of bitstreams: 2 TCC de Maria Luiza Agra Leite.pdf: 2612967 bytes, checksum: 877f99ad16ee958b276b704151e0a40c (MD5) Termo de autoriza??o de Hozana dos Santos.pdf: 241602 bytes, checksum: cade0129945d34e8477f21db2b2e5499 (MD5)Approved for entry into archive by maria sousa (maria.sousa@ifpb.edu.br) on 2023-01-02T17:46:07Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TCC de Maria Luiza Agra Leite.pdf: 2612967 bytes, checksum: 877f99ad16ee958b276b704151e0a40c (MD5) Termo de autoriza??o de Hozana dos Santos.pdf: 241602 bytes, checksum: cade0129945d34e8477f21db2b2e5499 (MD5)Made available in DSpace on 2023-01-02T17:46:07Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TCC de Maria Luiza Agra Leite.pdf: 2612967 bytes, checksum: 877f99ad16ee958b276b704151e0a40c (MD5) Termo de autoriza??o de Hozana dos Santos.pdf: 241602 bytes, checksum: cade0129945d34e8477f21db2b2e5499 (MD5) Previous issue date: 2023-01-02Ensino de TrigonometriaHist?ria em QuadrinhosAprendizagem SignificativaTrigonometria em quadrinhos como recurso did?tico - pedag?gicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCIFPBORIGINALTCC de Maria Luiza Agra Leite.pdfTCC de Maria Luiza Agra Leite.pdfapplication/pdf2612967http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2670/1/TCC+de+Maria+Luiza+Agra++Leite.pdf877f99ad16ee958b276b704151e0a40cMD51Termo de autoriza??o de Hozana dos Santos.pdfTermo de autoriza??o de Hozana dos Santos.pdfapplication/pdf241602http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2670/2/Termo+de+autoriza%C3%A7%C3%A3o+de+Hozana+dos+Santos.pdfcade0129945d34e8477f21db2b2e5499MD52177683/26702023-01-02 14:46:07.16oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2670Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2023-01-02T17:46:07Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Trigonometria em quadrinhos como recurso did?tico - pedag?gico |
title |
Trigonometria em quadrinhos como recurso did?tico - pedag?gico |
spellingShingle |
Trigonometria em quadrinhos como recurso did?tico - pedag?gico Leite, Maria Luiza Agra Ensino de Trigonometria Hist?ria em Quadrinhos Aprendizagem Significativa |
title_short |
Trigonometria em quadrinhos como recurso did?tico - pedag?gico |
title_full |
Trigonometria em quadrinhos como recurso did?tico - pedag?gico |
title_fullStr |
Trigonometria em quadrinhos como recurso did?tico - pedag?gico |
title_full_unstemmed |
Trigonometria em quadrinhos como recurso did?tico - pedag?gico |
title_sort |
Trigonometria em quadrinhos como recurso did?tico - pedag?gico |
author |
Leite, Maria Luiza Agra |
author_facet |
Leite, Maria Luiza Agra |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leite, Maria Luiza Agra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Trigonometria Hist?ria em Quadrinhos Aprendizagem Significativa |
topic |
Ensino de Trigonometria Hist?ria em Quadrinhos Aprendizagem Significativa |
description |
O ensino da Trigonometria enfrenta in?meras dificuldades advindas de diversos fatores como a falta de contextualiza??o de seus conte?dos nos materiais did?ticos, que n?o associam esses conte?dos a seu processo de evolu??o, a falta de conhecimento pr?vio dos alunos, o excesso de f?rmulas que n?o lhes apresentam significado algum, o privil?gio de atividades com a??es mec?nicas, sem reapresenta??o significativa ao aluno, colaborando para as in?meras dificuldades na aprendizagem desse ramo da matem?tica. Dessa forma, permanece a desmotiva??o ao aprendizado do aluno e a sensa??o de despreparo do professor diante dessas dificuldades. O presente trabalho aborda algumas das dificuldades que os professores de matem?tica enfrentam no processo de ensino e aprendizagem da Trigonometria, buscando, atrav?s das bases da Teoria da Aprendizagem Significativa, apresentar uma proposta de interven??o, que pode ser utilizada desde o 9? ano do Ensino Fundamental at? o final do Ensino M?dio, baseada na utiliza??o de Hist?rias em Quadrinhos nas aulas de matem?tica. Dessa forma, nosso objetivo geral foi elaborar um material did?tico para o ensino da trigonometria a partir de hist?rias em quadrinhos, atrav?s do qual buscamos contribuir com professores de matem?tica, em suas aulas, e apontar caminhos que possibilitem aos alunos uma aprendizagem significativa da Trigonometria. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-01-02T17:46:07Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-01-02T17:46:07Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-01-02 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2670 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2670 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2670/1/TCC+de+Maria+Luiza+Agra++Leite.pdf http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2670/2/Termo+de+autoriza%C3%A7%C3%A3o+de+Hozana+dos+Santos.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
877f99ad16ee958b276b704151e0a40c cade0129945d34e8477f21db2b2e5499 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1801660446470569984 |