Trigonometria em quadrinhos como recurso did?tico - pedag?gico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Maria Luiza Agra
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2670
Resumo: O ensino da Trigonometria enfrenta in?meras dificuldades advindas de diversos fatores como a falta de contextualiza??o de seus conte?dos nos materiais did?ticos, que n?o associam esses conte?dos a seu processo de evolu??o, a falta de conhecimento pr?vio dos alunos, o excesso de f?rmulas que n?o lhes apresentam significado algum, o privil?gio de atividades com a??es mec?nicas, sem reapresenta??o significativa ao aluno, colaborando para as in?meras dificuldades na aprendizagem desse ramo da matem?tica. Dessa forma, permanece a desmotiva??o ao aprendizado do aluno e a sensa??o de despreparo do professor diante dessas dificuldades. O presente trabalho aborda algumas das dificuldades que os professores de matem?tica enfrentam no processo de ensino e aprendizagem da Trigonometria, buscando, atrav?s das bases da Teoria da Aprendizagem Significativa, apresentar uma proposta de interven??o, que pode ser utilizada desde o 9? ano do Ensino Fundamental at? o final do Ensino M?dio, baseada na utiliza??o de Hist?rias em Quadrinhos nas aulas de matem?tica. Dessa forma, nosso objetivo geral foi elaborar um material did?tico para o ensino da trigonometria a partir de hist?rias em quadrinhos, atrav?s do qual buscamos contribuir com professores de matem?tica, em suas aulas, e apontar caminhos que possibilitem aos alunos uma aprendizagem significativa da Trigonometria.
id IFPB_a3f6a701f690ab48630b652bd917dcc2
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2670
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling Leite, Maria Luiza Agra2023-01-02T17:46:07Z2023-01-02T17:46:07Z2023-01-02http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2670O ensino da Trigonometria enfrenta in?meras dificuldades advindas de diversos fatores como a falta de contextualiza??o de seus conte?dos nos materiais did?ticos, que n?o associam esses conte?dos a seu processo de evolu??o, a falta de conhecimento pr?vio dos alunos, o excesso de f?rmulas que n?o lhes apresentam significado algum, o privil?gio de atividades com a??es mec?nicas, sem reapresenta??o significativa ao aluno, colaborando para as in?meras dificuldades na aprendizagem desse ramo da matem?tica. Dessa forma, permanece a desmotiva??o ao aprendizado do aluno e a sensa??o de despreparo do professor diante dessas dificuldades. O presente trabalho aborda algumas das dificuldades que os professores de matem?tica enfrentam no processo de ensino e aprendizagem da Trigonometria, buscando, atrav?s das bases da Teoria da Aprendizagem Significativa, apresentar uma proposta de interven??o, que pode ser utilizada desde o 9? ano do Ensino Fundamental at? o final do Ensino M?dio, baseada na utiliza??o de Hist?rias em Quadrinhos nas aulas de matem?tica. Dessa forma, nosso objetivo geral foi elaborar um material did?tico para o ensino da trigonometria a partir de hist?rias em quadrinhos, atrav?s do qual buscamos contribuir com professores de matem?tica, em suas aulas, e apontar caminhos que possibilitem aos alunos uma aprendizagem significativa da Trigonometria.Submitted by maria sousa (maria.sousa@ifpb.edu.br) on 2023-01-02T17:45:40Z No. of bitstreams: 2 TCC de Maria Luiza Agra Leite.pdf: 2612967 bytes, checksum: 877f99ad16ee958b276b704151e0a40c (MD5) Termo de autoriza??o de Hozana dos Santos.pdf: 241602 bytes, checksum: cade0129945d34e8477f21db2b2e5499 (MD5)Approved for entry into archive by maria sousa (maria.sousa@ifpb.edu.br) on 2023-01-02T17:46:07Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TCC de Maria Luiza Agra Leite.pdf: 2612967 bytes, checksum: 877f99ad16ee958b276b704151e0a40c (MD5) Termo de autoriza??o de Hozana dos Santos.pdf: 241602 bytes, checksum: cade0129945d34e8477f21db2b2e5499 (MD5)Made available in DSpace on 2023-01-02T17:46:07Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TCC de Maria Luiza Agra Leite.pdf: 2612967 bytes, checksum: 877f99ad16ee958b276b704151e0a40c (MD5) Termo de autoriza??o de Hozana dos Santos.pdf: 241602 bytes, checksum: cade0129945d34e8477f21db2b2e5499 (MD5) Previous issue date: 2023-01-02Ensino de TrigonometriaHist?ria em QuadrinhosAprendizagem SignificativaTrigonometria em quadrinhos como recurso did?tico - pedag?gicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCIFPBORIGINALTCC de Maria Luiza Agra Leite.pdfTCC de Maria Luiza Agra Leite.pdfapplication/pdf2612967http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2670/1/TCC+de+Maria+Luiza+Agra++Leite.pdf877f99ad16ee958b276b704151e0a40cMD51Termo de autoriza??o de Hozana dos Santos.pdfTermo de autoriza??o de Hozana dos Santos.pdfapplication/pdf241602http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2670/2/Termo+de+autoriza%C3%A7%C3%A3o+de+Hozana+dos+Santos.pdfcade0129945d34e8477f21db2b2e5499MD52177683/26702023-01-02 14:46:07.16oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2670Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2023-01-02T17:46:07Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Trigonometria em quadrinhos como recurso did?tico - pedag?gico
title Trigonometria em quadrinhos como recurso did?tico - pedag?gico
spellingShingle Trigonometria em quadrinhos como recurso did?tico - pedag?gico
Leite, Maria Luiza Agra
Ensino de Trigonometria
Hist?ria em Quadrinhos
Aprendizagem Significativa
title_short Trigonometria em quadrinhos como recurso did?tico - pedag?gico
title_full Trigonometria em quadrinhos como recurso did?tico - pedag?gico
title_fullStr Trigonometria em quadrinhos como recurso did?tico - pedag?gico
title_full_unstemmed Trigonometria em quadrinhos como recurso did?tico - pedag?gico
title_sort Trigonometria em quadrinhos como recurso did?tico - pedag?gico
author Leite, Maria Luiza Agra
author_facet Leite, Maria Luiza Agra
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Maria Luiza Agra
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Trigonometria
Hist?ria em Quadrinhos
Aprendizagem Significativa
topic Ensino de Trigonometria
Hist?ria em Quadrinhos
Aprendizagem Significativa
description O ensino da Trigonometria enfrenta in?meras dificuldades advindas de diversos fatores como a falta de contextualiza??o de seus conte?dos nos materiais did?ticos, que n?o associam esses conte?dos a seu processo de evolu??o, a falta de conhecimento pr?vio dos alunos, o excesso de f?rmulas que n?o lhes apresentam significado algum, o privil?gio de atividades com a??es mec?nicas, sem reapresenta??o significativa ao aluno, colaborando para as in?meras dificuldades na aprendizagem desse ramo da matem?tica. Dessa forma, permanece a desmotiva??o ao aprendizado do aluno e a sensa??o de despreparo do professor diante dessas dificuldades. O presente trabalho aborda algumas das dificuldades que os professores de matem?tica enfrentam no processo de ensino e aprendizagem da Trigonometria, buscando, atrav?s das bases da Teoria da Aprendizagem Significativa, apresentar uma proposta de interven??o, que pode ser utilizada desde o 9? ano do Ensino Fundamental at? o final do Ensino M?dio, baseada na utiliza??o de Hist?rias em Quadrinhos nas aulas de matem?tica. Dessa forma, nosso objetivo geral foi elaborar um material did?tico para o ensino da trigonometria a partir de hist?rias em quadrinhos, atrav?s do qual buscamos contribuir com professores de matem?tica, em suas aulas, e apontar caminhos que possibilitem aos alunos uma aprendizagem significativa da Trigonometria.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-01-02T17:46:07Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-01-02T17:46:07Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-01-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2670
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2670
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2670/1/TCC+de+Maria+Luiza+Agra++Leite.pdf
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2670/2/Termo+de+autoriza%C3%A7%C3%A3o+de+Hozana+dos+Santos.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 877f99ad16ee958b276b704151e0a40c
cade0129945d34e8477f21db2b2e5499
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801660446470569984