A import?ncia do int?rprete de Libras no contexto educacional e social
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2392 |
Resumo: | A escola precisa ser um espa?o de integra??o e socializa??o da pessoa surda. Para isso, torna-se necess?ria uma pr?tica pedag?gica que atenda ?s especificidades desses indiv?duos desde a Educa??o Infantil, atrav?s da educa??o bilingue, e que s? poder? se concretizar com a atua??o de profissionais capacitados. Este trabalho, nisso, apresenta uma proposta de interven??o pedag?gica sob a perspectiva dos Tr?s Momentos Pedag?gicos de Delizoicov, Angotti e Pernambuco, (2011). Foi abordada uma tem?tica problematizadora sobre a import?ncia de conhecer a Surdez e suas principais caracter?sticas tanto no ?mbito te?rico quanto na viv?ncia social. Os Tr?s Momentos Pedag?gicos est?o fundamentados na proposta educacional de Luckesi (2005), o qual prop?e um diagn?stico inicial para conhecer os conhecimentos pr?vios do educando e, a partir disso, gerar discuss?es para um objetivo final. Al?m disso, ser? realizado um momento de discuss?es te?ricas e sobre as viv?ncias sociais da comunidade surda na institui??o. A proposta objetiva, mediante isso, contribuir para uma melhor forma??o do T?cnico e Tradu??o e Int?rprete de Libras, pois possibilita a constru??o do conhecimento cient?fico e da realidade social. Ainda nisso, contamos com o aporte te?rico de Vigotsky(1984), Silva (1987), Lima (2006), Quadros (2005), Lib?neo (1998) . Observamos que a proposta, ao ser aplicada, suscitar? a forma??o mais completa e pr?xima da realidade da comunidade surda. |
id |
IFPB_aa8119a747a3c9897cc3f55ff859b1ec |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2392 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
CIRILO, SUZANA DOS SANTOS2022-09-12T22:16:28Z2022-09-12T22:16:28Z2022-04-04http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2392A escola precisa ser um espa?o de integra??o e socializa??o da pessoa surda. Para isso, torna-se necess?ria uma pr?tica pedag?gica que atenda ?s especificidades desses indiv?duos desde a Educa??o Infantil, atrav?s da educa??o bilingue, e que s? poder? se concretizar com a atua??o de profissionais capacitados. Este trabalho, nisso, apresenta uma proposta de interven??o pedag?gica sob a perspectiva dos Tr?s Momentos Pedag?gicos de Delizoicov, Angotti e Pernambuco, (2011). Foi abordada uma tem?tica problematizadora sobre a import?ncia de conhecer a Surdez e suas principais caracter?sticas tanto no ?mbito te?rico quanto na viv?ncia social. Os Tr?s Momentos Pedag?gicos est?o fundamentados na proposta educacional de Luckesi (2005), o qual prop?e um diagn?stico inicial para conhecer os conhecimentos pr?vios do educando e, a partir disso, gerar discuss?es para um objetivo final. Al?m disso, ser? realizado um momento de discuss?es te?ricas e sobre as viv?ncias sociais da comunidade surda na institui??o. A proposta objetiva, mediante isso, contribuir para uma melhor forma??o do T?cnico e Tradu??o e Int?rprete de Libras, pois possibilita a constru??o do conhecimento cient?fico e da realidade social. Ainda nisso, contamos com o aporte te?rico de Vigotsky(1984), Silva (1987), Lima (2006), Quadros (2005), Lib?neo (1998) . Observamos que a proposta, ao ser aplicada, suscitar? a forma??o mais completa e pr?xima da realidade da comunidade surda.Submitted by Leonardo Ataide de Lima Sousa (leonardo.lima@ifpb.edu.br) on 2022-08-09T14:09:40Z No. of bitstreams: 3 SUZANA DOS SANTOS CIRILO.pdf: 1989416 bytes, checksum: 61fa9d0487c789dce383ab6567552c67 (MD5) SUZANA DOS SANTOS CIRILO 1.pdf: 136214 bytes, checksum: dbee46c85ba06456b055cd1bf1e7ac33 (MD5) SUZANA DOS SANTOS CIRILO 2.pdf: 49825 bytes, checksum: 456acc4ead085caab2e3cafc29c3ca18 (MD5)Rejected by Angela Caedoso (angelacardoso@ifpb.edu.br), reason: Caro Coordenador, infelizmente o presente dep?sito N?O foi aceito para Cole??o Doc?ncia para a Educa??o Profissional e Tecnol?gica. Solicitamos que RETIRE o Termo de Autoriza??o para Publica??o Eletr?nica na Biblioteca Digital do IFPB/ Cabedelo. As palavras-chave devem ser separadas entre si por ponto e v?rgula e finalizadas por ponto. Devem ser grafadas com as iniciais em letra min?scula, com exce??o dos substantivos pr?prios e cient?ficos, para ficarmos mais pr?ximos da NBR 6028/2021. Atenciosamente, Angela Silva, Bibliotec?ria. on 2022-08-18T21:55:13Z (GMT)Submitted by Leonardo Ataide de Lima Sousa (leonardo.lima@ifpb.edu.br) on 2022-09-02T18:43:50Z No. of bitstreams: 2 SUZANA DOS SANTOS CIRILO.pdf: 1989416 bytes, checksum: 61fa9d0487c789dce383ab6567552c67 (MD5) SUZANA DOS SANTOS CIRILO 2.pdf: 49825 bytes, checksum: 456acc4ead085caab2e3cafc29c3ca18 (MD5)Approved for entry into archive by Angela Caedoso (angelacardoso@ifpb.edu.br) on 2022-09-12T22:16:28Z (GMT) No. of bitstreams: 2 SUZANA DOS SANTOS CIRILO.pdf: 1989416 bytes, checksum: 61fa9d0487c789dce383ab6567552c67 (MD5) SUZANA DOS SANTOS CIRILO 2.pdf: 49825 bytes, checksum: 456acc4ead085caab2e3cafc29c3ca18 (MD5)Made available in DSpace on 2022-09-12T22:16:28Z (GMT). No. of bitstreams: 2 SUZANA DOS SANTOS CIRILO.pdf: 1989416 bytes, checksum: 61fa9d0487c789dce383ab6567552c67 (MD5) SUZANA DOS SANTOS CIRILO 2.pdf: 49825 bytes, checksum: 456acc4ead085caab2e3cafc29c3ca18 (MD5) Previous issue date: 2022-04-04N?O H?educa??o bilingueint?rpretelibrasA import?ncia do int?rprete de Libras no contexto educacional e socialinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTRABALHO CIENT?FICOIFPBORIGINALSUZANA DOS SANTOS CIRILO.pdfSUZANA DOS SANTOS CIRILO.pdfapplication/pdf1989416http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2392/1/SUZANA+DOS+SANTOS+CIRILO.pdf61fa9d0487c789dce383ab6567552c67MD51SUZANA DOS SANTOS CIRILO 2.pdfSUZANA DOS SANTOS CIRILO 2.pdfapplication/pdf49825http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2392/3/SUZANA+DOS+SANTOS+CIRILO+2.pdf456acc4ead085caab2e3cafc29c3ca18MD53177683/23922023-04-18 14:15:17.83oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2392Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2023-04-18T17:15:17Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A import?ncia do int?rprete de Libras no contexto educacional e social |
title |
A import?ncia do int?rprete de Libras no contexto educacional e social |
spellingShingle |
A import?ncia do int?rprete de Libras no contexto educacional e social CIRILO, SUZANA DOS SANTOS educa??o bilingue int?rprete libras |
title_short |
A import?ncia do int?rprete de Libras no contexto educacional e social |
title_full |
A import?ncia do int?rprete de Libras no contexto educacional e social |
title_fullStr |
A import?ncia do int?rprete de Libras no contexto educacional e social |
title_full_unstemmed |
A import?ncia do int?rprete de Libras no contexto educacional e social |
title_sort |
A import?ncia do int?rprete de Libras no contexto educacional e social |
author |
CIRILO, SUZANA DOS SANTOS |
author_facet |
CIRILO, SUZANA DOS SANTOS |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
CIRILO, SUZANA DOS SANTOS |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educa??o bilingue int?rprete libras |
topic |
educa??o bilingue int?rprete libras |
description |
A escola precisa ser um espa?o de integra??o e socializa??o da pessoa surda. Para isso, torna-se necess?ria uma pr?tica pedag?gica que atenda ?s especificidades desses indiv?duos desde a Educa??o Infantil, atrav?s da educa??o bilingue, e que s? poder? se concretizar com a atua??o de profissionais capacitados. Este trabalho, nisso, apresenta uma proposta de interven??o pedag?gica sob a perspectiva dos Tr?s Momentos Pedag?gicos de Delizoicov, Angotti e Pernambuco, (2011). Foi abordada uma tem?tica problematizadora sobre a import?ncia de conhecer a Surdez e suas principais caracter?sticas tanto no ?mbito te?rico quanto na viv?ncia social. Os Tr?s Momentos Pedag?gicos est?o fundamentados na proposta educacional de Luckesi (2005), o qual prop?e um diagn?stico inicial para conhecer os conhecimentos pr?vios do educando e, a partir disso, gerar discuss?es para um objetivo final. Al?m disso, ser? realizado um momento de discuss?es te?ricas e sobre as viv?ncias sociais da comunidade surda na institui??o. A proposta objetiva, mediante isso, contribuir para uma melhor forma??o do T?cnico e Tradu??o e Int?rprete de Libras, pois possibilita a constru??o do conhecimento cient?fico e da realidade social. Ainda nisso, contamos com o aporte te?rico de Vigotsky(1984), Silva (1987), Lima (2006), Quadros (2005), Lib?neo (1998) . Observamos que a proposta, ao ser aplicada, suscitar? a forma??o mais completa e pr?xima da realidade da comunidade surda. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-09-12T22:16:28Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-09-12T22:16:28Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-04-04 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2392 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2392 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2392/1/SUZANA+DOS+SANTOS+CIRILO.pdf http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2392/3/SUZANA+DOS+SANTOS+CIRILO+2.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
61fa9d0487c789dce383ab6567552c67 456acc4ead085caab2e3cafc29c3ca18 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1801660444237103104 |