A import?ncia do int?rprete de Libras no contexto educacional e social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CIRILO, SUZANA DOS SANTOS
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2392
Resumo: A escola precisa ser um espa?o de integra??o e socializa??o da pessoa surda. Para isso, torna-se necess?ria uma pr?tica pedag?gica que atenda ?s especificidades desses indiv?duos desde a Educa??o Infantil, atrav?s da educa??o bilingue, e que s? poder? se concretizar com a atua??o de profissionais capacitados. Este trabalho, nisso, apresenta uma proposta de interven??o pedag?gica sob a perspectiva dos Tr?s Momentos Pedag?gicos de Delizoicov, Angotti e Pernambuco, (2011). Foi abordada uma tem?tica problematizadora sobre a import?ncia de conhecer a Surdez e suas principais caracter?sticas tanto no ?mbito te?rico quanto na viv?ncia social. Os Tr?s Momentos Pedag?gicos est?o fundamentados na proposta educacional de Luckesi (2005), o qual prop?e um diagn?stico inicial para conhecer os conhecimentos pr?vios do educando e, a partir disso, gerar discuss?es para um objetivo final. Al?m disso, ser? realizado um momento de discuss?es te?ricas e sobre as viv?ncias sociais da comunidade surda na institui??o. A proposta objetiva, mediante isso, contribuir para uma melhor forma??o do T?cnico e Tradu??o e Int?rprete de Libras, pois possibilita a constru??o do conhecimento cient?fico e da realidade social. Ainda nisso, contamos com o aporte te?rico de Vigotsky(1984), Silva (1987), Lima (2006), Quadros (2005), Lib?neo (1998) . Observamos que a proposta, ao ser aplicada, suscitar? a forma??o mais completa e pr?xima da realidade da comunidade surda.
id IFPB_aa8119a747a3c9897cc3f55ff859b1ec
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2392
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling CIRILO, SUZANA DOS SANTOS2022-09-12T22:16:28Z2022-09-12T22:16:28Z2022-04-04http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2392A escola precisa ser um espa?o de integra??o e socializa??o da pessoa surda. Para isso, torna-se necess?ria uma pr?tica pedag?gica que atenda ?s especificidades desses indiv?duos desde a Educa??o Infantil, atrav?s da educa??o bilingue, e que s? poder? se concretizar com a atua??o de profissionais capacitados. Este trabalho, nisso, apresenta uma proposta de interven??o pedag?gica sob a perspectiva dos Tr?s Momentos Pedag?gicos de Delizoicov, Angotti e Pernambuco, (2011). Foi abordada uma tem?tica problematizadora sobre a import?ncia de conhecer a Surdez e suas principais caracter?sticas tanto no ?mbito te?rico quanto na viv?ncia social. Os Tr?s Momentos Pedag?gicos est?o fundamentados na proposta educacional de Luckesi (2005), o qual prop?e um diagn?stico inicial para conhecer os conhecimentos pr?vios do educando e, a partir disso, gerar discuss?es para um objetivo final. Al?m disso, ser? realizado um momento de discuss?es te?ricas e sobre as viv?ncias sociais da comunidade surda na institui??o. A proposta objetiva, mediante isso, contribuir para uma melhor forma??o do T?cnico e Tradu??o e Int?rprete de Libras, pois possibilita a constru??o do conhecimento cient?fico e da realidade social. Ainda nisso, contamos com o aporte te?rico de Vigotsky(1984), Silva (1987), Lima (2006), Quadros (2005), Lib?neo (1998) . Observamos que a proposta, ao ser aplicada, suscitar? a forma??o mais completa e pr?xima da realidade da comunidade surda.Submitted by Leonardo Ataide de Lima Sousa (leonardo.lima@ifpb.edu.br) on 2022-08-09T14:09:40Z No. of bitstreams: 3 SUZANA DOS SANTOS CIRILO.pdf: 1989416 bytes, checksum: 61fa9d0487c789dce383ab6567552c67 (MD5) SUZANA DOS SANTOS CIRILO 1.pdf: 136214 bytes, checksum: dbee46c85ba06456b055cd1bf1e7ac33 (MD5) SUZANA DOS SANTOS CIRILO 2.pdf: 49825 bytes, checksum: 456acc4ead085caab2e3cafc29c3ca18 (MD5)Rejected by Angela Caedoso (angelacardoso@ifpb.edu.br), reason: Caro Coordenador, infelizmente o presente dep?sito N?O foi aceito para Cole??o Doc?ncia para a Educa??o Profissional e Tecnol?gica. Solicitamos que RETIRE o Termo de Autoriza??o para Publica??o Eletr?nica na Biblioteca Digital do IFPB/ Cabedelo. As palavras-chave devem ser separadas entre si por ponto e v?rgula e finalizadas por ponto. Devem ser grafadas com as iniciais em letra min?scula, com exce??o dos substantivos pr?prios e cient?ficos, para ficarmos mais pr?ximos da NBR 6028/2021. Atenciosamente, Angela Silva, Bibliotec?ria. on 2022-08-18T21:55:13Z (GMT)Submitted by Leonardo Ataide de Lima Sousa (leonardo.lima@ifpb.edu.br) on 2022-09-02T18:43:50Z No. of bitstreams: 2 SUZANA DOS SANTOS CIRILO.pdf: 1989416 bytes, checksum: 61fa9d0487c789dce383ab6567552c67 (MD5) SUZANA DOS SANTOS CIRILO 2.pdf: 49825 bytes, checksum: 456acc4ead085caab2e3cafc29c3ca18 (MD5)Approved for entry into archive by Angela Caedoso (angelacardoso@ifpb.edu.br) on 2022-09-12T22:16:28Z (GMT) No. of bitstreams: 2 SUZANA DOS SANTOS CIRILO.pdf: 1989416 bytes, checksum: 61fa9d0487c789dce383ab6567552c67 (MD5) SUZANA DOS SANTOS CIRILO 2.pdf: 49825 bytes, checksum: 456acc4ead085caab2e3cafc29c3ca18 (MD5)Made available in DSpace on 2022-09-12T22:16:28Z (GMT). No. of bitstreams: 2 SUZANA DOS SANTOS CIRILO.pdf: 1989416 bytes, checksum: 61fa9d0487c789dce383ab6567552c67 (MD5) SUZANA DOS SANTOS CIRILO 2.pdf: 49825 bytes, checksum: 456acc4ead085caab2e3cafc29c3ca18 (MD5) Previous issue date: 2022-04-04N?O H?educa??o bilingueint?rpretelibrasA import?ncia do int?rprete de Libras no contexto educacional e socialinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTRABALHO CIENT?FICOIFPBORIGINALSUZANA DOS SANTOS CIRILO.pdfSUZANA DOS SANTOS CIRILO.pdfapplication/pdf1989416http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2392/1/SUZANA+DOS+SANTOS+CIRILO.pdf61fa9d0487c789dce383ab6567552c67MD51SUZANA DOS SANTOS CIRILO 2.pdfSUZANA DOS SANTOS CIRILO 2.pdfapplication/pdf49825http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2392/3/SUZANA+DOS+SANTOS+CIRILO+2.pdf456acc4ead085caab2e3cafc29c3ca18MD53177683/23922023-04-18 14:15:17.83oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2392Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2023-04-18T17:15:17Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A import?ncia do int?rprete de Libras no contexto educacional e social
title A import?ncia do int?rprete de Libras no contexto educacional e social
spellingShingle A import?ncia do int?rprete de Libras no contexto educacional e social
CIRILO, SUZANA DOS SANTOS
educa??o bilingue
int?rprete
libras
title_short A import?ncia do int?rprete de Libras no contexto educacional e social
title_full A import?ncia do int?rprete de Libras no contexto educacional e social
title_fullStr A import?ncia do int?rprete de Libras no contexto educacional e social
title_full_unstemmed A import?ncia do int?rprete de Libras no contexto educacional e social
title_sort A import?ncia do int?rprete de Libras no contexto educacional e social
author CIRILO, SUZANA DOS SANTOS
author_facet CIRILO, SUZANA DOS SANTOS
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv CIRILO, SUZANA DOS SANTOS
dc.subject.por.fl_str_mv educa??o bilingue
int?rprete
libras
topic educa??o bilingue
int?rprete
libras
description A escola precisa ser um espa?o de integra??o e socializa??o da pessoa surda. Para isso, torna-se necess?ria uma pr?tica pedag?gica que atenda ?s especificidades desses indiv?duos desde a Educa??o Infantil, atrav?s da educa??o bilingue, e que s? poder? se concretizar com a atua??o de profissionais capacitados. Este trabalho, nisso, apresenta uma proposta de interven??o pedag?gica sob a perspectiva dos Tr?s Momentos Pedag?gicos de Delizoicov, Angotti e Pernambuco, (2011). Foi abordada uma tem?tica problematizadora sobre a import?ncia de conhecer a Surdez e suas principais caracter?sticas tanto no ?mbito te?rico quanto na viv?ncia social. Os Tr?s Momentos Pedag?gicos est?o fundamentados na proposta educacional de Luckesi (2005), o qual prop?e um diagn?stico inicial para conhecer os conhecimentos pr?vios do educando e, a partir disso, gerar discuss?es para um objetivo final. Al?m disso, ser? realizado um momento de discuss?es te?ricas e sobre as viv?ncias sociais da comunidade surda na institui??o. A proposta objetiva, mediante isso, contribuir para uma melhor forma??o do T?cnico e Tradu??o e Int?rprete de Libras, pois possibilita a constru??o do conhecimento cient?fico e da realidade social. Ainda nisso, contamos com o aporte te?rico de Vigotsky(1984), Silva (1987), Lima (2006), Quadros (2005), Lib?neo (1998) . Observamos que a proposta, ao ser aplicada, suscitar? a forma??o mais completa e pr?xima da realidade da comunidade surda.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-09-12T22:16:28Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-09-12T22:16:28Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-04-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2392
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2392
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2392/1/SUZANA+DOS+SANTOS+CIRILO.pdf
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2392/3/SUZANA+DOS+SANTOS+CIRILO+2.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 61fa9d0487c789dce383ab6567552c67
456acc4ead085caab2e3cafc29c3ca18
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801660444237103104