EQUA??O QUADR?TICA: HIST?RIA, ABORDAGENS E CONTEXTUALIZAC?O

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BARROS, JO?O MARCOS DA SILVA
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1515
Resumo: A equa??o quadr?tica ? um assunto recorrente na vida dos estudantes, desde o ensino b?sico at? o ensino superior. Al?m disso, existem situa??es reais que s?o descritas por meio ou relacionadas ?s equa??es quadr?ticas, por isso, ? importante haver certo n?vel de dom?nio desse conte?do. Este trabalho apresenta um estudo da equa??o quadr?tica nos quadros da ?lgebra, Geometria e C?lculo Num?rico, analisando seu desenvolvimento hist?rico, e como a contextualiza??o colabora nesse estudo. Esta pesquisa ? de car?ter qualitativo, natureza b?sica e ? explorat?ria, onde houve um aprofundamento por meio de revis?o bibliogr?fica de obras relacionadas ao conte?do. Verificou-se que, nem sempre a equa??o quadr?tica e contextualizada corretamente ou e apresentado seu desenvolvimento hist?rico. A partir desses resultados, percebe-se que a hist?ria junto a uma boa contextualiza??o potencializa o processo de gera??o de significados no estudo da equa??o quadr?tica. Como o trabalho foi limitado aos n?meros reais, sugerimos para trabalhos semelhantes um estudo abrangendo os n?meros complexos.
id IFPB_cc3101f87a099f1c878a85d14b6e01b7
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/1515
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling BARROS, JO?O MARCOS DA SILVA2021-06-28T18:21:03Z2021-06-28T18:21:03Z2020-03-19http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1515A equa??o quadr?tica ? um assunto recorrente na vida dos estudantes, desde o ensino b?sico at? o ensino superior. Al?m disso, existem situa??es reais que s?o descritas por meio ou relacionadas ?s equa??es quadr?ticas, por isso, ? importante haver certo n?vel de dom?nio desse conte?do. Este trabalho apresenta um estudo da equa??o quadr?tica nos quadros da ?lgebra, Geometria e C?lculo Num?rico, analisando seu desenvolvimento hist?rico, e como a contextualiza??o colabora nesse estudo. Esta pesquisa ? de car?ter qualitativo, natureza b?sica e ? explorat?ria, onde houve um aprofundamento por meio de revis?o bibliogr?fica de obras relacionadas ao conte?do. Verificou-se que, nem sempre a equa??o quadr?tica e contextualizada corretamente ou e apresentado seu desenvolvimento hist?rico. A partir desses resultados, percebe-se que a hist?ria junto a uma boa contextualiza??o potencializa o processo de gera??o de significados no estudo da equa??o quadr?tica. Como o trabalho foi limitado aos n?meros reais, sugerimos para trabalhos semelhantes um estudo abrangendo os n?meros complexos.Submitted by Francisco Vidal (francisco.vidal@ifpb.edu.br) on 2021-06-22T01:52:23Z No. of bitstreams: 1 TCC JOAO MARCOS DA SILVA BARROS.pdf: 6109694 bytes, checksum: 379e34eafd988a729e39ebc891c7e341 (MD5)Approved for entry into archive by Thiago Oliveira (thiago.oliveira@ifpb.edu.br) on 2021-06-28T18:21:03Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC JOAO MARCOS DA SILVA BARROS.pdf: 6109694 bytes, checksum: 379e34eafd988a729e39ebc891c7e341 (MD5)Made available in DSpace on 2021-06-28T18:21:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC JOAO MARCOS DA SILVA BARROS.pdf: 6109694 bytes, checksum: 379e34eafd988a729e39ebc891c7e341 (MD5) Previous issue date: 2020-03-19Equa??o Quadr?tica; Hist?ria; Jogo de Quadros; Contextualiza??o.EQUA??O QUADR?TICA: HIST?RIA, ABORDAGENS E CONTEXTUALIZAC?Oinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCInstituto Federal da Para?ba - IFPBORIGINALTCC JOAO MARCOS DA SILVA BARROS.pdfTCC JOAO MARCOS DA SILVA BARROS.pdfapplication/pdf6109694http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1515/1/TCC+JOAO+MARCOS+DA+SILVA+BARROS.pdf379e34eafd988a729e39ebc891c7e341MD51177683/15152021-06-28 15:21:03.344oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/1515Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2021-06-28T18:21:03Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv EQUA??O QUADR?TICA: HIST?RIA, ABORDAGENS E CONTEXTUALIZAC?O
title EQUA??O QUADR?TICA: HIST?RIA, ABORDAGENS E CONTEXTUALIZAC?O
spellingShingle EQUA??O QUADR?TICA: HIST?RIA, ABORDAGENS E CONTEXTUALIZAC?O
BARROS, JO?O MARCOS DA SILVA
Equa??o Quadr?tica; Hist?ria; Jogo de Quadros; Contextualiza??o.
title_short EQUA??O QUADR?TICA: HIST?RIA, ABORDAGENS E CONTEXTUALIZAC?O
title_full EQUA??O QUADR?TICA: HIST?RIA, ABORDAGENS E CONTEXTUALIZAC?O
title_fullStr EQUA??O QUADR?TICA: HIST?RIA, ABORDAGENS E CONTEXTUALIZAC?O
title_full_unstemmed EQUA??O QUADR?TICA: HIST?RIA, ABORDAGENS E CONTEXTUALIZAC?O
title_sort EQUA??O QUADR?TICA: HIST?RIA, ABORDAGENS E CONTEXTUALIZAC?O
author BARROS, JO?O MARCOS DA SILVA
author_facet BARROS, JO?O MARCOS DA SILVA
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv BARROS, JO?O MARCOS DA SILVA
dc.subject.por.fl_str_mv Equa??o Quadr?tica; Hist?ria; Jogo de Quadros; Contextualiza??o.
topic Equa??o Quadr?tica; Hist?ria; Jogo de Quadros; Contextualiza??o.
description A equa??o quadr?tica ? um assunto recorrente na vida dos estudantes, desde o ensino b?sico at? o ensino superior. Al?m disso, existem situa??es reais que s?o descritas por meio ou relacionadas ?s equa??es quadr?ticas, por isso, ? importante haver certo n?vel de dom?nio desse conte?do. Este trabalho apresenta um estudo da equa??o quadr?tica nos quadros da ?lgebra, Geometria e C?lculo Num?rico, analisando seu desenvolvimento hist?rico, e como a contextualiza??o colabora nesse estudo. Esta pesquisa ? de car?ter qualitativo, natureza b?sica e ? explorat?ria, onde houve um aprofundamento por meio de revis?o bibliogr?fica de obras relacionadas ao conte?do. Verificou-se que, nem sempre a equa??o quadr?tica e contextualizada corretamente ou e apresentado seu desenvolvimento hist?rico. A partir desses resultados, percebe-se que a hist?ria junto a uma boa contextualiza??o potencializa o processo de gera??o de significados no estudo da equa??o quadr?tica. Como o trabalho foi limitado aos n?meros reais, sugerimos para trabalhos semelhantes um estudo abrangendo os n?meros complexos.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-03-19
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-06-28T18:21:03Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-06-28T18:21:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1515
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1515
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1515/1/TCC+JOAO+MARCOS+DA+SILVA+BARROS.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 379e34eafd988a729e39ebc891c7e341
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801660438642950144