UMA PROPOSTA DE ENSINO PARA FUN??O EXPONENCIAIL UTILIZANDO A INTERDISCIPLINARIDADE E O GEOGEBRA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LIMA, Amabel Trajano Figueiredo
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1750
Resumo: Este trabalho tem como inten??o apresentar problemas did?ticos para os docentes explanarem o conte?do sobre fun??o exponencial para turmas da 1? s?rie do Ensino M?dio, trazendo a interdisciplinaridade em situa??es problemas e tendo como ferramenta de ensino o aplicativo ?Geogebra?. Para tanto, usamos a interdisciplinaridade, situa??es problemas e o GeoGebra como instrumento de ensino na transmiss?o dos conceitos relacionados ao assunto escolhido, argumentado por teorias oficiais da educa??o, como a Base Nacional Curricular, e os Par?metros Curriculares procurando sempre buscar habilidades e compet?ncias para que possa associar conceitos e estrat?gias. O objetivo desse trabalho ? sugerir ao professor uma proposta de uma aula mais atrativa, para os discentes possam compreender o conte?do de fun??o exponencial de maneira completa, atrav?s da interdisciplinaridade e o geogebra. Para que ocorresse a progress?o da pesquisa, foi preciso executar uma pesquisa de cunho bibliogr?fico, baseada nos eixos ordenados sobre interdisciplinaridade. Mencionamos as rela??es entre as propriedades da pot?ncia e da fun??o exponencial juntamente com suas representa??es gr?ficas. Ressaltamos que essa tem?tica precisa ser discutida pelo professor, de maneira estruturada pela interdisciplinaridade e tecnologia. Os resultados da pesquisa apontaram que n?o se deve mecanizar o ensino da fun??o exponencial e que as manifesta??es do aluno sobre o conte?do, atrav?s de perguntas, podendo torna-los pessoas cr?ticas quanto ao assunto, por meio da interdisciplinaridade e situa??es problemas.
id IFPB_b7964cbc6f450693d1f87cb88d91b45d
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/1750
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling LIMA, Amabel Trajano Figueiredo2021-11-10T17:05:43Z2021-11-10T17:05:43Z2021-07-22http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1750Este trabalho tem como inten??o apresentar problemas did?ticos para os docentes explanarem o conte?do sobre fun??o exponencial para turmas da 1? s?rie do Ensino M?dio, trazendo a interdisciplinaridade em situa??es problemas e tendo como ferramenta de ensino o aplicativo ?Geogebra?. Para tanto, usamos a interdisciplinaridade, situa??es problemas e o GeoGebra como instrumento de ensino na transmiss?o dos conceitos relacionados ao assunto escolhido, argumentado por teorias oficiais da educa??o, como a Base Nacional Curricular, e os Par?metros Curriculares procurando sempre buscar habilidades e compet?ncias para que possa associar conceitos e estrat?gias. O objetivo desse trabalho ? sugerir ao professor uma proposta de uma aula mais atrativa, para os discentes possam compreender o conte?do de fun??o exponencial de maneira completa, atrav?s da interdisciplinaridade e o geogebra. Para que ocorresse a progress?o da pesquisa, foi preciso executar uma pesquisa de cunho bibliogr?fico, baseada nos eixos ordenados sobre interdisciplinaridade. Mencionamos as rela??es entre as propriedades da pot?ncia e da fun??o exponencial juntamente com suas representa??es gr?ficas. Ressaltamos que essa tem?tica precisa ser discutida pelo professor, de maneira estruturada pela interdisciplinaridade e tecnologia. Os resultados da pesquisa apontaram que n?o se deve mecanizar o ensino da fun??o exponencial e que as manifesta??es do aluno sobre o conte?do, atrav?s de perguntas, podendo torna-los pessoas cr?ticas quanto ao assunto, por meio da interdisciplinaridade e situa??es problemas.Submitted by Francisco Vidal (francisco.vidal@ifpb.edu.br) on 2021-11-10T13:12:07Z No. of bitstreams: 1 TCC AMABEL TRAJANO FIGUEIREDO LIMA.pdf: 1270737 bytes, checksum: b9169444b8f6b6a10c3ebafc50d81544 (MD5)Approved for entry into archive by Thiago Oliveira (thiago.oliveira@ifpb.edu.br) on 2021-11-10T17:05:43Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC AMABEL TRAJANO FIGUEIREDO LIMA.pdf: 1270737 bytes, checksum: b9169444b8f6b6a10c3ebafc50d81544 (MD5)Made available in DSpace on 2021-11-10T17:05:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC AMABEL TRAJANO FIGUEIREDO LIMA.pdf: 1270737 bytes, checksum: b9169444b8f6b6a10c3ebafc50d81544 (MD5) Previous issue date: 2021-07-22Fun??o exponencial. Interdisciplinaridade. Situa??o problema. Ensino de matem?tica.UMA PROPOSTA DE ENSINO PARA FUN??O EXPONENCIAIL UTILIZANDO A INTERDISCIPLINARIDADE E O GEOGEBRAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCInstituto Federal da Para?ba - IFPBORIGINALTCC AMABEL TRAJANO FIGUEIREDO LIMA.pdfTCC AMABEL TRAJANO FIGUEIREDO LIMA.pdfapplication/pdf1270737http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1750/1/TCC+AMABEL+TRAJANO+FIGUEIREDO+LIMA.pdfb9169444b8f6b6a10c3ebafc50d81544MD51177683/17502021-11-10 14:05:43.164oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/1750Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2021-11-10T17:05:43Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv UMA PROPOSTA DE ENSINO PARA FUN??O EXPONENCIAIL UTILIZANDO A INTERDISCIPLINARIDADE E O GEOGEBRA
title UMA PROPOSTA DE ENSINO PARA FUN??O EXPONENCIAIL UTILIZANDO A INTERDISCIPLINARIDADE E O GEOGEBRA
spellingShingle UMA PROPOSTA DE ENSINO PARA FUN??O EXPONENCIAIL UTILIZANDO A INTERDISCIPLINARIDADE E O GEOGEBRA
LIMA, Amabel Trajano Figueiredo
Fun??o exponencial. Interdisciplinaridade. Situa??o problema. Ensino de matem?tica.
title_short UMA PROPOSTA DE ENSINO PARA FUN??O EXPONENCIAIL UTILIZANDO A INTERDISCIPLINARIDADE E O GEOGEBRA
title_full UMA PROPOSTA DE ENSINO PARA FUN??O EXPONENCIAIL UTILIZANDO A INTERDISCIPLINARIDADE E O GEOGEBRA
title_fullStr UMA PROPOSTA DE ENSINO PARA FUN??O EXPONENCIAIL UTILIZANDO A INTERDISCIPLINARIDADE E O GEOGEBRA
title_full_unstemmed UMA PROPOSTA DE ENSINO PARA FUN??O EXPONENCIAIL UTILIZANDO A INTERDISCIPLINARIDADE E O GEOGEBRA
title_sort UMA PROPOSTA DE ENSINO PARA FUN??O EXPONENCIAIL UTILIZANDO A INTERDISCIPLINARIDADE E O GEOGEBRA
author LIMA, Amabel Trajano Figueiredo
author_facet LIMA, Amabel Trajano Figueiredo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv LIMA, Amabel Trajano Figueiredo
dc.subject.por.fl_str_mv Fun??o exponencial. Interdisciplinaridade. Situa??o problema. Ensino de matem?tica.
topic Fun??o exponencial. Interdisciplinaridade. Situa??o problema. Ensino de matem?tica.
description Este trabalho tem como inten??o apresentar problemas did?ticos para os docentes explanarem o conte?do sobre fun??o exponencial para turmas da 1? s?rie do Ensino M?dio, trazendo a interdisciplinaridade em situa??es problemas e tendo como ferramenta de ensino o aplicativo ?Geogebra?. Para tanto, usamos a interdisciplinaridade, situa??es problemas e o GeoGebra como instrumento de ensino na transmiss?o dos conceitos relacionados ao assunto escolhido, argumentado por teorias oficiais da educa??o, como a Base Nacional Curricular, e os Par?metros Curriculares procurando sempre buscar habilidades e compet?ncias para que possa associar conceitos e estrat?gias. O objetivo desse trabalho ? sugerir ao professor uma proposta de uma aula mais atrativa, para os discentes possam compreender o conte?do de fun??o exponencial de maneira completa, atrav?s da interdisciplinaridade e o geogebra. Para que ocorresse a progress?o da pesquisa, foi preciso executar uma pesquisa de cunho bibliogr?fico, baseada nos eixos ordenados sobre interdisciplinaridade. Mencionamos as rela??es entre as propriedades da pot?ncia e da fun??o exponencial juntamente com suas representa??es gr?ficas. Ressaltamos que essa tem?tica precisa ser discutida pelo professor, de maneira estruturada pela interdisciplinaridade e tecnologia. Os resultados da pesquisa apontaram que n?o se deve mecanizar o ensino da fun??o exponencial e que as manifesta??es do aluno sobre o conte?do, atrav?s de perguntas, podendo torna-los pessoas cr?ticas quanto ao assunto, por meio da interdisciplinaridade e situa??es problemas.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-11-10T17:05:43Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-11-10T17:05:43Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-07-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1750
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1750
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1750/1/TCC+AMABEL+TRAJANO+FIGUEIREDO+LIMA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv b9169444b8f6b6a10c3ebafc50d81544
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801660440261951488