UMA PROPOSTA DE ENSINO PARA FUN??O EXPONENCIAIL UTILIZANDO A INTERDISCIPLINARIDADE E O GEOGEBRA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1750 |
Resumo: | Este trabalho tem como inten??o apresentar problemas did?ticos para os docentes explanarem o conte?do sobre fun??o exponencial para turmas da 1? s?rie do Ensino M?dio, trazendo a interdisciplinaridade em situa??es problemas e tendo como ferramenta de ensino o aplicativo ?Geogebra?. Para tanto, usamos a interdisciplinaridade, situa??es problemas e o GeoGebra como instrumento de ensino na transmiss?o dos conceitos relacionados ao assunto escolhido, argumentado por teorias oficiais da educa??o, como a Base Nacional Curricular, e os Par?metros Curriculares procurando sempre buscar habilidades e compet?ncias para que possa associar conceitos e estrat?gias. O objetivo desse trabalho ? sugerir ao professor uma proposta de uma aula mais atrativa, para os discentes possam compreender o conte?do de fun??o exponencial de maneira completa, atrav?s da interdisciplinaridade e o geogebra. Para que ocorresse a progress?o da pesquisa, foi preciso executar uma pesquisa de cunho bibliogr?fico, baseada nos eixos ordenados sobre interdisciplinaridade. Mencionamos as rela??es entre as propriedades da pot?ncia e da fun??o exponencial juntamente com suas representa??es gr?ficas. Ressaltamos que essa tem?tica precisa ser discutida pelo professor, de maneira estruturada pela interdisciplinaridade e tecnologia. Os resultados da pesquisa apontaram que n?o se deve mecanizar o ensino da fun??o exponencial e que as manifesta??es do aluno sobre o conte?do, atrav?s de perguntas, podendo torna-los pessoas cr?ticas quanto ao assunto, por meio da interdisciplinaridade e situa??es problemas. |
id |
IFPB_b7964cbc6f450693d1f87cb88d91b45d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/1750 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
LIMA, Amabel Trajano Figueiredo2021-11-10T17:05:43Z2021-11-10T17:05:43Z2021-07-22http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1750Este trabalho tem como inten??o apresentar problemas did?ticos para os docentes explanarem o conte?do sobre fun??o exponencial para turmas da 1? s?rie do Ensino M?dio, trazendo a interdisciplinaridade em situa??es problemas e tendo como ferramenta de ensino o aplicativo ?Geogebra?. Para tanto, usamos a interdisciplinaridade, situa??es problemas e o GeoGebra como instrumento de ensino na transmiss?o dos conceitos relacionados ao assunto escolhido, argumentado por teorias oficiais da educa??o, como a Base Nacional Curricular, e os Par?metros Curriculares procurando sempre buscar habilidades e compet?ncias para que possa associar conceitos e estrat?gias. O objetivo desse trabalho ? sugerir ao professor uma proposta de uma aula mais atrativa, para os discentes possam compreender o conte?do de fun??o exponencial de maneira completa, atrav?s da interdisciplinaridade e o geogebra. Para que ocorresse a progress?o da pesquisa, foi preciso executar uma pesquisa de cunho bibliogr?fico, baseada nos eixos ordenados sobre interdisciplinaridade. Mencionamos as rela??es entre as propriedades da pot?ncia e da fun??o exponencial juntamente com suas representa??es gr?ficas. Ressaltamos que essa tem?tica precisa ser discutida pelo professor, de maneira estruturada pela interdisciplinaridade e tecnologia. Os resultados da pesquisa apontaram que n?o se deve mecanizar o ensino da fun??o exponencial e que as manifesta??es do aluno sobre o conte?do, atrav?s de perguntas, podendo torna-los pessoas cr?ticas quanto ao assunto, por meio da interdisciplinaridade e situa??es problemas.Submitted by Francisco Vidal (francisco.vidal@ifpb.edu.br) on 2021-11-10T13:12:07Z No. of bitstreams: 1 TCC AMABEL TRAJANO FIGUEIREDO LIMA.pdf: 1270737 bytes, checksum: b9169444b8f6b6a10c3ebafc50d81544 (MD5)Approved for entry into archive by Thiago Oliveira (thiago.oliveira@ifpb.edu.br) on 2021-11-10T17:05:43Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC AMABEL TRAJANO FIGUEIREDO LIMA.pdf: 1270737 bytes, checksum: b9169444b8f6b6a10c3ebafc50d81544 (MD5)Made available in DSpace on 2021-11-10T17:05:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC AMABEL TRAJANO FIGUEIREDO LIMA.pdf: 1270737 bytes, checksum: b9169444b8f6b6a10c3ebafc50d81544 (MD5) Previous issue date: 2021-07-22Fun??o exponencial. Interdisciplinaridade. Situa??o problema. Ensino de matem?tica.UMA PROPOSTA DE ENSINO PARA FUN??O EXPONENCIAIL UTILIZANDO A INTERDISCIPLINARIDADE E O GEOGEBRAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCInstituto Federal da Para?ba - IFPBORIGINALTCC AMABEL TRAJANO FIGUEIREDO LIMA.pdfTCC AMABEL TRAJANO FIGUEIREDO LIMA.pdfapplication/pdf1270737http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1750/1/TCC+AMABEL+TRAJANO+FIGUEIREDO+LIMA.pdfb9169444b8f6b6a10c3ebafc50d81544MD51177683/17502021-11-10 14:05:43.164oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/1750Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2021-11-10T17:05:43Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
UMA PROPOSTA DE ENSINO PARA FUN??O EXPONENCIAIL UTILIZANDO A INTERDISCIPLINARIDADE E O GEOGEBRA |
title |
UMA PROPOSTA DE ENSINO PARA FUN??O EXPONENCIAIL UTILIZANDO A INTERDISCIPLINARIDADE E O GEOGEBRA |
spellingShingle |
UMA PROPOSTA DE ENSINO PARA FUN??O EXPONENCIAIL UTILIZANDO A INTERDISCIPLINARIDADE E O GEOGEBRA LIMA, Amabel Trajano Figueiredo Fun??o exponencial. Interdisciplinaridade. Situa??o problema. Ensino de matem?tica. |
title_short |
UMA PROPOSTA DE ENSINO PARA FUN??O EXPONENCIAIL UTILIZANDO A INTERDISCIPLINARIDADE E O GEOGEBRA |
title_full |
UMA PROPOSTA DE ENSINO PARA FUN??O EXPONENCIAIL UTILIZANDO A INTERDISCIPLINARIDADE E O GEOGEBRA |
title_fullStr |
UMA PROPOSTA DE ENSINO PARA FUN??O EXPONENCIAIL UTILIZANDO A INTERDISCIPLINARIDADE E O GEOGEBRA |
title_full_unstemmed |
UMA PROPOSTA DE ENSINO PARA FUN??O EXPONENCIAIL UTILIZANDO A INTERDISCIPLINARIDADE E O GEOGEBRA |
title_sort |
UMA PROPOSTA DE ENSINO PARA FUN??O EXPONENCIAIL UTILIZANDO A INTERDISCIPLINARIDADE E O GEOGEBRA |
author |
LIMA, Amabel Trajano Figueiredo |
author_facet |
LIMA, Amabel Trajano Figueiredo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
LIMA, Amabel Trajano Figueiredo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Fun??o exponencial. Interdisciplinaridade. Situa??o problema. Ensino de matem?tica. |
topic |
Fun??o exponencial. Interdisciplinaridade. Situa??o problema. Ensino de matem?tica. |
description |
Este trabalho tem como inten??o apresentar problemas did?ticos para os docentes explanarem o conte?do sobre fun??o exponencial para turmas da 1? s?rie do Ensino M?dio, trazendo a interdisciplinaridade em situa??es problemas e tendo como ferramenta de ensino o aplicativo ?Geogebra?. Para tanto, usamos a interdisciplinaridade, situa??es problemas e o GeoGebra como instrumento de ensino na transmiss?o dos conceitos relacionados ao assunto escolhido, argumentado por teorias oficiais da educa??o, como a Base Nacional Curricular, e os Par?metros Curriculares procurando sempre buscar habilidades e compet?ncias para que possa associar conceitos e estrat?gias. O objetivo desse trabalho ? sugerir ao professor uma proposta de uma aula mais atrativa, para os discentes possam compreender o conte?do de fun??o exponencial de maneira completa, atrav?s da interdisciplinaridade e o geogebra. Para que ocorresse a progress?o da pesquisa, foi preciso executar uma pesquisa de cunho bibliogr?fico, baseada nos eixos ordenados sobre interdisciplinaridade. Mencionamos as rela??es entre as propriedades da pot?ncia e da fun??o exponencial juntamente com suas representa??es gr?ficas. Ressaltamos que essa tem?tica precisa ser discutida pelo professor, de maneira estruturada pela interdisciplinaridade e tecnologia. Os resultados da pesquisa apontaram que n?o se deve mecanizar o ensino da fun??o exponencial e que as manifesta??es do aluno sobre o conte?do, atrav?s de perguntas, podendo torna-los pessoas cr?ticas quanto ao assunto, por meio da interdisciplinaridade e situa??es problemas. |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-11-10T17:05:43Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-11-10T17:05:43Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-07-22 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1750 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1750 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1750/1/TCC+AMABEL+TRAJANO+FIGUEIREDO+LIMA.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b9169444b8f6b6a10c3ebafc50d81544 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1801660440261951488 |