Ana?lise dos i?ndices de inclusa?o das crianc?as com transtornos globais de desenvolvimento no contexto educacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Gilvanise Louren?o de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1039
Resumo: A educac?a?o especial tem extrema releva?ncia no contexto social haja vista que estabelece diretrizes de inclusa?o das pessoas portadoras de necessidades especiais no a?mbito escolar. Frente a? crescente demanda de matri?culas destes indivi?duos na rede pu?blica regular de ensino do Brasil, torna-se imprescindi?vel adequar as poli?ticas pu?blicas relacionadas ao tema para que estas encontrem nas escolas um cena?rio adequado ao aprendizado, respeitadas as especificidades de cada caso. O presente trabalho tem por objetivo analisar os i?ndices de inclusa?o das pessoas com Transtornos Globais do Desenvolvimento no ambiente escolar e mostrar quais poli?ticas pu?blicas sa?o utilizadas para promover a educac?a?o inclusiva. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa descritiva, bibliogra?fica e documental. A coleta de dados realizou-se por interme?dio de pesquisa documental com base em literaturas, revistas e sites que contemplam o assunto proposto. O trabalho demonstra que apesar de haver um processo de mudanc?a em andamento, ainda ha? um longo caminho para que as escolas pu?blicas estejam adequadas para receber as crianc?as e jovens autistas.
id IFPB_baf215fd0c128e8816d07b81ad1de3c8
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/1039
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling Oliveira, Gilvanise Louren?o de2020-10-23T12:02:17Z2020-10-23T12:02:17Z2019-03-21http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1039A educac?a?o especial tem extrema releva?ncia no contexto social haja vista que estabelece diretrizes de inclusa?o das pessoas portadoras de necessidades especiais no a?mbito escolar. Frente a? crescente demanda de matri?culas destes indivi?duos na rede pu?blica regular de ensino do Brasil, torna-se imprescindi?vel adequar as poli?ticas pu?blicas relacionadas ao tema para que estas encontrem nas escolas um cena?rio adequado ao aprendizado, respeitadas as especificidades de cada caso. O presente trabalho tem por objetivo analisar os i?ndices de inclusa?o das pessoas com Transtornos Globais do Desenvolvimento no ambiente escolar e mostrar quais poli?ticas pu?blicas sa?o utilizadas para promover a educac?a?o inclusiva. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa descritiva, bibliogra?fica e documental. A coleta de dados realizou-se por interme?dio de pesquisa documental com base em literaturas, revistas e sites que contemplam o assunto proposto. O trabalho demonstra que apesar de haver um processo de mudanc?a em andamento, ainda ha? um longo caminho para que as escolas pu?blicas estejam adequadas para receber as crianc?as e jovens autistas.Submitted by Giorgione Ribeiro Junior (giorgionemjr@hotmail.com) on 2020-10-20T18:32:56Z No. of bitstreams: 1 TCC GIlvanise FInal.pdf: 1532628 bytes, checksum: 78816baefe831aceafbad6e225a0c23a (MD5)Approved for entry into archive by Josinete Nobrega Araujo (josinete@ifpb.edu.br) on 2020-10-23T12:02:17Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC GIlvanise FInal.pdf: 1532628 bytes, checksum: 78816baefe831aceafbad6e225a0c23a (MD5)Made available in DSpace on 2020-10-23T12:02:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC GIlvanise FInal.pdf: 1532628 bytes, checksum: 78816baefe831aceafbad6e225a0c23a (MD5) Previous issue date: 2019-03-21Poli?ticas Pu?blicasEducac?a?o especialTranstornos Globais do DesenvolvimentoInclusa?oAna?lise dos i?ndices de inclusa?o das crianc?as com transtornos globais de desenvolvimento no contexto educacionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessARTIGOIFPB - CAMPUS JO?O PESSOAORIGINALTCC GIlvanise FInal.pdfTCC GIlvanise FInal.pdfapplication/pdf1532628http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1039/1/TCC+GIlvanise+FInal.pdf78816baefe831aceafbad6e225a0c23aMD51177683/10392020-10-23 09:02:17.446oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/1039Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2020-10-23T12:02:17Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ana?lise dos i?ndices de inclusa?o das crianc?as com transtornos globais de desenvolvimento no contexto educacional
title Ana?lise dos i?ndices de inclusa?o das crianc?as com transtornos globais de desenvolvimento no contexto educacional
spellingShingle Ana?lise dos i?ndices de inclusa?o das crianc?as com transtornos globais de desenvolvimento no contexto educacional
Oliveira, Gilvanise Louren?o de
Poli?ticas Pu?blicas
Educac?a?o especial
Transtornos Globais do Desenvolvimento
Inclusa?o
title_short Ana?lise dos i?ndices de inclusa?o das crianc?as com transtornos globais de desenvolvimento no contexto educacional
title_full Ana?lise dos i?ndices de inclusa?o das crianc?as com transtornos globais de desenvolvimento no contexto educacional
title_fullStr Ana?lise dos i?ndices de inclusa?o das crianc?as com transtornos globais de desenvolvimento no contexto educacional
title_full_unstemmed Ana?lise dos i?ndices de inclusa?o das crianc?as com transtornos globais de desenvolvimento no contexto educacional
title_sort Ana?lise dos i?ndices de inclusa?o das crianc?as com transtornos globais de desenvolvimento no contexto educacional
author Oliveira, Gilvanise Louren?o de
author_facet Oliveira, Gilvanise Louren?o de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Gilvanise Louren?o de
dc.subject.por.fl_str_mv Poli?ticas Pu?blicas
Educac?a?o especial
Transtornos Globais do Desenvolvimento
Inclusa?o
topic Poli?ticas Pu?blicas
Educac?a?o especial
Transtornos Globais do Desenvolvimento
Inclusa?o
description A educac?a?o especial tem extrema releva?ncia no contexto social haja vista que estabelece diretrizes de inclusa?o das pessoas portadoras de necessidades especiais no a?mbito escolar. Frente a? crescente demanda de matri?culas destes indivi?duos na rede pu?blica regular de ensino do Brasil, torna-se imprescindi?vel adequar as poli?ticas pu?blicas relacionadas ao tema para que estas encontrem nas escolas um cena?rio adequado ao aprendizado, respeitadas as especificidades de cada caso. O presente trabalho tem por objetivo analisar os i?ndices de inclusa?o das pessoas com Transtornos Globais do Desenvolvimento no ambiente escolar e mostrar quais poli?ticas pu?blicas sa?o utilizadas para promover a educac?a?o inclusiva. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa descritiva, bibliogra?fica e documental. A coleta de dados realizou-se por interme?dio de pesquisa documental com base em literaturas, revistas e sites que contemplam o assunto proposto. O trabalho demonstra que apesar de haver um processo de mudanc?a em andamento, ainda ha? um longo caminho para que as escolas pu?blicas estejam adequadas para receber as crianc?as e jovens autistas.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-03-21
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-10-23T12:02:17Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-10-23T12:02:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1039
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1039
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1039/1/TCC+GIlvanise+FInal.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 78816baefe831aceafbad6e225a0c23a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801660434270388224