Ana?lise dos i?ndices de inclusa?o das crianc?as com transtornos globais de desenvolvimento no contexto educacional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1039 |
Resumo: | A educac?a?o especial tem extrema releva?ncia no contexto social haja vista que estabelece diretrizes de inclusa?o das pessoas portadoras de necessidades especiais no a?mbito escolar. Frente a? crescente demanda de matri?culas destes indivi?duos na rede pu?blica regular de ensino do Brasil, torna-se imprescindi?vel adequar as poli?ticas pu?blicas relacionadas ao tema para que estas encontrem nas escolas um cena?rio adequado ao aprendizado, respeitadas as especificidades de cada caso. O presente trabalho tem por objetivo analisar os i?ndices de inclusa?o das pessoas com Transtornos Globais do Desenvolvimento no ambiente escolar e mostrar quais poli?ticas pu?blicas sa?o utilizadas para promover a educac?a?o inclusiva. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa descritiva, bibliogra?fica e documental. A coleta de dados realizou-se por interme?dio de pesquisa documental com base em literaturas, revistas e sites que contemplam o assunto proposto. O trabalho demonstra que apesar de haver um processo de mudanc?a em andamento, ainda ha? um longo caminho para que as escolas pu?blicas estejam adequadas para receber as crianc?as e jovens autistas. |
id |
IFPB_baf215fd0c128e8816d07b81ad1de3c8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/1039 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Oliveira, Gilvanise Louren?o de2020-10-23T12:02:17Z2020-10-23T12:02:17Z2019-03-21http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1039A educac?a?o especial tem extrema releva?ncia no contexto social haja vista que estabelece diretrizes de inclusa?o das pessoas portadoras de necessidades especiais no a?mbito escolar. Frente a? crescente demanda de matri?culas destes indivi?duos na rede pu?blica regular de ensino do Brasil, torna-se imprescindi?vel adequar as poli?ticas pu?blicas relacionadas ao tema para que estas encontrem nas escolas um cena?rio adequado ao aprendizado, respeitadas as especificidades de cada caso. O presente trabalho tem por objetivo analisar os i?ndices de inclusa?o das pessoas com Transtornos Globais do Desenvolvimento no ambiente escolar e mostrar quais poli?ticas pu?blicas sa?o utilizadas para promover a educac?a?o inclusiva. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa descritiva, bibliogra?fica e documental. A coleta de dados realizou-se por interme?dio de pesquisa documental com base em literaturas, revistas e sites que contemplam o assunto proposto. O trabalho demonstra que apesar de haver um processo de mudanc?a em andamento, ainda ha? um longo caminho para que as escolas pu?blicas estejam adequadas para receber as crianc?as e jovens autistas.Submitted by Giorgione Ribeiro Junior (giorgionemjr@hotmail.com) on 2020-10-20T18:32:56Z No. of bitstreams: 1 TCC GIlvanise FInal.pdf: 1532628 bytes, checksum: 78816baefe831aceafbad6e225a0c23a (MD5)Approved for entry into archive by Josinete Nobrega Araujo (josinete@ifpb.edu.br) on 2020-10-23T12:02:17Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC GIlvanise FInal.pdf: 1532628 bytes, checksum: 78816baefe831aceafbad6e225a0c23a (MD5)Made available in DSpace on 2020-10-23T12:02:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC GIlvanise FInal.pdf: 1532628 bytes, checksum: 78816baefe831aceafbad6e225a0c23a (MD5) Previous issue date: 2019-03-21Poli?ticas Pu?blicasEducac?a?o especialTranstornos Globais do DesenvolvimentoInclusa?oAna?lise dos i?ndices de inclusa?o das crianc?as com transtornos globais de desenvolvimento no contexto educacionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessARTIGOIFPB - CAMPUS JO?O PESSOAORIGINALTCC GIlvanise FInal.pdfTCC GIlvanise FInal.pdfapplication/pdf1532628http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1039/1/TCC+GIlvanise+FInal.pdf78816baefe831aceafbad6e225a0c23aMD51177683/10392020-10-23 09:02:17.446oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/1039Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2020-10-23T12:02:17Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Ana?lise dos i?ndices de inclusa?o das crianc?as com transtornos globais de desenvolvimento no contexto educacional |
title |
Ana?lise dos i?ndices de inclusa?o das crianc?as com transtornos globais de desenvolvimento no contexto educacional |
spellingShingle |
Ana?lise dos i?ndices de inclusa?o das crianc?as com transtornos globais de desenvolvimento no contexto educacional Oliveira, Gilvanise Louren?o de Poli?ticas Pu?blicas Educac?a?o especial Transtornos Globais do Desenvolvimento Inclusa?o |
title_short |
Ana?lise dos i?ndices de inclusa?o das crianc?as com transtornos globais de desenvolvimento no contexto educacional |
title_full |
Ana?lise dos i?ndices de inclusa?o das crianc?as com transtornos globais de desenvolvimento no contexto educacional |
title_fullStr |
Ana?lise dos i?ndices de inclusa?o das crianc?as com transtornos globais de desenvolvimento no contexto educacional |
title_full_unstemmed |
Ana?lise dos i?ndices de inclusa?o das crianc?as com transtornos globais de desenvolvimento no contexto educacional |
title_sort |
Ana?lise dos i?ndices de inclusa?o das crianc?as com transtornos globais de desenvolvimento no contexto educacional |
author |
Oliveira, Gilvanise Louren?o de |
author_facet |
Oliveira, Gilvanise Louren?o de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Gilvanise Louren?o de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Poli?ticas Pu?blicas Educac?a?o especial Transtornos Globais do Desenvolvimento Inclusa?o |
topic |
Poli?ticas Pu?blicas Educac?a?o especial Transtornos Globais do Desenvolvimento Inclusa?o |
description |
A educac?a?o especial tem extrema releva?ncia no contexto social haja vista que estabelece diretrizes de inclusa?o das pessoas portadoras de necessidades especiais no a?mbito escolar. Frente a? crescente demanda de matri?culas destes indivi?duos na rede pu?blica regular de ensino do Brasil, torna-se imprescindi?vel adequar as poli?ticas pu?blicas relacionadas ao tema para que estas encontrem nas escolas um cena?rio adequado ao aprendizado, respeitadas as especificidades de cada caso. O presente trabalho tem por objetivo analisar os i?ndices de inclusa?o das pessoas com Transtornos Globais do Desenvolvimento no ambiente escolar e mostrar quais poli?ticas pu?blicas sa?o utilizadas para promover a educac?a?o inclusiva. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa descritiva, bibliogra?fica e documental. A coleta de dados realizou-se por interme?dio de pesquisa documental com base em literaturas, revistas e sites que contemplam o assunto proposto. O trabalho demonstra que apesar de haver um processo de mudanc?a em andamento, ainda ha? um longo caminho para que as escolas pu?blicas estejam adequadas para receber as crianc?as e jovens autistas. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-03-21 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-10-23T12:02:17Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-10-23T12:02:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1039 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1039 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1039/1/TCC+GIlvanise+FInal.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
78816baefe831aceafbad6e225a0c23a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1801660434270388224 |