O l?dico na sala de aula: ressignificando a pr?tica pedag?gica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RAMALHO, Juliana Karla Quirino
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2169
Resumo: Este artigo traz um relato de experi?ncia realizado na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Virg?lia Cordeiro Guedes, na cidade de Caldas Brand?o-PB. A experi?ncia foi realizada nas disciplinas de l?ngua portuguesa e matem?tica, na turma do primeiro ano, durante o per?odo de 18 a 22 de novembro de 2019. Essa experi?ncia foi muito importante para confirmar que a introdu??o da crian?a no mundo dos n?meros e da leitura, por meio de jogos e brincadeiras, ? muito importante para motivar os alunos e deixar as aulas, sobretudo, de matem?tica mais atrativas, uma vez que essa disciplina sempre foi vista pela maioria dos alunos como uma mat?ria dif?cil e incompreens?vel, isso tem consequ?ncia a resist?ncia dos estudantes. Dessa forma, o objetivo geral deste artigo foi demonstrar estrat?gias de pr?ticas l?dicas, j? vivenciadas em sala de aula, que ajudam crian?as a prosperar na aprendizagem matem?tica, bem como, enriquecer o conhecimento do meio em que vivem, levando o que aprendeu dentro da escola para a comunidade. Os objetivos espec?ficos deram conta de: analisar a motiva??o dos alunos com os jogos e as brincadeiras nas aulas de matem?tica e leitura; observar se os jogos realmente s?o eficazes para o aprendizado de leitura e matem?tica e verificar como a ludicidade pode tornar as aulas mais atrativas. Portanto, a referida experi?ncia trouxe um novo aprendizado de conceitos matem?ticos e de leitura, isso potencializou a aprendizagem e minimizou dificuldades que os alunos apresentavam nas referidas disciplinas, deixando as aulas mais din?micas, possibilitando uma maior participa??o e envolvimento dos alunos nessas atividades. Como resultados, os jogos e as brincadeiras fortaleceram o ensino-aprendizado em sala de aula e contribu?ram para uma maior concentra??o por parte dos alunos.
id IFPB_bb2d71c5996d6c6aee39a06edb0cd4a8
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2169
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling RAMALHO, Juliana Karla Quirino2022-07-07T19:05:23Z2022-07-07T19:05:23Z2020-12http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2169Este artigo traz um relato de experi?ncia realizado na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Virg?lia Cordeiro Guedes, na cidade de Caldas Brand?o-PB. A experi?ncia foi realizada nas disciplinas de l?ngua portuguesa e matem?tica, na turma do primeiro ano, durante o per?odo de 18 a 22 de novembro de 2019. Essa experi?ncia foi muito importante para confirmar que a introdu??o da crian?a no mundo dos n?meros e da leitura, por meio de jogos e brincadeiras, ? muito importante para motivar os alunos e deixar as aulas, sobretudo, de matem?tica mais atrativas, uma vez que essa disciplina sempre foi vista pela maioria dos alunos como uma mat?ria dif?cil e incompreens?vel, isso tem consequ?ncia a resist?ncia dos estudantes. Dessa forma, o objetivo geral deste artigo foi demonstrar estrat?gias de pr?ticas l?dicas, j? vivenciadas em sala de aula, que ajudam crian?as a prosperar na aprendizagem matem?tica, bem como, enriquecer o conhecimento do meio em que vivem, levando o que aprendeu dentro da escola para a comunidade. Os objetivos espec?ficos deram conta de: analisar a motiva??o dos alunos com os jogos e as brincadeiras nas aulas de matem?tica e leitura; observar se os jogos realmente s?o eficazes para o aprendizado de leitura e matem?tica e verificar como a ludicidade pode tornar as aulas mais atrativas. Portanto, a referida experi?ncia trouxe um novo aprendizado de conceitos matem?ticos e de leitura, isso potencializou a aprendizagem e minimizou dificuldades que os alunos apresentavam nas referidas disciplinas, deixando as aulas mais din?micas, possibilitando uma maior participa??o e envolvimento dos alunos nessas atividades. Como resultados, os jogos e as brincadeiras fortaleceram o ensino-aprendizado em sala de aula e contribu?ram para uma maior concentra??o por parte dos alunos.Submitted by Yanna Sousa (yanna_gomes@yahoo.com.br) on 2022-06-13T12:19:38Z No. of bitstreams: 2 Ata de defesa_Juliana Quirino.pdf: 865961 bytes, checksum: f6ea93a4f5c642328961b98e0a431e70 (MD5) Tcc_Juliana Quirino.pdf: 1509017 bytes, checksum: a12cc8b8cf4189fb12853c257c04315f (MD5)Approved for entry into archive by Thiago Oliveira (thiago.oliveira@ifpb.edu.br) on 2022-07-07T19:05:23Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Ata de defesa_Juliana Quirino.pdf: 865961 bytes, checksum: f6ea93a4f5c642328961b98e0a431e70 (MD5) Tcc_Juliana Quirino.pdf: 1509017 bytes, checksum: a12cc8b8cf4189fb12853c257c04315f (MD5)Made available in DSpace on 2022-07-07T19:05:23Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Ata de defesa_Juliana Quirino.pdf: 865961 bytes, checksum: f6ea93a4f5c642328961b98e0a431e70 (MD5) Tcc_Juliana Quirino.pdf: 1509017 bytes, checksum: a12cc8b8cf4189fb12853c257c04315f (MD5) Previous issue date: 2020-12LudicidadeL?ngua PortuguesaMatem?ticaRelato de Experi?ncia.O l?dico na sala de aula: ressignificando a pr?tica pedag?gicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCIFPBORIGINALAta de defesa_Juliana Quirino.pdfAta de defesa_Juliana Quirino.pdfapplication/pdf865961http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2169/1/Ata+de+defesa_Juliana+Quirino.pdff6ea93a4f5c642328961b98e0a431e70MD51Tcc_Juliana Quirino.pdfTcc_Juliana Quirino.pdfapplication/pdf1509017http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2169/2/Tcc_Juliana+Quirino.pdfa12cc8b8cf4189fb12853c257c04315fMD52177683/21692022-07-07 16:05:23.964oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2169Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2022-07-07T19:05:23Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O l?dico na sala de aula: ressignificando a pr?tica pedag?gica
title O l?dico na sala de aula: ressignificando a pr?tica pedag?gica
spellingShingle O l?dico na sala de aula: ressignificando a pr?tica pedag?gica
RAMALHO, Juliana Karla Quirino
Ludicidade
L?ngua Portuguesa
Matem?tica
Relato de Experi?ncia.
title_short O l?dico na sala de aula: ressignificando a pr?tica pedag?gica
title_full O l?dico na sala de aula: ressignificando a pr?tica pedag?gica
title_fullStr O l?dico na sala de aula: ressignificando a pr?tica pedag?gica
title_full_unstemmed O l?dico na sala de aula: ressignificando a pr?tica pedag?gica
title_sort O l?dico na sala de aula: ressignificando a pr?tica pedag?gica
author RAMALHO, Juliana Karla Quirino
author_facet RAMALHO, Juliana Karla Quirino
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv RAMALHO, Juliana Karla Quirino
dc.subject.por.fl_str_mv Ludicidade
L?ngua Portuguesa
Matem?tica
Relato de Experi?ncia.
topic Ludicidade
L?ngua Portuguesa
Matem?tica
Relato de Experi?ncia.
description Este artigo traz um relato de experi?ncia realizado na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Virg?lia Cordeiro Guedes, na cidade de Caldas Brand?o-PB. A experi?ncia foi realizada nas disciplinas de l?ngua portuguesa e matem?tica, na turma do primeiro ano, durante o per?odo de 18 a 22 de novembro de 2019. Essa experi?ncia foi muito importante para confirmar que a introdu??o da crian?a no mundo dos n?meros e da leitura, por meio de jogos e brincadeiras, ? muito importante para motivar os alunos e deixar as aulas, sobretudo, de matem?tica mais atrativas, uma vez que essa disciplina sempre foi vista pela maioria dos alunos como uma mat?ria dif?cil e incompreens?vel, isso tem consequ?ncia a resist?ncia dos estudantes. Dessa forma, o objetivo geral deste artigo foi demonstrar estrat?gias de pr?ticas l?dicas, j? vivenciadas em sala de aula, que ajudam crian?as a prosperar na aprendizagem matem?tica, bem como, enriquecer o conhecimento do meio em que vivem, levando o que aprendeu dentro da escola para a comunidade. Os objetivos espec?ficos deram conta de: analisar a motiva??o dos alunos com os jogos e as brincadeiras nas aulas de matem?tica e leitura; observar se os jogos realmente s?o eficazes para o aprendizado de leitura e matem?tica e verificar como a ludicidade pode tornar as aulas mais atrativas. Portanto, a referida experi?ncia trouxe um novo aprendizado de conceitos matem?ticos e de leitura, isso potencializou a aprendizagem e minimizou dificuldades que os alunos apresentavam nas referidas disciplinas, deixando as aulas mais din?micas, possibilitando uma maior participa??o e envolvimento dos alunos nessas atividades. Como resultados, os jogos e as brincadeiras fortaleceram o ensino-aprendizado em sala de aula e contribu?ram para uma maior concentra??o por parte dos alunos.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-07-07T19:05:23Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-07-07T19:05:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2169
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2169
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2169/1/Ata+de+defesa_Juliana+Quirino.pdf
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2169/2/Tcc_Juliana+Quirino.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f6ea93a4f5c642328961b98e0a431e70
a12cc8b8cf4189fb12853c257c04315f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801660442744979456