IRRIGA??O, UMA PR?TICA QUE EXIGE PR?TICA: UMA AN?LISE DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NUNES, KENYA GON?ALVES
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2385
Resumo: A irriga??o e a drenagem s?o tem?ticas indispens?veis na forma??o de profissionais da ?rea das ci?ncias agr?rias, tendo em vista que a ado??o dessas t?cnicas proporciona a eleva??o da produtividade das culturas e garante a produ??o mesmo em per?odos de estiagem. O manejo da ?gua e do solo deve ser realizado com vistas ? sustentabilidade, principalmente em regi?es ?ridas e semi?ridas. A forma??o profissional e o ensino na disciplina de Irriga??o e Drenagem devem, portanto, considerar as rela??es solo-?gua-planta-atmosfera, buscando a contextualiza??o de saberes e a aprendizagem significativa. O estudo objetivou analisar a??es adotadas na disciplina de Irriga??o e Drenagem, com vistas a estimular o processo de constru??o do conhecimento e do desenvolvimento das compet?ncias necess?rias para planejar, implantar, conduzir e tomar decis?es ?teis frente ?s necessidades de produtores rurais. A coleta dos dados foi realizada por meio de um question?rio on-line e an?nimo, composto por 25 proposi??es; foram recebidas 78 respostas. As estrat?gias adotadas na disciplina foram determinantes no alcance dos objetivos tra?ados. Na autoavalia??o, os estudantes confirmaram que desenvolveram as habilidades necess?rias para reconhecerem os componentes de um sistema de irriga??o e avali?-lo, bem como compreenderem os resultados de suas avalia??es e as aplica??es pr?ticas das informa??es levantadas. Os estudantes tamb?m avaliaram como satisfat?ria a intera??o promovida com os produtores rurais, com o objetivo de colaborar no processo de ensino-aprendizagem e na transfer?ncia de informa??o, propiciadas mediante as execu??es de visitas t?cnicas.
id IFPB_c089f3e51a54b65d4096587d03947676
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2385
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling NUNES, KENYA GON?ALVES2022-09-12T17:57:26Z2022-09-12T17:57:26Z2022-04-26http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2385A irriga??o e a drenagem s?o tem?ticas indispens?veis na forma??o de profissionais da ?rea das ci?ncias agr?rias, tendo em vista que a ado??o dessas t?cnicas proporciona a eleva??o da produtividade das culturas e garante a produ??o mesmo em per?odos de estiagem. O manejo da ?gua e do solo deve ser realizado com vistas ? sustentabilidade, principalmente em regi?es ?ridas e semi?ridas. A forma??o profissional e o ensino na disciplina de Irriga??o e Drenagem devem, portanto, considerar as rela??es solo-?gua-planta-atmosfera, buscando a contextualiza??o de saberes e a aprendizagem significativa. O estudo objetivou analisar a??es adotadas na disciplina de Irriga??o e Drenagem, com vistas a estimular o processo de constru??o do conhecimento e do desenvolvimento das compet?ncias necess?rias para planejar, implantar, conduzir e tomar decis?es ?teis frente ?s necessidades de produtores rurais. A coleta dos dados foi realizada por meio de um question?rio on-line e an?nimo, composto por 25 proposi??es; foram recebidas 78 respostas. As estrat?gias adotadas na disciplina foram determinantes no alcance dos objetivos tra?ados. Na autoavalia??o, os estudantes confirmaram que desenvolveram as habilidades necess?rias para reconhecerem os componentes de um sistema de irriga??o e avali?-lo, bem como compreenderem os resultados de suas avalia??es e as aplica??es pr?ticas das informa??es levantadas. Os estudantes tamb?m avaliaram como satisfat?ria a intera??o promovida com os produtores rurais, com o objetivo de colaborar no processo de ensino-aprendizagem e na transfer?ncia de informa??o, propiciadas mediante as execu??es de visitas t?cnicas.Submitted by Leonardo Ataide de Lima Sousa (leonardo.lima@ifpb.edu.br) on 2022-08-08T16:31:09Z No. of bitstreams: 3 TCC Kenya.pdf: 723747 bytes, checksum: e49b4bc581081fcf611f1f5508064c12 (MD5) Termo 2 Kenya.pdf: 422388 bytes, checksum: b40f7ed040fcfaddb0847c7d241b77eb (MD5) Termo Kenya.pdf: 447730 bytes, checksum: be9a83ba330a289588025fbb299cd627 (MD5)Rejected by Angela Caedoso (angelacardoso@ifpb.edu.br), reason: Caro Coordenador, infelizmente o presente dep?sito N?O foi aceito para Cole??o Doc?ncia para a Educa??o Profissional e Tecnol?gica. Pedimos que RETIRE o Termo de Autoriza??o para Publica??o Eletr?nica na Biblioteca Digital do IFPB/ Cabedelo. Consideramos que talvez N?O devam ser anexados documentos com o estatuto ?Documento Digitalizado Restrito?, apenas ?Documento Digitalizado Ostensivo (P?blico)?. Atenciosamente, Angela Silva, Bibliotec?ria. on 2022-08-18T19:41:52Z (GMT)Submitted by Leonardo Ataide de Lima Sousa (leonardo.lima@ifpb.edu.br) on 2022-09-02T15:55:14Z No. of bitstreams: 2 KENYA GON?ALVES NUNES.pdf: 723747 bytes, checksum: e49b4bc581081fcf611f1f5508064c12 (MD5) KENYA GON?ALVES NUNES.pdf: 422388 bytes, checksum: b40f7ed040fcfaddb0847c7d241b77eb (MD5)Approved for entry into archive by Angela Caedoso (angelacardoso@ifpb.edu.br) on 2022-09-12T17:57:26Z (GMT) No. of bitstreams: 2 KENYA GON?ALVES NUNES.pdf: 723747 bytes, checksum: e49b4bc581081fcf611f1f5508064c12 (MD5) KENYA GON?ALVES NUNES.pdf: 422388 bytes, checksum: b40f7ed040fcfaddb0847c7d241b77eb (MD5)Made available in DSpace on 2022-09-12T17:57:26Z (GMT). No. of bitstreams: 2 KENYA GON?ALVES NUNES.pdf: 723747 bytes, checksum: e49b4bc581081fcf611f1f5508064c12 (MD5) KENYA GON?ALVES NUNES.pdf: 422388 bytes, checksum: b40f7ed040fcfaddb0847c7d241b77eb (MD5) Previous issue date: 2022-04-26n?o h?interven??o pedag?gica;aprendizagem significativa;teoria e pr?tica;ensino;pesquisa e extens?o.IRRIGA??O, UMA PR?TICA QUE EXIGE PR?TICA: UMA AN?LISE DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEMinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessArtigo Cient?ficoIFPBORIGINALTexto atual RD.pdfTexto atual RD.pdfapplication/pdf49424http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2385/1/Texto+atual+RD.pdf9e7ff3f4f030ecb655c2763604766a5aMD51177683/23852024-03-22 13:30:58.61oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2385Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2024-03-22T16:30:58Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv IRRIGA??O, UMA PR?TICA QUE EXIGE PR?TICA: UMA AN?LISE DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
title IRRIGA??O, UMA PR?TICA QUE EXIGE PR?TICA: UMA AN?LISE DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
spellingShingle IRRIGA??O, UMA PR?TICA QUE EXIGE PR?TICA: UMA AN?LISE DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
NUNES, KENYA GON?ALVES
interven??o pedag?gica;
aprendizagem significativa;
teoria e pr?tica;
ensino;
pesquisa e extens?o.
title_short IRRIGA??O, UMA PR?TICA QUE EXIGE PR?TICA: UMA AN?LISE DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
title_full IRRIGA??O, UMA PR?TICA QUE EXIGE PR?TICA: UMA AN?LISE DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
title_fullStr IRRIGA??O, UMA PR?TICA QUE EXIGE PR?TICA: UMA AN?LISE DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
title_full_unstemmed IRRIGA??O, UMA PR?TICA QUE EXIGE PR?TICA: UMA AN?LISE DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
title_sort IRRIGA??O, UMA PR?TICA QUE EXIGE PR?TICA: UMA AN?LISE DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
author NUNES, KENYA GON?ALVES
author_facet NUNES, KENYA GON?ALVES
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv NUNES, KENYA GON?ALVES
dc.subject.por.fl_str_mv interven??o pedag?gica;
aprendizagem significativa;
teoria e pr?tica;
ensino;
pesquisa e extens?o.
topic interven??o pedag?gica;
aprendizagem significativa;
teoria e pr?tica;
ensino;
pesquisa e extens?o.
description A irriga??o e a drenagem s?o tem?ticas indispens?veis na forma??o de profissionais da ?rea das ci?ncias agr?rias, tendo em vista que a ado??o dessas t?cnicas proporciona a eleva??o da produtividade das culturas e garante a produ??o mesmo em per?odos de estiagem. O manejo da ?gua e do solo deve ser realizado com vistas ? sustentabilidade, principalmente em regi?es ?ridas e semi?ridas. A forma??o profissional e o ensino na disciplina de Irriga??o e Drenagem devem, portanto, considerar as rela??es solo-?gua-planta-atmosfera, buscando a contextualiza??o de saberes e a aprendizagem significativa. O estudo objetivou analisar a??es adotadas na disciplina de Irriga??o e Drenagem, com vistas a estimular o processo de constru??o do conhecimento e do desenvolvimento das compet?ncias necess?rias para planejar, implantar, conduzir e tomar decis?es ?teis frente ?s necessidades de produtores rurais. A coleta dos dados foi realizada por meio de um question?rio on-line e an?nimo, composto por 25 proposi??es; foram recebidas 78 respostas. As estrat?gias adotadas na disciplina foram determinantes no alcance dos objetivos tra?ados. Na autoavalia??o, os estudantes confirmaram que desenvolveram as habilidades necess?rias para reconhecerem os componentes de um sistema de irriga??o e avali?-lo, bem como compreenderem os resultados de suas avalia??es e as aplica??es pr?ticas das informa??es levantadas. Os estudantes tamb?m avaliaram como satisfat?ria a intera??o promovida com os produtores rurais, com o objetivo de colaborar no processo de ensino-aprendizagem e na transfer?ncia de informa??o, propiciadas mediante as execu??es de visitas t?cnicas.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-09-12T17:57:26Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-09-12T17:57:26Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-04-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2385
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2385
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2385/1/Texto+atual+RD.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 9e7ff3f4f030ecb655c2763604766a5a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801660444218228736