IRRIGA??O, UMA PR?TICA QUE EXIGE PR?TICA: UMA AN?LISE DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2385 |
Resumo: | A irriga??o e a drenagem s?o tem?ticas indispens?veis na forma??o de profissionais da ?rea das ci?ncias agr?rias, tendo em vista que a ado??o dessas t?cnicas proporciona a eleva??o da produtividade das culturas e garante a produ??o mesmo em per?odos de estiagem. O manejo da ?gua e do solo deve ser realizado com vistas ? sustentabilidade, principalmente em regi?es ?ridas e semi?ridas. A forma??o profissional e o ensino na disciplina de Irriga??o e Drenagem devem, portanto, considerar as rela??es solo-?gua-planta-atmosfera, buscando a contextualiza??o de saberes e a aprendizagem significativa. O estudo objetivou analisar a??es adotadas na disciplina de Irriga??o e Drenagem, com vistas a estimular o processo de constru??o do conhecimento e do desenvolvimento das compet?ncias necess?rias para planejar, implantar, conduzir e tomar decis?es ?teis frente ?s necessidades de produtores rurais. A coleta dos dados foi realizada por meio de um question?rio on-line e an?nimo, composto por 25 proposi??es; foram recebidas 78 respostas. As estrat?gias adotadas na disciplina foram determinantes no alcance dos objetivos tra?ados. Na autoavalia??o, os estudantes confirmaram que desenvolveram as habilidades necess?rias para reconhecerem os componentes de um sistema de irriga??o e avali?-lo, bem como compreenderem os resultados de suas avalia??es e as aplica??es pr?ticas das informa??es levantadas. Os estudantes tamb?m avaliaram como satisfat?ria a intera??o promovida com os produtores rurais, com o objetivo de colaborar no processo de ensino-aprendizagem e na transfer?ncia de informa??o, propiciadas mediante as execu??es de visitas t?cnicas. |
id |
IFPB_c089f3e51a54b65d4096587d03947676 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2385 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
NUNES, KENYA GON?ALVES2022-09-12T17:57:26Z2022-09-12T17:57:26Z2022-04-26http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2385A irriga??o e a drenagem s?o tem?ticas indispens?veis na forma??o de profissionais da ?rea das ci?ncias agr?rias, tendo em vista que a ado??o dessas t?cnicas proporciona a eleva??o da produtividade das culturas e garante a produ??o mesmo em per?odos de estiagem. O manejo da ?gua e do solo deve ser realizado com vistas ? sustentabilidade, principalmente em regi?es ?ridas e semi?ridas. A forma??o profissional e o ensino na disciplina de Irriga??o e Drenagem devem, portanto, considerar as rela??es solo-?gua-planta-atmosfera, buscando a contextualiza??o de saberes e a aprendizagem significativa. O estudo objetivou analisar a??es adotadas na disciplina de Irriga??o e Drenagem, com vistas a estimular o processo de constru??o do conhecimento e do desenvolvimento das compet?ncias necess?rias para planejar, implantar, conduzir e tomar decis?es ?teis frente ?s necessidades de produtores rurais. A coleta dos dados foi realizada por meio de um question?rio on-line e an?nimo, composto por 25 proposi??es; foram recebidas 78 respostas. As estrat?gias adotadas na disciplina foram determinantes no alcance dos objetivos tra?ados. Na autoavalia??o, os estudantes confirmaram que desenvolveram as habilidades necess?rias para reconhecerem os componentes de um sistema de irriga??o e avali?-lo, bem como compreenderem os resultados de suas avalia??es e as aplica??es pr?ticas das informa??es levantadas. Os estudantes tamb?m avaliaram como satisfat?ria a intera??o promovida com os produtores rurais, com o objetivo de colaborar no processo de ensino-aprendizagem e na transfer?ncia de informa??o, propiciadas mediante as execu??es de visitas t?cnicas.Submitted by Leonardo Ataide de Lima Sousa (leonardo.lima@ifpb.edu.br) on 2022-08-08T16:31:09Z No. of bitstreams: 3 TCC Kenya.pdf: 723747 bytes, checksum: e49b4bc581081fcf611f1f5508064c12 (MD5) Termo 2 Kenya.pdf: 422388 bytes, checksum: b40f7ed040fcfaddb0847c7d241b77eb (MD5) Termo Kenya.pdf: 447730 bytes, checksum: be9a83ba330a289588025fbb299cd627 (MD5)Rejected by Angela Caedoso (angelacardoso@ifpb.edu.br), reason: Caro Coordenador, infelizmente o presente dep?sito N?O foi aceito para Cole??o Doc?ncia para a Educa??o Profissional e Tecnol?gica. Pedimos que RETIRE o Termo de Autoriza??o para Publica??o Eletr?nica na Biblioteca Digital do IFPB/ Cabedelo. Consideramos que talvez N?O devam ser anexados documentos com o estatuto ?Documento Digitalizado Restrito?, apenas ?Documento Digitalizado Ostensivo (P?blico)?. Atenciosamente, Angela Silva, Bibliotec?ria. on 2022-08-18T19:41:52Z (GMT)Submitted by Leonardo Ataide de Lima Sousa (leonardo.lima@ifpb.edu.br) on 2022-09-02T15:55:14Z No. of bitstreams: 2 KENYA GON?ALVES NUNES.pdf: 723747 bytes, checksum: e49b4bc581081fcf611f1f5508064c12 (MD5) KENYA GON?ALVES NUNES.pdf: 422388 bytes, checksum: b40f7ed040fcfaddb0847c7d241b77eb (MD5)Approved for entry into archive by Angela Caedoso (angelacardoso@ifpb.edu.br) on 2022-09-12T17:57:26Z (GMT) No. of bitstreams: 2 KENYA GON?ALVES NUNES.pdf: 723747 bytes, checksum: e49b4bc581081fcf611f1f5508064c12 (MD5) KENYA GON?ALVES NUNES.pdf: 422388 bytes, checksum: b40f7ed040fcfaddb0847c7d241b77eb (MD5)Made available in DSpace on 2022-09-12T17:57:26Z (GMT). No. of bitstreams: 2 KENYA GON?ALVES NUNES.pdf: 723747 bytes, checksum: e49b4bc581081fcf611f1f5508064c12 (MD5) KENYA GON?ALVES NUNES.pdf: 422388 bytes, checksum: b40f7ed040fcfaddb0847c7d241b77eb (MD5) Previous issue date: 2022-04-26n?o h?interven??o pedag?gica;aprendizagem significativa;teoria e pr?tica;ensino;pesquisa e extens?o.IRRIGA??O, UMA PR?TICA QUE EXIGE PR?TICA: UMA AN?LISE DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEMinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessArtigo Cient?ficoIFPBORIGINALTexto atual RD.pdfTexto atual RD.pdfapplication/pdf49424http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2385/1/Texto+atual+RD.pdf9e7ff3f4f030ecb655c2763604766a5aMD51177683/23852024-03-22 13:30:58.61oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2385Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2024-03-22T16:30:58Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
IRRIGA??O, UMA PR?TICA QUE EXIGE PR?TICA: UMA AN?LISE DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM |
title |
IRRIGA??O, UMA PR?TICA QUE EXIGE PR?TICA: UMA AN?LISE DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM |
spellingShingle |
IRRIGA??O, UMA PR?TICA QUE EXIGE PR?TICA: UMA AN?LISE DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NUNES, KENYA GON?ALVES interven??o pedag?gica; aprendizagem significativa; teoria e pr?tica; ensino; pesquisa e extens?o. |
title_short |
IRRIGA??O, UMA PR?TICA QUE EXIGE PR?TICA: UMA AN?LISE DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM |
title_full |
IRRIGA??O, UMA PR?TICA QUE EXIGE PR?TICA: UMA AN?LISE DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM |
title_fullStr |
IRRIGA??O, UMA PR?TICA QUE EXIGE PR?TICA: UMA AN?LISE DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM |
title_full_unstemmed |
IRRIGA??O, UMA PR?TICA QUE EXIGE PR?TICA: UMA AN?LISE DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM |
title_sort |
IRRIGA??O, UMA PR?TICA QUE EXIGE PR?TICA: UMA AN?LISE DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM |
author |
NUNES, KENYA GON?ALVES |
author_facet |
NUNES, KENYA GON?ALVES |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
NUNES, KENYA GON?ALVES |
dc.subject.por.fl_str_mv |
interven??o pedag?gica; aprendizagem significativa; teoria e pr?tica; ensino; pesquisa e extens?o. |
topic |
interven??o pedag?gica; aprendizagem significativa; teoria e pr?tica; ensino; pesquisa e extens?o. |
description |
A irriga??o e a drenagem s?o tem?ticas indispens?veis na forma??o de profissionais da ?rea das ci?ncias agr?rias, tendo em vista que a ado??o dessas t?cnicas proporciona a eleva??o da produtividade das culturas e garante a produ??o mesmo em per?odos de estiagem. O manejo da ?gua e do solo deve ser realizado com vistas ? sustentabilidade, principalmente em regi?es ?ridas e semi?ridas. A forma??o profissional e o ensino na disciplina de Irriga??o e Drenagem devem, portanto, considerar as rela??es solo-?gua-planta-atmosfera, buscando a contextualiza??o de saberes e a aprendizagem significativa. O estudo objetivou analisar a??es adotadas na disciplina de Irriga??o e Drenagem, com vistas a estimular o processo de constru??o do conhecimento e do desenvolvimento das compet?ncias necess?rias para planejar, implantar, conduzir e tomar decis?es ?teis frente ?s necessidades de produtores rurais. A coleta dos dados foi realizada por meio de um question?rio on-line e an?nimo, composto por 25 proposi??es; foram recebidas 78 respostas. As estrat?gias adotadas na disciplina foram determinantes no alcance dos objetivos tra?ados. Na autoavalia??o, os estudantes confirmaram que desenvolveram as habilidades necess?rias para reconhecerem os componentes de um sistema de irriga??o e avali?-lo, bem como compreenderem os resultados de suas avalia??es e as aplica??es pr?ticas das informa??es levantadas. Os estudantes tamb?m avaliaram como satisfat?ria a intera??o promovida com os produtores rurais, com o objetivo de colaborar no processo de ensino-aprendizagem e na transfer?ncia de informa??o, propiciadas mediante as execu??es de visitas t?cnicas. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-09-12T17:57:26Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-09-12T17:57:26Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-04-26 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2385 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2385 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2385/1/Texto+atual+RD.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9e7ff3f4f030ecb655c2763604766a5a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1801660444218228736 |