O MARKETING CULTURAL: COMO FERRAMENTA ESTRAT?GICA PARA MAIOR VISIBILIDADE E VISITA??O DE MUSEUS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUSA, DAYSE KELLY DINIZ OLIVEIRA DE
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/617
Resumo: No atual cen?rio cultural, onde pouqu?ssimas pessoas frequentam ou j? conheceram museus e centros culturais; a aus?ncia do uso de pr?ticas de marketing para atra??o do p?blico torna-se um agravante ao decl?nio dessas institui??es. E nesse ambiente desafiador, que necessita de mudan?as, o marketing, com o passar do tempo foi sendo ampliado de sua defini??o e aplica??o geral para sentidos e significados espec?ficos, tamb?m denominados de especialidades do marketing, chegando at? o marketing cultural. O marketing cultural une o conceito de marketing e o de cultura, objetivando potencializar as condi??es favor?veis existentes, para transform?-las em fontes de cultura para a sociedade, tornando aparente seu valor. A partir desta ideia, o presente trabalho tem como objetivo investigar de que forma o marketing cultural pode auxiliar no aumento da visibilidade e no interesse da popula??o na visita??o de museus paraibanos. Para tanto, a metodologia compreendeu uma pesquisa de natureza aplicada, de abordagem quali-quantitativa com finalidade explorat?ria e descritiva, utilizando como procedimentos t?cnicos, uma pesquisa bibliogr?fica e de campo. Os dados da pesquisa de campo foram coletados por meio de um question?rio semi estruturado, com quest?es abertas; aplicado a 35 gestores respons?veis pelos museus do Estado da Para?ba que possuem acervos de tipologia artes visuais e hist?ria. Os resultados obtidos demonstraram a total aus?ncia do marketing cultural e de planejamentos que envolvam suas pr?ticas para aumentar o n?vel de visita??o dos museus. Al?m da aus?ncia de consci?ncia da necessidade ou import?ncia da sua aplica??o. Diante disso, acredita-se que o presente trabalho vem a contribuir com os museus, dando um norte de como utilizar o marketing cultural para auxilia-los no aumento da visibilidade e no interesse da popula??o na sua visita??o; bem como a literatura, agregando conhecimentos a partir das informa??es dispostas disseminando e socializando o conhecimento sobre o tema, auxiliando futuros pesquisadores interessados no assunto quanto a poss?veis rumos a seguir.
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