A extens?o como estrat?gia de forma??o social e motiva??o no ensino durante a pandemia: experi?ncia em curso t?cnico integrado de edifica??es no Alto Sert?o da Para?ba

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jeronymo, Caroline Mu?oz Cevada
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2414
Resumo: Este artigo teve como objetivo discutir a experi?ncia da aplica??o de atividade extensionista aplicada dentro de duas disciplinas de um curso t?cnico integrado de edifica??es lotado no IFPB campus Cajazeiras. A aplica??o da atividade deu-se em momento pand?mico e de exce??o, onde as atividades presenciais estavam proibidas e os estudantes estavam desmotivados, dadas as v?rias dificuldades de adaptar seu processo formativo para o ensino remoto. Com a finalidade de contribuir para uma forma??o mais empoderada e pr?xima do saber-fazer de um t?cnico de edifica??es, a estrat?gia de aplicar atividade de extens?o dentro da disciplina revelou ser positiva para demonstrar aplica??o pr?tica dentro das demandas da comunidade local, al?m de provocar nos estudantes est?mulos diferentes do que estavam experimentando no momento. O m?todo aplicado tratou-se de an?lise de estudo de caso e a discuss?o te?rica pautou-se sobre a curriculariza??o da extens?o, apesar de n?o ser considerado formalmente por n?o ter esta proposta integrada ao plano pedag?gico do curso. Apesar de os pr?prios estudantes identificarem pontos positivos na estrat?gia metodol?gica da disciplina, a aplica??o da atividade apontou duas fragilidades: o calend?rio letivo das disciplinas n?o foi suficiente para cumprir a necessidade extensionista, e a natureza da extens?o revelou ser prioritariamente presencial.
id IFPB_c3339ea597b279194149dbca3788a8be
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2414
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling Jeronymo, Caroline Mu?oz Cevada2022-09-14T19:23:03Z2022-09-14T19:23:03Z2022-05-05http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2414Este artigo teve como objetivo discutir a experi?ncia da aplica??o de atividade extensionista aplicada dentro de duas disciplinas de um curso t?cnico integrado de edifica??es lotado no IFPB campus Cajazeiras. A aplica??o da atividade deu-se em momento pand?mico e de exce??o, onde as atividades presenciais estavam proibidas e os estudantes estavam desmotivados, dadas as v?rias dificuldades de adaptar seu processo formativo para o ensino remoto. Com a finalidade de contribuir para uma forma??o mais empoderada e pr?xima do saber-fazer de um t?cnico de edifica??es, a estrat?gia de aplicar atividade de extens?o dentro da disciplina revelou ser positiva para demonstrar aplica??o pr?tica dentro das demandas da comunidade local, al?m de provocar nos estudantes est?mulos diferentes do que estavam experimentando no momento. O m?todo aplicado tratou-se de an?lise de estudo de caso e a discuss?o te?rica pautou-se sobre a curriculariza??o da extens?o, apesar de n?o ser considerado formalmente por n?o ter esta proposta integrada ao plano pedag?gico do curso. Apesar de os pr?prios estudantes identificarem pontos positivos na estrat?gia metodol?gica da disciplina, a aplica??o da atividade apontou duas fragilidades: o calend?rio letivo das disciplinas n?o foi suficiente para cumprir a necessidade extensionista, e a natureza da extens?o revelou ser prioritariamente presencial.Submitted by Leonardo Ataide de Lima Sousa (leonardo.lima@ifpb.edu.br) on 2022-09-12T16:18:14Z No. of bitstreams: 2 RI Caroline.pdf: 117694 bytes, checksum: 4f5c1a7e5760f91e2c7471bbab7f7643 (MD5) TFC-Carol_Jeronymo_assinado (2).pdf: 549740 bytes, checksum: c705539dd64064516397f664a0dffb3c (MD5)Approved for entry into archive by Angela Caedoso (angelacardoso@ifpb.edu.br) on 2022-09-14T19:23:03Z (GMT) No. of bitstreams: 2 RI Caroline.pdf: 117694 bytes, checksum: 4f5c1a7e5760f91e2c7471bbab7f7643 (MD5) TFC-Carol_Jeronymo_assinado (2).pdf: 549740 bytes, checksum: c705539dd64064516397f664a0dffb3c (MD5)Made available in DSpace on 2022-09-14T19:23:03Z (GMT). No. of bitstreams: 2 RI Caroline.pdf: 117694 bytes, checksum: 4f5c1a7e5760f91e2c7471bbab7f7643 (MD5) TFC-Carol_Jeronymo_assinado (2).pdf: 549740 bytes, checksum: c705539dd64064516397f664a0dffb3c (MD5) Previous issue date: 2022-05-05n?o h?interven??o; extens?o; ensino profissional; ensino t?cnico.A extens?o como estrat?gia de forma??o social e motiva??o no ensino durante a pandemia: experi?ncia em curso t?cnico integrado de edifica??es no Alto Sert?o da Para?bainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessArtigo Cient?ficoIFPBORIGINALRI Caroline.pdfRI Caroline.pdfapplication/pdf117694http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2414/1/RI+Caroline.pdf4f5c1a7e5760f91e2c7471bbab7f7643MD51TFC-Carol_Jeronymo_assinado (2).pdfTFC-Carol_Jeronymo_assinado (2).pdfapplication/pdf549740http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2414/2/TFC-Carol_Jeronymo_assinado+%282%29.pdfc705539dd64064516397f664a0dffb3cMD52177683/24142022-09-14 16:23:03.119oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2414Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2022-09-14T19:23:03Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A extens?o como estrat?gia de forma??o social e motiva??o no ensino durante a pandemia: experi?ncia em curso t?cnico integrado de edifica??es no Alto Sert?o da Para?ba
title A extens?o como estrat?gia de forma??o social e motiva??o no ensino durante a pandemia: experi?ncia em curso t?cnico integrado de edifica??es no Alto Sert?o da Para?ba
spellingShingle A extens?o como estrat?gia de forma??o social e motiva??o no ensino durante a pandemia: experi?ncia em curso t?cnico integrado de edifica??es no Alto Sert?o da Para?ba
Jeronymo, Caroline Mu?oz Cevada
interven??o; extens?o; ensino profissional; ensino t?cnico.
title_short A extens?o como estrat?gia de forma??o social e motiva??o no ensino durante a pandemia: experi?ncia em curso t?cnico integrado de edifica??es no Alto Sert?o da Para?ba
title_full A extens?o como estrat?gia de forma??o social e motiva??o no ensino durante a pandemia: experi?ncia em curso t?cnico integrado de edifica??es no Alto Sert?o da Para?ba
title_fullStr A extens?o como estrat?gia de forma??o social e motiva??o no ensino durante a pandemia: experi?ncia em curso t?cnico integrado de edifica??es no Alto Sert?o da Para?ba
title_full_unstemmed A extens?o como estrat?gia de forma??o social e motiva??o no ensino durante a pandemia: experi?ncia em curso t?cnico integrado de edifica??es no Alto Sert?o da Para?ba
title_sort A extens?o como estrat?gia de forma??o social e motiva??o no ensino durante a pandemia: experi?ncia em curso t?cnico integrado de edifica??es no Alto Sert?o da Para?ba
author Jeronymo, Caroline Mu?oz Cevada
author_facet Jeronymo, Caroline Mu?oz Cevada
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jeronymo, Caroline Mu?oz Cevada
dc.subject.por.fl_str_mv interven??o; extens?o; ensino profissional; ensino t?cnico.
topic interven??o; extens?o; ensino profissional; ensino t?cnico.
description Este artigo teve como objetivo discutir a experi?ncia da aplica??o de atividade extensionista aplicada dentro de duas disciplinas de um curso t?cnico integrado de edifica??es lotado no IFPB campus Cajazeiras. A aplica??o da atividade deu-se em momento pand?mico e de exce??o, onde as atividades presenciais estavam proibidas e os estudantes estavam desmotivados, dadas as v?rias dificuldades de adaptar seu processo formativo para o ensino remoto. Com a finalidade de contribuir para uma forma??o mais empoderada e pr?xima do saber-fazer de um t?cnico de edifica??es, a estrat?gia de aplicar atividade de extens?o dentro da disciplina revelou ser positiva para demonstrar aplica??o pr?tica dentro das demandas da comunidade local, al?m de provocar nos estudantes est?mulos diferentes do que estavam experimentando no momento. O m?todo aplicado tratou-se de an?lise de estudo de caso e a discuss?o te?rica pautou-se sobre a curriculariza??o da extens?o, apesar de n?o ser considerado formalmente por n?o ter esta proposta integrada ao plano pedag?gico do curso. Apesar de os pr?prios estudantes identificarem pontos positivos na estrat?gia metodol?gica da disciplina, a aplica??o da atividade apontou duas fragilidades: o calend?rio letivo das disciplinas n?o foi suficiente para cumprir a necessidade extensionista, e a natureza da extens?o revelou ser prioritariamente presencial.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-09-14T19:23:03Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-09-14T19:23:03Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-05-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2414
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2414
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2414/1/RI+Caroline.pdf
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2414/2/TFC-Carol_Jeronymo_assinado+%282%29.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 4f5c1a7e5760f91e2c7471bbab7f7643
c705539dd64064516397f664a0dffb3c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801660444940697600