PERCEP??O AMBIENTAL DOS PROFESSORES DE UMA ESCOLA T?CNICA NO SERT?O DA PARA?BA: Uma Interven??o Pedag?gica Interdisciplinar sobre o Ensino da Educa??o Ambiental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, GEYMEESSON BRITO DA
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2782
Resumo: O presente estudo buscou analisar a percep??o ambiental dos professores de uma Escola T?cnica no Sert?o da Para?ba sobre o ensino da educa??o ambiental. Nessa perspectiva, o estudo trata-se de uma interven??o pedag?gica interdisciplinar desenvolvida para dois Eixos Tecnol?gicos: (1) Produ??o Cultural e Design e (2) Gest?o e Neg?cios, contemplando os cursos t?cnicos em Design de Cal?ados e Vendas, respectivamente. Os cursos t?cnicos ofertados na escola t?cnica em an?lise. Trata-se de um estudo de caso com 20 professores do ensino m?dio regular e do ensino t?cnico da Escola Estadual Cidad? Integral T?cnica Lynaldo Cavalcanti de Albuquerque, que fica localizada na cidade de Patos, no Sert?o do Estado da Para?ba. Os resultados da pesquisa demonstram relev?ncia na tem?tica abordada, pois se observou a percep??o dos professores sobre o ensino da educa??o ambiental e como o tema vem sendo explorado, de forma interdisciplinar, no contexto escolar e no curr?culo escolar da unidade de ensino. Para isso, ? necess?rio o envolvimento de diversos protagonistas, envolvendo toda a comunidade escolar (alunos, professores e gestores), mas especialmente os professores, que possuem um importante papel na inser??o da educa??o ambiental no contexto escolar.
id IFPB_cf5f7787acfd6f1e445b35c58a24eeae
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2782
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling SILVA, GEYMEESSON BRITO DA2023-02-16T18:57:11Z2023-02-16T18:57:11Z2022-05-20http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2782O presente estudo buscou analisar a percep??o ambiental dos professores de uma Escola T?cnica no Sert?o da Para?ba sobre o ensino da educa??o ambiental. Nessa perspectiva, o estudo trata-se de uma interven??o pedag?gica interdisciplinar desenvolvida para dois Eixos Tecnol?gicos: (1) Produ??o Cultural e Design e (2) Gest?o e Neg?cios, contemplando os cursos t?cnicos em Design de Cal?ados e Vendas, respectivamente. Os cursos t?cnicos ofertados na escola t?cnica em an?lise. Trata-se de um estudo de caso com 20 professores do ensino m?dio regular e do ensino t?cnico da Escola Estadual Cidad? Integral T?cnica Lynaldo Cavalcanti de Albuquerque, que fica localizada na cidade de Patos, no Sert?o do Estado da Para?ba. Os resultados da pesquisa demonstram relev?ncia na tem?tica abordada, pois se observou a percep??o dos professores sobre o ensino da educa??o ambiental e como o tema vem sendo explorado, de forma interdisciplinar, no contexto escolar e no curr?culo escolar da unidade de ensino. Para isso, ? necess?rio o envolvimento de diversos protagonistas, envolvendo toda a comunidade escolar (alunos, professores e gestores), mas especialmente os professores, que possuem um importante papel na inser??o da educa??o ambiental no contexto escolar.Submitted by Leonardo Ataide de Lima Sousa (leonardo.lima@ifpb.edu.br) on 2023-02-16T14:53:34Z No. of bitstreams: 2 RI geymeerson.pdf: 113436 bytes, checksum: d1df03d8b587eec164788efb79f9a658 (MD5) TCC Geymeerson.pdf: 529300 bytes, checksum: c6ab058b4d0b983f54ef1d93f0d9906d (MD5)Approved for entry into archive by Angela Caedoso (angelacardoso@ifpb.edu.br) on 2023-02-16T18:57:11Z (GMT) No. of bitstreams: 2 RI geymeerson.pdf: 113436 bytes, checksum: d1df03d8b587eec164788efb79f9a658 (MD5) TCC Geymeerson.pdf: 529300 bytes, checksum: c6ab058b4d0b983f54ef1d93f0d9906d (MD5)Made available in DSpace on 2023-02-16T18:57:11Z (GMT). No. of bitstreams: 2 RI geymeerson.pdf: 113436 bytes, checksum: d1df03d8b587eec164788efb79f9a658 (MD5) TCC Geymeerson.pdf: 529300 bytes, checksum: c6ab058b4d0b983f54ef1d93f0d9906d (MD5) Previous issue date: 2022-05-20n?o h?educa??o ambiental; interven??o pedag?gica interdisciplinar; ensino m?dio; ensino t?cnicoPERCEP??O AMBIENTAL DOS PROFESSORES DE UMA ESCOLA T?CNICA NO SERT?O DA PARA?BA: Uma Interven??o Pedag?gica Interdisciplinar sobre o Ensino da Educa??o Ambientalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessArtigo Cient?ficoIFPBORIGINALTCC Geymeerson.pdfTCC Geymeerson.pdfapplication/pdf529300http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2782/2/TCC+Geymeerson.pdfc6ab058b4d0b983f54ef1d93f0d9906dMD52RI geymeerson.pdfRI geymeerson.pdfapplication/pdf113436http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2782/1/RI+geymeerson.pdfd1df03d8b587eec164788efb79f9a658MD51177683/27822023-04-18 13:38:48.78oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2782Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2023-04-18T16:38:48Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv PERCEP??O AMBIENTAL DOS PROFESSORES DE UMA ESCOLA T?CNICA NO SERT?O DA PARA?BA: Uma Interven??o Pedag?gica Interdisciplinar sobre o Ensino da Educa??o Ambiental
title PERCEP??O AMBIENTAL DOS PROFESSORES DE UMA ESCOLA T?CNICA NO SERT?O DA PARA?BA: Uma Interven??o Pedag?gica Interdisciplinar sobre o Ensino da Educa??o Ambiental
spellingShingle PERCEP??O AMBIENTAL DOS PROFESSORES DE UMA ESCOLA T?CNICA NO SERT?O DA PARA?BA: Uma Interven??o Pedag?gica Interdisciplinar sobre o Ensino da Educa??o Ambiental
SILVA, GEYMEESSON BRITO DA
educa??o ambiental; interven??o pedag?gica interdisciplinar; ensino m?dio; ensino t?cnico
title_short PERCEP??O AMBIENTAL DOS PROFESSORES DE UMA ESCOLA T?CNICA NO SERT?O DA PARA?BA: Uma Interven??o Pedag?gica Interdisciplinar sobre o Ensino da Educa??o Ambiental
title_full PERCEP??O AMBIENTAL DOS PROFESSORES DE UMA ESCOLA T?CNICA NO SERT?O DA PARA?BA: Uma Interven??o Pedag?gica Interdisciplinar sobre o Ensino da Educa??o Ambiental
title_fullStr PERCEP??O AMBIENTAL DOS PROFESSORES DE UMA ESCOLA T?CNICA NO SERT?O DA PARA?BA: Uma Interven??o Pedag?gica Interdisciplinar sobre o Ensino da Educa??o Ambiental
title_full_unstemmed PERCEP??O AMBIENTAL DOS PROFESSORES DE UMA ESCOLA T?CNICA NO SERT?O DA PARA?BA: Uma Interven??o Pedag?gica Interdisciplinar sobre o Ensino da Educa??o Ambiental
title_sort PERCEP??O AMBIENTAL DOS PROFESSORES DE UMA ESCOLA T?CNICA NO SERT?O DA PARA?BA: Uma Interven??o Pedag?gica Interdisciplinar sobre o Ensino da Educa??o Ambiental
author SILVA, GEYMEESSON BRITO DA
author_facet SILVA, GEYMEESSON BRITO DA
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, GEYMEESSON BRITO DA
dc.subject.por.fl_str_mv educa??o ambiental; interven??o pedag?gica interdisciplinar; ensino m?dio; ensino t?cnico
topic educa??o ambiental; interven??o pedag?gica interdisciplinar; ensino m?dio; ensino t?cnico
description O presente estudo buscou analisar a percep??o ambiental dos professores de uma Escola T?cnica no Sert?o da Para?ba sobre o ensino da educa??o ambiental. Nessa perspectiva, o estudo trata-se de uma interven??o pedag?gica interdisciplinar desenvolvida para dois Eixos Tecnol?gicos: (1) Produ??o Cultural e Design e (2) Gest?o e Neg?cios, contemplando os cursos t?cnicos em Design de Cal?ados e Vendas, respectivamente. Os cursos t?cnicos ofertados na escola t?cnica em an?lise. Trata-se de um estudo de caso com 20 professores do ensino m?dio regular e do ensino t?cnico da Escola Estadual Cidad? Integral T?cnica Lynaldo Cavalcanti de Albuquerque, que fica localizada na cidade de Patos, no Sert?o do Estado da Para?ba. Os resultados da pesquisa demonstram relev?ncia na tem?tica abordada, pois se observou a percep??o dos professores sobre o ensino da educa??o ambiental e como o tema vem sendo explorado, de forma interdisciplinar, no contexto escolar e no curr?culo escolar da unidade de ensino. Para isso, ? necess?rio o envolvimento de diversos protagonistas, envolvendo toda a comunidade escolar (alunos, professores e gestores), mas especialmente os professores, que possuem um importante papel na inser??o da educa??o ambiental no contexto escolar.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-05-20
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-02-16T18:57:11Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-02-16T18:57:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2782
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2782
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2782/2/TCC+Geymeerson.pdf
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2782/1/RI+geymeerson.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c6ab058b4d0b983f54ef1d93f0d9906d
d1df03d8b587eec164788efb79f9a658
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801660447644975104