ARIAS: Arquitetura de Refer?ncia para a Integra??o de Ambientes Virtuais de Aprendizagem com Sistemas de Gest?o Acad?mica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SERRANO FILHO, Ricardo Afonso Pessoa
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2362
Resumo: A expans?o da educa??o a dist?ncia online(EAD) tem trazido ?s institui??es de ensino(IEs) uma necessidade cada vez maior de integrar seus sistemas de informa??o, emparticular os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) como Sistemas de Gest?o Acad?mica (SGAs). No entanto, embora haja propostas de sistemas e modelos voltados aos aspectos tecnol?gicos envolvidos, a literatura carece de estudos que investiguem em profundidade como o desafio da integra??o AVA-SGA vem sendo efetivamente enfrentado pelas IEs em suas pr?ticas cotidianas. Este trabalho apresenta uma arquitetura de refer?ncia para a integra??o AVA-SGA, cujo desenvolvimento foi guiado com base nas dificuldades e experi?ncias concretas que cercam os ambientes institucionais. Para identific?-las, foi conduzido um estudo explorat?rio com IEs brasileiras e estrangeiras em que foram triangulados resultados provenientes de uma revis?o da literatura, de um levantamento baseado em question?rio, de entrevistas e da pr?pria experi?ncia profissional deste autor. Os resultados do estudo apontam que a integra??o AVA-SGA constitui um obst?culo consider?vel para os setores de EAD dessas organiza??es. Al?m disso, quest?es como falta de comunica??o entre as equipes, recursos humanos escassos, burocracia etc. n?o s? foram identificadas como revelaram-se t?o ou mais presentes que os percal?os tecnol?gicos. Ap?s seu desenvolvimento, uma implementa??o e uma avalia??o da arquitetura foram realizadas no ?mbito de uma universidade p?blica federal, na forma de uma prova de conceito.O paradigma adotado para a condu??o da pesquisa ? o Design Science Research, que legitima e orienta a constru??o de artefatos tecnol?gicos para a produ??o de conhecimento cient?fico.
id IFPB_c5e00961ed4799331451609e67766d99
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2362
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling SERRANO FILHO, Ricardo Afonso Pessoa2022-09-06T12:41:15Z2022-09-06T12:41:15Z2022-05-31http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2362A expans?o da educa??o a dist?ncia online(EAD) tem trazido ?s institui??es de ensino(IEs) uma necessidade cada vez maior de integrar seus sistemas de informa??o, emparticular os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) como Sistemas de Gest?o Acad?mica (SGAs). No entanto, embora haja propostas de sistemas e modelos voltados aos aspectos tecnol?gicos envolvidos, a literatura carece de estudos que investiguem em profundidade como o desafio da integra??o AVA-SGA vem sendo efetivamente enfrentado pelas IEs em suas pr?ticas cotidianas. Este trabalho apresenta uma arquitetura de refer?ncia para a integra??o AVA-SGA, cujo desenvolvimento foi guiado com base nas dificuldades e experi?ncias concretas que cercam os ambientes institucionais. Para identific?-las, foi conduzido um estudo explorat?rio com IEs brasileiras e estrangeiras em que foram triangulados resultados provenientes de uma revis?o da literatura, de um levantamento baseado em question?rio, de entrevistas e da pr?pria experi?ncia profissional deste autor. Os resultados do estudo apontam que a integra??o AVA-SGA constitui um obst?culo consider?vel para os setores de EAD dessas organiza??es. Al?m disso, quest?es como falta de comunica??o entre as equipes, recursos humanos escassos, burocracia etc. n?o s? foram identificadas como revelaram-se t?o ou mais presentes que os percal?os tecnol?gicos. Ap?s seu desenvolvimento, uma implementa??o e uma avalia??o da arquitetura foram realizadas no ?mbito de uma universidade p?blica federal, na forma de uma prova de conceito.O paradigma adotado para a condu??o da pesquisa ? o Design Science Research, que legitima e orienta a constru??o de artefatos tecnol?gicos para a produ??o de conhecimento cient?fico.Submitted by Coordena??o Mestrado em Tecnologia da Informa??o (coordenacao.ppgti@ifpb.edu.br) on 2022-09-06T12:05:48Z No. of bitstreams: 1 Disserta??o de Mestrado Final Assinada e com Ficha Catalogr?fica - Ricardo Serrano Filho.pdf: 1690102 bytes, checksum: e8bd9b4d1358acddc5ec8a705e2baf5d (MD5)Approved for entry into archive by Thiago Oliveira (thiago.oliveira@ifpb.edu.br) on 2022-09-06T12:41:15Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Disserta??o de Mestrado Final Assinada e com Ficha Catalogr?fica - Ricardo Serrano Filho.pdf: 1690102 bytes, checksum: e8bd9b4d1358acddc5ec8a705e2baf5d (MD5)Made available in DSpace on 2022-09-06T12:41:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Disserta??o de Mestrado Final Assinada e com Ficha Catalogr?fica - Ricardo Serrano Filho.pdf: 1690102 bytes, checksum: e8bd9b4d1358acddc5ec8a705e2baf5d (MD5) Previous issue date: 2022-05-31Ambientes Virtuais de AprendizagemSistemas de Gest?o Acad?micaintegra??oarquitetura de refer?nciaDesign Science ResearchARIAS: Arquitetura de Refer?ncia para a Integra??o de Ambientes Virtuais de Aprendizagem com Sistemas de Gest?o Acad?micainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessDisserta??o de MestradoInstituto Federal da Para?baORIGINALDisserta??o de Mestrado Final Assinada e com Ficha Catalogr?fica - Ricardo Serrano Filho.pdfDisserta??o de Mestrado Final Assinada e com Ficha Catalogr?fica - Ricardo Serrano Filho.pdfapplication/pdf1690102http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2362/1/Disserta%C3%A7%C3%A3o+de+Mestrado+Final+Assinada+e+com+Ficha+Catalogr%C3%A1fica+-+Ricardo+Serrano+Filho.pdfe8bd9b4d1358acddc5ec8a705e2baf5dMD51177683/23622022-09-06 11:33:45.16oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2362Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2022-09-06T14:33:45Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv ARIAS: Arquitetura de Refer?ncia para a Integra??o de Ambientes Virtuais de Aprendizagem com Sistemas de Gest?o Acad?mica
title ARIAS: Arquitetura de Refer?ncia para a Integra??o de Ambientes Virtuais de Aprendizagem com Sistemas de Gest?o Acad?mica
spellingShingle ARIAS: Arquitetura de Refer?ncia para a Integra??o de Ambientes Virtuais de Aprendizagem com Sistemas de Gest?o Acad?mica
SERRANO FILHO, Ricardo Afonso Pessoa
Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Sistemas de Gest?o Acad?mica
integra??o
arquitetura de refer?ncia
Design Science Research
title_short ARIAS: Arquitetura de Refer?ncia para a Integra??o de Ambientes Virtuais de Aprendizagem com Sistemas de Gest?o Acad?mica
title_full ARIAS: Arquitetura de Refer?ncia para a Integra??o de Ambientes Virtuais de Aprendizagem com Sistemas de Gest?o Acad?mica
title_fullStr ARIAS: Arquitetura de Refer?ncia para a Integra??o de Ambientes Virtuais de Aprendizagem com Sistemas de Gest?o Acad?mica
title_full_unstemmed ARIAS: Arquitetura de Refer?ncia para a Integra??o de Ambientes Virtuais de Aprendizagem com Sistemas de Gest?o Acad?mica
title_sort ARIAS: Arquitetura de Refer?ncia para a Integra??o de Ambientes Virtuais de Aprendizagem com Sistemas de Gest?o Acad?mica
author SERRANO FILHO, Ricardo Afonso Pessoa
author_facet SERRANO FILHO, Ricardo Afonso Pessoa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SERRANO FILHO, Ricardo Afonso Pessoa
dc.subject.por.fl_str_mv Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Sistemas de Gest?o Acad?mica
integra??o
arquitetura de refer?ncia
Design Science Research
topic Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Sistemas de Gest?o Acad?mica
integra??o
arquitetura de refer?ncia
Design Science Research
description A expans?o da educa??o a dist?ncia online(EAD) tem trazido ?s institui??es de ensino(IEs) uma necessidade cada vez maior de integrar seus sistemas de informa??o, emparticular os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) como Sistemas de Gest?o Acad?mica (SGAs). No entanto, embora haja propostas de sistemas e modelos voltados aos aspectos tecnol?gicos envolvidos, a literatura carece de estudos que investiguem em profundidade como o desafio da integra??o AVA-SGA vem sendo efetivamente enfrentado pelas IEs em suas pr?ticas cotidianas. Este trabalho apresenta uma arquitetura de refer?ncia para a integra??o AVA-SGA, cujo desenvolvimento foi guiado com base nas dificuldades e experi?ncias concretas que cercam os ambientes institucionais. Para identific?-las, foi conduzido um estudo explorat?rio com IEs brasileiras e estrangeiras em que foram triangulados resultados provenientes de uma revis?o da literatura, de um levantamento baseado em question?rio, de entrevistas e da pr?pria experi?ncia profissional deste autor. Os resultados do estudo apontam que a integra??o AVA-SGA constitui um obst?culo consider?vel para os setores de EAD dessas organiza??es. Al?m disso, quest?es como falta de comunica??o entre as equipes, recursos humanos escassos, burocracia etc. n?o s? foram identificadas como revelaram-se t?o ou mais presentes que os percal?os tecnol?gicos. Ap?s seu desenvolvimento, uma implementa??o e uma avalia??o da arquitetura foram realizadas no ?mbito de uma universidade p?blica federal, na forma de uma prova de conceito.O paradigma adotado para a condu??o da pesquisa ? o Design Science Research, que legitima e orienta a constru??o de artefatos tecnol?gicos para a produ??o de conhecimento cient?fico.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-09-06T12:41:15Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-09-06T12:41:15Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-05-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2362
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2362
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2362/1/Disserta%C3%A7%C3%A3o+de+Mestrado+Final+Assinada+e+com+Ficha+Catalogr%C3%A1fica+-+Ricardo+Serrano+Filho.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e8bd9b4d1358acddc5ec8a705e2baf5d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801660444906094592