ARIAS: Arquitetura de Refer?ncia para a Integra??o de Ambientes Virtuais de Aprendizagem com Sistemas de Gest?o Acad?mica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2362 |
Resumo: | A expans?o da educa??o a dist?ncia online(EAD) tem trazido ?s institui??es de ensino(IEs) uma necessidade cada vez maior de integrar seus sistemas de informa??o, emparticular os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) como Sistemas de Gest?o Acad?mica (SGAs). No entanto, embora haja propostas de sistemas e modelos voltados aos aspectos tecnol?gicos envolvidos, a literatura carece de estudos que investiguem em profundidade como o desafio da integra??o AVA-SGA vem sendo efetivamente enfrentado pelas IEs em suas pr?ticas cotidianas. Este trabalho apresenta uma arquitetura de refer?ncia para a integra??o AVA-SGA, cujo desenvolvimento foi guiado com base nas dificuldades e experi?ncias concretas que cercam os ambientes institucionais. Para identific?-las, foi conduzido um estudo explorat?rio com IEs brasileiras e estrangeiras em que foram triangulados resultados provenientes de uma revis?o da literatura, de um levantamento baseado em question?rio, de entrevistas e da pr?pria experi?ncia profissional deste autor. Os resultados do estudo apontam que a integra??o AVA-SGA constitui um obst?culo consider?vel para os setores de EAD dessas organiza??es. Al?m disso, quest?es como falta de comunica??o entre as equipes, recursos humanos escassos, burocracia etc. n?o s? foram identificadas como revelaram-se t?o ou mais presentes que os percal?os tecnol?gicos. Ap?s seu desenvolvimento, uma implementa??o e uma avalia??o da arquitetura foram realizadas no ?mbito de uma universidade p?blica federal, na forma de uma prova de conceito.O paradigma adotado para a condu??o da pesquisa ? o Design Science Research, que legitima e orienta a constru??o de artefatos tecnol?gicos para a produ??o de conhecimento cient?fico. |
id |
IFPB_c5e00961ed4799331451609e67766d99 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2362 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
SERRANO FILHO, Ricardo Afonso Pessoa2022-09-06T12:41:15Z2022-09-06T12:41:15Z2022-05-31http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2362A expans?o da educa??o a dist?ncia online(EAD) tem trazido ?s institui??es de ensino(IEs) uma necessidade cada vez maior de integrar seus sistemas de informa??o, emparticular os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) como Sistemas de Gest?o Acad?mica (SGAs). No entanto, embora haja propostas de sistemas e modelos voltados aos aspectos tecnol?gicos envolvidos, a literatura carece de estudos que investiguem em profundidade como o desafio da integra??o AVA-SGA vem sendo efetivamente enfrentado pelas IEs em suas pr?ticas cotidianas. Este trabalho apresenta uma arquitetura de refer?ncia para a integra??o AVA-SGA, cujo desenvolvimento foi guiado com base nas dificuldades e experi?ncias concretas que cercam os ambientes institucionais. Para identific?-las, foi conduzido um estudo explorat?rio com IEs brasileiras e estrangeiras em que foram triangulados resultados provenientes de uma revis?o da literatura, de um levantamento baseado em question?rio, de entrevistas e da pr?pria experi?ncia profissional deste autor. Os resultados do estudo apontam que a integra??o AVA-SGA constitui um obst?culo consider?vel para os setores de EAD dessas organiza??es. Al?m disso, quest?es como falta de comunica??o entre as equipes, recursos humanos escassos, burocracia etc. n?o s? foram identificadas como revelaram-se t?o ou mais presentes que os percal?os tecnol?gicos. Ap?s seu desenvolvimento, uma implementa??o e uma avalia??o da arquitetura foram realizadas no ?mbito de uma universidade p?blica federal, na forma de uma prova de conceito.O paradigma adotado para a condu??o da pesquisa ? o Design Science Research, que legitima e orienta a constru??o de artefatos tecnol?gicos para a produ??o de conhecimento cient?fico.Submitted by Coordena??o Mestrado em Tecnologia da Informa??o (coordenacao.ppgti@ifpb.edu.br) on 2022-09-06T12:05:48Z No. of bitstreams: 1 Disserta??o de Mestrado Final Assinada e com Ficha Catalogr?fica - Ricardo Serrano Filho.pdf: 1690102 bytes, checksum: e8bd9b4d1358acddc5ec8a705e2baf5d (MD5)Approved for entry into archive by Thiago Oliveira (thiago.oliveira@ifpb.edu.br) on 2022-09-06T12:41:15Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Disserta??o de Mestrado Final Assinada e com Ficha Catalogr?fica - Ricardo Serrano Filho.pdf: 1690102 bytes, checksum: e8bd9b4d1358acddc5ec8a705e2baf5d (MD5)Made available in DSpace on 2022-09-06T12:41:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Disserta??o de Mestrado Final Assinada e com Ficha Catalogr?fica - Ricardo Serrano Filho.pdf: 1690102 bytes, checksum: e8bd9b4d1358acddc5ec8a705e2baf5d (MD5) Previous issue date: 2022-05-31Ambientes Virtuais de AprendizagemSistemas de Gest?o Acad?micaintegra??oarquitetura de refer?nciaDesign Science ResearchARIAS: Arquitetura de Refer?ncia para a Integra??o de Ambientes Virtuais de Aprendizagem com Sistemas de Gest?o Acad?micainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessDisserta??o de MestradoInstituto Federal da Para?baORIGINALDisserta??o de Mestrado Final Assinada e com Ficha Catalogr?fica - Ricardo Serrano Filho.pdfDisserta??o de Mestrado Final Assinada e com Ficha Catalogr?fica - Ricardo Serrano Filho.pdfapplication/pdf1690102http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2362/1/Disserta%C3%A7%C3%A3o+de+Mestrado+Final+Assinada+e+com+Ficha+Catalogr%C3%A1fica+-+Ricardo+Serrano+Filho.pdfe8bd9b4d1358acddc5ec8a705e2baf5dMD51177683/23622022-09-06 11:33:45.16oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2362Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2022-09-06T14:33:45Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
ARIAS: Arquitetura de Refer?ncia para a Integra??o de Ambientes Virtuais de Aprendizagem com Sistemas de Gest?o Acad?mica |
title |
ARIAS: Arquitetura de Refer?ncia para a Integra??o de Ambientes Virtuais de Aprendizagem com Sistemas de Gest?o Acad?mica |
spellingShingle |
ARIAS: Arquitetura de Refer?ncia para a Integra??o de Ambientes Virtuais de Aprendizagem com Sistemas de Gest?o Acad?mica SERRANO FILHO, Ricardo Afonso Pessoa Ambientes Virtuais de Aprendizagem Sistemas de Gest?o Acad?mica integra??o arquitetura de refer?ncia Design Science Research |
title_short |
ARIAS: Arquitetura de Refer?ncia para a Integra??o de Ambientes Virtuais de Aprendizagem com Sistemas de Gest?o Acad?mica |
title_full |
ARIAS: Arquitetura de Refer?ncia para a Integra??o de Ambientes Virtuais de Aprendizagem com Sistemas de Gest?o Acad?mica |
title_fullStr |
ARIAS: Arquitetura de Refer?ncia para a Integra??o de Ambientes Virtuais de Aprendizagem com Sistemas de Gest?o Acad?mica |
title_full_unstemmed |
ARIAS: Arquitetura de Refer?ncia para a Integra??o de Ambientes Virtuais de Aprendizagem com Sistemas de Gest?o Acad?mica |
title_sort |
ARIAS: Arquitetura de Refer?ncia para a Integra??o de Ambientes Virtuais de Aprendizagem com Sistemas de Gest?o Acad?mica |
author |
SERRANO FILHO, Ricardo Afonso Pessoa |
author_facet |
SERRANO FILHO, Ricardo Afonso Pessoa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SERRANO FILHO, Ricardo Afonso Pessoa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ambientes Virtuais de Aprendizagem Sistemas de Gest?o Acad?mica integra??o arquitetura de refer?ncia Design Science Research |
topic |
Ambientes Virtuais de Aprendizagem Sistemas de Gest?o Acad?mica integra??o arquitetura de refer?ncia Design Science Research |
description |
A expans?o da educa??o a dist?ncia online(EAD) tem trazido ?s institui??es de ensino(IEs) uma necessidade cada vez maior de integrar seus sistemas de informa??o, emparticular os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) como Sistemas de Gest?o Acad?mica (SGAs). No entanto, embora haja propostas de sistemas e modelos voltados aos aspectos tecnol?gicos envolvidos, a literatura carece de estudos que investiguem em profundidade como o desafio da integra??o AVA-SGA vem sendo efetivamente enfrentado pelas IEs em suas pr?ticas cotidianas. Este trabalho apresenta uma arquitetura de refer?ncia para a integra??o AVA-SGA, cujo desenvolvimento foi guiado com base nas dificuldades e experi?ncias concretas que cercam os ambientes institucionais. Para identific?-las, foi conduzido um estudo explorat?rio com IEs brasileiras e estrangeiras em que foram triangulados resultados provenientes de uma revis?o da literatura, de um levantamento baseado em question?rio, de entrevistas e da pr?pria experi?ncia profissional deste autor. Os resultados do estudo apontam que a integra??o AVA-SGA constitui um obst?culo consider?vel para os setores de EAD dessas organiza??es. Al?m disso, quest?es como falta de comunica??o entre as equipes, recursos humanos escassos, burocracia etc. n?o s? foram identificadas como revelaram-se t?o ou mais presentes que os percal?os tecnol?gicos. Ap?s seu desenvolvimento, uma implementa??o e uma avalia??o da arquitetura foram realizadas no ?mbito de uma universidade p?blica federal, na forma de uma prova de conceito.O paradigma adotado para a condu??o da pesquisa ? o Design Science Research, que legitima e orienta a constru??o de artefatos tecnol?gicos para a produ??o de conhecimento cient?fico. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-09-06T12:41:15Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-09-06T12:41:15Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-05-31 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2362 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2362 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2362/1/Disserta%C3%A7%C3%A3o+de+Mestrado+Final+Assinada+e+com+Ficha+Catalogr%C3%A1fica+-+Ricardo+Serrano+Filho.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e8bd9b4d1358acddc5ec8a705e2baf5d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1801660444906094592 |