Propostas Metodol?gicas para o ensino de Matrizes: entrela?ando teoria e pr?tica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3867 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo apresentar propostas metodol?gicas para o ensino de matrizes na Educa??o B?sica. Tradicionalmente, percebe-se que esse conte?do ? abordado em sala de aula de maneira convencional, com foco em memoriza??o de regras e repeti??o de exerc?cios, o que pode limitar a capacidade dos alunos de relacionar os assuntos estudados com o mundo ao seu redor. Diante desse cen?rio, foram elaboradas quatro propostas de atividades que buscam entrela?ar a teoria matricial com situa??es pr?ticas, cujo intuito ? despertar o interesse dos alunos pelo tema e possibilitar aos mesmos uma aprendizagem mais significativa. A pesquisa da continuidade ao estudo realizado anteriormente sobre aplica??es de matrizes (Cavalcanti, 2022). |
id |
IFPB_c7ef4b02b591b7403fa7105763b6145b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3867 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
CAVALCANTI, Maria da Guia Sarinho2024-08-19T18:32:05Z2024-08-19T18:32:05Z2024-08-19http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3867Este trabalho tem como objetivo apresentar propostas metodol?gicas para o ensino de matrizes na Educa??o B?sica. Tradicionalmente, percebe-se que esse conte?do ? abordado em sala de aula de maneira convencional, com foco em memoriza??o de regras e repeti??o de exerc?cios, o que pode limitar a capacidade dos alunos de relacionar os assuntos estudados com o mundo ao seu redor. Diante desse cen?rio, foram elaboradas quatro propostas de atividades que buscam entrela?ar a teoria matricial com situa??es pr?ticas, cujo intuito ? despertar o interesse dos alunos pelo tema e possibilitar aos mesmos uma aprendizagem mais significativa. A pesquisa da continuidade ao estudo realizado anteriormente sobre aplica??es de matrizes (Cavalcanti, 2022).Submitted by luis soares (luis.soares@ifpb.edu.br) on 2024-08-19T18:31:18Z No. of bitstreams: 1 monografia de Maria da Guia.pdf: 884359 bytes, checksum: 40c1edfb3d7ba3d631701fc9d080f437 (MD5)Approved for entry into archive by luis soares (luis.soares@ifpb.edu.br) on 2024-08-19T18:32:05Z (GMT) No. of bitstreams: 1 monografia de Maria da Guia.pdf: 884359 bytes, checksum: 40c1edfb3d7ba3d631701fc9d080f437 (MD5)Made available in DSpace on 2024-08-19T18:32:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 monografia de Maria da Guia.pdf: 884359 bytes, checksum: 40c1edfb3d7ba3d631701fc9d080f437 (MD5) Previous issue date: 2024-08-19Ensino de Matem?ticaMatrizesEduca??o B?sicaMetodologia de EnsinoMetodologias AtivasPropostas Metodol?gicas para o ensino de Matrizes: entrela?ando teoria e pr?ticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessMonografiaIFPBORIGINALmonografia de Maria da Guia.pdfmonografia de Maria da Guia.pdfapplication/pdf884359http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3867/1/monografia+de+Maria+da+Guia.pdf40c1edfb3d7ba3d631701fc9d080f437MD51177683/38672024-08-19 15:32:05.662oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3867Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2024-08-19T18:32:05Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Propostas Metodol?gicas para o ensino de Matrizes: entrela?ando teoria e pr?tica |
title |
Propostas Metodol?gicas para o ensino de Matrizes: entrela?ando teoria e pr?tica |
spellingShingle |
Propostas Metodol?gicas para o ensino de Matrizes: entrela?ando teoria e pr?tica CAVALCANTI, Maria da Guia Sarinho Ensino de Matem?tica Matrizes Educa??o B?sica Metodologia de Ensino Metodologias Ativas |
title_short |
Propostas Metodol?gicas para o ensino de Matrizes: entrela?ando teoria e pr?tica |
title_full |
Propostas Metodol?gicas para o ensino de Matrizes: entrela?ando teoria e pr?tica |
title_fullStr |
Propostas Metodol?gicas para o ensino de Matrizes: entrela?ando teoria e pr?tica |
title_full_unstemmed |
Propostas Metodol?gicas para o ensino de Matrizes: entrela?ando teoria e pr?tica |
title_sort |
Propostas Metodol?gicas para o ensino de Matrizes: entrela?ando teoria e pr?tica |
author |
CAVALCANTI, Maria da Guia Sarinho |
author_facet |
CAVALCANTI, Maria da Guia Sarinho |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
CAVALCANTI, Maria da Guia Sarinho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Matem?tica Matrizes Educa??o B?sica Metodologia de Ensino Metodologias Ativas |
topic |
Ensino de Matem?tica Matrizes Educa??o B?sica Metodologia de Ensino Metodologias Ativas |
description |
Este trabalho tem como objetivo apresentar propostas metodol?gicas para o ensino de matrizes na Educa??o B?sica. Tradicionalmente, percebe-se que esse conte?do ? abordado em sala de aula de maneira convencional, com foco em memoriza??o de regras e repeti??o de exerc?cios, o que pode limitar a capacidade dos alunos de relacionar os assuntos estudados com o mundo ao seu redor. Diante desse cen?rio, foram elaboradas quatro propostas de atividades que buscam entrela?ar a teoria matricial com situa??es pr?ticas, cujo intuito ? despertar o interesse dos alunos pelo tema e possibilitar aos mesmos uma aprendizagem mais significativa. A pesquisa da continuidade ao estudo realizado anteriormente sobre aplica??es de matrizes (Cavalcanti, 2022). |
publishDate |
2024 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-08-19T18:32:05Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2024-08-19T18:32:05Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2024-08-19 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3867 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3867 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3867/1/monografia+de+Maria+da+Guia.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
40c1edfb3d7ba3d631701fc9d080f437 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1810022431263293440 |