CONSTRU??O DOS S?LIDOS DE PLAT?O COM CANUDOS EM AULAS REMOTAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ivoneide
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Silva, Ledevande, Brand?o, Jefferson, Lacerda, Jos?
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1768
Resumo: Esta pesquisa foi realizada com alunos do 7? ano do Ensino Fundamental na cidade de Tapero? - PB, com o objetivo de desenvolver uma compreens?o de s?lidos geom?tricos de Plat?o atrav?s da constru??o e utiliza??o de material manipul?vel, em uma turma do 7? ano do ensino fundamental durante as aulas remotas. A partir do ano letivo que deu in?cio o distanciamento social (2020), estamos vivenciando uma pandemia causada pelo novo coronav?rus e que teve como principal meio para conter o avan?o da doen?a, o distanciamento social. Tal atitude paralisou as aulas presenciais que passaram a acontecer de forma remota, com o uso de internet e entrega de material diretamente ao aluno. Durante a pesquisa ?queles que tinham aulas remotas, foram expostos v?deos explicativos atrav?s de rede social, sobre formas geom?tricas e posteriormente como elas se transformam em s?lidos. A partir do uso de materiais manipul?veis, canudos e fita adesiva foi feita a constru??o e manipula??o dos s?lidos geom?tricos, formando conceitos matem?ticos, atrav?s da descoberta de cada aluno. Foi feita uma leitura sobre a literatura existente com autores como LORENZATO (2006), FIORENTINI (1990) e KALEFF (2005). Foi poss?vel perceber que ao estimular o desenvolvimento da criatividade com o uso de material concreto na sala de aula ? fundamental para o desenvolvimento da aprendizagem. Essa metodologia de ensino com material manipul?vel n?o serve apenas para o ensino presencial e foi provada sua efic?cia tamb?m no ensino remoto, mas deve ser uma constante o ensino dos conceitos matem?ticos, pois contribuem e facilitam a aprendizagem e compreens?o dos conte?dos. O ensino dos conceitos geom?tricos ? atraente e estimulante quando posto na pr?tica de forma que o aluno tenha a oportunidade de transformar conhecimentos existente e adquirir novos a partir de suas percep??es.
id IFPB_cd54873faa2df0b8f115398e5e1d081e
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/1768
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling Silva, IvoneideSilva, LedevandeBrand?o, JeffersonLacerda, Jos?2021-12-02T19:34:16Z2021-12-02T19:34:16Z2021-05http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1768Esta pesquisa foi realizada com alunos do 7? ano do Ensino Fundamental na cidade de Tapero? - PB, com o objetivo de desenvolver uma compreens?o de s?lidos geom?tricos de Plat?o atrav?s da constru??o e utiliza??o de material manipul?vel, em uma turma do 7? ano do ensino fundamental durante as aulas remotas. A partir do ano letivo que deu in?cio o distanciamento social (2020), estamos vivenciando uma pandemia causada pelo novo coronav?rus e que teve como principal meio para conter o avan?o da doen?a, o distanciamento social. Tal atitude paralisou as aulas presenciais que passaram a acontecer de forma remota, com o uso de internet e entrega de material diretamente ao aluno. Durante a pesquisa ?queles que tinham aulas remotas, foram expostos v?deos explicativos atrav?s de rede social, sobre formas geom?tricas e posteriormente como elas se transformam em s?lidos. A partir do uso de materiais manipul?veis, canudos e fita adesiva foi feita a constru??o e manipula??o dos s?lidos geom?tricos, formando conceitos matem?ticos, atrav?s da descoberta de cada aluno. Foi feita uma leitura sobre a literatura existente com autores como LORENZATO (2006), FIORENTINI (1990) e KALEFF (2005). Foi poss?vel perceber que ao estimular o desenvolvimento da criatividade com o uso de material concreto na sala de aula ? fundamental para o desenvolvimento da aprendizagem. Essa metodologia de ensino com material manipul?vel n?o serve apenas para o ensino presencial e foi provada sua efic?cia tamb?m no ensino remoto, mas deve ser uma constante o ensino dos conceitos matem?ticos, pois contribuem e facilitam a aprendizagem e compreens?o dos conte?dos. O ensino dos conceitos geom?tricos ? atraente e estimulante quando posto na pr?tica de forma que o aluno tenha a oportunidade de transformar conhecimentos existente e adquirir novos a partir de suas percep??es.Submitted by Yanna Sousa (yanna_gomes@yahoo.com.br) on 2021-12-01T14:07:00Z No. of bitstreams: 2 CONSTRU??O DOS S?LIDOS DE PLAT?O COM CANUDOS EM AULAS REMOTAS_TCC.pdf: 2358639 bytes, checksum: 5cf596dee7e27c3685d4262e4b113d35 (MD5) Ata de defesa_Ivoneide Veronica.pdf: 172088 bytes, checksum: 12374d1843fa3989e82f7bce20fc8c5b (MD5)Approved for entry into archive by Thiago Oliveira (thiago.oliveira@ifpb.edu.br) on 2021-12-02T19:34:16Z (GMT) No. of bitstreams: 2 CONSTRU??O DOS S?LIDOS DE PLAT?O COM CANUDOS EM AULAS REMOTAS_TCC.pdf: 2358639 bytes, checksum: 5cf596dee7e27c3685d4262e4b113d35 (MD5) Ata de defesa_Ivoneide Veronica.pdf: 172088 bytes, checksum: 12374d1843fa3989e82f7bce20fc8c5b (MD5)Made available in DSpace on 2021-12-02T19:34:16Z (GMT). No. of bitstreams: 2 CONSTRU??O DOS S?LIDOS DE PLAT?O COM CANUDOS EM AULAS REMOTAS_TCC.pdf: 2358639 bytes, checksum: 5cf596dee7e27c3685d4262e4b113d35 (MD5) Ata de defesa_Ivoneide Veronica.pdf: 172088 bytes, checksum: 12374d1843fa3989e82f7bce20fc8c5b (MD5) Previous issue date: 2021-05S?lidos Geom?tricosMaterial manipul?velAula remotaNovas metodologiasCONSTRU??O DOS S?LIDOS DE PLAT?O COM CANUDOS EM AULAS REMOTASinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCInstituto Federal de Ci?ncia e Tecnologia da Para?baORIGINALCONSTRU??O DOS S?LIDOS DE PLAT?O COM CANUDOS EM AULAS REMOTAS_TCC.pdfCONSTRU??O DOS S?LIDOS DE PLAT?O COM CANUDOS EM AULAS REMOTAS_TCC.pdfapplication/pdf2358639http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1768/1/CONSTRU%C3%87%C3%83O+DOS+S%C3%93LIDOS+DE+PLAT%C3%83O+COM+CANUDOS+EM+AULAS+REMOTAS_TCC.pdf5cf596dee7e27c3685d4262e4b113d35MD51Ata de defesa_Ivoneide Veronica.pdfAta de defesa_Ivoneide Veronica.pdfapplication/pdf172088http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1768/2/Ata+de+defesa_Ivoneide+Veronica.pdf12374d1843fa3989e82f7bce20fc8c5bMD52177683/17682021-12-02 16:34:16.037oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/1768Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2021-12-02T19:34:16Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv CONSTRU??O DOS S?LIDOS DE PLAT?O COM CANUDOS EM AULAS REMOTAS
title CONSTRU??O DOS S?LIDOS DE PLAT?O COM CANUDOS EM AULAS REMOTAS
spellingShingle CONSTRU??O DOS S?LIDOS DE PLAT?O COM CANUDOS EM AULAS REMOTAS
Silva, Ivoneide
S?lidos Geom?tricos
Material manipul?vel
Aula remota
Novas metodologias
title_short CONSTRU??O DOS S?LIDOS DE PLAT?O COM CANUDOS EM AULAS REMOTAS
title_full CONSTRU??O DOS S?LIDOS DE PLAT?O COM CANUDOS EM AULAS REMOTAS
title_fullStr CONSTRU??O DOS S?LIDOS DE PLAT?O COM CANUDOS EM AULAS REMOTAS
title_full_unstemmed CONSTRU??O DOS S?LIDOS DE PLAT?O COM CANUDOS EM AULAS REMOTAS
title_sort CONSTRU??O DOS S?LIDOS DE PLAT?O COM CANUDOS EM AULAS REMOTAS
author Silva, Ivoneide
author_facet Silva, Ivoneide
Silva, Ledevande
Brand?o, Jefferson
Lacerda, Jos?
author_role author
author2 Silva, Ledevande
Brand?o, Jefferson
Lacerda, Jos?
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Ivoneide
Silva, Ledevande
Brand?o, Jefferson
Lacerda, Jos?
dc.subject.por.fl_str_mv S?lidos Geom?tricos
Material manipul?vel
Aula remota
Novas metodologias
topic S?lidos Geom?tricos
Material manipul?vel
Aula remota
Novas metodologias
description Esta pesquisa foi realizada com alunos do 7? ano do Ensino Fundamental na cidade de Tapero? - PB, com o objetivo de desenvolver uma compreens?o de s?lidos geom?tricos de Plat?o atrav?s da constru??o e utiliza??o de material manipul?vel, em uma turma do 7? ano do ensino fundamental durante as aulas remotas. A partir do ano letivo que deu in?cio o distanciamento social (2020), estamos vivenciando uma pandemia causada pelo novo coronav?rus e que teve como principal meio para conter o avan?o da doen?a, o distanciamento social. Tal atitude paralisou as aulas presenciais que passaram a acontecer de forma remota, com o uso de internet e entrega de material diretamente ao aluno. Durante a pesquisa ?queles que tinham aulas remotas, foram expostos v?deos explicativos atrav?s de rede social, sobre formas geom?tricas e posteriormente como elas se transformam em s?lidos. A partir do uso de materiais manipul?veis, canudos e fita adesiva foi feita a constru??o e manipula??o dos s?lidos geom?tricos, formando conceitos matem?ticos, atrav?s da descoberta de cada aluno. Foi feita uma leitura sobre a literatura existente com autores como LORENZATO (2006), FIORENTINI (1990) e KALEFF (2005). Foi poss?vel perceber que ao estimular o desenvolvimento da criatividade com o uso de material concreto na sala de aula ? fundamental para o desenvolvimento da aprendizagem. Essa metodologia de ensino com material manipul?vel n?o serve apenas para o ensino presencial e foi provada sua efic?cia tamb?m no ensino remoto, mas deve ser uma constante o ensino dos conceitos matem?ticos, pois contribuem e facilitam a aprendizagem e compreens?o dos conte?dos. O ensino dos conceitos geom?tricos ? atraente e estimulante quando posto na pr?tica de forma que o aluno tenha a oportunidade de transformar conhecimentos existente e adquirir novos a partir de suas percep??es.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-12-02T19:34:16Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-12-02T19:34:16Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1768
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1768
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1768/1/CONSTRU%C3%87%C3%83O+DOS+S%C3%93LIDOS+DE+PLAT%C3%83O+COM+CANUDOS+EM+AULAS+REMOTAS_TCC.pdf
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1768/2/Ata+de+defesa_Ivoneide+Veronica.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 5cf596dee7e27c3685d4262e4b113d35
12374d1843fa3989e82f7bce20fc8c5b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801660440287117312