CONSTRU??O DOS S?LIDOS DE PLAT?O COM CANUDOS EM AULAS REMOTAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Ivoneide Veronica
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: da Silva, Ledevande Martins, de Brand?o, Jefferson Dagmar Pessoa, de Lacerda, Jos? H?lio Henrique
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1872
Resumo: Esta pesquisa foi realizada com alunos do 7? ano do Ensino Fundamental na cidade de Tapero? - PB, com o objetivo de desenvolver uma compreens?o de s?lidos geom?tricos de Plat?o atrav?s da constru??o e utiliza??o de material manipul?vel, em uma turma do 7? ano do ensino fundamental durante as aulas remotas. A partir do ano letivo que deu in?cio o distanciamento social (2020), estamos vivenciando uma pandemia causada pelo novo coronav?rus e que teve como principal meio para conter o avan?o da doen?a, o distanciamento social. Tal atitude paralisou as aulas presenciais que passaram a acontecer de forma remota, com o uso de internet e entrega de material diretamente ao aluno. Durante a pesquisa ?queles que tinham aulas remotas, foram expostos v?deos explicativos atrav?s de rede social, sobre formas geom?tricas e posteriormente como elas se transformam em s?lidos. A partir do uso de materiais manipul?veis, canudos e fita adesiva foi feita a constru??o e manipula??o dos s?lidos geom?tricos, formando conceitos matem?ticos, atrav?s da descoberta de cada aluno. Foi feita uma leitura sobre a literatura existente com autores como LORENZATO (2006), FIORENTINI (1990) e KALEFF (2005). Foi poss?vel perceber que ao estimular o desenvolvimento da criatividade com o uso de material concreto na sala de aula ? fundamental para o desenvolvimento da aprendizagem. Essa metodologia de ensino com material manipul?vel n?o serve apenas para o ensino presencial e foi provada sua efic?cia tamb?m no ensino remoto, mas deve ser uma constante o ensino dos conceitos matem?ticos, pois contribuem e facilitam a aprendizagem e compreens?o dos conte?dos. O ensino dos conceitos geom?tricos ? atraente e estimulante quando posto na pr?tica de forma que o aluno tenha a oportunidade de transformar conhecimentos existente e adquirir novos a partir de suas percep??es
id IFPB_0eb3d3369fa48ca2317421c26427302b
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/1872
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling da Silva, Ivoneide Veronicada Silva, Ledevande Martinsde Brand?o, Jefferson Dagmar Pessoade Lacerda, Jos? H?lio Henrique2022-03-29T00:55:29Z2022-03-29T00:55:29Z2021-05http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1872Esta pesquisa foi realizada com alunos do 7? ano do Ensino Fundamental na cidade de Tapero? - PB, com o objetivo de desenvolver uma compreens?o de s?lidos geom?tricos de Plat?o atrav?s da constru??o e utiliza??o de material manipul?vel, em uma turma do 7? ano do ensino fundamental durante as aulas remotas. A partir do ano letivo que deu in?cio o distanciamento social (2020), estamos vivenciando uma pandemia causada pelo novo coronav?rus e que teve como principal meio para conter o avan?o da doen?a, o distanciamento social. Tal atitude paralisou as aulas presenciais que passaram a acontecer de forma remota, com o uso de internet e entrega de material diretamente ao aluno. Durante a pesquisa ?queles que tinham aulas remotas, foram expostos v?deos explicativos atrav?s de rede social, sobre formas geom?tricas e posteriormente como elas se transformam em s?lidos. A partir do uso de materiais manipul?veis, canudos e fita adesiva foi feita a constru??o e manipula??o dos s?lidos geom?tricos, formando conceitos matem?ticos, atrav?s da descoberta de cada aluno. Foi feita uma leitura sobre a literatura existente com autores como LORENZATO (2006), FIORENTINI (1990) e KALEFF (2005). Foi poss?vel perceber que ao estimular o desenvolvimento da criatividade com o uso de material concreto na sala de aula ? fundamental para o desenvolvimento da aprendizagem. Essa metodologia de ensino com material manipul?vel n?o serve apenas para o ensino presencial e foi provada sua efic?cia tamb?m no ensino remoto, mas deve ser uma constante o ensino dos conceitos matem?ticos, pois contribuem e facilitam a aprendizagem e compreens?o dos conte?dos. O ensino dos conceitos geom?tricos ? atraente e estimulante quando posto na pr?tica de forma que o aluno tenha a oportunidade de transformar conhecimentos existente e adquirir novos a partir de suas percep??esSubmitted by Yanna Sousa (yanna_gomes@yahoo.com.br) on 2022-03-28T12:27:28Z No. of bitstreams: 2 Tcc_Ivoneide Veronica da Silva.pdf: 2358450 bytes, checksum: 42c0fd2e27d2c87f7cd79ed5501ac041 (MD5) ATa de defesa_ Ivoneide Veronica da Silva.pdf: 171906 bytes, checksum: b949cdbaea916f0b12fd4adba06efb21 (MD5)Approved for entry into archive by Thiago Oliveira (thiago.oliveira@ifpb.edu.br) on 2022-03-29T00:55:29Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Tcc_Ivoneide Veronica da Silva.pdf: 2358450 bytes, checksum: 42c0fd2e27d2c87f7cd79ed5501ac041 (MD5) ATa de defesa_ Ivoneide Veronica da Silva.pdf: 171906 bytes, checksum: b949cdbaea916f0b12fd4adba06efb21 (MD5)Made available in DSpace on 2022-03-29T00:55:29Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Tcc_Ivoneide Veronica da Silva.pdf: 2358450 bytes, checksum: 42c0fd2e27d2c87f7cd79ed5501ac041 (MD5) ATa de defesa_ Ivoneide Veronica da Silva.pdf: 171906 bytes, checksum: b949cdbaea916f0b12fd4adba06efb21 (MD5) Previous issue date: 2021-05S?lidos Geom?tricosMaterial manipul?velAula remotaNovas metodologias.CONSTRU??O DOS S?LIDOS DE PLAT?O COM CANUDOS EM AULAS REMOTASinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCIFPBORIGINALTcc_Ivoneide Veronica da Silva.pdfTcc_Ivoneide Veronica da Silva.pdfapplication/pdf2358450http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1872/1/Tcc_Ivoneide+Veronica+da+Silva.pdf42c0fd2e27d2c87f7cd79ed5501ac041MD51ATa de defesa_ Ivoneide Veronica da Silva.pdfATa de defesa_ Ivoneide Veronica da Silva.pdfapplication/pdf171906http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1872/2/ATa+de+defesa_+Ivoneide+Veronica+da+Silva.pdfb949cdbaea916f0b12fd4adba06efb21MD52177683/18722022-03-28 21:55:29.62oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/1872Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2022-03-29T00:55:29Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv CONSTRU??O DOS S?LIDOS DE PLAT?O COM CANUDOS EM AULAS REMOTAS
title CONSTRU??O DOS S?LIDOS DE PLAT?O COM CANUDOS EM AULAS REMOTAS
spellingShingle CONSTRU??O DOS S?LIDOS DE PLAT?O COM CANUDOS EM AULAS REMOTAS
da Silva, Ivoneide Veronica
S?lidos Geom?tricos
Material manipul?vel
Aula remota
Novas metodologias.
title_short CONSTRU??O DOS S?LIDOS DE PLAT?O COM CANUDOS EM AULAS REMOTAS
title_full CONSTRU??O DOS S?LIDOS DE PLAT?O COM CANUDOS EM AULAS REMOTAS
title_fullStr CONSTRU??O DOS S?LIDOS DE PLAT?O COM CANUDOS EM AULAS REMOTAS
title_full_unstemmed CONSTRU??O DOS S?LIDOS DE PLAT?O COM CANUDOS EM AULAS REMOTAS
title_sort CONSTRU??O DOS S?LIDOS DE PLAT?O COM CANUDOS EM AULAS REMOTAS
author da Silva, Ivoneide Veronica
author_facet da Silva, Ivoneide Veronica
da Silva, Ledevande Martins
de Brand?o, Jefferson Dagmar Pessoa
de Lacerda, Jos? H?lio Henrique
author_role author
author2 da Silva, Ledevande Martins
de Brand?o, Jefferson Dagmar Pessoa
de Lacerda, Jos? H?lio Henrique
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva, Ivoneide Veronica
da Silva, Ledevande Martins
de Brand?o, Jefferson Dagmar Pessoa
de Lacerda, Jos? H?lio Henrique
dc.subject.por.fl_str_mv S?lidos Geom?tricos
Material manipul?vel
Aula remota
Novas metodologias.
topic S?lidos Geom?tricos
Material manipul?vel
Aula remota
Novas metodologias.
description Esta pesquisa foi realizada com alunos do 7? ano do Ensino Fundamental na cidade de Tapero? - PB, com o objetivo de desenvolver uma compreens?o de s?lidos geom?tricos de Plat?o atrav?s da constru??o e utiliza??o de material manipul?vel, em uma turma do 7? ano do ensino fundamental durante as aulas remotas. A partir do ano letivo que deu in?cio o distanciamento social (2020), estamos vivenciando uma pandemia causada pelo novo coronav?rus e que teve como principal meio para conter o avan?o da doen?a, o distanciamento social. Tal atitude paralisou as aulas presenciais que passaram a acontecer de forma remota, com o uso de internet e entrega de material diretamente ao aluno. Durante a pesquisa ?queles que tinham aulas remotas, foram expostos v?deos explicativos atrav?s de rede social, sobre formas geom?tricas e posteriormente como elas se transformam em s?lidos. A partir do uso de materiais manipul?veis, canudos e fita adesiva foi feita a constru??o e manipula??o dos s?lidos geom?tricos, formando conceitos matem?ticos, atrav?s da descoberta de cada aluno. Foi feita uma leitura sobre a literatura existente com autores como LORENZATO (2006), FIORENTINI (1990) e KALEFF (2005). Foi poss?vel perceber que ao estimular o desenvolvimento da criatividade com o uso de material concreto na sala de aula ? fundamental para o desenvolvimento da aprendizagem. Essa metodologia de ensino com material manipul?vel n?o serve apenas para o ensino presencial e foi provada sua efic?cia tamb?m no ensino remoto, mas deve ser uma constante o ensino dos conceitos matem?ticos, pois contribuem e facilitam a aprendizagem e compreens?o dos conte?dos. O ensino dos conceitos geom?tricos ? atraente e estimulante quando posto na pr?tica de forma que o aluno tenha a oportunidade de transformar conhecimentos existente e adquirir novos a partir de suas percep??es
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-05
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-03-29T00:55:29Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-03-29T00:55:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1872
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1872
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1872/1/Tcc_Ivoneide+Veronica+da+Silva.pdf
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1872/2/ATa+de+defesa_+Ivoneide+Veronica+da+Silva.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 42c0fd2e27d2c87f7cd79ed5501ac041
b949cdbaea916f0b12fd4adba06efb21
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801660441303187456