Perspectiva para inclus?o do estudante com defici?ncia visual atrav?s da audiodescri??o did?tica: O uso de roteiros de imagem est?tica para aulas de matem?tica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2503 |
Resumo: | A inclus?o escolar faz-se poss?vel com a utiliza??o da tecnologia assistiva. No contexto da sala de aula, permite ao estudante a apropria??o dos conte?dos imag?ticos, dentro das categorias da tecnologia assistiva a audiodescri??o mostra-se como uma op??o de acessibilidade. Este trabalho teve como objetivo investigar o uso da modalidade de tradu??o audiovisual ?Audiodescri??o? para o ensino de matem?tica na perspectiva inclusiva. Definimos como quest?o de investiga??o: De que forma a audiodescri??o did?tica pode favorecer a acessibilidade do estudante com defici?ncia visual nas aulas de matem?tica? Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, objetivo explorat?ria e procedimento bibliogr?fica. Foram elaboradas algumas propostas de roteiros autorais de Audiodescri??o Did?tica a partir de diversas imagens est?ticas (cartum, charge, tirinha, tabela, gr?fico, fotografia, mapa mental, infogr?fico, cartaz, pictograma) e dirigidas ? ?rea da matem?tica (estat?stica, ?lgebra, geometria, grandezas e n?meros), sendo direcionado para estudantes com defici?ncia visual como forma de possibilitar seu acesso ao conhecimento, com independ?ncia e equidade de oportunidades. Contudo, depreendemos que, na perspectiva do Desenho Universal para Aprendizagem pode contemplar todos os estudantes, com defici?ncia e/ou sem defici?ncia, transtornos e outros. |
id |
IFPB_de7a8b89fe850a6e190c035494b707af |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2503 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
SANTOS, Luciene do Carmo2022-10-04T23:30:40Z2022-10-04T23:30:40Z2022-09-13http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2503A inclus?o escolar faz-se poss?vel com a utiliza??o da tecnologia assistiva. No contexto da sala de aula, permite ao estudante a apropria??o dos conte?dos imag?ticos, dentro das categorias da tecnologia assistiva a audiodescri??o mostra-se como uma op??o de acessibilidade. Este trabalho teve como objetivo investigar o uso da modalidade de tradu??o audiovisual ?Audiodescri??o? para o ensino de matem?tica na perspectiva inclusiva. Definimos como quest?o de investiga??o: De que forma a audiodescri??o did?tica pode favorecer a acessibilidade do estudante com defici?ncia visual nas aulas de matem?tica? Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, objetivo explorat?ria e procedimento bibliogr?fica. Foram elaboradas algumas propostas de roteiros autorais de Audiodescri??o Did?tica a partir de diversas imagens est?ticas (cartum, charge, tirinha, tabela, gr?fico, fotografia, mapa mental, infogr?fico, cartaz, pictograma) e dirigidas ? ?rea da matem?tica (estat?stica, ?lgebra, geometria, grandezas e n?meros), sendo direcionado para estudantes com defici?ncia visual como forma de possibilitar seu acesso ao conhecimento, com independ?ncia e equidade de oportunidades. Contudo, depreendemos que, na perspectiva do Desenho Universal para Aprendizagem pode contemplar todos os estudantes, com defici?ncia e/ou sem defici?ncia, transtornos e outros.Submitted by Francisco Vidal (francisco.vidal@ifpb.edu.br) on 2022-10-04T23:04:02Z No. of bitstreams: 1 TCC - LUCIENE DO CARMO SANTOS.pdf: 6413060 bytes, checksum: c5d6506767776c35359015fdb1606a19 (MD5)Approved for entry into archive by Thiago Oliveira (thiago.oliveira@ifpb.edu.br) on 2022-10-04T23:30:40Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC - LUCIENE DO CARMO SANTOS.pdf: 6413060 bytes, checksum: c5d6506767776c35359015fdb1606a19 (MD5)Made available in DSpace on 2022-10-04T23:30:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - LUCIENE DO CARMO SANTOS.pdf: 6413060 bytes, checksum: c5d6506767776c35359015fdb1606a19 (MD5) Previous issue date: 2022-09-13tecnologia assistivaaudiodescri??oeduca??o matem?ticaInclus?oPerspectiva para inclus?o do estudante com defici?ncia visual atrav?s da audiodescri??o did?tica: O uso de roteiros de imagem est?tica para aulas de matem?ticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCIFPBORIGINALTCC - LUCIENE DO CARMO SANTOS.pdfTCC - LUCIENE DO CARMO SANTOS.pdfapplication/pdf6413060http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2503/1/TCC+-+LUCIENE+DO+CARMO+SANTOS.pdfc5d6506767776c35359015fdb1606a19MD51177683/25032022-10-04 20:30:40.351oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2503Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2022-10-04T23:30:40Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Perspectiva para inclus?o do estudante com defici?ncia visual atrav?s da audiodescri??o did?tica: O uso de roteiros de imagem est?tica para aulas de matem?tica |
title |
Perspectiva para inclus?o do estudante com defici?ncia visual atrav?s da audiodescri??o did?tica: O uso de roteiros de imagem est?tica para aulas de matem?tica |
spellingShingle |
Perspectiva para inclus?o do estudante com defici?ncia visual atrav?s da audiodescri??o did?tica: O uso de roteiros de imagem est?tica para aulas de matem?tica SANTOS, Luciene do Carmo tecnologia assistiva audiodescri??o educa??o matem?tica Inclus?o |
title_short |
Perspectiva para inclus?o do estudante com defici?ncia visual atrav?s da audiodescri??o did?tica: O uso de roteiros de imagem est?tica para aulas de matem?tica |
title_full |
Perspectiva para inclus?o do estudante com defici?ncia visual atrav?s da audiodescri??o did?tica: O uso de roteiros de imagem est?tica para aulas de matem?tica |
title_fullStr |
Perspectiva para inclus?o do estudante com defici?ncia visual atrav?s da audiodescri??o did?tica: O uso de roteiros de imagem est?tica para aulas de matem?tica |
title_full_unstemmed |
Perspectiva para inclus?o do estudante com defici?ncia visual atrav?s da audiodescri??o did?tica: O uso de roteiros de imagem est?tica para aulas de matem?tica |
title_sort |
Perspectiva para inclus?o do estudante com defici?ncia visual atrav?s da audiodescri??o did?tica: O uso de roteiros de imagem est?tica para aulas de matem?tica |
author |
SANTOS, Luciene do Carmo |
author_facet |
SANTOS, Luciene do Carmo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SANTOS, Luciene do Carmo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
tecnologia assistiva audiodescri??o educa??o matem?tica Inclus?o |
topic |
tecnologia assistiva audiodescri??o educa??o matem?tica Inclus?o |
description |
A inclus?o escolar faz-se poss?vel com a utiliza??o da tecnologia assistiva. No contexto da sala de aula, permite ao estudante a apropria??o dos conte?dos imag?ticos, dentro das categorias da tecnologia assistiva a audiodescri??o mostra-se como uma op??o de acessibilidade. Este trabalho teve como objetivo investigar o uso da modalidade de tradu??o audiovisual ?Audiodescri??o? para o ensino de matem?tica na perspectiva inclusiva. Definimos como quest?o de investiga??o: De que forma a audiodescri??o did?tica pode favorecer a acessibilidade do estudante com defici?ncia visual nas aulas de matem?tica? Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, objetivo explorat?ria e procedimento bibliogr?fica. Foram elaboradas algumas propostas de roteiros autorais de Audiodescri??o Did?tica a partir de diversas imagens est?ticas (cartum, charge, tirinha, tabela, gr?fico, fotografia, mapa mental, infogr?fico, cartaz, pictograma) e dirigidas ? ?rea da matem?tica (estat?stica, ?lgebra, geometria, grandezas e n?meros), sendo direcionado para estudantes com defici?ncia visual como forma de possibilitar seu acesso ao conhecimento, com independ?ncia e equidade de oportunidades. Contudo, depreendemos que, na perspectiva do Desenho Universal para Aprendizagem pode contemplar todos os estudantes, com defici?ncia e/ou sem defici?ncia, transtornos e outros. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-10-04T23:30:40Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-10-04T23:30:40Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-09-13 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2503 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2503 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2503/1/TCC+-+LUCIENE+DO+CARMO+SANTOS.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c5d6506767776c35359015fdb1606a19 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1801660445676797952 |