Perspectiva para inclus?o do estudante com defici?ncia visual atrav?s da audiodescri??o did?tica: O uso de roteiros de imagem est?tica para aulas de matem?tica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, Luciene do Carmo
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2503
Resumo: A inclus?o escolar faz-se poss?vel com a utiliza??o da tecnologia assistiva. No contexto da sala de aula, permite ao estudante a apropria??o dos conte?dos imag?ticos, dentro das categorias da tecnologia assistiva a audiodescri??o mostra-se como uma op??o de acessibilidade. Este trabalho teve como objetivo investigar o uso da modalidade de tradu??o audiovisual ?Audiodescri??o? para o ensino de matem?tica na perspectiva inclusiva. Definimos como quest?o de investiga??o: De que forma a audiodescri??o did?tica pode favorecer a acessibilidade do estudante com defici?ncia visual nas aulas de matem?tica? Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, objetivo explorat?ria e procedimento bibliogr?fica. Foram elaboradas algumas propostas de roteiros autorais de Audiodescri??o Did?tica a partir de diversas imagens est?ticas (cartum, charge, tirinha, tabela, gr?fico, fotografia, mapa mental, infogr?fico, cartaz, pictograma) e dirigidas ? ?rea da matem?tica (estat?stica, ?lgebra, geometria, grandezas e n?meros), sendo direcionado para estudantes com defici?ncia visual como forma de possibilitar seu acesso ao conhecimento, com independ?ncia e equidade de oportunidades. Contudo, depreendemos que, na perspectiva do Desenho Universal para Aprendizagem pode contemplar todos os estudantes, com defici?ncia e/ou sem defici?ncia, transtornos e outros.
id IFPB_de7a8b89fe850a6e190c035494b707af
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2503
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling SANTOS, Luciene do Carmo2022-10-04T23:30:40Z2022-10-04T23:30:40Z2022-09-13http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2503A inclus?o escolar faz-se poss?vel com a utiliza??o da tecnologia assistiva. No contexto da sala de aula, permite ao estudante a apropria??o dos conte?dos imag?ticos, dentro das categorias da tecnologia assistiva a audiodescri??o mostra-se como uma op??o de acessibilidade. Este trabalho teve como objetivo investigar o uso da modalidade de tradu??o audiovisual ?Audiodescri??o? para o ensino de matem?tica na perspectiva inclusiva. Definimos como quest?o de investiga??o: De que forma a audiodescri??o did?tica pode favorecer a acessibilidade do estudante com defici?ncia visual nas aulas de matem?tica? Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, objetivo explorat?ria e procedimento bibliogr?fica. Foram elaboradas algumas propostas de roteiros autorais de Audiodescri??o Did?tica a partir de diversas imagens est?ticas (cartum, charge, tirinha, tabela, gr?fico, fotografia, mapa mental, infogr?fico, cartaz, pictograma) e dirigidas ? ?rea da matem?tica (estat?stica, ?lgebra, geometria, grandezas e n?meros), sendo direcionado para estudantes com defici?ncia visual como forma de possibilitar seu acesso ao conhecimento, com independ?ncia e equidade de oportunidades. Contudo, depreendemos que, na perspectiva do Desenho Universal para Aprendizagem pode contemplar todos os estudantes, com defici?ncia e/ou sem defici?ncia, transtornos e outros.Submitted by Francisco Vidal (francisco.vidal@ifpb.edu.br) on 2022-10-04T23:04:02Z No. of bitstreams: 1 TCC - LUCIENE DO CARMO SANTOS.pdf: 6413060 bytes, checksum: c5d6506767776c35359015fdb1606a19 (MD5)Approved for entry into archive by Thiago Oliveira (thiago.oliveira@ifpb.edu.br) on 2022-10-04T23:30:40Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC - LUCIENE DO CARMO SANTOS.pdf: 6413060 bytes, checksum: c5d6506767776c35359015fdb1606a19 (MD5)Made available in DSpace on 2022-10-04T23:30:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - LUCIENE DO CARMO SANTOS.pdf: 6413060 bytes, checksum: c5d6506767776c35359015fdb1606a19 (MD5) Previous issue date: 2022-09-13tecnologia assistivaaudiodescri??oeduca??o matem?ticaInclus?oPerspectiva para inclus?o do estudante com defici?ncia visual atrav?s da audiodescri??o did?tica: O uso de roteiros de imagem est?tica para aulas de matem?ticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCIFPBORIGINALTCC - LUCIENE DO CARMO SANTOS.pdfTCC - LUCIENE DO CARMO SANTOS.pdfapplication/pdf6413060http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2503/1/TCC+-+LUCIENE+DO+CARMO+SANTOS.pdfc5d6506767776c35359015fdb1606a19MD51177683/25032022-10-04 20:30:40.351oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2503Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2022-10-04T23:30:40Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Perspectiva para inclus?o do estudante com defici?ncia visual atrav?s da audiodescri??o did?tica: O uso de roteiros de imagem est?tica para aulas de matem?tica
title Perspectiva para inclus?o do estudante com defici?ncia visual atrav?s da audiodescri??o did?tica: O uso de roteiros de imagem est?tica para aulas de matem?tica
spellingShingle Perspectiva para inclus?o do estudante com defici?ncia visual atrav?s da audiodescri??o did?tica: O uso de roteiros de imagem est?tica para aulas de matem?tica
SANTOS, Luciene do Carmo
tecnologia assistiva
audiodescri??o
educa??o matem?tica
Inclus?o
title_short Perspectiva para inclus?o do estudante com defici?ncia visual atrav?s da audiodescri??o did?tica: O uso de roteiros de imagem est?tica para aulas de matem?tica
title_full Perspectiva para inclus?o do estudante com defici?ncia visual atrav?s da audiodescri??o did?tica: O uso de roteiros de imagem est?tica para aulas de matem?tica
title_fullStr Perspectiva para inclus?o do estudante com defici?ncia visual atrav?s da audiodescri??o did?tica: O uso de roteiros de imagem est?tica para aulas de matem?tica
title_full_unstemmed Perspectiva para inclus?o do estudante com defici?ncia visual atrav?s da audiodescri??o did?tica: O uso de roteiros de imagem est?tica para aulas de matem?tica
title_sort Perspectiva para inclus?o do estudante com defici?ncia visual atrav?s da audiodescri??o did?tica: O uso de roteiros de imagem est?tica para aulas de matem?tica
author SANTOS, Luciene do Carmo
author_facet SANTOS, Luciene do Carmo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTOS, Luciene do Carmo
dc.subject.por.fl_str_mv tecnologia assistiva
audiodescri??o
educa??o matem?tica
Inclus?o
topic tecnologia assistiva
audiodescri??o
educa??o matem?tica
Inclus?o
description A inclus?o escolar faz-se poss?vel com a utiliza??o da tecnologia assistiva. No contexto da sala de aula, permite ao estudante a apropria??o dos conte?dos imag?ticos, dentro das categorias da tecnologia assistiva a audiodescri??o mostra-se como uma op??o de acessibilidade. Este trabalho teve como objetivo investigar o uso da modalidade de tradu??o audiovisual ?Audiodescri??o? para o ensino de matem?tica na perspectiva inclusiva. Definimos como quest?o de investiga??o: De que forma a audiodescri??o did?tica pode favorecer a acessibilidade do estudante com defici?ncia visual nas aulas de matem?tica? Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, objetivo explorat?ria e procedimento bibliogr?fica. Foram elaboradas algumas propostas de roteiros autorais de Audiodescri??o Did?tica a partir de diversas imagens est?ticas (cartum, charge, tirinha, tabela, gr?fico, fotografia, mapa mental, infogr?fico, cartaz, pictograma) e dirigidas ? ?rea da matem?tica (estat?stica, ?lgebra, geometria, grandezas e n?meros), sendo direcionado para estudantes com defici?ncia visual como forma de possibilitar seu acesso ao conhecimento, com independ?ncia e equidade de oportunidades. Contudo, depreendemos que, na perspectiva do Desenho Universal para Aprendizagem pode contemplar todos os estudantes, com defici?ncia e/ou sem defici?ncia, transtornos e outros.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-10-04T23:30:40Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-10-04T23:30:40Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-09-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2503
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2503
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2503/1/TCC+-+LUCIENE+DO+CARMO+SANTOS.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c5d6506767776c35359015fdb1606a19
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801660445676797952