Planejamento de aula pr?tica como ferramenta de interven??o pedag?gica para o aprendizado da identifica??o e morfologia de esp?cies de siris (Crustacea: Portunidae)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, EMANUELL FELIPE BESERRA DA
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2373
Resumo: A realiza??o de aulas pr?ticas ? considerada um importante recurso metodol?gico, principalmente na ?rea de Ci?ncias Naturais, a exemplo do Curso T?cnico em Recursos Pesqueiros. O curso visa capacitar profissionais capazes de desenvolver atividades que contribuam para o setor pesqueiro, permitindo um melhor aproveitamento dos recursos naturais aqu?ticos, como os siris. Considerando a import?ncia ecol?gica e econ?mica desses crust?ceos, ? essencial que os discentes tenham conhecimento para diferir as diferentes esp?cies, e al?m disso, tenham capacidade para conhecer a morfologia desses animais. Dessa forma, objetivou-se com o presente trabalho, planejar uma aula pr?tica, como ferramenta de interven??o pedag?gica para o aprendizado da identifica??o e morfologia de esp?cies de siris. A aula pr?tica ser? realizada em dois dias, onde no primeiro, ser? realizada a captura de siris, enquanto no segundo ser?o realizadas atividades em laborat?rio. Nas atividades de laborat?rio, os alunos realizar?o a identifica??o das esp?cies capturadas, identifica??o do sexo e maturidade dos animais e determina??o das suas principais medidas morfom?tricas. Acreditamos que a presente proposta de aula pr?tica facilitar? a assimila??o do conte?do, e consequentemente proporcionar? uma melhoraria no rendimento escolar dos discentes, bem como uma melhor forma??o dos futuros t?cnicos em recursos pesqueiros.
id IFPB_cdfe0f563ed1024965f3bab8c8b5322b
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2373
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling SILVA, EMANUELL FELIPE BESERRA DA2022-09-08T22:13:43Z2022-09-08T22:13:43Z2022-03-28http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2373A realiza??o de aulas pr?ticas ? considerada um importante recurso metodol?gico, principalmente na ?rea de Ci?ncias Naturais, a exemplo do Curso T?cnico em Recursos Pesqueiros. O curso visa capacitar profissionais capazes de desenvolver atividades que contribuam para o setor pesqueiro, permitindo um melhor aproveitamento dos recursos naturais aqu?ticos, como os siris. Considerando a import?ncia ecol?gica e econ?mica desses crust?ceos, ? essencial que os discentes tenham conhecimento para diferir as diferentes esp?cies, e al?m disso, tenham capacidade para conhecer a morfologia desses animais. Dessa forma, objetivou-se com o presente trabalho, planejar uma aula pr?tica, como ferramenta de interven??o pedag?gica para o aprendizado da identifica??o e morfologia de esp?cies de siris. A aula pr?tica ser? realizada em dois dias, onde no primeiro, ser? realizada a captura de siris, enquanto no segundo ser?o realizadas atividades em laborat?rio. Nas atividades de laborat?rio, os alunos realizar?o a identifica??o das esp?cies capturadas, identifica??o do sexo e maturidade dos animais e determina??o das suas principais medidas morfom?tricas. Acreditamos que a presente proposta de aula pr?tica facilitar? a assimila??o do conte?do, e consequentemente proporcionar? uma melhoraria no rendimento escolar dos discentes, bem como uma melhor forma??o dos futuros t?cnicos em recursos pesqueiros.Submitted by Leonardo Ataide de Lima Sousa (leonardo.lima@ifpb.edu.br) on 2022-09-02T13:38:44Z No. of bitstreams: 2 Emanuell Felipe Beserra da Silva.pdf: 400629 bytes, checksum: 4a2c782f46bb473123373137a734e13d (MD5) Emanuell Felipe Beserra da Silva.pdf: 160659 bytes, checksum: fdac49f87c937332371fddff0c208cab (MD5)Approved for entry into archive by Angela Caedoso (angelacardoso@ifpb.edu.br) on 2022-09-08T22:13:43Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Emanuell Felipe Beserra da Silva.pdf: 400629 bytes, checksum: 4a2c782f46bb473123373137a734e13d (MD5) Emanuell Felipe Beserra da Silva.pdf: 160659 bytes, checksum: fdac49f87c937332371fddff0c208cab (MD5)Made available in DSpace on 2022-09-08T22:13:43Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Emanuell Felipe Beserra da Silva.pdf: 400629 bytes, checksum: 4a2c782f46bb473123373137a734e13d (MD5) Emanuell Felipe Beserra da Silva.pdf: 160659 bytes, checksum: fdac49f87c937332371fddff0c208cab (MD5) Previous issue date: 2022-03-28N?O H?.ensino;aprendizagem;aula pr?tica;crust?ceos.Planejamento de aula pr?tica como ferramenta de interven??o pedag?gica para o aprendizado da identifica??o e morfologia de esp?cies de siris (Crustacea: Portunidae)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTRABALHO CIENT?FICOIFPBORIGINALEmanuell Felipe Beserra da Silva.pdfEmanuell Felipe Beserra da Silva.pdfapplication/pdf400629http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2373/1/Emanuell+Felipe+Beserra+da+Silva.pdf4a2c782f46bb473123373137a734e13dMD51Emanuell Felipe Beserra da Silva.pdfEmanuell Felipe Beserra da Silva.pdfapplication/pdf160659http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2373/2/Emanuell+Felipe+Beserra+da+Silva.pdffdac49f87c937332371fddff0c208cabMD52177683/23732022-09-08 19:13:43.197oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2373Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2022-09-08T22:13:43Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Planejamento de aula pr?tica como ferramenta de interven??o pedag?gica para o aprendizado da identifica??o e morfologia de esp?cies de siris (Crustacea: Portunidae)
title Planejamento de aula pr?tica como ferramenta de interven??o pedag?gica para o aprendizado da identifica??o e morfologia de esp?cies de siris (Crustacea: Portunidae)
spellingShingle Planejamento de aula pr?tica como ferramenta de interven??o pedag?gica para o aprendizado da identifica??o e morfologia de esp?cies de siris (Crustacea: Portunidae)
SILVA, EMANUELL FELIPE BESERRA DA
ensino;
aprendizagem;
aula pr?tica;
crust?ceos.
title_short Planejamento de aula pr?tica como ferramenta de interven??o pedag?gica para o aprendizado da identifica??o e morfologia de esp?cies de siris (Crustacea: Portunidae)
title_full Planejamento de aula pr?tica como ferramenta de interven??o pedag?gica para o aprendizado da identifica??o e morfologia de esp?cies de siris (Crustacea: Portunidae)
title_fullStr Planejamento de aula pr?tica como ferramenta de interven??o pedag?gica para o aprendizado da identifica??o e morfologia de esp?cies de siris (Crustacea: Portunidae)
title_full_unstemmed Planejamento de aula pr?tica como ferramenta de interven??o pedag?gica para o aprendizado da identifica??o e morfologia de esp?cies de siris (Crustacea: Portunidae)
title_sort Planejamento de aula pr?tica como ferramenta de interven??o pedag?gica para o aprendizado da identifica??o e morfologia de esp?cies de siris (Crustacea: Portunidae)
author SILVA, EMANUELL FELIPE BESERRA DA
author_facet SILVA, EMANUELL FELIPE BESERRA DA
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, EMANUELL FELIPE BESERRA DA
dc.subject.por.fl_str_mv ensino;
aprendizagem;
aula pr?tica;
crust?ceos.
topic ensino;
aprendizagem;
aula pr?tica;
crust?ceos.
description A realiza??o de aulas pr?ticas ? considerada um importante recurso metodol?gico, principalmente na ?rea de Ci?ncias Naturais, a exemplo do Curso T?cnico em Recursos Pesqueiros. O curso visa capacitar profissionais capazes de desenvolver atividades que contribuam para o setor pesqueiro, permitindo um melhor aproveitamento dos recursos naturais aqu?ticos, como os siris. Considerando a import?ncia ecol?gica e econ?mica desses crust?ceos, ? essencial que os discentes tenham conhecimento para diferir as diferentes esp?cies, e al?m disso, tenham capacidade para conhecer a morfologia desses animais. Dessa forma, objetivou-se com o presente trabalho, planejar uma aula pr?tica, como ferramenta de interven??o pedag?gica para o aprendizado da identifica??o e morfologia de esp?cies de siris. A aula pr?tica ser? realizada em dois dias, onde no primeiro, ser? realizada a captura de siris, enquanto no segundo ser?o realizadas atividades em laborat?rio. Nas atividades de laborat?rio, os alunos realizar?o a identifica??o das esp?cies capturadas, identifica??o do sexo e maturidade dos animais e determina??o das suas principais medidas morfom?tricas. Acreditamos que a presente proposta de aula pr?tica facilitar? a assimila??o do conte?do, e consequentemente proporcionar? uma melhoraria no rendimento escolar dos discentes, bem como uma melhor forma??o dos futuros t?cnicos em recursos pesqueiros.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-09-08T22:13:43Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-09-08T22:13:43Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-03-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2373
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2373
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2373/1/Emanuell+Felipe+Beserra+da+Silva.pdf
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2373/2/Emanuell+Felipe+Beserra+da+Silva.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 4a2c782f46bb473123373137a734e13d
fdac49f87c937332371fddff0c208cab
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801660444876734464