USO DA ROB?TICA EDUCACIONAL E PENSAMENTO COMPUTACIONAL PARA MELHORAR A COMPREENS?O EM AULAS DE FUNDAMENTOS DE ELETRICIDADE E L?GICA DE PROGRAMA??O

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LEITE, DANIELLY GUALBERTO
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2400
Resumo: Neste artigo, apresentamos reflex?es acerca de uma proposta de interven??o pedag?gica voltada ao uso da rob?tica educacional e do pensamento computacional em aulas de fundamentos de eletricidade e l?gica de programa??o. Partimos da compreens?o de que o pensamento computacional, quando interligado ao ensino, pode contribuir para um significativo desenvolvimento dos estudantes em disciplinas que necessitem de abstra??o, reconhecimento de padr?es e resolu??o de problemas. Desse modo, este texto busca refletir acerca das seguintes quest?es: Como a rob?tica educacional pode estimular o entendimento de eletricidade b?sica? Como analisar o desenvolvimento das habilidades do pensamento computacional promovidos atrav?s da rob?tica educacional com Scratch e Arduino? Pode a rob?tica educacional contribuir na redu??o da evas?o de alunos nos cursos da ?rea da inform?tica e eletrot?cnica? Nessa perspectiva, este trabalho tem como objetivo refletir acerca das indaga??es realizadas por meio da revis?o da literatura, com o prop?sito de analisar as habilidades do pensamento computacional atrav?s de pesquisas que aplicam esses conhecimentos em sala de aula, utilizando a rob?tica educacional.
id IFPB_d705365b04b0300e2f0ee0b303e42209
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2400
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling LEITE, DANIELLY GUALBERTO2022-09-13T19:17:56Z2022-09-13T19:17:56Z2022-05-18http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2400Neste artigo, apresentamos reflex?es acerca de uma proposta de interven??o pedag?gica voltada ao uso da rob?tica educacional e do pensamento computacional em aulas de fundamentos de eletricidade e l?gica de programa??o. Partimos da compreens?o de que o pensamento computacional, quando interligado ao ensino, pode contribuir para um significativo desenvolvimento dos estudantes em disciplinas que necessitem de abstra??o, reconhecimento de padr?es e resolu??o de problemas. Desse modo, este texto busca refletir acerca das seguintes quest?es: Como a rob?tica educacional pode estimular o entendimento de eletricidade b?sica? Como analisar o desenvolvimento das habilidades do pensamento computacional promovidos atrav?s da rob?tica educacional com Scratch e Arduino? Pode a rob?tica educacional contribuir na redu??o da evas?o de alunos nos cursos da ?rea da inform?tica e eletrot?cnica? Nessa perspectiva, este trabalho tem como objetivo refletir acerca das indaga??es realizadas por meio da revis?o da literatura, com o prop?sito de analisar as habilidades do pensamento computacional atrav?s de pesquisas que aplicam esses conhecimentos em sala de aula, utilizando a rob?tica educacional.Submitted by Leonardo Ataide de Lima Sousa (leonardo.lima@ifpb.edu.br) on 2022-09-05T11:43:14Z No. of bitstreams: 2 DANIELLY GUALBERTO LEITE.pdf: 458356 bytes, checksum: a4f66703a706fcf6381b74e59f2dd4a3 (MD5) Danielly Gualberto Leite.pdf: 125156 bytes, checksum: 47fbe48ddfef578ab17e8edc4fb70338 (MD5)Approved for entry into archive by Angela Caedoso (angelacardoso@ifpb.edu.br) on 2022-09-13T19:17:56Z (GMT) No. of bitstreams: 2 DANIELLY GUALBERTO LEITE.pdf: 458356 bytes, checksum: a4f66703a706fcf6381b74e59f2dd4a3 (MD5) Danielly Gualberto Leite.pdf: 125156 bytes, checksum: 47fbe48ddfef578ab17e8edc4fb70338 (MD5)Made available in DSpace on 2022-09-13T19:17:56Z (GMT). No. of bitstreams: 2 DANIELLY GUALBERTO LEITE.pdf: 458356 bytes, checksum: a4f66703a706fcf6381b74e59f2dd4a3 (MD5) Danielly Gualberto Leite.pdf: 125156 bytes, checksum: 47fbe48ddfef578ab17e8edc4fb70338 (MD5) Previous issue date: 2022-05-18N?O H?.arduinopensamento computacionalrob?tica educacionalScratchUSO DA ROB?TICA EDUCACIONAL E PENSAMENTO COMPUTACIONAL PARA MELHORAR A COMPREENS?O EM AULAS DE FUNDAMENTOS DE ELETRICIDADE E L?GICA DE PROGRAMA??Oinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTRABALHO CIENT?FICOIFPBORIGINALDANIELLY GUALBERTO LEITE.pdfDANIELLY GUALBERTO LEITE.pdfapplication/pdf458356http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2400/1/DANIELLY+GUALBERTO+LEITE.pdfa4f66703a706fcf6381b74e59f2dd4a3MD51Danielly Gualberto Leite.pdfDanielly Gualberto Leite.pdfapplication/pdf125156http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2400/2/Danielly+Gualberto+Leite.pdf47fbe48ddfef578ab17e8edc4fb70338MD52177683/24002022-09-13 16:17:56.714oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2400Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2022-09-13T19:17:56Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv USO DA ROB?TICA EDUCACIONAL E PENSAMENTO COMPUTACIONAL PARA MELHORAR A COMPREENS?O EM AULAS DE FUNDAMENTOS DE ELETRICIDADE E L?GICA DE PROGRAMA??O
title USO DA ROB?TICA EDUCACIONAL E PENSAMENTO COMPUTACIONAL PARA MELHORAR A COMPREENS?O EM AULAS DE FUNDAMENTOS DE ELETRICIDADE E L?GICA DE PROGRAMA??O
spellingShingle USO DA ROB?TICA EDUCACIONAL E PENSAMENTO COMPUTACIONAL PARA MELHORAR A COMPREENS?O EM AULAS DE FUNDAMENTOS DE ELETRICIDADE E L?GICA DE PROGRAMA??O
LEITE, DANIELLY GUALBERTO
arduino
pensamento computacional
rob?tica educacional
Scratch
title_short USO DA ROB?TICA EDUCACIONAL E PENSAMENTO COMPUTACIONAL PARA MELHORAR A COMPREENS?O EM AULAS DE FUNDAMENTOS DE ELETRICIDADE E L?GICA DE PROGRAMA??O
title_full USO DA ROB?TICA EDUCACIONAL E PENSAMENTO COMPUTACIONAL PARA MELHORAR A COMPREENS?O EM AULAS DE FUNDAMENTOS DE ELETRICIDADE E L?GICA DE PROGRAMA??O
title_fullStr USO DA ROB?TICA EDUCACIONAL E PENSAMENTO COMPUTACIONAL PARA MELHORAR A COMPREENS?O EM AULAS DE FUNDAMENTOS DE ELETRICIDADE E L?GICA DE PROGRAMA??O
title_full_unstemmed USO DA ROB?TICA EDUCACIONAL E PENSAMENTO COMPUTACIONAL PARA MELHORAR A COMPREENS?O EM AULAS DE FUNDAMENTOS DE ELETRICIDADE E L?GICA DE PROGRAMA??O
title_sort USO DA ROB?TICA EDUCACIONAL E PENSAMENTO COMPUTACIONAL PARA MELHORAR A COMPREENS?O EM AULAS DE FUNDAMENTOS DE ELETRICIDADE E L?GICA DE PROGRAMA??O
author LEITE, DANIELLY GUALBERTO
author_facet LEITE, DANIELLY GUALBERTO
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv LEITE, DANIELLY GUALBERTO
dc.subject.por.fl_str_mv arduino
pensamento computacional
rob?tica educacional
Scratch
topic arduino
pensamento computacional
rob?tica educacional
Scratch
description Neste artigo, apresentamos reflex?es acerca de uma proposta de interven??o pedag?gica voltada ao uso da rob?tica educacional e do pensamento computacional em aulas de fundamentos de eletricidade e l?gica de programa??o. Partimos da compreens?o de que o pensamento computacional, quando interligado ao ensino, pode contribuir para um significativo desenvolvimento dos estudantes em disciplinas que necessitem de abstra??o, reconhecimento de padr?es e resolu??o de problemas. Desse modo, este texto busca refletir acerca das seguintes quest?es: Como a rob?tica educacional pode estimular o entendimento de eletricidade b?sica? Como analisar o desenvolvimento das habilidades do pensamento computacional promovidos atrav?s da rob?tica educacional com Scratch e Arduino? Pode a rob?tica educacional contribuir na redu??o da evas?o de alunos nos cursos da ?rea da inform?tica e eletrot?cnica? Nessa perspectiva, este trabalho tem como objetivo refletir acerca das indaga??es realizadas por meio da revis?o da literatura, com o prop?sito de analisar as habilidades do pensamento computacional atrav?s de pesquisas que aplicam esses conhecimentos em sala de aula, utilizando a rob?tica educacional.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-09-13T19:17:56Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-09-13T19:17:56Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-05-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2400
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2400
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2400/1/DANIELLY+GUALBERTO+LEITE.pdf
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2400/2/Danielly+Gualberto+Leite.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv a4f66703a706fcf6381b74e59f2dd4a3
47fbe48ddfef578ab17e8edc4fb70338
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801660444886171648