USO DA ROB?TICA EDUCACIONAL E PENSAMENTO COMPUTACIONAL PARA MELHORAR A COMPREENS?O EM AULAS DE FUNDAMENTOS DE ELETRICIDADE E L?GICA DE PROGRAMA??O
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2400 |
Resumo: | Neste artigo, apresentamos reflex?es acerca de uma proposta de interven??o pedag?gica voltada ao uso da rob?tica educacional e do pensamento computacional em aulas de fundamentos de eletricidade e l?gica de programa??o. Partimos da compreens?o de que o pensamento computacional, quando interligado ao ensino, pode contribuir para um significativo desenvolvimento dos estudantes em disciplinas que necessitem de abstra??o, reconhecimento de padr?es e resolu??o de problemas. Desse modo, este texto busca refletir acerca das seguintes quest?es: Como a rob?tica educacional pode estimular o entendimento de eletricidade b?sica? Como analisar o desenvolvimento das habilidades do pensamento computacional promovidos atrav?s da rob?tica educacional com Scratch e Arduino? Pode a rob?tica educacional contribuir na redu??o da evas?o de alunos nos cursos da ?rea da inform?tica e eletrot?cnica? Nessa perspectiva, este trabalho tem como objetivo refletir acerca das indaga??es realizadas por meio da revis?o da literatura, com o prop?sito de analisar as habilidades do pensamento computacional atrav?s de pesquisas que aplicam esses conhecimentos em sala de aula, utilizando a rob?tica educacional. |
id |
IFPB_d705365b04b0300e2f0ee0b303e42209 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2400 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
LEITE, DANIELLY GUALBERTO2022-09-13T19:17:56Z2022-09-13T19:17:56Z2022-05-18http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2400Neste artigo, apresentamos reflex?es acerca de uma proposta de interven??o pedag?gica voltada ao uso da rob?tica educacional e do pensamento computacional em aulas de fundamentos de eletricidade e l?gica de programa??o. Partimos da compreens?o de que o pensamento computacional, quando interligado ao ensino, pode contribuir para um significativo desenvolvimento dos estudantes em disciplinas que necessitem de abstra??o, reconhecimento de padr?es e resolu??o de problemas. Desse modo, este texto busca refletir acerca das seguintes quest?es: Como a rob?tica educacional pode estimular o entendimento de eletricidade b?sica? Como analisar o desenvolvimento das habilidades do pensamento computacional promovidos atrav?s da rob?tica educacional com Scratch e Arduino? Pode a rob?tica educacional contribuir na redu??o da evas?o de alunos nos cursos da ?rea da inform?tica e eletrot?cnica? Nessa perspectiva, este trabalho tem como objetivo refletir acerca das indaga??es realizadas por meio da revis?o da literatura, com o prop?sito de analisar as habilidades do pensamento computacional atrav?s de pesquisas que aplicam esses conhecimentos em sala de aula, utilizando a rob?tica educacional.Submitted by Leonardo Ataide de Lima Sousa (leonardo.lima@ifpb.edu.br) on 2022-09-05T11:43:14Z No. of bitstreams: 2 DANIELLY GUALBERTO LEITE.pdf: 458356 bytes, checksum: a4f66703a706fcf6381b74e59f2dd4a3 (MD5) Danielly Gualberto Leite.pdf: 125156 bytes, checksum: 47fbe48ddfef578ab17e8edc4fb70338 (MD5)Approved for entry into archive by Angela Caedoso (angelacardoso@ifpb.edu.br) on 2022-09-13T19:17:56Z (GMT) No. of bitstreams: 2 DANIELLY GUALBERTO LEITE.pdf: 458356 bytes, checksum: a4f66703a706fcf6381b74e59f2dd4a3 (MD5) Danielly Gualberto Leite.pdf: 125156 bytes, checksum: 47fbe48ddfef578ab17e8edc4fb70338 (MD5)Made available in DSpace on 2022-09-13T19:17:56Z (GMT). No. of bitstreams: 2 DANIELLY GUALBERTO LEITE.pdf: 458356 bytes, checksum: a4f66703a706fcf6381b74e59f2dd4a3 (MD5) Danielly Gualberto Leite.pdf: 125156 bytes, checksum: 47fbe48ddfef578ab17e8edc4fb70338 (MD5) Previous issue date: 2022-05-18N?O H?.arduinopensamento computacionalrob?tica educacionalScratchUSO DA ROB?TICA EDUCACIONAL E PENSAMENTO COMPUTACIONAL PARA MELHORAR A COMPREENS?O EM AULAS DE FUNDAMENTOS DE ELETRICIDADE E L?GICA DE PROGRAMA??Oinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTRABALHO CIENT?FICOIFPBORIGINALDANIELLY GUALBERTO LEITE.pdfDANIELLY GUALBERTO LEITE.pdfapplication/pdf458356http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2400/1/DANIELLY+GUALBERTO+LEITE.pdfa4f66703a706fcf6381b74e59f2dd4a3MD51Danielly Gualberto Leite.pdfDanielly Gualberto Leite.pdfapplication/pdf125156http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2400/2/Danielly+Gualberto+Leite.pdf47fbe48ddfef578ab17e8edc4fb70338MD52177683/24002022-09-13 16:17:56.714oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2400Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2022-09-13T19:17:56Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
USO DA ROB?TICA EDUCACIONAL E PENSAMENTO COMPUTACIONAL PARA MELHORAR A COMPREENS?O EM AULAS DE FUNDAMENTOS DE ELETRICIDADE E L?GICA DE PROGRAMA??O |
title |
USO DA ROB?TICA EDUCACIONAL E PENSAMENTO COMPUTACIONAL PARA MELHORAR A COMPREENS?O EM AULAS DE FUNDAMENTOS DE ELETRICIDADE E L?GICA DE PROGRAMA??O |
spellingShingle |
USO DA ROB?TICA EDUCACIONAL E PENSAMENTO COMPUTACIONAL PARA MELHORAR A COMPREENS?O EM AULAS DE FUNDAMENTOS DE ELETRICIDADE E L?GICA DE PROGRAMA??O LEITE, DANIELLY GUALBERTO arduino pensamento computacional rob?tica educacional Scratch |
title_short |
USO DA ROB?TICA EDUCACIONAL E PENSAMENTO COMPUTACIONAL PARA MELHORAR A COMPREENS?O EM AULAS DE FUNDAMENTOS DE ELETRICIDADE E L?GICA DE PROGRAMA??O |
title_full |
USO DA ROB?TICA EDUCACIONAL E PENSAMENTO COMPUTACIONAL PARA MELHORAR A COMPREENS?O EM AULAS DE FUNDAMENTOS DE ELETRICIDADE E L?GICA DE PROGRAMA??O |
title_fullStr |
USO DA ROB?TICA EDUCACIONAL E PENSAMENTO COMPUTACIONAL PARA MELHORAR A COMPREENS?O EM AULAS DE FUNDAMENTOS DE ELETRICIDADE E L?GICA DE PROGRAMA??O |
title_full_unstemmed |
USO DA ROB?TICA EDUCACIONAL E PENSAMENTO COMPUTACIONAL PARA MELHORAR A COMPREENS?O EM AULAS DE FUNDAMENTOS DE ELETRICIDADE E L?GICA DE PROGRAMA??O |
title_sort |
USO DA ROB?TICA EDUCACIONAL E PENSAMENTO COMPUTACIONAL PARA MELHORAR A COMPREENS?O EM AULAS DE FUNDAMENTOS DE ELETRICIDADE E L?GICA DE PROGRAMA??O |
author |
LEITE, DANIELLY GUALBERTO |
author_facet |
LEITE, DANIELLY GUALBERTO |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
LEITE, DANIELLY GUALBERTO |
dc.subject.por.fl_str_mv |
arduino pensamento computacional rob?tica educacional Scratch |
topic |
arduino pensamento computacional rob?tica educacional Scratch |
description |
Neste artigo, apresentamos reflex?es acerca de uma proposta de interven??o pedag?gica voltada ao uso da rob?tica educacional e do pensamento computacional em aulas de fundamentos de eletricidade e l?gica de programa??o. Partimos da compreens?o de que o pensamento computacional, quando interligado ao ensino, pode contribuir para um significativo desenvolvimento dos estudantes em disciplinas que necessitem de abstra??o, reconhecimento de padr?es e resolu??o de problemas. Desse modo, este texto busca refletir acerca das seguintes quest?es: Como a rob?tica educacional pode estimular o entendimento de eletricidade b?sica? Como analisar o desenvolvimento das habilidades do pensamento computacional promovidos atrav?s da rob?tica educacional com Scratch e Arduino? Pode a rob?tica educacional contribuir na redu??o da evas?o de alunos nos cursos da ?rea da inform?tica e eletrot?cnica? Nessa perspectiva, este trabalho tem como objetivo refletir acerca das indaga??es realizadas por meio da revis?o da literatura, com o prop?sito de analisar as habilidades do pensamento computacional atrav?s de pesquisas que aplicam esses conhecimentos em sala de aula, utilizando a rob?tica educacional. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-09-13T19:17:56Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-09-13T19:17:56Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-05-18 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2400 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2400 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2400/1/DANIELLY+GUALBERTO+LEITE.pdf http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2400/2/Danielly+Gualberto+Leite.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a4f66703a706fcf6381b74e59f2dd4a3 47fbe48ddfef578ab17e8edc4fb70338 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1801660444886171648 |