A IMPORT?NCIA DOS TRA?OS AUXILIARES E DOS QUADRIL?TEROS C?NCAVOS ESPECIAIS NA GEOMETRIA PLANA E SUAS APLICA??ES
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1766 |
Resumo: | A Geometria Plana desde muito tempo influencia no cotidiano humano com suas aplica??es, indo de medi??es simples at? a resolu??o de problemas mais complexos. Obter a solu??o de alguns problemas geom?tricos que envolvem figuras planas nem sempre ocorre de forma imediata, sendo necess?rio fazer uso de constru??es de segmentos de retas ou tra?os auxiliares que permitam deduzir novas informa??es acerca do problema e assim, chegar ? solu??o. Neste sentido, o presente estudo parte dos seguintes questionamentos: Quais s?o os tra?os auxiliares mais not?veis? Como devemos fazer para perceber qual o tra?o auxiliar escolher para que possamos usar na resolu??o de certos problemas de Geometria Euclidiana Plana? O presente Trabalho de Conclus?o de Curso intitulado ?A import?ncia dos Tra?os Auxiliares e Quadril?teros C?ncavos Especiais na Geometria Plana e suas Aplica??es?, tem por objetivo estudar a constru??o de tra?os auxiliares e quadril?teros c?ncavos especiais, abordando v?rias de suas aplica??es na resolu??o de alguns problemas de geometria. Para tanto, a metodologia utilizada est? caracterizada em aplicada, descritiva, qualitativa, dedutivo e bibliogr?fica. Ser?o apresentados alguns personagens hist?ricos e alguns conceitos geom?tricos primordiais para o desenvolvimento da teoria estudada, em especial, sobre os tri?ngulos e quadril?teros, seguidos das ideias de tra?os auxiliares e posteriormente, suas constru??es em figuras planas como ferramenta suporte para calcular ?ngulos, comprimentos de segmentos e ?reas. Neste estudo, foi poss?vel constatar que a escolha dos tra?os utilizados na resolu??o de problemas, est?o relacionados com os conhecimentos acerca dos tri?ngulos is?sceles, tri?ngulos equil?teros e congru?ncia de tri?ngulos e etc. |
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