QUADRIL?TEROS NOT?VEIS:

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, Maria Su?nia Crispim
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1687
Resumo: O presente Trabalho de Conclus?o de Curso (TCC), trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa e explorat?rio e teve por objetivo investigar o n?vel de desenvolvimento do pensamento geom?trico de alunos do 9? ano de uma escola da rede municipal de ensino da Cidade de Cachoeira dos ?ndios/PB em rela??o aos quadril?teros not?veis. Como referencial te?rico, utilizamos o modelo desenvolvido por Van Hiele para an?lise do n?vel de desenvolvimento do pensamento geom?trico. A metodologia de pesquisa contou com aplica??o de um teste como instrumento de pesquisa composto de cinco quest?es de constru??o e classifica??o de quadril?teros not?veis. A partir dos resultados obtidos, pudemos observar que o ensino da geometria est? muito aqu?m do esperado, tendo em vista que, nenhum dos alunos participantes da pesquisa se encontraram no n?vel esperado de desenvolvimento do pensamento geom?trico para os quadril?teros not?veis que seria o n?vel 2 (dedu??o informal) do modelo Van Hiele.
id IFPB_f25c9b5d48531100a77b7b28a39a2a52
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/1687
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling Brito, Maria Su?nia Crispim2021-10-05T17:38:36Z2021-10-05T17:38:36Z2021-08-31http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1687O presente Trabalho de Conclus?o de Curso (TCC), trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa e explorat?rio e teve por objetivo investigar o n?vel de desenvolvimento do pensamento geom?trico de alunos do 9? ano de uma escola da rede municipal de ensino da Cidade de Cachoeira dos ?ndios/PB em rela??o aos quadril?teros not?veis. Como referencial te?rico, utilizamos o modelo desenvolvido por Van Hiele para an?lise do n?vel de desenvolvimento do pensamento geom?trico. A metodologia de pesquisa contou com aplica??o de um teste como instrumento de pesquisa composto de cinco quest?es de constru??o e classifica??o de quadril?teros not?veis. A partir dos resultados obtidos, pudemos observar que o ensino da geometria est? muito aqu?m do esperado, tendo em vista que, nenhum dos alunos participantes da pesquisa se encontraram no n?vel esperado de desenvolvimento do pensamento geom?trico para os quadril?teros not?veis que seria o n?vel 2 (dedu??o informal) do modelo Van Hiele.Submitted by Stanley Oliveira (stanley.oliveira@ifpb.edu.br) on 2021-09-24T18:00:34Z No. of bitstreams: 1 MONOGRAFIA_MARIA SUENIA CRISPIM BRITO.pdf: 847283 bytes, checksum: b3fbefc713e229d5b7d1c91b7e063ecb (MD5)Approved for entry into archive by Thiago Oliveira (thiago.oliveira@ifpb.edu.br) on 2021-10-05T17:38:36Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MONOGRAFIA_MARIA SUENIA CRISPIM BRITO.pdf: 847283 bytes, checksum: b3fbefc713e229d5b7d1c91b7e063ecb (MD5)Made available in DSpace on 2021-10-05T17:38:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MONOGRAFIA_MARIA SUENIA CRISPIM BRITO.pdf: 847283 bytes, checksum: b3fbefc713e229d5b7d1c91b7e063ecb (MD5) Previous issue date: 2021-08-31Quadril?teros not?veisN?veis de Van HieleGeometriaQUADRIL?TEROS NOT?VEIS:AN?LISE DO DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO GEOM?TRICO DE ALUNOS DO 9? ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL ? LUZ DA TEORIA VANHIELIANAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessMonografiaIFPBORIGINALMONOGRAFIA_MARIA SUENIA CRISPIM BRITO.pdfMONOGRAFIA_MARIA SUENIA CRISPIM BRITO.pdfapplication/pdf847283http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1687/1/MONOGRAFIA_MARIA+SUENIA+CRISPIM+BRITO.pdfb3fbefc713e229d5b7d1c91b7e063ecbMD51177683/16872021-10-05 14:38:36.797oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/1687Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2021-10-05T17:38:36Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv QUADRIL?TEROS NOT?VEIS:
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv AN?LISE DO DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO GEOM?TRICO DE ALUNOS DO 9? ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL ? LUZ DA TEORIA VANHIELIANA
title QUADRIL?TEROS NOT?VEIS:
spellingShingle QUADRIL?TEROS NOT?VEIS:
Brito, Maria Su?nia Crispim
Quadril?teros not?veis
N?veis de Van Hiele
Geometria
title_short QUADRIL?TEROS NOT?VEIS:
title_full QUADRIL?TEROS NOT?VEIS:
title_fullStr QUADRIL?TEROS NOT?VEIS:
title_full_unstemmed QUADRIL?TEROS NOT?VEIS:
title_sort QUADRIL?TEROS NOT?VEIS:
author Brito, Maria Su?nia Crispim
author_facet Brito, Maria Su?nia Crispim
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brito, Maria Su?nia Crispim
dc.subject.por.fl_str_mv Quadril?teros not?veis
N?veis de Van Hiele
Geometria
topic Quadril?teros not?veis
N?veis de Van Hiele
Geometria
description O presente Trabalho de Conclus?o de Curso (TCC), trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa e explorat?rio e teve por objetivo investigar o n?vel de desenvolvimento do pensamento geom?trico de alunos do 9? ano de uma escola da rede municipal de ensino da Cidade de Cachoeira dos ?ndios/PB em rela??o aos quadril?teros not?veis. Como referencial te?rico, utilizamos o modelo desenvolvido por Van Hiele para an?lise do n?vel de desenvolvimento do pensamento geom?trico. A metodologia de pesquisa contou com aplica??o de um teste como instrumento de pesquisa composto de cinco quest?es de constru??o e classifica??o de quadril?teros not?veis. A partir dos resultados obtidos, pudemos observar que o ensino da geometria est? muito aqu?m do esperado, tendo em vista que, nenhum dos alunos participantes da pesquisa se encontraram no n?vel esperado de desenvolvimento do pensamento geom?trico para os quadril?teros not?veis que seria o n?vel 2 (dedu??o informal) do modelo Van Hiele.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-10-05T17:38:36Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-10-05T17:38:36Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-08-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1687
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1687
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1687/1/MONOGRAFIA_MARIA+SUENIA+CRISPIM+BRITO.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv b3fbefc713e229d5b7d1c91b7e063ecb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801660440146608128