Dificuldades e transtornos de aprendizagem: uma abordagem pedag?gica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Hellen Ferreira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2988
Resumo: Tendo como ponto de partida a realidade vivenciada pela pesquisadora como discente do IFPB e diante de questionamentos sobre que conhecimentos e orienta??es o professor de matem?tica precisa obter para identificar e efetuar interven??es pedag?gicas aos alunos com dificuldades ou transtornos de aprendizagem, buscamos observar se a constru??o de um planejamento pedag?gico cont?nuo baseado no desenho universal da aprendizagem pode colaborar com a aquisi??o de conhecimentos da matem?tica em estudantes com dificuldade ou transtornos de aprendizagem. Fazendo isto, buscamos estabelecer rela??es entre o professor, o sujeito e os conte?dos estudados, de modo a subjugar as dificuldades e incluir o discente. O presente estudo teve como objetivo principal, evidenciar as caracter?sticas, barreiras e necessidades educacionais dos estudantes com dificuldades ou transtornos do neurodesenvolvimento atrav?s de uma revis?o bibliogr?fica. A partir das informa??es coletadas, foi constru?do um produto educacional (cartilha) com o intuito de divulga??o dos conhecimentos b?sicos sobre dificuldades e transtornos de aprendizagem, aos professores do IFPB. O professor precisa adquirir conhecimentos b?sicos sobre a exist?ncia dos transtornos de aprendizagem e estar atento, observando as dificuldades que os alunos apresentam no aprendizado da sua mat?ria. Assim como, saber da exist?ncia das equipes multidisciplinares, respons?veis por realizar um diagn?stico sobre as causas dessas dificuldades e a orientar no trabalho em conjunto com o professor. Se for diagnosticado um transtorno ? poss?vel realizar atividades orientadas que ajudem o estudante a avan?ar na aprendizagem espec?fica.
id IFPB_da0429e69f5bf0f7ebcd0be27162cdb8
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2988
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling Alves, Hellen Ferreira2023-07-04T20:26:17Z2023-07-04T20:26:17Z2023-07-04http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2988Tendo como ponto de partida a realidade vivenciada pela pesquisadora como discente do IFPB e diante de questionamentos sobre que conhecimentos e orienta??es o professor de matem?tica precisa obter para identificar e efetuar interven??es pedag?gicas aos alunos com dificuldades ou transtornos de aprendizagem, buscamos observar se a constru??o de um planejamento pedag?gico cont?nuo baseado no desenho universal da aprendizagem pode colaborar com a aquisi??o de conhecimentos da matem?tica em estudantes com dificuldade ou transtornos de aprendizagem. Fazendo isto, buscamos estabelecer rela??es entre o professor, o sujeito e os conte?dos estudados, de modo a subjugar as dificuldades e incluir o discente. O presente estudo teve como objetivo principal, evidenciar as caracter?sticas, barreiras e necessidades educacionais dos estudantes com dificuldades ou transtornos do neurodesenvolvimento atrav?s de uma revis?o bibliogr?fica. A partir das informa??es coletadas, foi constru?do um produto educacional (cartilha) com o intuito de divulga??o dos conhecimentos b?sicos sobre dificuldades e transtornos de aprendizagem, aos professores do IFPB. O professor precisa adquirir conhecimentos b?sicos sobre a exist?ncia dos transtornos de aprendizagem e estar atento, observando as dificuldades que os alunos apresentam no aprendizado da sua mat?ria. Assim como, saber da exist?ncia das equipes multidisciplinares, respons?veis por realizar um diagn?stico sobre as causas dessas dificuldades e a orientar no trabalho em conjunto com o professor. Se for diagnosticado um transtorno ? poss?vel realizar atividades orientadas que ajudem o estudante a avan?ar na aprendizagem espec?fica.Submitted by Thiago Silva (thiago.silva@ifpb.edu.br) on 2023-07-04T20:26:17Z No. of bitstreams: 2 HELLEN ALVES - TCC.pdf: 4251892 bytes, checksum: 749d9087adc17e6b3af2bf725d4f4234 (MD5) Hellen - autoriza??o.pdf: 374763 bytes, checksum: 7ac7910fcf1a0b7bc93fe4281cca3b06 (MD5)Made available in DSpace on 2023-07-04T20:26:17Z (GMT). No. of bitstreams: 2 HELLEN ALVES - TCC.pdf: 4251892 bytes, checksum: 749d9087adc17e6b3af2bf725d4f4234 (MD5) Hellen - autoriza??o.pdf: 374763 bytes, checksum: 7ac7910fcf1a0b7bc93fe4281cca3b06 (MD5) Previous issue date: 2023-07-04Ensino de matem?ticaTranstorno de aprendizagemDificuldade de aprendizagemDificuldades e transtornos de aprendizagem: uma abordagem pedag?gicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCIFPBORIGINALHELLEN ALVES - TCC.pdfHELLEN ALVES - TCC.pdfapplication/pdf4251892http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2988/1/HELLEN+ALVES+-+TCC.pdf749d9087adc17e6b3af2bf725d4f4234MD51Hellen - autoriza??o.pdfHellen - autoriza??o.pdfapplication/pdf374763http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2988/2/Hellen+-+autoriza%C3%A7%C3%A3o.pdf7ac7910fcf1a0b7bc93fe4281cca3b06MD52177683/29882023-07-04 17:26:17.792oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2988Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2023-07-04T20:26:17Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Dificuldades e transtornos de aprendizagem: uma abordagem pedag?gica
title Dificuldades e transtornos de aprendizagem: uma abordagem pedag?gica
spellingShingle Dificuldades e transtornos de aprendizagem: uma abordagem pedag?gica
Alves, Hellen Ferreira
Ensino de matem?tica
Transtorno de aprendizagem
Dificuldade de aprendizagem
title_short Dificuldades e transtornos de aprendizagem: uma abordagem pedag?gica
title_full Dificuldades e transtornos de aprendizagem: uma abordagem pedag?gica
title_fullStr Dificuldades e transtornos de aprendizagem: uma abordagem pedag?gica
title_full_unstemmed Dificuldades e transtornos de aprendizagem: uma abordagem pedag?gica
title_sort Dificuldades e transtornos de aprendizagem: uma abordagem pedag?gica
author Alves, Hellen Ferreira
author_facet Alves, Hellen Ferreira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Hellen Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de matem?tica
Transtorno de aprendizagem
Dificuldade de aprendizagem
topic Ensino de matem?tica
Transtorno de aprendizagem
Dificuldade de aprendizagem
description Tendo como ponto de partida a realidade vivenciada pela pesquisadora como discente do IFPB e diante de questionamentos sobre que conhecimentos e orienta??es o professor de matem?tica precisa obter para identificar e efetuar interven??es pedag?gicas aos alunos com dificuldades ou transtornos de aprendizagem, buscamos observar se a constru??o de um planejamento pedag?gico cont?nuo baseado no desenho universal da aprendizagem pode colaborar com a aquisi??o de conhecimentos da matem?tica em estudantes com dificuldade ou transtornos de aprendizagem. Fazendo isto, buscamos estabelecer rela??es entre o professor, o sujeito e os conte?dos estudados, de modo a subjugar as dificuldades e incluir o discente. O presente estudo teve como objetivo principal, evidenciar as caracter?sticas, barreiras e necessidades educacionais dos estudantes com dificuldades ou transtornos do neurodesenvolvimento atrav?s de uma revis?o bibliogr?fica. A partir das informa??es coletadas, foi constru?do um produto educacional (cartilha) com o intuito de divulga??o dos conhecimentos b?sicos sobre dificuldades e transtornos de aprendizagem, aos professores do IFPB. O professor precisa adquirir conhecimentos b?sicos sobre a exist?ncia dos transtornos de aprendizagem e estar atento, observando as dificuldades que os alunos apresentam no aprendizado da sua mat?ria. Assim como, saber da exist?ncia das equipes multidisciplinares, respons?veis por realizar um diagn?stico sobre as causas dessas dificuldades e a orientar no trabalho em conjunto com o professor. Se for diagnosticado um transtorno ? poss?vel realizar atividades orientadas que ajudem o estudante a avan?ar na aprendizagem espec?fica.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-04T20:26:17Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-07-04T20:26:17Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-07-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2988
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2988
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2988/1/HELLEN+ALVES+-+TCC.pdf
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2988/2/Hellen+-+autoriza%C3%A7%C3%A3o.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 749d9087adc17e6b3af2bf725d4f4234
7ac7910fcf1a0b7bc93fe4281cca3b06
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801660449296482304