Dificuldades e transtornos de aprendizagem: uma abordagem pedag?gica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2988 |
Resumo: | Tendo como ponto de partida a realidade vivenciada pela pesquisadora como discente do IFPB e diante de questionamentos sobre que conhecimentos e orienta??es o professor de matem?tica precisa obter para identificar e efetuar interven??es pedag?gicas aos alunos com dificuldades ou transtornos de aprendizagem, buscamos observar se a constru??o de um planejamento pedag?gico cont?nuo baseado no desenho universal da aprendizagem pode colaborar com a aquisi??o de conhecimentos da matem?tica em estudantes com dificuldade ou transtornos de aprendizagem. Fazendo isto, buscamos estabelecer rela??es entre o professor, o sujeito e os conte?dos estudados, de modo a subjugar as dificuldades e incluir o discente. O presente estudo teve como objetivo principal, evidenciar as caracter?sticas, barreiras e necessidades educacionais dos estudantes com dificuldades ou transtornos do neurodesenvolvimento atrav?s de uma revis?o bibliogr?fica. A partir das informa??es coletadas, foi constru?do um produto educacional (cartilha) com o intuito de divulga??o dos conhecimentos b?sicos sobre dificuldades e transtornos de aprendizagem, aos professores do IFPB. O professor precisa adquirir conhecimentos b?sicos sobre a exist?ncia dos transtornos de aprendizagem e estar atento, observando as dificuldades que os alunos apresentam no aprendizado da sua mat?ria. Assim como, saber da exist?ncia das equipes multidisciplinares, respons?veis por realizar um diagn?stico sobre as causas dessas dificuldades e a orientar no trabalho em conjunto com o professor. Se for diagnosticado um transtorno ? poss?vel realizar atividades orientadas que ajudem o estudante a avan?ar na aprendizagem espec?fica. |
id |
IFPB_da0429e69f5bf0f7ebcd0be27162cdb8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2988 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Alves, Hellen Ferreira2023-07-04T20:26:17Z2023-07-04T20:26:17Z2023-07-04http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2988Tendo como ponto de partida a realidade vivenciada pela pesquisadora como discente do IFPB e diante de questionamentos sobre que conhecimentos e orienta??es o professor de matem?tica precisa obter para identificar e efetuar interven??es pedag?gicas aos alunos com dificuldades ou transtornos de aprendizagem, buscamos observar se a constru??o de um planejamento pedag?gico cont?nuo baseado no desenho universal da aprendizagem pode colaborar com a aquisi??o de conhecimentos da matem?tica em estudantes com dificuldade ou transtornos de aprendizagem. Fazendo isto, buscamos estabelecer rela??es entre o professor, o sujeito e os conte?dos estudados, de modo a subjugar as dificuldades e incluir o discente. O presente estudo teve como objetivo principal, evidenciar as caracter?sticas, barreiras e necessidades educacionais dos estudantes com dificuldades ou transtornos do neurodesenvolvimento atrav?s de uma revis?o bibliogr?fica. A partir das informa??es coletadas, foi constru?do um produto educacional (cartilha) com o intuito de divulga??o dos conhecimentos b?sicos sobre dificuldades e transtornos de aprendizagem, aos professores do IFPB. O professor precisa adquirir conhecimentos b?sicos sobre a exist?ncia dos transtornos de aprendizagem e estar atento, observando as dificuldades que os alunos apresentam no aprendizado da sua mat?ria. Assim como, saber da exist?ncia das equipes multidisciplinares, respons?veis por realizar um diagn?stico sobre as causas dessas dificuldades e a orientar no trabalho em conjunto com o professor. Se for diagnosticado um transtorno ? poss?vel realizar atividades orientadas que ajudem o estudante a avan?ar na aprendizagem espec?fica.Submitted by Thiago Silva (thiago.silva@ifpb.edu.br) on 2023-07-04T20:26:17Z No. of bitstreams: 2 HELLEN ALVES - TCC.pdf: 4251892 bytes, checksum: 749d9087adc17e6b3af2bf725d4f4234 (MD5) Hellen - autoriza??o.pdf: 374763 bytes, checksum: 7ac7910fcf1a0b7bc93fe4281cca3b06 (MD5)Made available in DSpace on 2023-07-04T20:26:17Z (GMT). No. of bitstreams: 2 HELLEN ALVES - TCC.pdf: 4251892 bytes, checksum: 749d9087adc17e6b3af2bf725d4f4234 (MD5) Hellen - autoriza??o.pdf: 374763 bytes, checksum: 7ac7910fcf1a0b7bc93fe4281cca3b06 (MD5) Previous issue date: 2023-07-04Ensino de matem?ticaTranstorno de aprendizagemDificuldade de aprendizagemDificuldades e transtornos de aprendizagem: uma abordagem pedag?gicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCIFPBORIGINALHELLEN ALVES - TCC.pdfHELLEN ALVES - TCC.pdfapplication/pdf4251892http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2988/1/HELLEN+ALVES+-+TCC.pdf749d9087adc17e6b3af2bf725d4f4234MD51Hellen - autoriza??o.pdfHellen - autoriza??o.pdfapplication/pdf374763http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2988/2/Hellen+-+autoriza%C3%A7%C3%A3o.pdf7ac7910fcf1a0b7bc93fe4281cca3b06MD52177683/29882023-07-04 17:26:17.792oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2988Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2023-07-04T20:26:17Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Dificuldades e transtornos de aprendizagem: uma abordagem pedag?gica |
title |
Dificuldades e transtornos de aprendizagem: uma abordagem pedag?gica |
spellingShingle |
Dificuldades e transtornos de aprendizagem: uma abordagem pedag?gica Alves, Hellen Ferreira Ensino de matem?tica Transtorno de aprendizagem Dificuldade de aprendizagem |
title_short |
Dificuldades e transtornos de aprendizagem: uma abordagem pedag?gica |
title_full |
Dificuldades e transtornos de aprendizagem: uma abordagem pedag?gica |
title_fullStr |
Dificuldades e transtornos de aprendizagem: uma abordagem pedag?gica |
title_full_unstemmed |
Dificuldades e transtornos de aprendizagem: uma abordagem pedag?gica |
title_sort |
Dificuldades e transtornos de aprendizagem: uma abordagem pedag?gica |
author |
Alves, Hellen Ferreira |
author_facet |
Alves, Hellen Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Hellen Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de matem?tica Transtorno de aprendizagem Dificuldade de aprendizagem |
topic |
Ensino de matem?tica Transtorno de aprendizagem Dificuldade de aprendizagem |
description |
Tendo como ponto de partida a realidade vivenciada pela pesquisadora como discente do IFPB e diante de questionamentos sobre que conhecimentos e orienta??es o professor de matem?tica precisa obter para identificar e efetuar interven??es pedag?gicas aos alunos com dificuldades ou transtornos de aprendizagem, buscamos observar se a constru??o de um planejamento pedag?gico cont?nuo baseado no desenho universal da aprendizagem pode colaborar com a aquisi??o de conhecimentos da matem?tica em estudantes com dificuldade ou transtornos de aprendizagem. Fazendo isto, buscamos estabelecer rela??es entre o professor, o sujeito e os conte?dos estudados, de modo a subjugar as dificuldades e incluir o discente. O presente estudo teve como objetivo principal, evidenciar as caracter?sticas, barreiras e necessidades educacionais dos estudantes com dificuldades ou transtornos do neurodesenvolvimento atrav?s de uma revis?o bibliogr?fica. A partir das informa??es coletadas, foi constru?do um produto educacional (cartilha) com o intuito de divulga??o dos conhecimentos b?sicos sobre dificuldades e transtornos de aprendizagem, aos professores do IFPB. O professor precisa adquirir conhecimentos b?sicos sobre a exist?ncia dos transtornos de aprendizagem e estar atento, observando as dificuldades que os alunos apresentam no aprendizado da sua mat?ria. Assim como, saber da exist?ncia das equipes multidisciplinares, respons?veis por realizar um diagn?stico sobre as causas dessas dificuldades e a orientar no trabalho em conjunto com o professor. Se for diagnosticado um transtorno ? poss?vel realizar atividades orientadas que ajudem o estudante a avan?ar na aprendizagem espec?fica. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-07-04T20:26:17Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-07-04T20:26:17Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-07-04 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2988 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2988 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2988/1/HELLEN+ALVES+-+TCC.pdf http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2988/2/Hellen+-+autoriza%C3%A7%C3%A3o.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
749d9087adc17e6b3af2bf725d4f4234 7ac7910fcf1a0b7bc93fe4281cca3b06 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1801660449296482304 |