TRANSTORNO E DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM: (RE)CONHECENDO PARA (IN)FORMAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: KOZUKI, Michelle Brambilla de Oliveira
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: FORNO, Letícia Fleig Dal
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1574
Resumo: O presente artigo aborda as discussões sobre o contexto educacional e as possibilidades divergentes que vêm sendo referenciadas quando se busca estruturar uma análise da inclusão escolar e o processo de ensino e aprendizagem dos alunos no ensino regular. A temática “transtorno e dificuldade de aprendizagem” destaca um espaço singular no contexto do ensino regular, e por isso é foco desta pesquisa. Com o objetivo de investigar as relações presentes no reconhecimento de transtorno e dificuldade de aprendizagem no contexto escolar, buscou-se uma revisão de literatura, com a proposta e reconhecer os conceitos de transtorno e dificuldade de aprendizagem e suas aproximações com o processo de ensino e aprendizagem do aluno. Notou-se com esta pesquisa que o espaço sala de aula e o conhecimento que o professor possui são meios de influência para o incentivo e estimulo da e na aprendizagem do aluno, bem como, a distinção entre o que é uma dificuldade de aprendizagem e um transtorno de aprendizagem, para a promoção de métodos e ações pedagógicas significativas ao processo de desenvolvimento e de aprendizagem do aluno.
id UNICESU-1_01787f4beb4669dc9adffa6f051a0de7
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1574
network_acronym_str UNICESU-1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling TRANSTORNO E DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM: (RE)CONHECENDO PARA (IN)FORMARDificuldade de AprendizagemTranstorno de AprendizagemInclusão EscolarAprendizagemEscolaO presente artigo aborda as discussões sobre o contexto educacional e as possibilidades divergentes que vêm sendo referenciadas quando se busca estruturar uma análise da inclusão escolar e o processo de ensino e aprendizagem dos alunos no ensino regular. A temática “transtorno e dificuldade de aprendizagem” destaca um espaço singular no contexto do ensino regular, e por isso é foco desta pesquisa. Com o objetivo de investigar as relações presentes no reconhecimento de transtorno e dificuldade de aprendizagem no contexto escolar, buscou-se uma revisão de literatura, com a proposta e reconhecer os conceitos de transtorno e dificuldade de aprendizagem e suas aproximações com o processo de ensino e aprendizagem do aluno. Notou-se com esta pesquisa que o espaço sala de aula e o conhecimento que o professor possui são meios de influência para o incentivo e estimulo da e na aprendizagem do aluno, bem como, a distinção entre o que é uma dificuldade de aprendizagem e um transtorno de aprendizagem, para a promoção de métodos e ações pedagógicas significativas ao processo de desenvolvimento e de aprendizagem do aluno.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-08-14T12:06:53Z2019-08-14T12:06:53Z2017-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-0773-22594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1574porKOZUKI, Michelle Brambilla de OliveiraFORNO, Letícia Fleig Dalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T19:26:37Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1574Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2020-08-03T19:26:37Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false
dc.title.none.fl_str_mv TRANSTORNO E DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM: (RE)CONHECENDO PARA (IN)FORMAR
title TRANSTORNO E DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM: (RE)CONHECENDO PARA (IN)FORMAR
spellingShingle TRANSTORNO E DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM: (RE)CONHECENDO PARA (IN)FORMAR
KOZUKI, Michelle Brambilla de Oliveira
Dificuldade de Aprendizagem
Transtorno de Aprendizagem
Inclusão Escolar
Aprendizagem
Escola
title_short TRANSTORNO E DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM: (RE)CONHECENDO PARA (IN)FORMAR
title_full TRANSTORNO E DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM: (RE)CONHECENDO PARA (IN)FORMAR
title_fullStr TRANSTORNO E DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM: (RE)CONHECENDO PARA (IN)FORMAR
title_full_unstemmed TRANSTORNO E DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM: (RE)CONHECENDO PARA (IN)FORMAR
title_sort TRANSTORNO E DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM: (RE)CONHECENDO PARA (IN)FORMAR
author KOZUKI, Michelle Brambilla de Oliveira
author_facet KOZUKI, Michelle Brambilla de Oliveira
FORNO, Letícia Fleig Dal
author_role author
author2 FORNO, Letícia Fleig Dal
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv KOZUKI, Michelle Brambilla de Oliveira
FORNO, Letícia Fleig Dal
dc.subject.por.fl_str_mv Dificuldade de Aprendizagem
Transtorno de Aprendizagem
Inclusão Escolar
Aprendizagem
Escola
topic Dificuldade de Aprendizagem
Transtorno de Aprendizagem
Inclusão Escolar
Aprendizagem
Escola
description O presente artigo aborda as discussões sobre o contexto educacional e as possibilidades divergentes que vêm sendo referenciadas quando se busca estruturar uma análise da inclusão escolar e o processo de ensino e aprendizagem dos alunos no ensino regular. A temática “transtorno e dificuldade de aprendizagem” destaca um espaço singular no contexto do ensino regular, e por isso é foco desta pesquisa. Com o objetivo de investigar as relações presentes no reconhecimento de transtorno e dificuldade de aprendizagem no contexto escolar, buscou-se uma revisão de literatura, com a proposta e reconhecer os conceitos de transtorno e dificuldade de aprendizagem e suas aproximações com o processo de ensino e aprendizagem do aluno. Notou-se com esta pesquisa que o espaço sala de aula e o conhecimento que o professor possui são meios de influência para o incentivo e estimulo da e na aprendizagem do aluno, bem como, a distinção entre o que é uma dificuldade de aprendizagem e um transtorno de aprendizagem, para a promoção de métodos e ações pedagógicas significativas ao processo de desenvolvimento e de aprendizagem do aluno.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-24
2019-08-14T12:06:53Z
2019-08-14T12:06:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1574
identifier_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1574
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813098731899191296