TRANSTORNO E DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM: (RE)CONHECENDO PARA (IN)FORMAR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1574 |
Resumo: | O presente artigo aborda as discussões sobre o contexto educacional e as possibilidades divergentes que vêm sendo referenciadas quando se busca estruturar uma análise da inclusão escolar e o processo de ensino e aprendizagem dos alunos no ensino regular. A temática “transtorno e dificuldade de aprendizagem” destaca um espaço singular no contexto do ensino regular, e por isso é foco desta pesquisa. Com o objetivo de investigar as relações presentes no reconhecimento de transtorno e dificuldade de aprendizagem no contexto escolar, buscou-se uma revisão de literatura, com a proposta e reconhecer os conceitos de transtorno e dificuldade de aprendizagem e suas aproximações com o processo de ensino e aprendizagem do aluno. Notou-se com esta pesquisa que o espaço sala de aula e o conhecimento que o professor possui são meios de influência para o incentivo e estimulo da e na aprendizagem do aluno, bem como, a distinção entre o que é uma dificuldade de aprendizagem e um transtorno de aprendizagem, para a promoção de métodos e ações pedagógicas significativas ao processo de desenvolvimento e de aprendizagem do aluno. |
id |
UNICESU-1_01787f4beb4669dc9adffa6f051a0de7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1574 |
network_acronym_str |
UNICESU-1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
TRANSTORNO E DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM: (RE)CONHECENDO PARA (IN)FORMARDificuldade de AprendizagemTranstorno de AprendizagemInclusão EscolarAprendizagemEscolaO presente artigo aborda as discussões sobre o contexto educacional e as possibilidades divergentes que vêm sendo referenciadas quando se busca estruturar uma análise da inclusão escolar e o processo de ensino e aprendizagem dos alunos no ensino regular. A temática “transtorno e dificuldade de aprendizagem” destaca um espaço singular no contexto do ensino regular, e por isso é foco desta pesquisa. Com o objetivo de investigar as relações presentes no reconhecimento de transtorno e dificuldade de aprendizagem no contexto escolar, buscou-se uma revisão de literatura, com a proposta e reconhecer os conceitos de transtorno e dificuldade de aprendizagem e suas aproximações com o processo de ensino e aprendizagem do aluno. Notou-se com esta pesquisa que o espaço sala de aula e o conhecimento que o professor possui são meios de influência para o incentivo e estimulo da e na aprendizagem do aluno, bem como, a distinção entre o que é uma dificuldade de aprendizagem e um transtorno de aprendizagem, para a promoção de métodos e ações pedagógicas significativas ao processo de desenvolvimento e de aprendizagem do aluno.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-08-14T12:06:53Z2019-08-14T12:06:53Z2017-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-0773-22594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1574porKOZUKI, Michelle Brambilla de OliveiraFORNO, Letícia Fleig Dalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T19:26:37Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1574Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2020-08-03T19:26:37Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
TRANSTORNO E DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM: (RE)CONHECENDO PARA (IN)FORMAR |
title |
TRANSTORNO E DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM: (RE)CONHECENDO PARA (IN)FORMAR |
spellingShingle |
TRANSTORNO E DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM: (RE)CONHECENDO PARA (IN)FORMAR KOZUKI, Michelle Brambilla de Oliveira Dificuldade de Aprendizagem Transtorno de Aprendizagem Inclusão Escolar Aprendizagem Escola |
title_short |
TRANSTORNO E DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM: (RE)CONHECENDO PARA (IN)FORMAR |
title_full |
TRANSTORNO E DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM: (RE)CONHECENDO PARA (IN)FORMAR |
title_fullStr |
TRANSTORNO E DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM: (RE)CONHECENDO PARA (IN)FORMAR |
title_full_unstemmed |
TRANSTORNO E DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM: (RE)CONHECENDO PARA (IN)FORMAR |
title_sort |
TRANSTORNO E DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM: (RE)CONHECENDO PARA (IN)FORMAR |
author |
KOZUKI, Michelle Brambilla de Oliveira |
author_facet |
KOZUKI, Michelle Brambilla de Oliveira FORNO, Letícia Fleig Dal |
author_role |
author |
author2 |
FORNO, Letícia Fleig Dal |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
KOZUKI, Michelle Brambilla de Oliveira FORNO, Letícia Fleig Dal |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dificuldade de Aprendizagem Transtorno de Aprendizagem Inclusão Escolar Aprendizagem Escola |
topic |
Dificuldade de Aprendizagem Transtorno de Aprendizagem Inclusão Escolar Aprendizagem Escola |
description |
O presente artigo aborda as discussões sobre o contexto educacional e as possibilidades divergentes que vêm sendo referenciadas quando se busca estruturar uma análise da inclusão escolar e o processo de ensino e aprendizagem dos alunos no ensino regular. A temática “transtorno e dificuldade de aprendizagem” destaca um espaço singular no contexto do ensino regular, e por isso é foco desta pesquisa. Com o objetivo de investigar as relações presentes no reconhecimento de transtorno e dificuldade de aprendizagem no contexto escolar, buscou-se uma revisão de literatura, com a proposta e reconhecer os conceitos de transtorno e dificuldade de aprendizagem e suas aproximações com o processo de ensino e aprendizagem do aluno. Notou-se com esta pesquisa que o espaço sala de aula e o conhecimento que o professor possui são meios de influência para o incentivo e estimulo da e na aprendizagem do aluno, bem como, a distinção entre o que é uma dificuldade de aprendizagem e um transtorno de aprendizagem, para a promoção de métodos e ações pedagógicas significativas ao processo de desenvolvimento e de aprendizagem do aluno. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-10-24 2019-08-14T12:06:53Z 2019-08-14T12:06:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-459-0773-2 2594-4991 http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1574 |
identifier_str_mv |
978-85-459-0773-2 2594-4991 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1574 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813098731899191296 |