A literacia financeira de docentes do ensino b?sico na cidade de Jo?o Pessoa/PB
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2727 |
Resumo: | Nos ?ltimos anos, devido a complexifica??o do sistema financeiro e da pr?pria economia cotidiana, com o fornecimento de cr?dito r?pido e barato para a popula??o junto ? necessidade de cr?dito para a aquisi??o de bens b?sicos (im?veis, carros, transporte, produtos eletr?nicos etc.), a necessidade da educa??o financeira se mostra cada vez mais urgente, sobretudo por conta dos altos n?veis de endividamento da popula??o. Entretanto, como ? dever do Estado garantir uma educa??o p?blica e de qualidade, infere-se que esses conhecimentos financeiros deveriam ser majoritariamente disseminados pelo pr?prio sistema de educa??o, tendo os professores como os agentes garantidores deste conhecimento. A partir deste contexto, a seguinte pergunta de pesquisa surge: qual o n?vel de conhecimento financeiro dos professores do ensino b?sico? Assim, com base no que foi exposto, o objetivo geral do presente trabalho ? avaliar o n?vel de literacia financeira de professores na cidade de Jo?o Pessoa ? PB. Para a persecu??o dos objetivos de pesquisa, foram utilizadas a revis?o bibliogr?fica e a aplica??o de um question?rio on- line como a principal metodologia de pesquisa. Nos resultados, foi poss?vel identificar um bom n?vel de dom?nio dos conhecimentos financeiros dos educadores, na qual das 13 quest?es aplicadas, a m?dia de acertos foi de 9. Conclui-se que aqueles que apresentaram maior dom?nio foram doutores que lecionam mat?rias sociais em escolas p?blicas e tratando dos aspetos pedag?gicos, uma parte da amostra ainda possui receio de lecionar ou de agregar a educa??o financeira de algum modo a pr?pria mat?ria lecionada. E finaliza-se afirmando que um dos poss?veis rumos que poderiam ser tomados seria a padroniza??o de uma t?cnica pedag?gica que conseguisse expor as diversas esferas da educa??o financeira. |
id |
IFPB_dfeb1765f6b6e84ca2aece38df5fe43c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2727 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Souza, Lucas Matheus Ferreira de2023-01-06T16:53:32Z2023-01-06T16:53:32Z2023-01-06http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2727Nos ?ltimos anos, devido a complexifica??o do sistema financeiro e da pr?pria economia cotidiana, com o fornecimento de cr?dito r?pido e barato para a popula??o junto ? necessidade de cr?dito para a aquisi??o de bens b?sicos (im?veis, carros, transporte, produtos eletr?nicos etc.), a necessidade da educa??o financeira se mostra cada vez mais urgente, sobretudo por conta dos altos n?veis de endividamento da popula??o. Entretanto, como ? dever do Estado garantir uma educa??o p?blica e de qualidade, infere-se que esses conhecimentos financeiros deveriam ser majoritariamente disseminados pelo pr?prio sistema de educa??o, tendo os professores como os agentes garantidores deste conhecimento. A partir deste contexto, a seguinte pergunta de pesquisa surge: qual o n?vel de conhecimento financeiro dos professores do ensino b?sico? Assim, com base no que foi exposto, o objetivo geral do presente trabalho ? avaliar o n?vel de literacia financeira de professores na cidade de Jo?o Pessoa ? PB. Para a persecu??o dos objetivos de pesquisa, foram utilizadas a revis?o bibliogr?fica e a aplica??o de um question?rio on- line como a principal metodologia de pesquisa. Nos resultados, foi poss?vel identificar um bom n?vel de dom?nio dos conhecimentos financeiros dos educadores, na qual das 13 quest?es aplicadas, a m?dia de acertos foi de 9. Conclui-se que aqueles que apresentaram maior dom?nio foram doutores que lecionam mat?rias sociais em escolas p?blicas e tratando dos aspetos pedag?gicos, uma parte da amostra ainda possui receio de lecionar ou de agregar a educa??o financeira de algum modo a pr?pria mat?ria lecionada. E finaliza-se afirmando que um dos poss?veis rumos que poderiam ser tomados seria a padroniza??o de uma t?cnica pedag?gica que conseguisse expor as diversas esferas da educa??o financeira.Submitted by Taize Silva (taize.silva@ifpb.edu.br) on 2023-01-06T16:53:32Z No. of bitstreams: 2 A LITERACIA FINANCEIRA DE DOCENTES DO ENSINO B?SICO NA CIDADE DE JO?O PESSOA-PB.pdf: 696954 bytes, checksum: 506cee6e8529df65460842146ed4a184 (MD5) Termo de Autoriza??o de Postagem - Lucas Matheus Ferreira de Souza.pdf: 131176 bytes, checksum: ab5cfddad9abef8c944cc99ed1b47497 (MD5)Made available in DSpace on 2023-01-06T16:53:32Z (GMT). No. of bitstreams: 2 A LITERACIA FINANCEIRA DE DOCENTES DO ENSINO B?SICO NA CIDADE DE JO?O PESSOA-PB.pdf: 696954 bytes, checksum: 506cee6e8529df65460842146ed4a184 (MD5) Termo de Autoriza??o de Postagem - Lucas Matheus Ferreira de Souza.pdf: 131176 bytes, checksum: ab5cfddad9abef8c944cc99ed1b47497 (MD5) Previous issue date: 2023-01-06Literacia financeiraEducadoresEnsino b?sicoConhecimento financeiroEduca??o financeiraEndividamentoA literacia financeira de docentes do ensino b?sico na cidade de Jo?o Pessoa/PBinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCIFPBORIGINALA LITERACIA FINANCEIRA DE DOCENTES DO ENSINO B?SICO NA CIDADE DE JO?O PESSOA-PB.pdfA LITERACIA FINANCEIRA DE DOCENTES DO ENSINO B?SICO NA CIDADE DE JO?O PESSOA-PB.pdfapplication/pdf696954http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2727/1/A+LITERACIA+FINANCEIRA+DE+DOCENTES+DO+ENSINO+B%C3%81SICO+NA+CIDADE+DE+JO%C3%83O+PESSOA-PB.pdf506cee6e8529df65460842146ed4a184MD51Termo de Autoriza??o de Postagem - Lucas Matheus Ferreira de Souza.pdfTermo de Autoriza??o de Postagem - Lucas Matheus Ferreira de Souza.pdfapplication/pdf131176http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2727/2/Termo+de+Autoriza%C3%A7%C3%A3o+de+Postagem+-+Lucas+Matheus+Ferreira+de+Souza.pdfab5cfddad9abef8c944cc99ed1b47497MD52177683/27272023-01-06 13:53:32.451oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2727Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2023-01-06T16:53:32Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A literacia financeira de docentes do ensino b?sico na cidade de Jo?o Pessoa/PB |
title |
A literacia financeira de docentes do ensino b?sico na cidade de Jo?o Pessoa/PB |
spellingShingle |
A literacia financeira de docentes do ensino b?sico na cidade de Jo?o Pessoa/PB Souza, Lucas Matheus Ferreira de Literacia financeira Educadores Ensino b?sico Conhecimento financeiro Educa??o financeira Endividamento |
title_short |
A literacia financeira de docentes do ensino b?sico na cidade de Jo?o Pessoa/PB |
title_full |
A literacia financeira de docentes do ensino b?sico na cidade de Jo?o Pessoa/PB |
title_fullStr |
A literacia financeira de docentes do ensino b?sico na cidade de Jo?o Pessoa/PB |
title_full_unstemmed |
A literacia financeira de docentes do ensino b?sico na cidade de Jo?o Pessoa/PB |
title_sort |
A literacia financeira de docentes do ensino b?sico na cidade de Jo?o Pessoa/PB |
author |
Souza, Lucas Matheus Ferreira de |
author_facet |
Souza, Lucas Matheus Ferreira de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Lucas Matheus Ferreira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literacia financeira Educadores Ensino b?sico Conhecimento financeiro Educa??o financeira Endividamento |
topic |
Literacia financeira Educadores Ensino b?sico Conhecimento financeiro Educa??o financeira Endividamento |
description |
Nos ?ltimos anos, devido a complexifica??o do sistema financeiro e da pr?pria economia cotidiana, com o fornecimento de cr?dito r?pido e barato para a popula??o junto ? necessidade de cr?dito para a aquisi??o de bens b?sicos (im?veis, carros, transporte, produtos eletr?nicos etc.), a necessidade da educa??o financeira se mostra cada vez mais urgente, sobretudo por conta dos altos n?veis de endividamento da popula??o. Entretanto, como ? dever do Estado garantir uma educa??o p?blica e de qualidade, infere-se que esses conhecimentos financeiros deveriam ser majoritariamente disseminados pelo pr?prio sistema de educa??o, tendo os professores como os agentes garantidores deste conhecimento. A partir deste contexto, a seguinte pergunta de pesquisa surge: qual o n?vel de conhecimento financeiro dos professores do ensino b?sico? Assim, com base no que foi exposto, o objetivo geral do presente trabalho ? avaliar o n?vel de literacia financeira de professores na cidade de Jo?o Pessoa ? PB. Para a persecu??o dos objetivos de pesquisa, foram utilizadas a revis?o bibliogr?fica e a aplica??o de um question?rio on- line como a principal metodologia de pesquisa. Nos resultados, foi poss?vel identificar um bom n?vel de dom?nio dos conhecimentos financeiros dos educadores, na qual das 13 quest?es aplicadas, a m?dia de acertos foi de 9. Conclui-se que aqueles que apresentaram maior dom?nio foram doutores que lecionam mat?rias sociais em escolas p?blicas e tratando dos aspetos pedag?gicos, uma parte da amostra ainda possui receio de lecionar ou de agregar a educa??o financeira de algum modo a pr?pria mat?ria lecionada. E finaliza-se afirmando que um dos poss?veis rumos que poderiam ser tomados seria a padroniza??o de uma t?cnica pedag?gica que conseguisse expor as diversas esferas da educa??o financeira. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-01-06T16:53:32Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-01-06T16:53:32Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-01-06 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2727 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2727 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2727/1/A+LITERACIA+FINANCEIRA+DE+DOCENTES+DO+ENSINO+B%C3%81SICO+NA+CIDADE+DE+JO%C3%83O+PESSOA-PB.pdf http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2727/2/Termo+de+Autoriza%C3%A7%C3%A3o+de+Postagem+-+Lucas+Matheus+Ferreira+de+Souza.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
506cee6e8529df65460842146ed4a184 ab5cfddad9abef8c944cc99ed1b47497 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1801660447087132672 |